Navegando por Autor "Vilar, Gabriel Dantas de Carvalho"
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TCC Direito Humano à alimentação adequada: condições de acesso à alimentação em comunidades indígenas do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-15) Vilar, Gabriel Dantas de Carvalho; Pequeno, Nila; Calazans, Dinara; Pequeno, Nila; Calazans, Dinara; Souza, WashingtonO Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) depende de muitas variáveis que circundam dentre as condições de fome, desnutrição e do acesso à alimentação adequada. No Rio Grande do Norte (RN) não existem terras indígenas oficialmente demarcadas pela União, apesar de existirem indígenas vivendo no estado. Aliado a essa questão, há pouco conhecimento sobre o acesso à alimentação e a políticas públicas nessa população. Elaborou-se um questionário baseado no I Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição Indígena para a realização de entrevistas remotas com os líderes indígenas do estado. Das 11 lideranças identificadas, 10 participaram do estudo. Os resultados mostraram uma representatividade feminina de 70% entre as lideranças e uma idade média de 38 anos. Foi ainda observado um total de 1.369 famílias indígenas distribuídas em 10 comunidades, com limitado acesso e/ou a escassez de alimentos em certos períodos do ano (de 3 a 12 meses) e com precário acesso à políticas públicas. Conclui-se que as comunidades indígenas do Rio Grande do Norte estão em situação de vulnerabilidade alimentar, visto que todas as lideranças mencionaram a escassez de alimentos durante pelo menos 3 meses do ano. Infere-se ainda que as políticas públicas acessadas pelas comunidades não estão suprindo as necessidades locais, pois até mesmo os direitos básicos indigenistas já conquistados como a demarcação de terra e o direito à alimentação não estão sendo respeitados pelos governos.Artigo Elementos de (in)segurança alimentar no povo indígena potiguara Mendonça do Amarelão, Rio Grande do Norte.(Segurança Alimentar e Nutricional, 2023) Pequeno, Nila Patrícia Freire; Ferreira, Thainá Targino; Vilar, Gabriel Dantas de Carvalho; Souza, Washington José de; Macedo, Dinara Leslye; Calazans, Silva; https://orcid.org/0000-0003-1279-2554A situação alimentar dos povos indígenas que residem em território potiguar acompanha dificuldades de outros povos originários. O objetivo do artigo é analisar o perfil socioeconômico, de insegurança alimentar e antropométrico dos indígenas residentes no território potiguar Mendonça do Amarelão. A pesquisa ocorreu em duas etapas, entre fevereiro e maio de 2022. Como resultado, a maioria dos indígenas são adultos maiores de 18 anos, sendo 53,5% homens. Contudo, destaca-se a liderança feminina nas decisões sobre o território. A maioria se declara agricultor familiar, tendo como principal fonte de renda o beneficiamento da castanha do caju (Anacardiun occidentale L.). A maior parte das famílias (75,3%) vive com renda per capita de cerca de 250 reais. A insegurança alimentar estava presente na maioria das famílias, sendo 33,2% na forma leve. Verificou-se também que 39,6% da população estava com o peso adequado segundo o IMC, 52,8%, acima do peso. Conclui-se que a baixa renda obtida pelas famílias, mesmo com as políticas públicas (PPs), não é suficiente para garantir a segurança alimentar da população indígena investigada. A situação é agravada pela dificuldade de manter a atividade produtiva e falta da demarcação oficial do território.Artigo Ensinar alimentação e nutrição na infância: práxis de educação infantil em colégio de aplicação(Revista Educação e Infâncias, 2022-03-18) Jorge, Thiago Perez; Mota, Ana Carolina Costa Campos; Oliveira, Felipe Carlos de Macêdo; Vilar, Gabriel Dantas de Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-0375-8613; https://orcid.org/0000-0001-5503-0096; https://orcid.org/0000-0001-9715-1267; https://orcid.org/0000-0003-2842-9039A infância é uma fase de importantes mudanças e desenvolvimentos – motores, emocionais, cognitivos e sociais – que influenciarão na formação e consolidação de hábitos da criança. Nesse sentido, reflete-se a importância de se promover, na educação infantil, práticas pedagógicas tomando a alimentação e nutrição enquanto objeto de aprendizagem. Mas como ensiná-lo? Com o objetivo de discutir a pedagogização de práticas alimentares saudáveis junto aos escolares, apresenta-se neste relato experiências de graduandos do Curso de Nutrição junto ao Núcleo de Educação Infantil de um Colégio de Aplicação Federal. O referencial teórico se apoia em Paulo Freire para uma interlocução junto aos campos da Educação Infantil e da Educação Alimentar e Nutricional. O caminho percorrido se dá como processo construído e partilhado entre todos envolvidos, culminando no planejamento de ações educativas contextualizadas e significativas visando autonomia. Espera-se que mais estudos e relatos contribuam para a questão de como ensinar alimentação e nutrição junto à educação infantil