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Navegando por Autor "Vitullo, Nadia Aurora Vanti"

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    TCC
    A Revista Brasileira de História da Educação e a comunicação científica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Martins, Jéssica Souza; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Gallotti, Monica Marques Carvalho
    O estudo da produção científica da História da Educação permite apresentar uma visão geral sobre a configuração deste campo de estudo, sendo possível, a partir da Lei de Lotka, detectar a produtividade dos autores, além das contribuições das regiões, instituições, tipos de publicações, forma de publicação e as temáticas mais desenvolvidas. Objetiva-se investigar a comunicação científica da área da Educação, particularmente da História da Educação, por meio dos trabalhos disponíveis na Revista Brasileira da História da Educação (RBHE). A metodologia para a realização da pesquisa se deu pela coleta de informações das 482 publicações, com o suporte dos fundamentos da análise documental de Bardin (2010), além da utilização dos princípios estáticos de Bussab e Morettin (2013, 2008) e do uso dos apontamentos de Lotka (1926). O resultado das análises indica que a produção nacional representa mais de 80% do corpus da revista, além da contribuição única por autor, que é mais de 20% acima do estipulado pela Lei de Lotka. Conclui-se que a revista demonstra uma grande dispersão entre as contribuições individuais e em coautoria, sejam elas nacionais ou estrangeiras, além de divergir do pressuposto por Lotka. Também é possível detectar temáticas principais, como “educação”, “história” e “ensino”.
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    TCC
    A segurança da informação no processo de submissão e avaliação de proposta de publicação à editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EDUFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Patrícia Feitosa de; Cunha, Jacqueline de Araújo; Macedo, Helton Rubiano de; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de
    Apresenta o conceito de segurança da informação já que a informação tem sido cada vez mais produzida e acessada, especialmente com o avanço das tecnologias e o uso exacerbado das redes sociais na sociedade atual Relata um breve histórico da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EDUFRN, bem como seu processo de editoração. Objetiva verificar as fragilidades relacionadas à segurança da informação no processo de submissão e avaliação; verificar se há uma política de segurança da informação na EDUFRN e identificar características do comportamento dos avaliadores no processo de recebimento dos documentos para avaliação e suas habilidades em relação à temática em questão. Utiliza como metodologia pesquisa bibliográfica para construção do embasamento teórico, bem como foram empreendidas entrevistas com um responsável pela secretaria da Editora e com os atores envolvidos no processo de avaliação dos documentos submetidos ao processo de publicação, escolhido um de cada centro acadêmico de forma aleatória. Conclui, após a análise dos dados, que existe vulnerabilidade em relação à segurança da informação durante o processo de submissão e avaliação das propostas submetidas, não existe uma política de segurança da informação na editora, como resposta viu-se a necessidade de instruir os avaliadores em como manusear e proteger os documentos recebidos e sugere a criação de um manual e de uma política de segurança da informação. Em seguida lista algumas sugestões de boas praticas para serem dadas aos avaliadores.
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    Dissertação
    Ações para promoção ao acesso aberto imediato à produção acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi: um estudo embasado na teoria da ação racional
    (2019-11-04) Medeiros, Joyanne de Souza; Tarrago, Nancy Sanchez; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; ; ; ; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; ; Leite, Fernando César Lima;
    Esta dissertação tem como objetivo propor ações capazes de motivar os estudantes da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a adotarem a disponibilização imediata dos trabalhos de conclusão de curso na Biblioteca Digital de Monografias, levando em consideração o alto índice de trabalhos de conclusão de curso embargados, com acesso restrito de um a três anos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e abordagem mista, pautada na Teoria da Ação Racional. Foram aplicados questionários online com perguntas fechadas e abertas, e entrevistas semiestruturadas aos alunos e professores, de modo que a interpretação dos resultados se deu à luz da Teoria da Ação Racional. Em relação às informações coletadas, utilizou-se a análise estatística descritiva e inferencial para o questionário e, para as entrevistas, a análise de conteúdo fundamentado em Bardin. Os resultados sugerem que professores e alunos compreendem os conceitos de acesso aberto e embargo, bem como percebem que o embargo pode gerar atrasos para a realização de outros estudos. Os alunos demonstraram indecisão no tocante ao acesso aberto ou embargo do trabalho final na Biblioteca Digital, já os docentes mostraram-se mais aderentes à ideia de propor o livre acesso aos orientandos. Contudo, essa atitude positiva ao acesso imediato se contradiz com as práticas, pois foi identificado que o embargo é uma orientação dos próprios professores aos alunos para efetuarem o depósito na Biblioteca Digital de Monografias, sendo reflexo da forte cultura de publicar o trabalho final (elaborado em formato de artigo). Logo, as questões de direitos autorais nas revistas e, em particular, o receio de perder o ineditismo vêm contribuindo para o aumento de embargos. Assim sendo, as motivações que contribuem para o embargo são: futura publicação, recomendação do orientador e medo ao plágio. Deste modo, foi elaborado um plano de ação para, entre professores e alunos, difundir os benefícios do acesso aberto imediato, bem como capacitá-los no uso de ferramentas como SHERPA/RoMEO e Diadorim, a fim de auxiliá-los nas questões de direitos autorais relacionadas às políticas das editoras de periódicos e incentivar o depósito de pre-prints nos repositórios.
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    Artigo
    Análise bibliométrica da produção científica publicada na revista Informação & Sociedade no período de 2011 a 2017
    (Informação em Pauta, 2019-12-28) Miranda, Ana Cláudia Carvalho; Freire, Bruno Duarte; Vitullo, Nadia Aurora Vanti
    Este trabalho tem como objetivo traçar o perfil dos autores e caracterizar os artigos publicados na Revista Informação e Sociedade: Estudos, entre 2011 a 2017, atualizando estudos anteriores já realizados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental no acervo on-line da revista, por meio do levantamento da produção acadêmica publicada, neste recorte temporal e, posteriormente, fez-se uma análise bibliométrica. Entre os principais resultados encontrados, destaca-se que a maioria dos artigos são publicados em coautoria, exigindo-se que pelo menos um dos autores tenha a titulação de doutor. Além disso, verificou-se um crescimento exponencial na quantidade de artigos publicados em 2017, com ênfase para os relatos de pesquisa. Sobre as 7.626 referências encontradas, verificou-se o seguinte resultado: a tipologia mais identificada é o livro; o periódico mais citado foi a revista Ciência da Informação; e o idioma mais frequente nos artigos é o português. Já com relação a periódicos internacionais, cumpre informar que os seis mais citados possuem estrato A1 no Qualis. Conclui-se, portanto, que o presente estudo permitiu uma análise mais detalhada da produção científica publicada ao longo dos anos investigados, ratificando outros estudos que apontam que a revista I&S representa um instrumento importante de divulgação do conhecimento para a Ciência da Informação e áreas afins, em razão do excelente nível dos artigos publicados.
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    Dissertação
    Aplicação de indicadores webométricos nos programas de Pós-Graduação das engenharias recomendados pela CAPES
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-05-20) Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Costa, José Alfredo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; ; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; Silva, Ana Cristina Cunha da; ; http://lattes.cnpq.br/5107030971374593; Silva, Eliane Ferreira da; ; http://lattes.cnpq.br/4140071819487172; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; ; http://lattes.cnpq.br/0940436995067725
    Objetiva-se identificar, através da aplicação de indicadores webométricos, quais Programas de Pós-Graduação (PPG s) em Engenharias recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Brasil se destacam no espaço web, em relação ao processo de comunicação e disseminação de informações científicas ao meio acadêmico. Para tanto, serão analisadas as estruturas de conteúdo dos sites, o uso, através do comportamento de pesquisas e buscas, a qualidade das informações disponibilizadas, bem como a estrutura dos hipertextos existentes nos sites desse universo de pesquisa. As ferramentas e os procedimentos metodológicos adotados para esse estudo são: motores de busca (Google, Yahoo), software mapeador (Xenu Link Sleuth) e software de análise e visualização de redes (Ucinet6 e NetDraw). Também são utilizados indicadores webométricos, como: tamanho dos sites web, visibilidade, fator de impacto web, luminosidade e densidade da rede. Estes instrumentos permitem uma análise sucinta e avaliativa para esse estudo webométrico. Portanto, a partir da incursão da literatura realizada, depreende-se que são muitas as vantagens do uso desse tipo de estudo métrico na denominada Sociedade da Informação. Os resultados obtidos nesse estudo foram capazes de identificar quais Programas de pós-graduação em engenharias possuem uma melhor disponibilização de suas informações na Web, como também definir qual destes programas destaca-se em relação ao uso de suas informações, quais tem se sobressaído no tocante ao fator de impacto dos mesmos e quais oferecem uma maior quantidade de links que servem como fonte de informação para seus usuários, contribuindo, por sua vez, com a navegabilidade dos mesmos na rede. Em suma, assevera-se que o estudo webométrico realizado, apresenta resultados bastante promissores, capazes de alcançar os objetivos propostos, bem como, identificar os fatores que contribuem significativamente para a boa visualização desses sites na rede, colaborando assim com a disseminação de informações e comunicação científica através do uso da Web
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    TCC
    Atuação do bibliotecário enquanto gestor da informação: valorização do fluxo informacional em um escritório de contabilidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Mendes, Bruna Michele Pereira; Carvalho, Luciana Moreira; Carvalho, Andréa Vasconcelos; Vitullo, Nadia Aurora Vanti
    Apresenta a descrição do perfil do bibliotecário como gestor da informação, bem como descreve os diversos campos de atuação que o bibliotecário pode atuar, desde as tradicionais bibliotecas até onde existir informação e documentos. Cita a gestão da informação como peça chave para o bibliotecário desenvolver suas atividades com segurança, mostrando que apesar de existir informação em todo lugar, temos que filtrá-la e preservá-la para uma recuperação futura. Complementa a pesquisa os fluxos informacionais empresariais, especificamente em um escritório de contabilidade, pois é um ambiente propício para o trabalho de gestão da informação devido aos fluxos gerados pelas informações orgânicas nele presente. Utilizou-se como metodologia, pesquisa bibliográfica em fontes digitais e impressas, além de orientações de um profissional com experiência em um escritório de contabilidade. Conclui-se que o bibliotecário como gestor da informação empresarial não deixará de realizar as atividades tradicionais da profissão, como os serviços de processamento técnico de acervo, porém ele precisa fazer mais, precisa agregar informações ao seu ambiente de trabalho, fazendo com que o bibliotecário se torne um profissional dinâmico, possuindo assim, habilidades para se desenvolver em qualquer área que optar atuar.
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    Dissertação
    Avaliação da etapa de solicitação de material informacional no processo de compras no SIPAC: um estudo de usabilidade na perspectiva dos docentes do CCSA/UFRN
    (2018-11-23) Guedes, Shirley de Carvalho; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; ; ; Vechiato, Fernando Luiz; ; Silva, Jonathas Luiz Carvalho;
    Apresenta os resultados da avaliação da usabilidade do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), com ênfase no cadastro de solicitação de compras de material informacional, na perspectiva dos docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sendo o SIPAC o sistema de informação gerencial utilizado para operacionalizar o processo de compras de material informacional do Sistema de Bibliotecas (SISBI), ele deve ser desenvolvido com a finalidade de atender às necessidades dos usuários, além de seguir os princípios de usabilidade. Assim, quais as possíveis contribuições para melhoria das práticas de usabilidade do SIPAC na UFRN? O alicerce teórico foi construído com base na gestão de coleções, na usabilidade e arquitetura da informação e, no comportamento informacional dos usuários. Tratou-se de um estudo quali-quantitativo, descritivo de caso. A coleta de dados se deu a partir de três instrumentos: um questionário; um teste de usabilidade, associado à técnica do protocolo verbal; e uma entrevista semiestruturada, aplicada à amostra de 12 docentes obtidos por meio da técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Para a análise, adotou-se a triangulação dos instrumentos e utilizou-se a estatística básica e a análise de conteúdo com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados apontam para barreiras de usabilidade que não auxiliam na realização da tarefa. São elas: a localização do link de acesso à tela de cadastro; a ausência de informação para realizar o cadastro de um novo material informacional, incluindo a falta de organização das informações; e finalmente a linguagem e a ausência de informações no campo do número de ISBN. Como consequência da dificuldade dos docentes de transpor as barreiras de usabilidade e ao tempo demandado para realizar a tarefa, eles não se sentem satisfeitos com a atividade. Considera-se que, a pouca familiaridade com o SIPAC e as dificuldades percebidas contribuem para a insatisfação dos docentes em relação ao sistema e conduza-os a não participar do processo de compras. Espera-se que o resultado da avaliação da usabilidade possa auxiliar no desenvolvimento de uma proposta de redesenho do sistema, que o torne mais fácil e intuitivo na realização do cadastro de solicitação de material informacional
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    TCC
    Avaliação de softwares livres para bibliotecas
    (Biblioteconomia, 2009) Souza, Natália Jussara Sette de; Vitullo, Nadia Aurora Vanti
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    Dissertação
    Avaliação do banco de dissertações e teses da associação brasileira de antropologia: uma análise cienciométrica
    (2010-09-29) Vitullo, Nadia Aurora Vanti
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    TCC
    Bacharel em Biblioteconomia da UFRN: a delineação de sua autoimagem através do Discurso do Sujeito Coletivo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Costa Neto, Antônio Eufrázio da; Carvalho, Luciana Moreira; Vechiato, Fernando Luiz; Vitullo, Nadia Aurora Vanti
    Aborda a autoimagem dos egressos do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio grande do Norte (2000-2013) apresentando o papel e formas de atuação desses bacharéis no contexto da sociedade da informação, os preconceitos e paradigmas que perseguem a profissão no Brasil. O objetivo é delinear a autoimagem desses egressos no processo de construção e consolidação de sua profissão no país, ao longo de 50 anos de regulamentação da carreira. O referencial teórico ancora-se em noções de Biblioteconomia, Ciência da Informação, autoimagem, distinção entre classes e breve retomada do que foi produzido sobre o tema na área de Ciência da informação ao longo dos anos. A metodologia consiste na construção de Discurso através do Sujeito Coletivo para identificar as expressões-chave, as ideias centrais e a ancoragem, figuras metodológicas formadoras do discurso. Os resultados alcançados apontam que, embora o bibliotecário tenha atingido espaço e reconhecimento na sociedade, ainda tem que conviver com estereótipos e falta de reconhecimento na sua carreira. Isso contribui para falta de visibilidade profissional e dificulta, por vezes, a inserção no mercado de trabalho.
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    TCC
    A biblioteca como promotora da inclusão social: o caso da Biblioteca Comunitária Fé, Alegria e Esperança
    (Biblioteconomia, 2010-12-08) Silva, Lailde da; Vitullo, Nadia Aurora Vanti
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    TCC
    Bibliotecário escolar: profissional com competência informacional para a docência em disciplina de introdução à metodologia da pesquisa e do trabalho científico?
    (Biblioteconomia, 2012-12-10) Soares, Suzel Terezinha; Vitullo, Nadia Aurora Vanti
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    Apresentado em Evento
    Classificação bibliográfica: as diversas contribuições para o tratamento da informação
    (XV Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2009) Pereira, Edinete do Nascimento; Hortêncio, Gabriela de Oliveira; Nascimento, Karla P. Dantas do; Vitullo, Nadia Aurora Vanti
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    TCC
    O conhecimento e as tecnologias da informação e comunicação sob o olhar da Gestão Eletrônica de Documentos
    (Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2009) Santos, Everton Monteiro; Vitullo, Nadia Aurora Vanti
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    Dissertação
    Construção, aplicação e avaliação de um instrumento de coleta de informações como ferramenta de apoio à elaboração dos relatórios anuais da Escola de Saúde da UFRN
    (2017-12-08) Timóteo, Ana Flávia de Souza; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; ; ; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; Pinho Neto, Júlio Afonso Sá de;
    A Gestão da Informação (GI) é um conjunto estruturado de atividades que espelha a forma pela qual uma organização captura, distribui e usa informação e conhecimento. No entanto, observa-se que apesar dos esforços, ainda ocorre nas instituições públicas, como a Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, uma carência da dinâmica informacional que venha atender às necessidades institucionais na preservação de dados importantes para o seu cotidiano e sua história, o que remete à exigência de criação, adaptação ou implantação de modelos e instrumentos que deem suporte aos mecanismos de coleta para a produção de relatórios, avaliação e informação institucional. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo contribuir com a Assessoria de Planejamento e Avaliação da Escola de Saúde, na construção, aplicação e avaliação de um instrumento de coleta de informações, como ferramenta de apoio à elaboração dos relatórios anuais da instituição. A metodologia utilizada corresponde à pesquisa-ação, a qual proporciona ações conjuntas entre pesquisador e participantes. Participaram da pesquisa os representantes dos setores envolvidos na produção dos relatórios. A coleta dos dados se deu através de reuniões com os participantes, análises de documentos institucionais e dos sistemas gerenciais, com vistas à identificação das informações necessárias para elaboração dos relatórios, bem como suas fontes, o que resultou na elaboração de um instrumento de coleta de informações e a construção de um site para organização e disponibilização das mesmas. Dessa forma, este estudo trouxe elementos para ampliar os conhecimentos relacionados a GI, adequando os processos de trabalho, aproximando-os à modelos ideais de gerenciamento de informações e para o estabelecimento de uma política de informação para a Escola de Saúde.
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    TCC
    A evolução do livro: do papiro ao iPad
    (Biblioteconomia, 2010) Ferreira, Maria Thaizza Rafaelly da Silva; Vitullo, Nadia Aurora Vanti
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    TCC
    Fluxo de depósito dos trabalhos de conclusão de curso na biblioteca digital de monografias da UFRN: um enfoque no CCSA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-12) Silva, Silvânia Custódio da; Vechiato, Fernando Luiz; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Guedes, Clediane de Araújo Marques
    Discorre sobre a importância das produções monográficas para as Instituições de Ensino Superior, bem como o conceito, diferenciação e evolução dos Repositórios de Acesso Aberto, tais como: Repositórios Digitais, Repositórios Institucionais e Bibliotecas Digitais, essenciais para o desenvolvimento da pesquisa científica no contexto universitário. Apresenta o histórico da Biblioteca Digital de Monografias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e analisa o fluxo e as formas diferenciadas de depósitos existentes na UFRN, sendo eles, o autodepósito e depósito mediado. O objetivo do trabalho foi identificar estratégias e ações que estão sendo ou possam ser adotadas pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas quanto a forma de depósito, tendo em vista que o mesmo possui a forma de depósito diferenciada dos demais Centros da UFRN e verificar a viabilidade de implantação do autodepósito da produção monográfica pelos alunos do CCSA. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, além de uma entrevista com a gestora do Setor de Repositórios Digitais da Biblioteca Central Zila Mamede da UFRN, com o intuito de complementar informações não encontradas no material impresso consultado. Conclui-se ao final desse estudo que todos os cursos da UFRN fazem o autoarquivamento na BDM, e que o Centro de Ciências Sociais Aplicadas já utiliza desde de julho de 2018, e por meio da entrevista foi possível identificar que o referido Centro já adotou o autodepósito e passou integrar a mesma forma de depósito dos demais Centros da UFRN.
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    TCC
    Formação e desenvolvimento de coleções em centros de documentação: espaço para diálogo e atuação interdisciplinar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Ramos, Rosane de Oliveira; Barbosa Neto, Pedro Alves; Cunha, Jacqueline de Araújo; Vitullo, Nadia Aurora Vanti
    Apresenta estudo sobre a formação, desenvolvimento de coleções e atuação dos profissionais nessa atividade em centros de documentação. Inicia com breve relato histórico sobre a atividade de formação e desenvolvimento de coleções. Conceitua o processo de formação e desenvolvimento de coleções, seus princípios e etapas. Descreve as características dos centros de documentação como unidades de informação e as características do acervo que formam e gerenciam. Objetiva estudar como os processos de formação e gestão de acervos dessas unidades de informação são formados e desenvolvidos e de que forma deve ser a atuação dos profissionais nesse ambiente informacional. Utiliza método monográfico e metodologia de revisão de literatura. Com base na literatura estudada, faz considerações a respeito das etapas do processo de formação e desenvolvimento de coleções nessas unidades de informação. Aborda questões sobre a atuação dos profissionais em centros de documentação. Finaliza com reflexões a respeito dos centros de documentação como espaço informacional de diálogo e atuação interdisciplinar na formação e gestão do acervo.
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    TCC
    Garantia literária: uma ferramenta de validação de termos em sistemas de organização e representação da informação e do conhecimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Sousa, Valéria Kamila Bezerra de; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Carvalho, Luciana Moreira; Santos, Raimunda Fernanda dos
    A propagação do conhecimento provoca o acúmulo de conteúdos e informações, sobre os quais a organização da informação e do conhecimento tem que dar conta. Organizar e representar essas informações é essencial para o desenvolvimento da ciência. O estudo da garantia literária pode trazer uma grande contribuição à organização e representação do conhecimento, e por ser um conceito aberto e em plena evolução, que se manteve vivo um século depois de sua formulação, talvez porque consiga expressar uma visão dinâmica do avanço do conhecimento. Deste modo pretende-se observar o que já se tem na literatura sobre a garantia literária – com suas antigas e novas aplicações propostas por Barité et al. (2010) – e sobre organização e representação da informação e do conhecimento para em seguida, associá-los ao benefício que podem trazer a recuperação de informações. Com objetivo de analisar da área de representação da informação e do conhecimento, observando os conceitos da garantia literária e buscando refletir sobre o uso deste princípio na representação de termos em sistemas de recuperação da informação, por meio da pesquisa bibliográfica, que se propõem a abranger uma análise do problema de pesquisa. Com a análise do tema proposto, pôde-se perceber sua importância e a necessidade de se desenvolver mais investigações teórico-metodológicas a relacionadas à garantia literária na área de organização e representação da informação e do conhecimento, uma vez que já se tem o respaldo do seu uso por algumas das mais importantes entidades do meio da organização e representação, como a National Information Standards Organization, a Dewey Decimal Classification and Relative Index, e pela Library of Congress Subject Headings. Tal estudo levou a observação de escassos estudos sobre a garantia literária e a ambiguidade de conceitos e definições relacionados a organização e representação da informação e do conhecimento atrapalhando um possível aprofundamento da pesquisa.
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    TCC
    Indicadores Cientométricos: aplicação às monografias do Curso de Biblioteconomia/UFRN
    (Biblioteconomia, 2009) Santos, Alexsandra Santana dos; Vitullo, Nadia Aurora Vanti
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