Navegando por Autor "Xavier, Pedro Paulo Estevão"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Abordagens e representações do antissemitismo nos livros didáticos de história no ensino fundamental: uma análise crítico-descritiva de coleções do PNLD 2017(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Xavier, Pedro Paulo Estevão; Viana, Helder do NascimentoO presente artigo analisa criticamente como o antissemitismo é abordado em livros didáticos de História aprovados pelo PNLD 2017 para o 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa parte do pressuposto de que o livro didático exerce papel central na formação da consciência histórica dos estudantes e que a forma como determinados temas são representados influencia a construção do conhecimento e valores. Através de uma análise crítico-descritiva de cinco coleções didáticas, o estudo investiga não apenas a presença do tema, mas também a profundidade, os recursos utilizados e a articulação com a contemporaneidade. Observa-se que, embora todas as obras tratem do antissemitismo em maior ou menor grau, algumas limitam-se ao contexto do nazismo e do Holocausto, enquanto outras estabelecem conexões com problemáticas atuais, como o crescimento do discurso de ódio nas redes sociais. A pesquisa aponta para a importância de uma abordagem que valorize os direitos humanos, promova o pensamento crítico e combata toda forma de intolerância. O estudo conclui destacando o papel do professor como mediador fundamental nesse processo de ensino-aprendizagem.