Navegando por Autor "Xavier, Raphaela de Albuquerque"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Educação Infantil e ensino da Matemática: uma análise das dissertações e teses defendidas entre 2015 e 2018 no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-04) Xavier, Raphaela de Albuquerque; Kranz, Cláudia Rosana; Kranz, Cláudia Rosana; Oliveira, Jacyene Melo de; Borowsky, Halana GarcezO presente trabalho tem como objetivo analisar a produção acadêmica em nível de mestrado e doutorado relacionada ao ensino e à aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, dos anos de 2015 a 2018. As teses e dissertações analisadas foram pesquisadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, que contempla 116 instituições, 422.224 dissertações, 152.525 teses, totalizando 574.767 documentos. A coleta das produções realizou-se utilizando dois descritores: número Educação Infantil; e Matemática Educação Infantil. Primeiramente, os trabalhos foram quantificados e, em seguida, tabulados e analisados de forma qualitativa. A partir desta pesquisa, as conclusões apontam para a pertinência e a necessidade do desenvolvimento de maior número de pesquisas na área de ensino da Matemática na Educação Infantil, a fim de fomentar a reflexão sobre o trabalho nessa etapa de ensino da Educação Básica, visando o seu aprimoramento, contribuindo, assim, para a aprendizagem das crianças.