Navegando por Autor "Xavier, Rodrigo César do Nascimento"
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TCC A excitação do corpo sensível: O voo da liberdade e a cura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Araújo, Allan Phyllipe Gomes Cassemiro de; Haderchpek, Robson Carlos; Haderchpek, Robson Carlos; Xavier, Rodrigo César do Nascimento; Cavalcante, Leandro A. e S. MirandaO presente trabalho busca compreender a construção de um corpo sensível a partir de uma prática laboratorial desenvolvida através das minhas vivências no Arkhétypos Grupo de Teatro e na disciplina de Atuação III. É feito um breve levantamento histórico acerca das transformações que o Arkhétypos viveu ao longo sua existência e são analisadas as diferenças e similaridades entre os quatro espetáculos elementares: água, terra, ar e fogo. Através de uma pesquisa sobre as minhas vivências no Grupo e através de uma investigação sobre o meu próprio corpo reflito sobre minha descoberta pessoal.Tais reflexões foram fundamentadas a partir da busca de um corpo sensível e ancoradas nos autores João Francisco Duarte Junior; Jerzy Grotowski e Robson Haderchpek. Utilizo também ao longo desta reflexão os meus diários de bordo e discorro sobre as três principais técnicas que me levaram a compreender este estado sensível do corpo.O estudo foi pensado numa perspectiva que dialoga a teoria e a prática chegando-se a uma definição de corpo sensível que se expressa através da libertação do ser enclausurado, um ser que usa suas excitações para fazer vibrar neste corpo cênico uma emoção memorial libertaria mundo.Dissertação Da poética das lágrimas a uma poética do riso: de Aristóteles ao One-man show(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-05-25) Xavier, Rodrigo César do Nascimento; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/9638277622683373; ; http://lattes.cnpq.br/0804714266345673; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; Rabetti, Maria de Lourdes; ; http://lattes.cnpq.br/8036385831406537Desde a década de 1970, o mundo observa a fragmentação, o hibridismo, a pluralidade e a miscigenação que vêm tomando conta das artes da cena. A poesia contemporânea sente-se livre das regras clássicas; o teatro já não mais obedece às prescrições dos manuais poéticos; desaparecem as fronteiras rígidas entre os gêneros; os artistas deixam de representar para o público para dialogar com ele. Como consequência dessa evolução das artes cênicas, emerge nas últimas décadas do século XX e início do século XXI na cena brasileira o fenômeno derrisível objeto de estudo dessa pesquisa, o One-man Show. Trata-se de um formato teatral que despontou no cenário brasileiro arrebatando a atenção do público em espaços alternativos, teatros e, como não poderia deixar de ser, também na internet, sendo muitas vezes confundido com o Stand-up Comedy. Uma pesquisa que delimite e busque identificar as características fundamentais do One-man Show brasileiro, fazse necessária não somente pela ausência de estudos sobre o referido assunto, mas também para se compreender alguns aspectos da cena brasileira e da situação do riso e do cômico dentro dela. No primeiro capítulo, apresenta-se uma discussão sobre a comédia e o riso na Antiguidade clássica, tomando os escritos de Platão e Aristóteles como ponto de partida; no segundo, são analisadas algumas das principais teorias clássicas do riso procurando identificar características gerais que permitam entender também a construção da comicidade; no terceiro, aborda-se de um modo geral o momento da cena teatral brasileira em que emerge o One-man Show e, no quarto capítulo, há a explanação acerca de tal fenômeno e a descrição do exercício prático intitulado Experimento One-person Show: Damas