Instituto Metrópole Digital
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O Instituto Metrópole Digital (IMD) é uma Unidade Suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e está implantando uma ampla ação de ensino, pesquisa, inovação tecnológica, inclusão digital e social e incubação de empreendimentos de base tecnológica na área de Tecnologia da Informação (TI).
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Navegando Instituto Metrópole Digital por Assunto "acessibilidade"
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Artigo Análise de Simuladores e Tecnologias Assistivas que Apoiam o Designer Ver Como Daltônicos(Revista ErgoDesign & HCI, 2017) Silva, Bruno Santana da; Andrade, Gilmar Vitor da Silva; Pinto, Joseh Augusto Dantas SalgadoOs vários tipos de daltonismo limitam a percepção de cores e afetam como as pessoas interagem com o mundo, em particular quando as cores têm significados associados. Mesmo com empatia, designers não daltônicos enfrentam dificuldades para conceber interfaces acessíveis para usuários daltônicos, porque percebem as cores de uma forma distinta deles. Este trabalho analisa como simuladores e ferramentas assistivas para daltonismo podem apoiar o design de interfaces. Realizamos uma pesquisa por softwares gratuitos no Google, na loja de aplicativos do Android e na loja de extensões do navegador Chrome. Identificamos 4 tipos de simuladores de daltonismo (filtros de imagem, de tela, de sites e de câmera de dispositivo móvel) e 3 tipos de tecnologias assistivas (sites web, aplicativo móvel e editor de CSS). Sigilo, acesso à internet, tempo de uso e outros fatores foram considerados para analisar o emprego destes simuladores e tecnologias assistivas como suporte à análise estática e dinâmica de interfaces, durante avaliações formativas ou somativas.Artigo Avaliação Automática de Acessibilidade do Portal da UFRN(Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 2020-07) Ribeiro, Jefferson Ferreira; Silva, Bruno Santana daA inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior tem destacado a necessidade da acessibilidade nos sistemas computacionais interativos utilizados nesse ambiente. A nova versão do Portal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acompanhou este movimento, considerando seu uso com leitores de tela e VLibras. Entretanto, sua acessibilidade ainda não havia sido avaliada. Este trabalho tem por objetivo identificar problemas de acessibilidade nesse Portal para subsidiar melhorias futuras na experiência de uso de pessoas com deficiência. Em junho de 2019, foi realizada uma avaliação por inspeção com os avaliadores automáticos de acessibilidade AInspector, HTML Code Sniffer e Siteimprove Accessibility Checker. Foi analisando a quantidade total, classificação como erros e avisos, princípios e critérios violados e o local de ocorrência dos problemas encontrados. Foi possível identificar oportunidades de melhoria do Portal nos aspectos de percepção, operação, compreensão e robustez de acessibilidade nas quatro páginas analisadas: home, acadêmico, todas as notícias e de uma notícia detalhada.Artigo Estudo comparativo de avaliadores automáticos de acessibilidade web na avaliação formativa(2019-12) Ribeiro, Jefferson Ferreira; Silva, Bruno Santana daAvaliação de acessibilidade é uma importante atividade no processo de design digital. Apesar de existirem softwares que realizam automaticamente a avaliação de acessibilidade web, pouco se investigou sobre os resultados apresentados por estes avaliadores automáticos, em particular considerando a avaliação formativa. Este trabalho apresenta um estudo que compara os resultados apresentados por oito avaliadores automáticos que são extensão de navegadores. Analisou-se a quantidade total de problemas reportados, bem como sua estratificação por tipo (erros e avisos), princípios e critérios violados, página e local de ocorrência dentro da página. Os resultados encontrados demonstram que cada avaliador se destaca em aspectos diferentes, sendo relevante a utilização de mais de um deles para uma cobertura mais ampla em diferentes aspectos. Os três avaliadores mais promissores foram AInspector, Accessibility Checker e Code Sniffer.