FACISA - Livros eletrônicos
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Livro Profissão docente(SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Garcia, Tânia Cristina Meira; Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos; Garcia, Tulia Fernanda MeiraEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Competências em saúde na perspectiva da interprofissionalidade e saúde do trabalhador: uma história em quadrinhos(2020-06-01) Guedes, Dimitri Taurino; Santos, Ana Maria Gomes dos; Silva, Lisandra Mikaely Barboza da; Silva, Maria Luiza Rodrigues da; Lima, Rosivânia Lopes de; Silva, Eric Van Mozart Dias; Araújo, Felipe Matheus Alves de; https://orcid.org/0000-0002-1818-7665Esta história em quadrinhos é fruto das atividades do grupo Saúde do Trabalhador inserido no Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde), que constitui uma iniciativa do Ministério da Saúde para qualificação dos profissionais da saúde, em conjunto com a formação de estudantes de graduação da área da saúde em ações de práticas de iniciação ao trabalho em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN).Artigo Experiências exitosas de acolhimento à demanda espontânea e programada na atenção primária à saúde(SEDIS-UFRN, 2020-12) Valença (org.) , Cecília Nogueira; Feitosa (org.) , Eva Emanuela Lopes Cavalcante; Silva (org.) , José Adailton da; Cortez (org.) , Lyane Ramalho; Melo (org.) , Ricardo Henrique Vieira deEste livro faz parte de uma coletânea de livros vinculados ao curso de especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), desenvolvido por educação a distância.Livro Me preparando para o parto e nascimento: orientações sobre a gestação, parto e pós-parto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Magalhães, Adriana Gomes; Souza, Francisca Marta de Lima Costa; Matias, Allyne Dantas; Silva, Ana Clara de Oliveira; Soares, Ana Eloisa Ventura; Soares, Brenda Kelly Pontes; Almeida, Dellis Kariny Freitas Holanda de; Lima, Evelin Suyany Guedes de; Araujo, Gisely da Costa; Souza, Graciane Pereira de; Medeiros, Hodenizy Tereza de Aquino; Feitoza, Ilana Bruna de Lima; Araújo, Joyce Freitas de; França, Monalisa Silva deO e-book ora apresentado foi fruto do projeto de extensão intitulado “A mulher como protagonista do parto: Atuação Interprofissional no alívio da dor e no incentivo ao parto normal, que possuía o intuito de atuar na promoção da qualificação da atenção ao parto e nascimento por meio da utilização de métodos de alívio da dor durante o trabalho de parto e do estímulo à liberdade de posição no parto proporcionando uma experiência positiva para mulher como protagonista do seu parto, assim como, propiciar atividades educativas, com enfoque no trabalho interprofissional e interdisciplinar, que favorecessem um cuidado adequado para as mulheres em trabalho de parto e no puerpério. Foi elaborado por discentes do curso de Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia, sob a orientação de docentes do curso de Fisioterapia e Enfermagem da Faculdade De Ciências Da Saúde Do Trairi - FACISA/UFRN. Este é um produto das publicações realizadas nas mídias sociais com base em evidências científicas a respeito de temáticas que abordaram a importância do pré-natal, orientações gerais sobre a covid-19 na gravidez, hábitos saudáveis em tempos de pandemia, exercícios físicos na gestação e outras informações importantes de interesse para gestantes, acompanhantes e familiaresProduto Educacional POP de biossegurança para retorno das atividades presenciais durante a pandemia COVID-19: clínica escola de fisioterapia da FACISA/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Cruz, Maria do Socorro Luna; Silva, João Danyell Dantas da; Bezerra, Dayse Aleixo; Pacheco, Thaiana Barbosa Ferreira; Silva, Patrícia Grace de SouzaO cenário de distanciamento social decorrente da pandemia da COVID19 - causada pelo novo coronavírus (sars-cov-2), vem repercutindo nos serviços de atendimento ao público em todo o mundo. Diante deste contexto, as clínicas de Fisioterapia estão passando por uma adaptação no formato de atendimento para aumentar a segurança dos profissionais e usuários dos serviços. Nessa nova realidade vivenciada atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2020) recomenda que o distanciamento social é a melhor forma para tentar frear a contaminação e a propagação do vírus entre as pessoas. Embora profissionais fisioterapeutas tenham se reinventado em modalidades de teleconsulta e telemonitoramento, torna-se imprescindível a adequação dos espaços físicos de ambulatórios e clínicas de Fisioterapia, conforme o item número 4 das recomendações para Serviços de Reabilitação da Organização Panamericana de Saúde (OPAS, 2020). Este documento visa apresentar as adequações recomendadas para a Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da UFRN (CEF-FACISA) para retomada dos seus serviços no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e administração, de modo a garantir a segurança de todos os seus usuáriosLivro Eu sou cíclica: conhecendo minhas fases lunares(UFRN, 2021) Vale, Amanda Fernandes do; Penha, Ana Jaciela de Lima; Rocha, Ana Luísa Costa; Pereira, Ayrlla Vytória; Braga, Clara Eloysa Palhares; Araújo, Daísy Vieira de; Santos, Eduarda Maria da Silva; Bezerra, Érica Laíne; Silva, Evellyn Katiúska de Medeiros e; Oliveira, Isabelly Cristina Soares de; Araújo, Ivina Kaline Medeiros; Rocha, Kalyne Patrícia de Macêdo; Araújo, Luna Medeiros Brito de Araújo; Cruz, Lyllian Ramos da Silva; Marques, Maressa Gabrielle Bezerra; Araújo, Maria Juliana da Silva Rocha; Lopes, Maria Layanne de Macêdo; Farias, Maria Luiza Gomes de; Soares, Normélia da Silva Almeida; Clemente, Sara Litieri de Araújo; Matias, Thais Emanuelle da Silva; Alexandre, Valéria do NascimentoEste guia de orientação abordará a temática: Eu sou cíclica: conhecendo minhas fases lunares. É fruto do projeto de extensão: Na Comunidade e na Universidade - Círculos de Mulheres: (re)descobrindo o poder interior na comunhão com outras mulheres, coordenado pela professora Drª. Daísy Vieira de Araújo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (UFRN/FACISA)Livro Educação em saúde com campanhas nacionais de conscientização: porque toda informação importa! janeiro a junho(2021-09) Eufrásio, Laiane Santos; Lucena, Beatriz Cristina Medeiros de; Almeida, Dellis Kariny Freitas Holanda de; Lima, Evelin Suyany Guedes de; Souza, Karen Wemilly Dutra Dantas de; Silva, Maria Amélia Pires Soares da; Dantas, Maria Isabelle de Araújo; França, Marina Alves de; França, Monalisa Silva de França; Leite, Natiely Martins; Arruda, Rafaela Medeiros; Santos, Tatiane Brito dos; Santos, Vinícius Hugley Brito dosEsta 1ª edição foi preparada para você com bastante carinho e cuidado. O objetivo foi compartilhar informações que são de extrema importância para toda população aprender e conhecer melhor sobre as Campanhas Nacionais de Conscientização em Saúde. É fruto de um trabalho em equipe de um projeto de extensão da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN) "Educando em Saúde: conhecer para prevenir e promover saúde", do curso de Fisioterapia, que preparava materiais todos os meses para disseminar informações práticas e de forma lúdica para a população próxima à universidade, situada no interior do Estado, em Santa Cruz/RN. No entanto, depois de anos do projeto, vimos a necessidade de expandir essas informações para o maior número de pessoas possíveis, por meio de um material informativo digital, surgindo este E-book para vocês. Esperamos que gostem e compartilhem com amigos e familiares, porque toda informação importaLivro Cuidando de si durante o trabalho remoto realizado em domicílio: cartilha de ergonomia([s.n.], 2021-09-22) Guedes, Dimitri Taurino; Castro, Kamilla Maria Sousa de; Lopes, Pablo Matheus da SilvaEstamos, há mais de um ano, enfrentando um caos global, decorrente da rápida propagação da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), que trouxe repercussões nos diferentes domínios da vida humana (físico, psicológico, social, religioso etc.). Diante dessa situação, ações preventivas de saúde pública foram implementadas, no escopo de reduzir a propagação do vírus e mitigar os seus impactos nos serviços de saúde. A título de exemplo, temos no Brasil, em fevereiro de 2020, a promulgação da Lei 13.979/20 determinando as medidas de enfrentamento ao vírus. Dentre as quais, destacamos a estratégia de redução do contato social, por entendermos que foi a de maior impacto no cotidiano dos cidadãos e no funcionamento “normal” do país. Em resposta às recomendações, acompanhamos no interior das empresas e das organizações, a adoção de algumas mudanças de configuração e de ambiente de trabalho. Queremos dizer com isso, que grande parcela de trabalhadores, que anteriormente ao contexto pandêmico, desenvolvia suas atividades no âmbito da empresa ou da organização, agora se deslocam para o interior do próprio lar; orientados a desenvolverem as suas atividades no modelo home office (trabalho a distância desempenhado em casa), dando continuidade, portanto, aos serviço prestados. Contudo, é importante ressaltar, que esta modalidade de trabalho, apesar de recair como possível solução para driblar alguns dos obstáculos colocados pela pandemia, não é de toda isenta de fatores que impactam negativa- mente a saúde dos trabalhadores. É necessário, portanto, que esses sujeitos se atentem às condições em que executam suas atividades, não tratando com desdém os sinais de exaustão do corpo e da mente e as possibilidades de ajustes do ambiente da casa, agora destinado também ao trabalho. Diante disso, chamamos a sua atenção para a necessidade de adequá-lo (na medida do possível) de forma a tornar o ambiente saudável e evitar problemas. Portanto, nosso objetivo é oferecer um material com reflexões e orientações à luz da ergonomia, para o trabalhador e a trabalhadora que passou a desenvolver suas funções em ambiente doméstico. Para isso, indicaremos no conteúdo desta, orientações de (auto)cuidado, que consideramos importantes para promoção e manutenção da saúde e da qualidade de vida. Ao mesmo tempo, objetivamos trazer reflexões sobre a importância de atuar de maneira responsável e segura, ao ponto que se faça entender que os processos de adoecimento não são separados da situação em que trabalho é executado.Livro Hipertensão arterial: conhecer para se cuidar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, 2021-09-29) Silva, João Pedro de Santana; Lima, Illia Nadinne Dantas FlorentinoEste e-book é direcionado para hipertensos e sua rede de apoio com objetivo de compartilhar informações sobre a hipertensão arterial e quais medidas devem ser tomadas para o melhor controle da doençaLivro Fisioterapia na fibrose cística: guia prático para pessoas com fibrose cística, familiares e cuidadores(2021-10-07) Monteiro, Karolinne Souza; Cruz, Maria do Socorro Luna; Mendonça, Karla Morganna Pereira Pinto de; Souza, Gérson Fonseca de; Leite, Sarah Joysi Almeida; Silva, Bárbara Cristianny da; Oliveira, Débora Cristina da Silva; Siqueira, Jamylle Souza; Melo, Jasmine Raquel Dantas de; Silva, João Pedro de Santana; Feitosa, João Victor de Araújo; Bonfim, Julianne Machado; Silva, Karolaine Pamela da; Nascimento, Keilla Ruthe Antão do; Araújo, Kelton Bezerra da Silva; Silva, Maria Amélia Pires Soares da; Nascimento, Rayssa Maria do; Silva, Rebecca Ingrid Santos da; Medeiros, Suzy Araújo de; Silva, Tercianni Bárbara dos Santos; Penha, Tito Hugo Soares da; Costa, Vitor Araújo da; Ferreira, Wermeson Gleiton de MouraEste e-book é fruto do trabalho de docentes e discentes do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, que surgiu a partir da demanda de crianças e adolescentes com Fibrose Cística e seus familiares. Nosso objetivo é contribuir para aumentar o conhecimento acerca da FC, aumentar a adesão ao tratamento e, com isso, aumentar a qualidade de vida das pessoas com FC e de seus familiares. Para isso, o livro está dividido em três seções: I) Conhecendo mais sobre a fibrose cística; II) Fisioterapia na fibrose cística; III) Exercício físico na fibrose cística, além de contar com anexos contendo exemplos de rotina de exercício para crianças e adultos. Esperamos que o conteúdo abordado neste e-book seja instrumento de transformação e de mais saúde para toda a comunidade FC.Livro Conversa para Mulher: volume II(UFRN, 2022-02-24) Araújo, Daísy Daísy Vieira de; Aquino, Débora Débora Alanna Araújo de; Matias, Thais Thaís Emanuelle da SilvaO “Conversa para Mulher” foi idealizado por mulheres para outras mulheres. Não tem o intuito de ser algo limitado em si, como se toda mulher fosse igual e necessitasse dos meus cuidados, como uma receita de bolo de chocolate. Não! “O Conversa para Mulher” tão somente aborda temas gerais, que acreditamos serem de interesse do público feminino, ainda centrado numa dimensão física da vida da mulher, mas que serve como estímulo para o seu empoderamento, para sua livre escolha e tomada de decisão. Partimos da premissa de que quanto mais soubermos sobre nosso corpo físico mais facilmente estaremos sintonizadas com nossas outras dimensões, mental, emocional e espiritual, o que facilitará o processo de autocuidado, amor próprio e autonomia. Então, mulher, esperamos que você leia esse material, grife, risque, faça anotações e nos mande sua opinião (sugestões, elogios, críticas) para que possamos melhorar e inovar nas próximas produçõesLivro POP de biossegurança para retorno das atividades presenciais durante a pandemia COVID-19: clínica escola de fisioterapia da FACISA/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, 2022-04-27) Silva, João Danyell Dantas da; Bezerra, Dayse Aleixo; Pacheco, Thaiana Barbosa Ferreira; Silva, Patrícia Grace de Souza; Cruz, Maria do Socorro Luna; Macedo, Liane de BritoO cenário de distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19 causada pelo novo coronavírus (sars-cov-2), vem repercutindo nos serviços de atendimento ao público em todo o mundo. Diante deste contexto, as clínicas de Fisioterapia estão passando por uma adaptação no formato de atendimento para aumentar a segurança dos profissionais e usuários dos serviços. Nessa nova realidade vivenciada atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2020) recomenda que o distanciamento social é a melhor forma para tentar frear a contaminação e a propagação do vírus entre as pessoas. Embora profissionais fisioterapeutas tenham se reinventado em modalidades de teleconsulta e telemonitoramento, torna-se imprescindível a adequação dos espaços físicos de ambulatórios e clínicas de Fisioterapia, conforme o item número 4 das recomendações para Serviços de Reabilitação da Organização Panamericana de Saúde (OPAS, 2020). Este documento visa apresentar as adequações recomendadas para a Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da UFRN (CEF-FACISA) para retomada dos seus serviços no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e administração, de modo a garantir a segurança de todos os seus usuários. O presente documento foi elaborado baseado nas recomendações técnicas das Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória (ASSOBRAFIR), da Federação Nacional das Entidades de Empresas Prestadoras de Serviços de Fisioterapia (FENAFISIO), do Conselho Regional de Fisioterapia (CREFITO), do Protocolo de Biossegurança da UFRN, e da cartilha de orientações idealizada pelo Departamento de Fisioterapia da UFRN, do campus Natal. A retomada das atividades impõe necessárias medidas, políticas e boas práticas internas que deverão ser adotadas neste período pela Instituição, dentre as quais o cálculo populacional para cada espaço da CEF a partir de sua planta baixa e da previsão de consumo de Equipamentos de Proteção Individual - EPI (s) - per capita. Para implantação das ações propostas neste documento, sugerimos 3 etapas de execução. A primeira etapa, de curta duração, será a ampla divulgação e capacitação à distância desse projeto, dos documentos de referência e do POP de Biossegurança da UFRN . Sugerimos também a realização do curso EAD do AVASUS sobre paramentação e uso de EPI no contexto da pandemia da COVID-19. A segunda etapa será o treinamento presencial para os colaboradores diretamente ligados ao retorno: docentes, técnicos-administrativos, colaboradores terceirizados, bolsistas/monitores, pós-graduandos e discentes. A terceira etapa, por sua vez, consistirá no contato telefônico, recrutamento de pacientes elegíveis e retorno às atividades práticas assistenciais, de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, a presente versão do POP de Biossegurança da Clínica Escola de Fisioterapia da FACISA trata especificamente de modificações necessárias para a implementação da terceira etapa do plano de retorno das atividades presenciais da Clínica e foi baseado na terceira versão do POP de Biossegurança da UFRN , publicado em 14 de março de 2022Livro Educação em Saúde com Campanhas Nacionais de Conscientização: porque toda informação importa! Julho a Dezembro(2022-05-25) Eufrásio, Laiane Santos; Lucena, Beatriz Cristina Medeiros de; Almeida, Dellis Kariny Freitas Holanda de; Lima, Evelin Suyany Guedes de; Souza, Karen Wemilly Dutra Dantas de; Silva, Maria Amélia Pires Soares da; Dantas, Maria Isabelle de Araújo; França, Marina Alves de; França, Monalisa Silva de França; Leite, Natiely Martins; Arruda, Rafaela Medeiros; Santos, Tatiane Brito dos; Santos, Vinícius Hugley Brito dos; https://orcid.org/0000-0003-0578-7140Esta 2ª edição foi preparada com bastante carinho e cuidado. O objetivo foi compartilhar ainda mais informações que são de extrema importância para toda população aprender e conhecer melhor sobre as Campanhas Nacionais de Conscientização em Saúde. Este é mais um fruto de um trabalho em equipe de um projeto de extensão da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN) "Educando em Saúde: conhecer para prevenir e promover saúde", do curso de Fisioterapia, que preparava materiais todos os meses para disseminar informações práticas e de forma lúdica para a população próxima à universidade, situada no interior do Estado, em Santa Cruz/RN. No entanto, depois de anos do projeto, vimos a necessidade de expandir essas informações para o maior número de pessoas possíveis, por meio de um material informativo digital, surgindo a 1ª edição anteriormente publicada, e agora a 2ª edição do E-book para vocês. Esperamos que gostem e compartilhem com amigos e familiares, porque toda informação importa! Com carinho, Equipe Educando em Saúde.Livro Conversa para mulher: volume III(UFRN, 2022-09-14) Araújo, Daísy Daísy Vieira de; Araújo, Ana Letícia Pessoa Lopes; Rocha, Ana Luísa Costa; Trajano, Andréia Lourena; Dantas, Dailla Glaciely; Lima, Déborah Karine Silva de; Silva, Evellyn Katiúska de Medeiros e; Aguiar, Hortência Vírginia Fonseca de; Silva, Júlia Teresa Dantas; Rocha, Kalyne Patrícia de Macêdo; Silva, Loorrana Beatriz da; Araújo, Luna Medeiros Brito de; Silva, Maiara Fabiany Dantas; Silva, Maria Eduarda Victor da; Medeiros, Mariana Antônia de Araújo Silva; Cruz, Maria Tereza de Oliveira; Fonseca, Mizaelly Layrane Alves; Medeiros, Narjara Suerda Silva de; Matias, Thais Emanuelle da Silva; Cruz, Lyllian Ramos da Silva; Goldbarg, DéboraO “Conversa para Mulher” foi idealizado por mulheres para outras mulheres. Não tem o intuito de ser algo limitado em si, como se toda mulher fosse igual e pensasse igual. “O Conversa para Mulher” tão somente aborda temas gerais, que acreditamos serem de interesse do público feminino, como estímulo para o autoconhecimento e autoobservação. Nos volumes I e II do Conversa para Mulher partimos da premissa de que quanto mais soubermos sobre nosso corpo físico mais facilmente estaremos sintonizadas com nossas outras dimensões, mental, emocional e espiritual, o que facilitará o processo de autocuidado, amor próprio e autonomia. Aqui, no volume III, trazemos reflexões sobre o Sagrado Feminino. Então, mulher, esperamos que você leia esse material, grife, risque, faça anotações e nos mande sua opinião (sugestões, elogios, críticas) para que possamos melhorar e inovar nas próximas produções.Livro Plano estratégico de combate às doenças crônicas não transmissíveis em escolares de Santa Cruz, RN(Insecta, 2022-10-07) Lima, Kelly Arleziane de; Nascimento, Soraya Helena Penha do; Araújo, Anny Cristine de; Araújo, Daline Fernandes Souza; Bezerra, Ricardo Andrade; Calazans, Dinara Leslye Macedo E Silva; Fayh, Ana Paula Trussardi; Araújo, Fábio Resende deA escola é um espaço privilegiado para difundir hábitos e mobilizar a comunidade para solucionar problemas práticos do cotidiano. O presente plano foi elaborado como parte de um programa de extensão na área de saúde e alimentação do escolar desenvolvido por professores e alunos do Curso de Nutrição da FACISA-UFRN entre os anos de 2014 e 2018 na rede municipal de ensino de Santa Cruz-RN. De modo mais específico, o presente livro é fruto do projeto de extensão “Formulação do Plano Estratégico de Combate à Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Escolares Santa Cruz-RN” que teve como objetivo elaborar coletivamente o Plano Estratégico de Combate à Doenças Crônicas Não-Transmissíveis em Escolares de Santa Cruz- -RN. A proposta metodológica foi estruturada com grupos focais em todas escolas urbanas da cidade em dois ciclos. O processo da construção do plano interligou um amplo diagnóstico da saúde dos escolares e sua condição de SAN e ações de educação em saúde que pretendem reduzir os problemas de saúde encontrados. A apresentação do plano e a consulta da primeira parcial deste aconteceu em novembro de 2018 no II Simpósio de Saúde do Escolar da FACISA onde recebeu sugestões e teve sua metodologia avaliada. Este documento finaliza um ciclo ao mesmo tempo que aponta o futuro das ações que a rede municipal de ensino visa implementarLivro Guia de cuidados para bebês prematuros: um guia para mamães e papais(2022-11-10) Monteiro, Karolinne Souza; Pereira, Silvana Alves; Lima-Alvarez, Carolina Daniel de; Bulhões, Élida Raquel Freitas Neri; Silva, João Danyell Dantas Da; Fonseca Filho, Gentil Gomes Da; Moura, Isabelly Cristina Rodrigues Regalado; Silva, Fernanda Gabrielle Mendonça; Nunes, Adriele De Morais; Nunes, Ana Beatriz Da Fonseca; Sousa, Bruna Ribeiro Carneiro De; Sousa Júnior, Francelio Silva De; Anunciação, Jaciara De Oliveira; Nascimento, Jessica Rayane Cavalcante Do; Feitosa, João Victor De Araújo; Rodolfo, Jully Israely De Azevedo; Sousa, Larissa Rodrigues De; Luz, Leylane Da Silva; Silva, Maria Amélia Pires Soares Da; Cruz, Maria Clara Lima Da; Rodrigues, Nathalia Allana De Amorim; Holanda, Norrara Scarlytt De Oliveira; Souza, Thalyson Luiz Gomes DeO Guia de cuidados para bebês prematuros foi desenvolvido a partir das dúvidas de mães de bebês prematuros, durante uma roda de conversa em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Todo o seu conteúdo é baseado nas evidências atuais disponíveis e escrito de forma simples e objetiva, para que mães, pais e cuidadores possam aprender sobre o cuidado do bebê prematuro e aplicá-lo no cotidiano.Livro Comendo com prazer e saúde: alimentação saudável - menores de 2 anos(2023-02-27) Bulhões, Anna Carolina de Castro; Silva, Laura Cristina de Medeiros; Pinheiro, Lorena de Araújo Madruga; Cacho, Polyana de Oliveira; Rodrigues, Karla Danielly da Silva Ribeiro; Garcia, Lígia Rejane Siqueira; Tinoco, Lorena dos Santos; Rosa, Monique Silveira; Silva, Saulo Victor eEsse E- book foi elaborado pela equipe de Nutrição da Unidade Básica de Saúde de Candelária, Natal/RN, em parceria com as acadêmicas do curso de Nutrição das Universidades: UNI RN, UFRN campus CENTRAL e FACISA. Tem por objetivo estimular a prática de alimentação saudável para as crianças de 0 a 02 anos, através de orientação para pais e cuidadores, sobre as diretrizes do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 02 anos, elaborado pelo Ministério da Saúde (BRASIL,2019). Além das orientações baseadas no Guia, o material apresenta receitas simples e de baixo custo, que podem ser incorporada a rotina infantil no período de alimentação complementar, favorecendo dessa forma a construção de hábitos saudáveis na primeira infância.Livro Resumão da Monitoria de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Bezerra, Héllyda de Souza; Araújo, Daisy Vieira de; Oliveira, Andreia Luiza; Ramos, Daianne Gomes dos; Fernandes Junior, Gilson Carlos; Silva, Iraci Yonnara Simões da; Medeiros, Julia Rebeca Torres de; Lima, Larissa Rafaelly Pereira; Leite, Maria Beatriz Lima Pereira; Albuquerque, Maria Eduarda O.; Borges, Raquel de Souza; Medeiros, Raquel Huama da SilvaEbook com resumos dos assuntos abordados na monitoria de Semiologia e Semiotécnica da enfermagem. Material desenvolvido no contexto do projeto de monitoria "Instrumentalizando o discente no processo de ensino e aprendizagem da Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem e Atenção Básica", em parceria com o componente curricular obrigatório Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem, ofertado no período 2023.1, pelo curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi.Livro Biodiversidade e sabores do semiárido(FACISA, 2024-07-30) Garcia, LÍgia Rejane Siqueira; Silva, Catarine Santos da; Clemente, Heleni Aires; Cunha, Manuela Alves da; Fernandes, Lara Christiane Batista; Felício, Aurivânia Kyrlle Peixôto; Silva, Ellen Cristina; Tenan, Jonatas Thiago dos Santos; Ferreira, Lucas Wrieel da Silva; Vale, Gabriel Damasco do; https://orcid.org/0000-0002-6039-481XEsta cartilha integra um conjunto de ações desenvolvidas por docentes e discentes do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), com o objetivo de estimular o consumo de alimentos da biodiversidade local e promover a Soberania e a Segurança Alimentar e Nutricional de agricultores familiares no Semiárido PotiguarLivro Envolvimento do paciente e do público em pesquisas(2024-08-08) Longo, Egmar; Chagas, Paula Silva de Carvalho; Magalhães, Adriana Gomes; Faria, Christina Danielli Coelho de Morais; Monteiro, Karolinne Souza; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Jesus, Caline Cristine de Araújo Ferreira; Peniche, Paula da Cruz; Santana, Camila Araújo Santos; Saraiva, Beatriz Bicalho; Freitas, Bianca; Leite, DanyelleEste e-book é resultado de uma parceria entre fisioterapeutas, professoras e pesquisadoras de universidades públicas brasileiras, estabelecida a partir do desejo de promover mudanças na pesquisa em saúde no Brasil, através do envolvimento do paciente e do público. O objetivo é disponibilizar informação, em linguagem acessível, sobre o que é o envolvimento do paciente e do público (EPP) na pesquisa, como envolvê-los em diferentes etapas da pesquisa, aspectos práticos e treinamento em EPP, avaliação das estratégias de EPP, desafios e oportunidades do EPP e considerações éticas. O conteúdo apresentado contribuirá para a formação dos atuais pesquisadores e de uma nova geração de pesquisadores brasileiros, comprometidos com a inclusão da perspectiva do paciente e do público nas diferentes etapas da pesquisa, ou seja, desde a elaboração da pergunta de pesquisa até a divulgação dos seus resultados, possibilitando a geração de conhecimento relevante e que promove impacto nas suas vidas. A formação de pacientes e públicos interessados em ser parceiros no desenvolvimento das pesquisas também poderá ser realizada com o conteúdo deste e-book. Os capítulos foram escritos com a participação de professoras com experiência em EPP, obtida com a parceria estabelecida com pesquisadores do Canadá, Holanda, Inglaterra, e Irlanda, com a colaboração de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, envolvidos com projetos de pesquisa inovadores, desenvolvidos em diferentes regiões do Brasil utilizando o EPP. Esta é a primeira de muitas iniciativas de formação em EPP a ser realizada por este grupo. Um segundo e-book encontra-se em desenvolvimento e contará com experiências exitosas de EPP no Brasil, Canadá, Chile, Holanda, Irlanda, Reino Unido e Uganda, escrito em colaboração com nossos parceiros internacionais. Também estamos formando os primeiros grupos de EPP no Brasil e organizando “Escolas de EPP” para treinar a comunidade acadêmica e membros do público (pacientes, familiares e comunidade em geral) interessados em pesquisas envolvendo o paciente e/ou o público. Siga o Instagram do grupo de envolvimento do paciente e do público (@epp.brasil) para maiores informações e ações futuras de formação em EPP