Navegando por Autor "Vitor, Paulo César Bezerra"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Mazurkas Op. 50, 1 a 4 para piano de K. Szymanowski: um estudo analítico e interpretativo(2016-12-05) Vitor, Paulo César Bezerra; Cesetti, Durval da Nóbrega; ; http://lattes.cnpq.br/6872751996178006; ; http://lattes.cnpq.br/9223314964532784; Oliveira, André Luiz Muniz; ; http://lattes.cnpq.br/3225501994217880; Silva, Vladimir Alexandro Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/5912072788725094O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma proposta de análise e interpretação de quatro das 20 Mazurkas Op. 50 do compositor polonês Karol Szymanowski (1882-1937). As Mazurkas Op. 50 foram escritas durante o período nacionalista do compositor, que teve início com a publicação do ciclo de canções Slopiewnie Op. 46. A pesquisa se desenvolve a partir dos trabalhos de autores como KOSAKOWSKI (1980), SAMSON (1990), PALMER (1983), CHYLINSKA (1993), PERKINS (1996), WIGHTMAN (1999), CHAE (2010), CESETTI (2009), LIU (2012), CADRIN & DOWNES (2015). O trabalho apresenta um resumo biográfico do compositor, oferecendo um panorama da sua obra, as particularidades do período criativo com base no nacionalismo do seu país e um estudo das Mazurkas Op.50 n° 1, 2, 3 e 4 sob a ótica analítica e interpretativa. O artigo se justifica por se tratar de uma abordagem voltada à execução do repertório pianístico do século XX ainda pouco difundido no Brasil, buscando oferecer uma base teórico estrutural, ajudando a suprir necessidades didáticas e ampliando as possibilidades na escolha de repertório a alunos e professores de piano.TCC Recital de Conclusão de Curso: Bacharelado em Percussão/Concerto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-13) Silva, Magno Câmara da; Cunha, Germanna França da; http://lattes.cnpq.br/7761737160229097; Farias, Ranilson Bezerra de; Vitor, Paulo César BezerraPara este recital de conclusão de curso escolhi tocar um repertório que privilegiasse os instrumentos pelos quais tenho uma grande predileção. Como primeira música, um solo de tímpanos intitulado Suite #2 for Timpani, do compositor David Mancini. Essa peça possui três movimentos e se caracteriza por um primeiro movimento que começa em adágio e evolui para uma marcha. O segundo movimento é lento e expressivo e, em toda a sua duração, é marcado pela utilização de toques duplos (double stops). Finalizando a peça o terceiro movimento, um Vivace em 6/8, leva o timpanista a explorar aspectos relacionados à acentuação e cruzamentos. A segunda peça do recital, Undertale Variations, é uma música composta pelo músico autodidata Toby Fox, com arranjo de Doug Perry e transcrição para marimba de David Russell. Undertale Variations faz parte da trilha sonora de um RPG lançado em 2015 e intitulado Undertale, criado pelo norte-americano Toby Fox, que é um desenvolvedor independente de jogos. Nessa transcrição para marimba são explorados vários aspectos da técnica do instrumento transformando a sua execução em um verdadeiro desafio para o marimbista. A música Vardavar, a terceira do programa, é uma composição de Tigran Hamasyan e é uma mistura de jazz contemporâneo e música folclórica da Armênia. Inicialmente em compasso 16/16, a música vai sofrendo alterações para 18/8, 2/2 e 3/2, durante o seu desenvolvimento. Com melodias complexas para o piano e ricas texturas harmônicas, Vardavar é um desafio para todos os executantes, em especial para a bateria. e representa, neste recital, a minha grande paixão por esse instrumento. Para finalizar o recital escolhi a peça Mudra, composição do percussionista norte-americano Bob Becker. Esta peça reúne o estilo de percussão rudimentar à música tradicional indiana e será apresentada uma versão reorquestrada de um trabalho chamado Urbhana Mudra, escrito para quarteto de percussão e coreografia. Com a peça Mudra, para caixa solo e grupo de percussão, eu demonstro o meu apreço por esse instrumento e apresento o trabalho de grupo de percussão que foi uma das atividades que participei durante meus anos no curso.TCC Recital de conclusão de curso: bacharelado em piano de concerto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-21) Lima, Joyce Maiara Ribeiro de; Rodrigues, Antônio Guilherme Cardoso; Gomes Filho, Tarcísio; Vitor, Paulo César BezerraJoyce Maiara iniciou seus estudos de piano na Escola de Música-EMUFRN, em 2017, através do Curso Técnico em Música. No ano seguinte, foi aprovada na seleção do Curso de Bacharelado em Música. Participou de Masterclasses com os pianistas Lena Johnson- Suécia, Vicente Della Tonia (Brasil-EUA), Antônio Nigro - UFPE, Marcus Stanger - Alemanha, Garnet Ungar- Hungria e Luciana Noda - UFPB. Também participou do IV Festival de Piano de Natal onde foi selecionada para o recital de encerramento dos alunos do festival. É orientanda do Prof. Me. Guilherme Rodrigues e concluinte do Curso de Bacharelado em Música – Piano.TCC Recital de Conclusão de Curso: bacharelado em piano popular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Vieira, Luan Duarte; Vitor, Paulo César Bezerra; Xavier, Juliano Antônio Ferreira; Pessoa, Anderson OliveiraO objetivo central do recital foi promover um mergulho na riqueza musical do Brasil, apresentando uma miscelânea de gêneros que representam a diversidade cultural, social e geográfica do país. Contudo, trabalhando a técnica do instrumento e a criação de arranjos.