PPGSFN - Doutorado Profissional em Saúde da Família no Nordeste
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Navegando PPGSFN - Doutorado Profissional em Saúde da Família no Nordeste por Assunto "Saúde digital"
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Tese Avaliação da qualidade do cuidado na saúde digital na atenção primária à saúde: construção, validação e aplicação de instrumento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Figueirêdo, Renan Cabral de; Uchoa, Severina Alice da Costa; https://orcid.org/0000-0002-2531-9937; http://lattes.cnpq.br/8414233332373275; https://orcid.org/0000-0001-5172-3733; http://lattes.cnpq.br/1160370539871807; Silva, José Adailton da; https://orcid.org/0000-0002-6037-7649; http://lattes.cnpq.br/0353536075419724; Amorim, Karla Patricia Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6339836465951509; Oliveira, Ricardo Antunes Dantas de; https://orcid.org/0000-0003-0144-7288; http://lattes.cnpq.br/7112638703954011; Lapão, Luís Velez; http://lattes.cnpq.br/8392880481473258A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação na área da saúde está em crescente aumento em todo o mundo, demarcando o campo da saúde digital. Especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), essas tecnologias tornaram-se essenciais para o aprimoramento do cuidado. Este estudo tem como objetivo elaborar e validar uma matriz de indicadores para avaliação da qualidade do cuidado na saúde digital na APS brasileira, assim como, avaliar a integração das tecnologias digitais na APS, identificando barreiras e facilitadores em uma capital brasileira. O estudo de validação foi dividido em três fases: elaboração do instrumento, análise de validade e estudo piloto. O instrumento foi elaborado com base no modelo de avaliação da APS a partir de revisão de literatura; a análise de validade utilizou a técnica Delphi associada ao grupo nominal e as evidências de referências na literatura. No estudo piloto, foram realizadas entrevistas audiogravadas com atores estratégicos da atenção primária. Aplicou-se também um survey, utilizando um questionário fruto do estudo de validação, envolvendo médicos e enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde, cuja análise incluiu estatística descritiva e testes de associação, auxiliada pelo software SPSS, com nível de significância de 5%. O trabalho resultou na matriz de indicadores “QualiAPS Digital – Brasil” desenhada sob conjunto de 37 indicadores, distribuídos em três componentes distintos e suas respectivas dimensões. O componente “Estrutura” inclui a dimensão “Recursos”; o componente “Processos” inclui as dimensões “Técnica”, “Organizacional” e “Relacional”; e o componente “Resultados” inclui as dimensões “Resultados de Curto Prazo” e “Resultados de Médio Prazo”. Os valores gerais obtidos para IVC e IRA na validação foram 0,89 e 1,00; respectivamente. Por conseguinte, foi possível desenhar roteiros de avaliação e indicar técnicas de coleta de dados qualitativos para avaliação da saúde digital na APS brasileira. Os achados do survey demonstraram a presença de computadores e o uso do e-SUS/Prontuário Eletrônico do Cidadão em todas as unidades, destacando-se o WhatsApp®, ligações telefônicas e outras mídias digitais como as principais ferramentas utilizadas. Observou-se que havia infraestrutura digital limitada, ausência de capacitação adequada dos profissionais e de protocolos específicos para a organização das ações digitais, e associações estatísticas com o desempenho das ações de saúde digital. Portanto, apresenta-se um instrumento validado quanto à sua relevância, conteúdo e suporte teórico para avaliar a qualidade da assistência digital na saúde. Os demais achados permitem recomendar o fortalecimento das políticas de qualificação profissional e dos investimentos em infraestrutura, visando à continuidade e ao aprimoramento do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na APS. Essas descobertas oferecem insights comparáveis para contextos semelhantes no Brasil em ambientes de APS urbana e em países com contextos socioeconômicos equivalentes e sistemas de saúde pública análogos. Outras aplicações da ferramenta proposta podem subsidiar a tomada de decisão de gestores e profissionais de saúde na busca pela melhoria da atenção primária remota prestada à população.