CCS - TCC - Fonoaudiologia
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TCC Confiabilidade de testes de resolução temporal em adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Souza, Ellen Karoline de; Balen, Sheila Andreoli; Balen, Sheila Andreoli; Araújo, Eliene Silva; Mantello, Erika BarioniTema: O uso de testes comportamentais é uma prática clínica frequente na audiologia devido à sua grande contribuição ao diagnóstico e aos processos de intervenção fonoaudiológica. Objetivo: Verificar a confiabilidade dos protocolos de avaliação da resolução temporal em adultos. Método: Participaram da amostra 34 sujeitos, 22 do sexo feminino e 12 do masculino, com média de idade de 26,21 anos (20 a 52 anos; dp= 8,92) seguindo os critérios: ausência de histórico otológico e/ou audiológico e queixas escolares; normalidade no padrão audiológico e no teste dicótico de dígitos. Foram utilizados na pesquisa os testes Random Gap Detection Test e Gap in Noise, a 50dB. Ambos foram aplicados em dois momentos, sendo a segunda aplicação com intervalo de uma semana da primeira. O teste Wilcoxon foi utilizado para análise do desempenho da amostra no teste GIN em função da orelha e Teste de Friedman para análise do RGDT em função da frequência testada nos dois momentos. Foi adotado o nível de significância de 5%.O coeficiente de correlação intraclasse foi utilizado na análise da concordância entre as aplicações teste(T1) e reteste (T2) pelo mesmo avaliador (reprodutibilidade). Resultados: Não houve diferença entre as frequências testadas no RGDT (média) no T1 e T2. Houve diferença no desempenho do GIN entre orelha direita e esquerda no T2. A reprodutibilidade de teste-reteste no RGDT (média) e GIN foi substancial conforme o coeficiente de correlação intraclasse. Conclusão: Há confiabilidade no teste RGDT quando comparada a média das frequências e no teste GIN bilateralmente.TCC Análise da prosódia de leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08) Varela, Fernanda Vanessa da Costa; Lourdes Bernadete Rocha de Souza; Azoni , Cíntia Alves Salgado; Gonçalves , Maria de Jesus; Giacchini , VanessaObjetivo: Descrever a prosódia em leitura de um grupo de crianças com dificuldades de aprendizagem, residentes da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, por meio de análise acústica. Métodos: A amostra da pesquisa foi composta por 09 crianças, com faixa etária entre 8 e 14 anos de idade, participantes de um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi construída através da gravação da leitura de um texto em voz alta, para posterior análise acústica dos aspectos vocais, com software PRAAT. A partir disso, foram analisados aspectos relacionados com a prosódia, como o tempo total de elocução, duração e quantidade de pausas, número de sílabas emitidas, taxa de elocução, tempo de articulação, taxa de articulação, número total de pausas no texto e duração de pausas dentro das frases e inter frases. Resultados: As crianças com dificuldades escolares apresentaram alterações em todos os aspectos prosódicos analisados. A idade e o ano escolar não foram variáveis influentes nos resultados obtidos. Conclusão: A análise espectrográfica demonstrou ser uma ferramenta útil na análise dos dados desse estudo para investigar como as crianças com dificuldades de aprendizagem realizam a prosódia da leitura. Diante disso, foi possível concluir que os aspectos prosódicos de crianças que manifestam dificuldade de leitura, podem sofrer interferências.TCC Relação entre nomeação automática rápida e compreensão leitora em escolares do 6º ao 9º ano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-24) Alves, Mellissa Mayene; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Giacchini, Vanessa; Gonçalves, Maria de JesusObjetivos: caracterizar o desempenho de escolares entre o 6º e 9º ano em tarefas de nomeação automática rápida e avaliar sua relação com a compreensão leitora. Métodos: estudo descritivo, transversal e quantitativo. Foram avaliados 74 escolares de escola pública do nordeste brasileiro, entre o 6º e 9º ano do ensino fundamental, sem queixas de dificuldades de aprendizagem. A amostra foi dividida em grupos, seguindo a escolaridade: G1 – 6º ano; G2 – 7º ano; G3 – 8º ano; G4 – 9º ano. Para a avaliação das habilidades mencionadas, utilizou-se os testes de Nomeação Automática Rápida e Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos, aplicados de forma individual e coletiva, respectivamente. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizando o teste não-paramétrico Mann-Whitney. Resultados: os maiores tempos de nomeação foram para as categorias de objetos e cores, não havendo melhora do desempenho de acordo com o avanço da idade. Em relação à compreensão leitora, houve altas taxas de não compreensão: 35,3% do G1, 50% do G2, 81,8% do G3 e 50% do G4. Não foi encontrada relação entre compreensão leitora e os subtestes de dígitos, letras, objetos e cores. Conclusão: estudantes de escola pública entre o 6º e 9º ano do ensino fundamental possuem tempos aumentados de nomeação automática rápida e dificuldades em compreensão leitora, não sendo encontrada relação significativamente estatística entre estas duas variáveis. Este trabalho contribuiu fornecendo dados relevantes para futuras pesquisas no Nordeste quanto à identificação do perfil em tarefas para escolares em idades avançadas.TCC Efeitos da terapia fonoaudiológica na voz de mulheres transexuais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-23) Alves, Jadson Stheferson Dutra; Godoy, Juliana Fernandes; Godoy, Juliana Fernandes; Reis, Ana Maria da Costa dos Santos; Correia, Rafaela Bezerra FaçanhaObjetivo: verificar os efeitos da terapia vocal nos parâmetros acústicos da voz de transexuais HpM. Método: O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa e todas participantes assinaram o TCLE. A casuística foi composta por quatro transexuais HpM que realizaram terapia vocal. Foi realizada avaliação antes e após o tratamento, por meio da análise acústica do sinal vocal. Para esta avaliação todos os indivíduos tiveram suas vozes gravadas em mídia digital por meio do software de gravação e análise acústica PRAAT 6.0.37. Os parâmetros avaliados foram frequência fundamental, seu desvio padrão, frequência mínima e frequência máxima. Após a coleta de dados foi feita análise estatística comparando os momentos pré e pós-intervenção. Resultados: Foi observado que após a terapia houve elevação em todos os parâmetros analisados. Conclusão: A terapia fonoaudiológica promoveu aumento na frequência fundamental, na frequência mínima e frequência máxima da voz de transexuais HpM, de maneira que houve também aumento em um dos parâmetros de estabilidade, indicando que a terapia vocal promoveu uma voz com frequência mais feminina, entretanto ainda há dificuldade na manutenção da estabilidade desta frequência.TCC Desempenho de pré-escolares potiguares em tarefas de vocabulário expressivo e narrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-23) Souza, Marcelle Stella de Lima; Cáceres-Assenço, Ana Manhani; Cáceres Assenço, Ana Manhani; Giacchini, Vanessa; Rabelo, Gabriela Regina GonzagaObjetivo: Caracterizar a escolaridade materna e o desempenho de pré-escolares potiguares em provas de vocabulário expressivo e de narrativa oral e verificar possíveis relações entre eles. Métodos: Participaram dessa pesquisa 25 crianças pertencentes à faixa etária de 4 a 6 anos, de ambos os gêneros, sem queixas sobre o desenvolvimento de linguagem. As mães responderam um questionário de classificação socioeconômica, enquanto que para avaliação do vocabulário foi utilizada a prova de Vocabulário Expressivo do ABFW e para eliciar a narrativa oral da criança foi utilizado o livro “Frog, where are you?”. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: A maioria das mães concluiu ensino superior ou realizou mestrado e 92% das crianças apresentou designação verbal usual (DVU) total adequado para a faixa etária. Os campos semânticos com maior DVU foram “alimentos”, “formas e cores“, “brinquedos e instrumentos musicais“ e os com menor foram “locais”, “profissões“ e “vestuário“. O tipo de narrativa predominante foi causal. Não houve correlação entre DVU e o uso de palavras nas narrativas, mas houve correlação positiva entre o total e o número de palavras diferentes. Conclusão: As mães apresentaram alto grau de escolaridade e as crianças em sua maioria obtiveram desempenho adequado na prova de vocabulário expressivo e na narrativa oral predominantemente causal. Não houve correlação entre o vocabulário e o uso de palavras na narrativa, mas as crianças que usam mais palavras em suas narrativas também apresentam maior variedade lexical.TCC A influência das alterações de comunicação e alimentação na qualidade de vida do paciente com esclerose lateral amiotrófica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-23) Santos, Giovane Bezerra Barros; Gonçalves, Maria de Jesus; Gonçalves, Maria de Jesus; Godoy, Juliana Fernandes; Reis, Ana Maria da Costa dos SantosIntrodução: A Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA é uma doença neurodegenerativa muscular, incurável e atinge os neurônios motores responsáveis pelos movimentos voluntários. A qualidade de vida na ELA é mensurada utilizando o instrumento ALSAQ-40, que avalia os domínios de mobilidade, atividades de vida diária, alimentação e deglutição, comunicação e emocional. Objetivo: Verificar a influência das alterações de comunicação e alimentação na qualidade de vida do paciente com ELA, analisando os estudos que utilizaram o questionário ALSAQ-40. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada em bases de dados, utilizando descritores controlados. Foram extraídas informações destes artigos, quanto ao ano de publicação, revista em que foram publicados, tipo de estudo, objetivo, número de participantes, sexo, idade, tempo de diagnóstico, conclusões, resultados do ALSAQ-40 e análise da consistência interna dos domínios do ALSAQ-40. Resultados: Dos 330 artigos identificados, oito foram selecionados. A quantidade de participantes por estudo variou de 20 a 1405 sujeitos, sendo a maioria do sexo masculino, com idade entre 27 e 93 anos. O instrumento ALSAQ-40 demonstrou ser confiável para pesquisa e prática clínica. O domínio da comunicação prejudicou mais a qualidade de vida do que o domínio da alimentação e deglutição que é o que menos impactou a qualidade de vida dos pacientes com ELA. Conclusão: Sujeitos com ELA demonstram que o domínio da comunicação impacta mais a qualidade de vida do que alimentação e deglutição, o que demonstra o quanto a comunicação é primordial para qualidade de vida de pessoas com ELA.TCC Impacto do enquadre terapêutico em grupo nas necessidades de famílias de crianças com deficiência auditiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-23) Costa, Karen Julião; Brazorotto, Joseli Soares; Brazorotto, Joseli Soares; Speri, Maria Raquel Basílio; Cáceres Assenço, Ana ManhaniIntrodução: Evidências na área da (re)habilitação auditiva infantil têm indicado a potencial ação transformadora da família como um fator robusto no prognóstico do tratamento. Fundamenta-se ainda que as intervenções devem basear-se na avaliação das necessidades das famílias. Objetivo: avaliar o impacto do enquadre terapêutico de grupo na diminuição das necessidades de familiares de crianças com deficiência auditiva. Método: estudo de intervenção realizado em um serviço de saúde auditiva do SUS, durante o período de seis meses, em que um grupo de 10 famílias de crianças com deficiência auditiva na faixa etária de 1 ano e 4 meses a 5 anos e 3 meses, usuárias de AASI ou IC, responderam ao Inventário das Necessidades Familiares nos momentos pré e pós intervenção, tendo o delineamento da intervenção sido realizado a partir das necessidades evidenciadas pelo instrumento aplicado. As sessões contaram com situações de dinâmicas de grupo, simulações, treino de habilidades e rodas de conversa. Realizada a análise estatística descritiva e indutiva, além da avaliação qualitativa, que contou com um grupo focal. Resultados: destacaram-se como tópicos de maior necessidade das famílias a comunicação com a criança com deficiência auditiva, assuntos sobre a perda auditiva e dispositivos auxiliares à audição, em especial, quanto ao implante coclear. A idade dos responsáveis e a escolaridade, bem como a idade cronológica e auditiva das crianças foram considerados na análise de diminuição das necessidades de informações pelas famílias. Conclusão: houve impacto positivo do enquadre terapêutico em grupo nas necessidades dos familiares de crianças com deficiência auditiva.TCC Respostas auditivas de estado estável nas frequências de 2000Hz e 4000Hz em indivíduos adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-23) Costa, Isaura Ruth Vieira da; Araújo, Fabiana Cristina Mendonça de; Araújo, Fabiana Cristina Mendonça de; Speri, Maria Raquel Basilio; Balen, Sheila AndreoliA associação entre os procedimentos da bateria audiológica básica e da Resposta Auditiva de Estado Estável tem demonstrado boa correlação na determinação dos limiares audiológicos. Objetivos: descrever as respostas auditivas de estado estável em adultos nas frequências de 2000Hz e 4000Hz, comparar limiares da audiometria tonal limiar (ATL) e da resposta auditiva de estado estável (RAEE) em indivíduos com audição normal nas frequências de 2000 e 4000Hz; determinar fator de correção a ser utilizado na RAEE para predição de limiares na ATL e RAEE, e correlacionar os limiares auditivos comportamentais e eletrofisiológicos nas frequências de 2000 e 4000Hz obtidos por meio do equipamento da RAEE (Intelligent Hearing Systems) e audiometria. Metodologia: Foram avaliados oito indivíduos de ambos os gêneros. Estes foram submetidos a: ATL, medidas de imitância acústica (timpanometria e pesquisa dos reflexos acústicos), emissões otoacústicas evocadas (transiente e produto de distorção), potencial evocado auditivo de tronco encefálico e RAEE. Resultados: o maior limiar eletrofisiológico foi encontrado na frequência de 4000Hz. A maior diferença entre limiares foi observada na comparação da RAEE eletrofisiológica com a RAEE comportamental. Observou-se correlação entre limiares da ATL e da RAEE especialmente na frequência de 2000Hz. Não houve correlação entre os limiares eletrofisiológicos e comportamentais da RAEE entre si. Houve correlação entre limiares da ATL e da RAEE comportamental. Conclusão: a RAEE (nas duas condições) pode ser considerada um instrumento válido para avaliação de indivíduos com audição normal, necessitando de maior refinamento na técnica, estabelecendo dados normativos para a aplicação da RAEE na rotina clínica.TCC Caracterização das habilidades auditivas de crianças nascidas prematuras: um estudo longitudinal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-23) Oliveira, Maria Carolina Barbosa; Araújo, Fabiana Cristina Mendonça de; Araújo, Fabiana Cristina Mendonça de; Speri, Maria Raquel Basílio; Balen, Sheila AndreoliIntrodução: A prematuridade é um fator que aumenta o risco de sobrevida e alterações auditivas, de linguagem e cognitivas, de forma que os nascidos prematuros necessitam de monitoramento auditivo. Com isso, faz-se necessário avaliar a audição por meio das habilidades auditivas durante o processo de monitoramento dos prematuros e identificar risco de alterações no processamento auditivo, considerando o grau da prematuridade. Objetivos: Caracterizar as habilidades auditivas de crianças nascidas prematuras. Método: Trata-se de um estudo observacional, de corte longitudinal e perfil descritivo, com a amostra de cinco crianças nascidas prematuras com idades entre 6 e 23 meses na primeira avaliação e 12 e 36 meses na segunda avaliação. Foi realizada anamnese com a mãe e nas crianças, triagem, audiometria de observação comportamental (BOA), pesquisa do reflexo cócleo-palpebral (RCP) e pesquisa do nível mínimo de resposta por frequência a partir da audiometria de reforço visual (VRA) e do audiômetro pediátrico (PA5). Resultados: Observou-se que duas crianças estavam adequadas na primeira avaliação e três com atraso do desenvolvimento. Na segunda avaliação, duas continuaram adequadas, um continuou atrasada e duas entraram para dentro do padrão de normalidade. Conclusão: É necessário o monitoramento audiológico de crianças que nasceram prematuras, uma vez que o nível de evolução é individual e por vezes não segue o padrão da normalidade.TCC Tradução para o Português Brasileiro do Parent Report of Children’s Abilities Revised (PARCA-R): resultados preliminares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-23) Brazil, Vitória; Cáceres-Assenço, Ana; Cáceres-Assenço, Ana; Arrais, Nivia; Giacchini, VanessaIntrodução: O nascimento de prematuros e sua sobrevida tem aumentado com o passar dos anos devido às melhorias no acesso à saúde e avanço tecnológico. A literatura relaciona a prematuridade com possíveis prejuízos cognitivos, transtornos de desenvolvimento motor e de linguagem. Neste cenário, surge a necessidade de um instrumento efetivo de baixa tecnologia que possa identificar alterações no desenvolvimento desta população e viabilizar a reabilitação precoce. O relato dos pais tem se mostrado como uma ferramenta consistente no processo de avaliação, e seus resultados são complementares e compatíveis a outros instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil. Entretanto, não há no Brasil instrumento validado para esta finalidade. Objetivo: Traduzir para o Português Brasileiro o Parent Report of Children's Abilities Revised (PARCA-R). Métodos: Trata-se da tradução e adaptação transcultural por dois avaliadores independentes e um terceiro responsável pela retrotradução; critérios internacionais foram seguidos para certificar que as etapas foram seguidas corretamente e a adaptação ocorreu de forma que a presente versão tenha o mesmo rigor da original. Resultados: O questionário foi traduzido com as modificações, exigidas devido às diferenças culturais e linguísticas que afetariam a precisão e confiabilidade do instrumento. Conclusão: A tradução do PARCA-R tem potencial para mudanças positivas no que diz respeito aos processos de avaliação e monitoramento da população prematura. Espera-se que seja validado e amplamente utilizado nos serviços públicos.TCC Aplicação do modelo de pares mínimos – oposições máximas modificado – na terapia do transtorno fonológico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-23) Bandeira, Micaela Joyciane Costa; Giacchini, Vanessa; Giacchini, Vanessa; Cáceres Assenço, Ana Manhani; Rabelo, Gabriela Regina GonzagaIntrodução: O transtorno fonológico é definido como uma alteração na fala na ausência de fatores orgânicos, podendo ser caracterizado por omissões, substituições e ou distorções dos sons da fala. A terapia fonológica visa a mudança dos padrões fonológicos alterados, dentre os modelos de terapia baseados na fonologia para o tratamento do transtorno fonológico está o modelo de Pares Mínimos – oposições máximas modificado. Objetivo: Analisar a eficácia do Modelo de Pares Mínimos – Oposições Máximas Modificado empregado na terapia de uma criança com transtorno fonológico na cidade de Natal-RN. Método: Participou desta pesquisa uma criança do sexo masculino com cinco anos e nove meses de idade, com diagnóstico de transtorno fonológico, com grau levemente-moderado de acordo cálculo obtido por meio do percentual de consoantes corretas revisado. Foram realizadas 12 sessões de terapia seguindo o modelo de Pares mínimos - Oposições Máximas Modificado, com os fonemas /g/ e /ɾ/. Ao final da décima segunda sessão, foi realizada reavaliação utilizando o protocolo Avaliação Fonológica da Criança. Resultados: Melhora no percentual de consoantes corretas revisado, além da ocorrência de generalizações para fonemas não trabalhados em terapia. Conclusão: O modelo de Oposições Máximas Modificado mostrou-se eficaz na terapia do transtorno fonológico, evidenciando resultados satisfatórios já nas primeiras sessões e ampliando o inventário fonológico da criança.TCC Reflexo acústico nos primeiros meses de vida(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-23) Rêgo, Camila Nascimento do; Araújo, Eliene Silva; Araújo, Eliene Silva; Araújo, Fabiana Cristina Mendonça de; Balen, Sheila AndreoliA pesquisa dos limiares de reflexo acústico estapediano é um teste que permite analisar a integridade das diversas estruturas que participam da via do reflexo e pode ser aplicado nas diferentes faixas etárias. Contudo, tal procedimento não tem sido incluído como rotina na prática clínica da avaliação audiológica nos seis primeiros meses de vida devido à escassez de normatização do reflexo acústico para esta faixa etária. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a ocorrência e os limiares do reflexo acústico ipsi e contralateral nos primeiros meses de vida e determinar a influência da prematuridade nesta medida. Participaram do estudo 31 neonatos (60 orelhas), com integridade da via auditiva periférica e subdivididos em dois grupos, lactentes nascidos a termo e prematuros. Foram submetidos a pesquisa do reflexo acústico com sonda de 1 kHz, a fim de se obter os limiares de reflexo acústico de ambos os grupos. Os resultados encontrados mostraram uma maior ocorrência de reflexo ipsilateral presente do que para o reflexo contralateral, para os cinco estímulos eliciadores pesquisados (0,5, 1, 2, 4 kHz e ruído de banda larga). Adicionalmente, foi observado que lactentes nascidos a termo apresentaram limiares menores quando comparados aos nascidos prematuros tanto para o reflexo ipsilateral quanto contralateral. Desta forma, conclui-se que a obtenção de reflexo acústico ipsilateral e contralateral em neonatos e lactentes é possível mesmo em prematuros, assim, enfatiza-se a importância de incluí-lo nos protocolos de avaliação infantil. Lactentes nascido a termo tiveram um maior percentual de ocorrência do reflexo ipsilateral e constatou-se que quanto maior a idade gestacional menores os limiares de reflexo acústico para os lactentes prematuros.TCC Análise da concordância entre dois instrumentos de avaliação fonológica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-23) Marques Assis, Isabella; Giacchini, Vanessa; Giacchini, Vanessa; Cáceres Assenço, Ana Manhani; Gonzaga Rabelo, Gabriela ReginaIntrodução: O transtorno fonológico é uma desordem do domínio fonológico da linguagem. Anteriormente à intervenção, é essencial realizar avaliação fonológica para auxiliar no processo clínico. No Brasil, destacam-se: Avaliação Fonológica da Criança e Teste de Linguagem Infantil, instrumentos estes muito diferentes entre si. Objetivo: Avaliar a concordância entre os resultados obtidos a partir de duas avaliações fonológicas quanto aos aspectos: gravidade do transtorno fonológico, ocorrência de produção de erros e de sons ausentes no sistema fonológico dos sujeitos da amostra. Método: Foram analisados os dados de fala de 10 crianças, do sexo masculino, entre 4:5 a 7:2 anos de idade, com transtorno fonológico. Os dados foram coletados empregando a Avaliação Fonológica da Criança e o Teste de Linguagem Infantil - Parte fonologia. Resultados: Os aspectos testados em ambos os protocolos demostraram haver concordância entre si. Quanto à classificação da gravidade, houve concordância entre os testes em quatro casos, ainda, o Teste de Linguagem Infantil - Parte fonologia caracterizou a maioria dos sujeitos com desvio leve-moderado e a Avaliação Fonológica da Criança apresentou mais diversidade nesse aspecto. Bem como concordaram quanto ao número de sons ausentes no sistema fonológico de quatro sujeitos. A análise qualitativa dos sons ausentes revelou achados similares encontrados na literatura. Sobre a produção de erros, os testes revelaram diferença numérica em pelo menos dois casos, que ainda tiveram classificação da gravidade do transtorno não concordantes. Conclusão: Existe uma correlação entre os protocolos nos aspectos testados. Entretanto, existe a possibilidade de ocorrência de resultados distintos conforme a avaliação fonológica utilizada. Sugere-se novos estudos com amostras maiores para melhor compreender a relação existente entre ambos os instrumentos.TCC Conhecimento materno sobre desenvolvimento de linguagem e desempenho comunicativo de crianças nascidas prematuras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-23) Santos, Mariana Barros Parreão dos; Cáceres Assenço, Ana Manhani; Cáceres Assenço, Ana Manhani; Arrais, Dranda. Nívia Maria Rodrigues; Giacchini, VanessaObjetivo: Caracterizar o desempenho de crianças nascidas prematuras e verificar se existe relação entre este e o conhecimento das mães sobre desenvolvimento de linguagem. Métodos: Participaram do estudo 13 díades mãe-criança a partir do segundo ano de vida e que estavam em acompanhamento ambulatorial multiprofissional. Além da consulta aos prontuários, foram aplicados o protocolo de rastreio para risco no desenvolvimento da linguagem e Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II para avaliar as crianças nascidas prematuras. Para avaliar o conhecimento das mães sobre desenvolvimento infantil foi aplicado um questionário específico. Resultados: A maioria das crianças nascidas prematuras apresentaram desempenho questionável no teste de triagem Denver II, com maiores prejuízos nas habilidades de linguagem. Enquanto que no protocolo de rastreio a maioria das crianças foi classificada como sem risco para desenvolver alterações de linguagem. A maioria das mães respondeu corretamente pelo menos 50% das afirmativas do questionário e, em 25% das questões foi obtido 100% de acertos, entretanto questões importantes como uso de tecnologias, marcos do desenvolvimento e alfabetização foram as que geraram maiores dúvidas, nestas menos de 65% das mães responderam corretamente. Isto demonstra que estas mães são bem instruídas, porém ainda apresentam dúvidas em relação a questões importantes do desenvolvimento. Não houve correlação entre os dois testes, assim como entre eles e o conhecimento das mães sobre o desenvolvimento infantil. Conclusão: Quando avaliadas com o protocolo de rastreio, a maioria das crianças não foi considerada de risco para alterações no desenvolvimento da linguagem. Para a Denver II, a maioria das crianças teve desempenho geral sugestivo de risco para alterações do desenvolvimento. Não foi encontrada correlação entre os dois testes. O conhecimento das mães sobre o desenvolvimento infantil não foi uma medida que interferiu diretamente no desempenho das crianças nascidas prematuras em testes de triagem do desenvolvimento.TCC Análise das estratégias empregadas em um programa de intervenção fonológica para crianças com deficiência auditiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-30) Marinho, Ana Luiza Cabral; Brazorotto, Joseli Soares; Brazorotto, Joseli Soares; Balen, Sheila Andreoli; Rabelo, Gabriela Regina GonzagaAssim como para as crianças ouvintes, as habilidades fonológicas são essenciais para a aquisição e o desenvolvimento da leitura e escrita em crianças com deficiência auditiva. Neste sentido, programas específicos de intervenção para esta população têm sido estudados mundialmente, dados os seus comprovados benefícios. A análise das adaptações realizadas nos treinamentos também tem sido descrita em algumas das pesquisas. No entanto, no Brasil não há referência a estudos que tenham buscado avaliar programas de intervenção fonológica para crianças com deficiência auditiva inseridas em serviços de (re)habilitação auditiva. O objetivo desta pesquisa foi analisar as estratégias empregadas em um programa de intervenção fonológica para crianças com deficiência auditiva. Por meio de um estudo do tipo descritivo, longitudinal com abordagem qualitativa, realizado com 11 crianças com deficiência auditiva e as três pedagogas que acompanharam a intervenção fonológica feita em grupo, foram analisados os 80 planos diários das sessões e as 80 fichas de observação das pedagogas, além da descrição dos resultados do grupo focal realizado com as pedagogas ao término da intervenção. Observou-se a necessidade de adaptações quanto às instruções, às estratégias e aos materiais utilizados, nesta ordem de frequência, assim como a utilização de estratégias de comunicação e técnicas específicas para otimizar a compreensão e execução das atividades pelas crianças. Concluiu-se que o programa de intervenção fonológica para crianças com deficiência auditiva necessitou de adaptações e que os serviços de (re)habilitação auditiva devem preocupar-se em treinar os profissionais que desenvolvem este trabalho com estas crianças.TCC Comparação do nível de confiança para realização de atividades diárias pré e pós reabilitação vestibular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12) Araújo, Maria Izabel Bakker de; Mantello, Erika Barioni; Mantello, Erika Barioni; Araujo, Eliene Silva; Diniz Júnior, JoséIntrodução: A tontura e o desequilíbrio são prevalentes na população atual. Visando reduzir os sintomas vestibulares, a reabilitação vestibular (RV) surge como opção terapêutica. Questionários são utilizados para avaliar a interferência dos sintomas vestibulares, e dentre eles, destaca-se o The Activities-specific Balance Confidence Scale (ABC Scale) que avalia o nível de confiança dos indivíduos em realizar atividades diárias que envolvem o equilíbrio, atuando como preditor de risco de quedas. Objetivo: Comparar o nível de confiança do paciente vestibulopata em realizar atividades que envolvam o equilíbrio pré e pós RV. Método: Trabalho aprovado pelo comitê de ética em pesquisa (parecer 1.808.228). Trata-se de um ensaio clínico, classificado como estudo de intervenção analítico, longitudinal, individuado. Participaram 14 indivíduos, de ambos os sexos, portadores de vestibulopatia periférica. Foi aplicado o ABC Scale nas condições pré e pós RV. Os dados foram analisados de forma descritiva pelos testes Exato de Fisher, t-Sudent e o modelo linear de efeitos mistos. Resultados: A amostra se caracterizou por 78.57% do sexo feminino e 21.43% do sexo masculino, com média de idade de 59.21 anos. Não foram verificadas correlações entre as variáveis sexo, idade e número de sessões terapêuticas. Foi observada evidência de diferença estatística quando comparados os resultados do ABC Scale nas condições pré e pós RV (p<0.0001). Pôde-se observar também um elevado nível de confiança dos pacientes pós RV. Conclusão: Conclui-se que houve evidência de diferença estatística referente ao tempo no ABC Scale, nas condições pré e pós reabilitação vestibular e em cada item individual da escala. Observou-se predomínio do elevado nível de confiança dos pacientes, na situação pós RV, revelando a efetividade deste tratamento para os casos de vestibulopatias estudados.TCC Escolares de risco para o transtorno de aprendizagem submetidos a um programa de remediação fonológica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-01) Queiroz, Bárbara Gabriela Alves de; Azoni, Cintia Alves Salgado; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Gonçalves, Maria de Jesus; Giacchini, VanessaOBJETIVO: Analisar a eficácia de um programa de remediação fonológica quanto ao desempenho no processamento fonológico em escolares de risco para transtornos de aprendizagem. MÉTODO: Estudo quantitativo, longitudinal, de intervenção, aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da instituição proponente. Participaram 17 crianças e adolescentes com média de idade 10:3 anos (DP=1,90), com queixa de dificuldade de aprendizagem. Foram avaliadas as habilidades de consciência fonológica, acesso ao léxico mental e memória de trabalho fonológica. As crianças passaram por um programa de remediação em habilidades fonológicas e leitura dividido em duas etapas, sendo a primeira constituída por 10 sessões, contemplando apenas tarefas fonológicas e as demais 10 sessões, incluindo treino de leitura para aquisição da rota fonológica. As sessões ocorreram duas vezes por semana, durante 60 minutos cada, de forma coletiva, entre 3 e 4 escolares por grupo. RESULTADOS: Verificou-se maior incidência do sexo masculino nos sinais de risco para os transtornos de aprendizagem; quanto aos aspectos do processamento fonológico evidenciou-se melhora em tarefas de consciência fonêmica e total do instrumento Confias. Houve diferença estatisticamente significativa no tempo de nomeação de dígitos pós intervenção e na repetição de cinco sílabas. CONCLUSÃO: O programa de remediação fonológica demonstrou eficácia em crianças com risco para transtorno de aprendizagem, decorrente do avanço no desempenho das habilidades do processamento fonológico. No entanto, há limitação no estudo pela restrição de escolares submetidos à intervenção, bem como pela análise dos instrumentos direcionados para o processamento fonológico, necessitando de ampliação para relacionar com a aquisição de leitura.TCC O trabalho fonoaudiológico de linguagem com idosos em instituições de longa permanência no Brasil: uma revisão integrativa de literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-13) Domingues, Rafael Ferreira; Gonçalves, Maria de Jesus; Gonçalves, Maria de JesusIntrodução: O aumento da longevidade humana em todo o mundo é uma realidade atual. Esse contexto exige mudanças nas mais diversas políticas sociais para assegurar os direitos civis da população idosa. Entretanto, os direitos dos idosos não são efetivados em nosso país, devido à nossa heterogeneidade sociodemográfica e pela falta de apoio governamental à maioria das instituições que deveriam ser destinadas a garantir uma vivência digna nos últimos anos de vida aos mais velhos. Essa realidade provoca indignação, passividade e isolamento comunicativo aos residentes desses locais. Portanto, há carência de ações que possam resgatar a cidadania dessas pessoas, como sua comunicação, que é trabalho específico do fonoaudiólogo. Objetivo: Este trabalho visa analisar a comunicação dos idosos e o trabalho fonoaudiológico realizado em instituições de longa permanência, considerando-se que é por meio da comunicação que exercemos nossa cidadania. Método: Este trabalho constitui-se de uma pesquisa de revisão integrativa de literatura em bases de dados eletrônicas de referência nacional e internacional em saúde, utilizando-se os seguintes descritores, em português e em inglês, fazendo-se uso do operador boleano “AND” a cada palavra ou termo: Fonoaudiologia And Envelhecimento; Fonoaudiologia And Linguagem And Envelhecimento; Speech Pathology And Elderly; Speech Pathology And Language And Elderly. Foram selecionados artigos que descrevessem o trabalho fonoaudiológico de linguagem em instituições de longa permanência, extraindo-se informações quanto ao número da amostra, faixa etária, gênero e região de referência. Resultados: A quase totalidade de estudos centralizou-se na região sul do país, com amostra de indivíduos entre 60 e 93 anos. 4 dos 7 artigos analisados trabalharam com uma amostra relativamente pequena de indivíduos (até 20 sujeitos), utilizando-se de um estudo de caso-controle para a discussão de seus dados. Os outros 3 artigos elaboraram um estudo transversal ou seccional, de até 233 sujeitos. Todos os idosos institucionalizados encontravam-se em isolamento dialógico e se beneficiaram com o trabalho fonoaudiológico realizado. Conclusão: Existe grande relevância para a realização de mais pesquisas e ações fonoaudiológicas em todo o território nacional, para que a realidade da vivência dos idosos residentes possa verdadeiramente ser alcançada e para que ações efetivas possam ser realizadas.TCC Correlação entre métodos de avaliação do zumbido na população idosa: acufenometria e aplicação do questionário Tinnitus Handicap Inventory (THI)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Souza Júnior, Inaldo Nunes de; Speri, Maria Raquel Basílio; Speri, Maria Raquel Basílio; Araújo, Fabiana Cristina Mendonça de; Mantello, Erika BarioniIntrodução: No envelhecimento, etapa do ciclo natural da vida, alguns processos de perda acontecem no corpo, entre eles, perda da audição. Após os 50 anos, o sistema auditivo progressivamente se degrada, especialmente, nas altas frequências. Nesse processo, conhecido como presbiacusia, ocorre rebaixamento nos limiares auditivos, e outros sintomas como vertigem e zumbido podem estar presentes. O zumbido, percepção auditiva sem fonte sonora externa, é considerado o terceiro pior sintoma que atinge um indivíduo, pode trazer prejuízos na qualidade de vida do portador e estima-se que atinja 33% da população idosa com ou sem perda auditiva. Objetivo: Investigar relação entre acuidade auditiva, pitch e loudness do zumbido com nível de incômodo medido pelo Tinnitus Handicap Inventory. Método: Foram estudados 28 indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos, com queixa de zumbido. Os pacientes foram submetidos a anamnese audiológica e THI, avaliação audiológica básica e de acufenometria para definir pitch e loudness do zumbido. Resultados: A amostra foi composta por 16 (57,2%) indivíduos do sexo masculino e 12 (42,8%) do sexo feminino, 12 (42,8%) indivíduos sem perda auditiva e 16 (57,2%) com perda. O pitch de zumbido com maior ocorrência foi 8 kHz, a média da loudness foi de 3,65 dBNS na orelha direita e 4,38 dBNS na orelha esquerda. Não houve relação estatisticamente significante entre acuidade auditiva, pitch e loudness do zumbido e nível de incômodo medido pelo THI. Conclusão: Não existiu, neste estudo, uma relação estatisticamente significante entre acuidade auditiva, características psicoacústicas do zumbido e nível de incômodo do portador de zumbido.TCC Doutores Mirins: promovendo a saúde auditiva no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Costa, Krisia Thayná Lima da; Araújo, Eliene Silva; Araújo, Eliene Silva; Correia, Rafaela Bezerra Façanha; Speri, Maria Raquel BasílioIntrodução: A deficiência auditiva constitui um problema de saúde pública e o desenvolvimento de ações de educação em saúde é essencial, tendo em vista o elevado percentual de causas da deficiência auditiva passíveis de prevenção. No Rio Grande do Norte esta preocupação torna-se mais relevante pela incidência de deficiências e pela restrita cobertura pelos serviços de saúde auditiva Objetivo: Analisar a eficácia da capacitação de crianças do ensino fundamental acerca da saúde auditiva. Metodologia: Participaram do estudo 101 alunos do 3° e 5° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas da capital e de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. Iniciou-se com um piloto e para melhor delineamento, a metodologia foi estruturada em etapas: 1ª atividade presencial; 2ª conteúdo à distância, 3ª avaliação pós-capacitação Resultados: Foi verificado que todas as escolas obtiveram resultados satisfatórios no desempenho dos alunos. Além disso, demonstraram maior diferença de desempenho nas categorias de audição e perda auditiva, causas e forma de prevenção. Conclusão: de forma geral a capacitação de crianças do ensino fundamental na área de saúde auditiva foi eficaz, e constitui parte fundamental para o processo de disseminação da informação. Além disso, quando unida à multiplicação do conhecimento para a comunidade, pode proporcionar impactos positivos para a promoção de saúde.