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Navegando por Autor "Vieira, Kyara Maria de Almeida"

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    Livro
    Observa Desigualdades Boletim
    (SEDIS-UFRN, 2022-12-19) Lima, Ana Raquel Cavalcante de; Trovão, Cassiano José Bezerra Marques; Nascimento, Clara Carolina Cândido do; Vieira, Kyara Maria de Almeida; Myrrha, Luana Junqueira Dias; Silva, Mariana Carla Pontes; Marcondes, Mariana Mazzini; Freire, Rafaela da Silva
    O Observatório das Desigualdades (DAPGS/PPGP/CCSA/UFRN) é um projeto de extensão que foi criado em 2020. Nosso objetivo é produzir e difundir conhecimento para o enfrentamento às desigualdades, por meio de cursos, eventos, concursos, publicações e outras atividades. Assim, acreditamos que é possível utilizar a informação como uma aliada para promover mudanças sociais, construindo igualdade racial, de gênero/sexualidade, de classe e territorial, além da inclusão de pessoas com deficiência e das comunidades indígenas e quilombolas, dentre outros grupos historicamente marginalizados. A 4ª Edição do Boletim ObservaDesigualdades. Periodicamente, nosso boletim está disponível com conteúdo diversificado para te convidar a pensar e agir em relação às desigualdades. Esta edição foi construída por estudantes do curso de Administração, do Serviço Social e da Comunicação Social da UFRN, que participam do Observatório das Desigualdades. Mais uma vez, contamos com parcerias muito especiais na construção do conteúdo do boletim, que passamos a apresentar nos próximos parágrafos.
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    Tese
    Ressignificados da prática de uma docente da Resex Chico Mendes no ensino de ciências: uma análise a partir de Stephen Ball
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-23) Santos, Lívia Fernandes dos; Silva, Márcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; http://lattes.cnpq.br/2548450690237641; Monteiro, Midiã Medeiros; Nicolli, Aline Andréia; Medeiros, Julianne Gabrielle Tavares de; Vieira, Kyara Maria de Almeida
    A fundação das escolas na Reserva Extrativista Chico Mendes, no município de Xapuri/AC, ocorreu em 1983 como resultado da luta dos seringueiros pela alfabetização da população local. Tais escolas têm particularidades específicas em razão de sua constituição e do papel que desempenham na comunidade. A Escola Rural União, localizada no Seringal Floresta, comunidade Rio Branco desta unidade de conservação, foi o nosso lócus de pesquisa, em razão de características como turmas multisseriadas, contexto histórico e geográfico específicos fundamentados em princípios de preservação ambiental, além da presença de professores com contratos temporários. Nossa primeira aproximação nos levou a conhecer uma professora nativa da região, que estudou e leciona nesse espaço há 15 anos com contrato temporário, vivenciando profundas mudanças tanto como moradora quanto como docente. Nosso problema de pesquisa é com toda essa complexidade, como se dá a ação docente, isto é, que significados orientam sua atuação na sala de aula? Em concreto, buscamos identificar e analisar os elementos que caracterizam e (re)significam a prática pedagógica da docente na Escola Rural União. Partimos da premissa de que a particularidade do contexto e as orientações curriculares impactam ou influenciam essa prática. Para alcançar esse objetivo geral, estabelecemos como objetivos específicos: (a) caracterizar a Resex Chico Mendes e a Escola Rural União, incluindo a implementação da educação nesse território; (b) analisar os documentos de orientações curriculares para atuação docente nas escolas do campo no Estado do Acre, (c) identificar e descrever elementos que refletem a ressignificação dos documentos orientadores pela professora pesquisada. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa e da pesquisa narrativa, realizamos entrevistas semiestruturadas com perguntas sobre as atividades escolares e a relação com as orientações e materiais da Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE/AC), particularmente, nas aulas de ciências. A análise foi conduzida a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2020), tendo como lente teórica a perspectiva de Stephen Ball (2011). Dos resultados obtidos, destacamos que a materialização do planejamento e as práticas da professora revelam aspectos relacionados ao nivelamento escolar, à leitura e escrita, ao uso criativo de recursos didáticos e ao ensino de conteúdos ligados ao cotidiano local. A dedicação e o comprometimento da professora com o processo de ensino-aprendizagem refletem sua forte conexão com a região. Ela ressignifica sua prática a partir da releitura e adaptação dos documentos orientadores educacionais do Acre, moldando suas aulas e atividades para atender às necessidades da comunidade local que enxerga a escola como espaço de liberdade, oportunidades e esperança.
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