Navegando por Autor "Zacarias, Mônica Costa de Oliveira"
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Dissertação Família e TV: mais que dominação e subordinação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-11-14) Zacarias, Mônica Costa de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4; ; Jacquet, Christine; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707769Z0; Sousa Filho, Alipio de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795603A8&dataRevisao=nullO presente trabalho analisa a relação social entre a TV e a Família, a partir das ressignificações dos indivíduos sobre as mensagens televisivas e os discursos que eles próprios fazem sobre Família. A intenção é entender se princípios, valores e crenças construídos e repassados dentro da Família medeiam a mensagem dos Meios de Comunicação de Massa; se ainda existe uma cultura familiar capaz de forjar uma identidade frente a tantos intercâmbios culturais; e qual é o papel dessa identidade enquanto mediação na produção de sentidos. Na sessões 1 e 2, procede-se a uma abordagem geral sobre a disseminação dos Meios de Comunicação de Massa na Sociedade e a pertinência do trabalho. A terceira sessão trata do método utilizado: uma pesquisa qualitativa com treze famílias oriundas de Natal/RN, situadas na faixa da Classe Média. A fundamentação teórica está contemplada na quarta sessão, onde se faz referência à evolução da Família, com ênfase na de Classe Média, e a algumas correntes teóricas que analisam o fenômeno da Comunicação de Massa, especialmente a partir da segunda metade do século XX. Nas sessões 5 e 6, são apresentados e analisados os dados da pesquisa. Finalmente, na última sessão, como conclusões, pode-se afirmar: que o valor da Família como sustentação emocional é reforçado nos discursos e práticas; que interferem no processo de significação das mensagens aspectos individuais, tanto quanto os repertórios sociais construídos de per si e pelas instituições (incluindo a Família); e que a mensagem midiática é assimilada pelo receptor e faz-se compreensível dentro dos repertórios apreendidos ao longo de sua história de vida, embora sejam também essas mensagens os componentes de construção de tais repertóriosDissertação Família e TV: mais que dominação e subordinação.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-08-25) Zacarias, Mônica Costa de Oliveira; Lopes Júnior, Edmilson; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4; ; Sousa Filho, Alipio de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795603A8&dataRevisao=null; Jacquet, Christine; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707769Z0O presente trabalho analisa a relação social entre a TV e a Família, a partir das ressignificações dos indivíduos sobre as mensagens televisivas e os discursos que eles próprios fazem sobre Família. A intenção é entender se princípios, valores e crenças construídos e repassados dentro da Família medeiam a mensagem dos Meios de Comunicação de Massa; se ainda existe uma cultura familiar capaz de forjar uma identidade frente a tantos intercâmbios culturais; e qual é o papel dessa identidade enquanto mediação na produção de sentidos. Nas sessões 1 e 2, procede-se a uma abordagem geral sobre a disseminação dos Meios de Comunicação de Massa na Sociedade e a pertinência do trabalho. A terceira sessão trata do método utilizado: uma pesquisa qualitativa com treze famílias oriundas de Natal/RN, situadas na faixa da Classe Média. A fundamentação teórica está contemplada na quarta sessão, onde se faz referência à evolução da Família, com ênfase na de Classe Média, e a algumas correntes teóricas que analisam o fenômeno da Comunicação de Massa, especialmente a partir da segunda metade do século XX. Nas sessões 5 e 6, são apresentados e analisados os dados da pesquisa. Finalmente, na última sessão, como conclusões, pode-se afirmar: que o valor da Família como sustentação emocional é reforçado nos discursos e práticas; que interferem no processo de significação das mensagens aspectos individuais, tanto quanto os repertórios sociais construídos de per si e pelas instituições (incluindo a Família); e que a mensagem midiática é assimilada pelo receptor e faz-se compreensível dentro dos repertórios apreendidos ao longo de sua história de vida, embora sejam também essas mensagens os componentes de construção de tais repertórios.TCC Redes sociais na divulgação científica: uma análise da série de vídeos “Fala, pesquisador”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-16) Oliveira, Naomi Lamarck Ferreira; Veloso, Maria do Socorro Furtado; Silva, Mariana Ceci de França e; 0009-0007-3695-7698; http://lattes.cnpq.br/9115082428851659; 0000-0002-4515-0737; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; 0009-0007-2823-7818; https://lattes.cnpq.br/8551031389617706; Lacerda, Juciano de Sousa; 0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; Zacarias, Mônica Costa de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6327270155490582Esta monografia apresenta um estudo de caso sobre a produção e resultados da série de vídeos “Fala, pesquisador”, que tem como tema o perfil e a linha de pesquisa de onze professores do Programa de Pós-graduação do Instituto Santos Dumont (ISD), organização social localizada em Macaíba, no Rio Grande do Norte. O ISD atua nas áreas de neurociências e neuroengenharia, saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência. As produções audiovisuais analisadas foram veiculadas no perfil do Instagram mantido pela instituição. O estudo tem como objetivo investigar a relevância de mídias digitais para a comunicação e divulgação científica, no contexto do Instagram, a partir de duas dimensões de análise: a primeira observa os dados de engajamento, interações e perfil do público alcançado pelas postagens, e a segunda traz uma leitura dos dados obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas de caráter qualitativo, realizadas com pessoas que seguem e acompanham a instituição nesta rede social. A análise evidencia o potencial da produção audiovisual a partir da comunicação institucional na disseminação da ciência e pesquisa em espaços digitais.