Navegando por Autor "Xavier, Carmélia Regina Silva"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A avaliação no processo educativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Teodoro, Eliane Maria; Xavier, Carmélia Regina Silva; Xavier, Carmélia Regina Silva; Costa, Klébia Ribeiro da; Lima, Cleucy Meira TavaresA referente pesquisa propõe mostrar a importância do processo avaliativo para o desenvolvimento da aprendizagem. O artigo justifica-se pela necessidade de observar como acontece esse processo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando os possíveis erros cometidos. Nesse sentido, o presente trabalho visa a encontrar respostas para o seguinte questionamento: de que maneira o processo avaliativo pode ser uma ferramenta importante para o educando e o educador, no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem? Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, ancorada nas ideias de alguns estudiosos da área como: Hoffmann (2014), Luckesi (1997), Sant’Anna (1995), Libâneo (1994), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), dentre outros. O principal objetivo é compreender a importância da avaliação para a construção da aprendizagem. Espera-se, com este trabalho, contribuir para mudanças em relação ao processo avaliativo, proporcionando reflexões importantes referentes à forma de como avaliarTCC A importância da Pedagogia da Afetividade no processo de alfabetização de crianças do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) Bernardo, Maria Missilene de Souza; Xavier, Carmélia Regina Silva; Xavier, Carmélia Regina Silva; Lima, Cleucy Meira Tavares; Costa, Klébia Ribeiro daA afetividade tem se constituído como temática de estudos na esfera da educação em virtude da sua relevância para o processo de ensino e de aprendizagem, principalmente nos primeiros anos de escolaridade. Com base nessa ideia, o presente trabalho tem como objetivo discutir como a pedagogia da afetividade influencia na alfabetização de crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica ancorada em teóricos como Paulo Freire (1993), Henri Wallon (2003), Andrade (2014). Com base nas análises feitas, foi possível concluir o quanto é importante uma prática docente aliada ao valor afetivo para o desenvolvimento significativo da criança.TCC A importância do lúdico para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Morais, Maria Rosimere Moreira de; Xavier, Carmélia Regina Silva; Xavier, Carmélia Regina Silva; Lima, Cleucy Meira tavares; Costa, Klébia Ribeiro daO ensino da matemática sempre foi marcado pela dificuldade que as pessoas, em sua grande maioria, sentem em compreender e aplicar os seus conceitos de forma prática, real. Isso se agrava nos primeiros anos do Ensino Fundamental quando os alunos precisam se apropriar de conceitos, muitas vezes, a partir da abstração. Com base nessas ideias, o presente artigo tem como objetivo identificar a importância de jogos e brincadeiras nas aulas de matemática dos anos iniciais como recurso didático-pedagógico. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica e interpretativista. Em termos teóricos, as discussões encontram-se ancoradas de estudiosos da área como Starepravo (2009), Smole, Diniz e Candido (2007), além de documentos como os PCN de Matemática (1997), dentre outros. Ao finalizar o estudo, concluiu-se que a utilização do lúdico no processo de ensino aprendizagem contribui de forma significativa no desenvolvimento cognitivo e até mesmo afetivo do aluno, instigando seu raciocínio lógico, muito importante em todas as etapas escolares.TCC A ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Alves, Gildete Medeiros; Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da silva; Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva; Xavier, Carmélia Regina Silva; Lima, Núzia RobertaO lúdico na Educação Infantil tem sido técnica fundamental e necessária para fortalecer práticas que visem um aprendizado de qualidade e um desenvolvimento integral para criança. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo principal fazer uma abordagem de forma reflexiva e contextualizada sobre a educação infantil, a ludicidade e processo ensino-aprendizagem. desse modo, propomos apresentar as contribuições e implicações do fazer pedagógico permeado pelos jogos, brinquedos e brincadeiras e nesse contexto, discutir sobre concepções e práticas de professoras sobre o lúdico na prática educativa. Para tanto, foi necessário seguir o percurso metodológico que versa, primeiramente, na pesquisa bibliográfica, fundamentada em aportes teóricos como: Piccolo e Moreira (2012), Vygotsky (2013), Piaget (2013), D’ÁVilla e Leal (2013), e a leitura de documentos como: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998), Lei de diretrizes e Bases da Educação (1996) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) . Além disso, realizamos uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário, junto a professoras de uma escola pública da Cidade de Messias Targino/RN. Com tudo que foi estudado nessa pesquisa, ficou compreensível que para valorizar o desenvolvimento integral da criança as propostas educativas precisam ser pensadas de modo a oportunizar atividades que envolvam a ludicidade. Através do uso jogos, brinquedos e brincadeiras de diferentes aspectos podem proporcionar avanços cognitivos e acesso aos novos conhecimentos.TCC Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: uma parceria necessária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Oliveira, Ana Mariléa de Morais; Xavier, Carmélia Regina Silva; Xavier, Carmélia Regina Silva; Costa, Klébia Ribeiro da; Santos, Maria Deuza dosA presente pesquisa tem como objetivo analisar as vantagens e possíveis desvantagens da alfabetização quando desenvolvida na perspectiva do letramento; assim, foi elaborada uma pesquisa bibliográfica buscando organizar uma síntese do histórico da alfabetização no Brasil, observando e discutindo os métodos mais discutidos e aplicados no país. Para aferir a utilização desses métodos, analítico e sintético, realizamos uma pesquisa com (9) nove professores da rede pública de ensino, que trabalham com ciclo de alfabetização. Os estudiosos que deram suporte a construção deste trabalho são: Broto e Paula (2010), Silva (2010), Frade (2005), entre outro que discutem essa temática. No decorrer do trabalho é discutida a importância de se trabalhar a alfabetização em conjunto com o letramento, posto que, dessa forma se valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, pois muitas das crianças que são matriculadas no 1º ano do ensino fundamental já têm um conhecimento considerável sobre letras, sílabas; além de já conseguirem contar histórias, opinar, compreender o que lhes é passado. A partir da pesquisa com nove professoras que atuam na rede pública de ensino, pode-se constatar quão importante é trabalhar com metodologias estimulantes, ter o apoio dos pais e, sobretudo, que os professores sejam profissionais comprometidos e estejam constantemente em formações, como o por exemplo o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Destacou-se a importância de um trabalho conjunto de alfabetização na perspectiva do letramento, pois um aprendizado complementa o outro, para que, de fato, possa se formar um aluno capaz de ler, interpretar e opinar sobre o meio no qual estiver inserido.TCC Aprender brincando através da ludicidade na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Medeiros, Jaceline Ramos Lima de; Xavier, Carmélia Regina Silva; Xavier, Carmélia Regina Silva; Costa, Klébia Ribeiro da; Santos, Maria Deuza dosO presente artigo traz como tema Aprender Brincando Através da Ludicidade na Educação Infantil e apresenta como objetivos refletir sobre as relações entre o lúdico e o desenvolvimento cognitivo a partir das contribuições das atividades lúdicas - jogos e brincadeiras - para o desenvolvimento global - motor, intelectual, afetivo e social - do sujeito, usando o lúdico como elemento chave para desenvolver de forma instrutiva a intelectualidade, pois o brincar já faz parte de um processo natural nesta fase da vida. Além disso, esse trabalho acadêmico visa pesquisar à importância de atividades com jogos e brincadeiras, na relação entre docentes e discentes, no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e tem como aportes teóricos Comênio (1657), Piaget (1974), Vygotsky (1987), dentre outros citado ao longo da pesquisa. Ao final do estudo, foi possível concluir o quanto é importante uma prática docente aliada através da ludicidade para o desenvolvimento significativo da criança.TCC Contação de histórias nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Santos, Maria Vanusa Oliveira dos; Xavier, Carmélia Regina Silva; Xavier, Carmélia Regina Silva; Lima, Cleuyci Meira Tavares; Costa, Klébia Ribeiro daA contação é um dos meios mais antigos de interação humana. Foi e é usada desde o início da humanidade e continua sendo usada para transmitir conhecimento, excitar a imaginação e a fantasia do homem. É por meio dela que as pessoas buscam a oportunidade de se tornar leitores assíduos e competentes, além de poder caminhar por uma estrada infinita de descobertas e compreensão do mundo. Com base nessa ideia, o presente artigo pretende investigar como a contação de histórias contribui no espaço escolar para a formação do futuro leitor, tendo como objetivo geral pesquisar a importância da literatura infantil para a formação de leitores em nossa sociedade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e para tanto fez-se uma revisão de autores que discutem o tema como Baldi (2010), Zilberman (2003), bem como de documentos como o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - RCNEI (1998). Após a pesquisa, foi possível concluir que a contação de história é de suma importância para a formação do leitor, devendo ser valorizada e desenvolvida no meio escolar para potencializar e suscitar a imaginação, a atenção, a memória e o gosto pela leitura.TCC Educação Inclusiva: um direito aos alunos com deficiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-23) Sousa, Jayonara Sarafim de; Xavier, Carmélia Regina Silva; Xavier, Carmélia Regina Silva; Lima, Cleucy Meira Tavares; Costa, Klébia Ribeiro daA educação inclusiva deve atender aos princípios legais que têm a premissa de acolher em sala de aula os alunos com deficiência, ao passo que lhes permitem maior inserção no contexto escolar e social. É um tema profícuo e de extrema importância, haja vista a quantidade de alunos que chega às escolas a cada ano colocando ainda mais em evidência essa discussão no cenário educacional atual. Este trabalho tem como objetivo refletir de forma sucinta acerca das características da educação inclusiva e os desafios que essa modalidade de ensino revela para os docentes. É uma pesquisa bibliográfica, que não pretende oferecer respostas prontas, mas tem a intenção de refletir de maneira crítica e analítica a respeito da educação inclusiva. O trabalho tem como base teórica os autores Nogueira e Blat (2002), César (2003), Marciel (2000), dentre outros. Ao final da pesquisa foi possível concluir e a educação inclusiva é uma área que merece maior atenção, respeito e principalmente, formação adequada aos professores.TCC Educação Infantil: o planejamento e sua importância no ambiente escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-02-09) Magalhães, Aldeiza de Oliveira Ramos; Xavier, Carmélia Regina Silva; Xavier, Carmélia Regina Silva; Costa, Klébia Ribeiro da; Santos, Maria Deuza dosO presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a importância do planejamento pedagógico na Educação Infantil. Para tanto, discorrerá sobre a trajetória dessa etapa de ensino, tanto no Brasil como no mundo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica fundamentada em documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96 e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e em obras de autores como Kramer (2000), Barbosa (2006) e Montessori (1967). Ao final dessa pesquisa foi possível concluir que, o planejamento pedagógico no ambiente escolar da Educação Infantil é de suma importância e poderá contribuir de forma significativa do desenvolvimento das crianças.TCC Hiperatividade em crianças nas séries iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-08) Dantas, Natália Cavalcante; Xavier, Carmélia Regina Silva; Xavier, Carmélia Regina Silva; Costa, Klébia Ribeiro da; Faria, Tereza Cristina Leandro deNo século XXI a escola e a família vêm enfrentando diversos problemas comportamentais na escola e, em especial, a hiperatividade. Durante o período de estágio foi possível observar que os alunos diagnosticados com hiperatividade, muitas vezes, eram tratados como incapazes por apresentarem comportamentos diferentes dos demais alunos. Por essa razão, o presente trabalho tem como objetivo conhecer os sintomas que podem diagnosticar uma criança com Hiperatividade e identificar como mediar o processo de ensino nesses casos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir de estudo bibliográfico ancorado em autores como Muszkat (2012), Silva (2003), Mattos (2005), Barkley (2008), dentre outros. O artigo ao realizar essa pesquisa, verificou-se que, apesar dos professores já terem algum conhecimento sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, as crianças com esse diagnóstico apresentam prejuízos no seu processo de aprendizagem devido à ausência de práticas pedagógicas específicas.TCC O desenvolvimento da criança na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12) Silva, Edilma Rejane Rodrigues de Menezes; Xavier, Carmélia Regina Silva; Xavier, Carmélia Regina Silva; Costa, Klébia Ribeiro da; Santos, Maria Deuza dosO presente trabalho tem como objetivo analisar e descrever as especificidades do processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, reconhecendo sobre como se dá o desenvolvimento da criança e entender como trabalhar com as mesmas de modo que atenda as particularidades desta etapa de escolarização. Para se compreender melhor o ser criança e o atendimento que a elas deve ser oferecido, será demonstrado a evolução histórica da Educação Infantil, o sentimento atribuído à infância e o material didático utilizado na prática educativa dessa faixa etária ao longo dos tempos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico apoiada em autores como Piaget (2003), Vygotsky (1991) e Kishimoto (2002). Após a realização da pesquisa foi possível perceber a indissociabilidade do cuidar, educar e brincar na Educação Infantil além da importância do planejamento e do empenho do professor para desenvolver um trabalho de qualidade nessa etapa do ensino.TCC Os jogos no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Monteiro, Marleide Alves; Xavier, Carmélia Regina Silva; Xavier, Carmélia Regina Silva; Lima, Cleucy Meira Tavares; Costa, Klébia Ribeiro daEsse artigo apresenta uma discussão sobre a utilização dos jogos como recurso didático no processo de ensino aprendizagem durante a educação infantil. Assume como objetivo analisar e descrever como os jogos podem contribuir no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e em termos teóricos encontra-se ancorada em teóricos como Kishimoto (2011), Piaget (1967) e Vygotsky (1989). A partir das análises dos dados foi possível concluir que o lúdico na fase da Educação Infantil pode ser trabalhado em todas as atividades contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, lógico e motor.Dissertação Processo formativo para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-26) Xavier, Carmélia Regina Silva; Maia, Dennys Leite; ; ; Viana, Flávia Roldan; ; Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos; ; Azevedo, Ivanilka Lima de;A formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode proporcionar momentos de reflexão sobre a prática docente referente a esse componente curricular, dependendo da maneira como a formação é organizada e mediada junto aos professores. Nesse sentido, visando aperfeiçoar o processo formativo na Secretaria Municipal de Educação, a questão central desta pesquisa é: Como uma formação continuada em serviço acerca do letramento estatístico pode promover desenvolvimento profissional para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais?Para tanto, definiu-se como objetivo geral analisar a formação continuada em serviço acerca do letramento estatísticopara o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciaisno Ensino Fundamental. A pesquisa se classifica nem uma abordagem qualitativa, voltada para a interpretação e compreensão de uma determinada realidade. Com ênfase na formação continuada e no desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais no Ensino Fundamental, a pesquisa aconteceu em uma Escola Municipal de Natal e contemplou elementos de uma pesquisa colaborativa. Além do desenvolvimento cognitivo, uma pesquisa assim classificada contempla, também, as relações interpessoais entre os sujeitos da escola e entre eles e os pesquisadores fazendo os indivíduos avançarem nos seus níveis de desenvolvimento, a partir da mediação de outrem. Este trabalho de mestrado teve como principais instrumentos de coleta de dados a aplicação dos instrumentos diagnósticos para a identificação dos saberes docentes, a gravação de imagens e áudios de todos os encontros formativos e o diário de campo. Os resultados da pesquisa apontam que os docentes reconhecem os benefícios proporcionados pelo processo formativo para a sua prática em sala de aula, os desafios para a sua própria aprendizagem, no caso desta pesquisa em Estatística, a ajuda na superação de dificuldades, as melhorias da prática e reflexões sobre o ensino. Os dados analisados evidenciaram o quanto os professores-colaboradores evoluíram em relação às aprendizagens estatísticas ao que diz respeito a conceitos e práticas pedagógicas, assim como demonstraram o desejo de continuação do modelo de formação colaborativa desenvolvido durante a pesquisa, envolvendo os demais docentes da Escola. O êxito no resultado se deu, por conseguinte, igualmente no que se refere ao desenvolvimento profissional docente, inclusive, da pesquisadora. Diante da validação por parte dos colaboradores de todos esses elementos, constataram-se a eficácia e a importância de uma formação continuada ocorrida no ambiente escolar. A estrutura de desenvolvimento deste novo modelo de formação se encontra no decorrer da dissertação.