Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
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Navegando Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi por Assunto "adolescente"
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Artigo Prevalence of hearing impairment and associated factors in school-aged children and adolescents: a systematic review(Elsevier, 2018) Balen, Sheila Andreoli; Nunes, Aryelly Dayane da Silva; Silva, Carla Rodrigues de Lima; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; Barbosa, Isabelle Ribeiro; https://orcid.org/0000-0003-1353-4362Introdução: A deficiência auditiva é um dos distúrbios de comunicação do século XXI, constitui um problema de saúde pública, pois afeta a comunicação, o sucesso acadêmico e a qualidade de vida dos estudantes. A maioria dos casos de perda auditiva antes dos 15 anos é evitável e a detecção precoce pode ajudar a evitar atrasos acadêmicos e minimizar outras consequências. Objetivo: Este estudo investigou a literatura científica sobre a prevalência da deficiência auditiva em crianças e adolescentes em idade escolar, com seus fatores associados. Isso foi feito através da questão norteadora: “Qual a prevalência da deficiência auditiva e seus fatores associados em crianças e adolescentes em idade escolar?” Método: A pesquisa compreendeu as bases de dados PubMed/MEDLINE, LILACS, Web of Science, Scopus e SciELO e foi feita de forma independente por dois pesquisadores. Os artigos selecionados foram analisados com base na lista de verificação fornecida pelo relatório Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology. Resultados: Dos 463 artigos analisados, 26 preencheram os critérios e foram incluídos na revisão aqui apresentada. Os métodos de detecção, assim como a prevalência e os fatores associados, variaram entre os estudos. A prevalência relatada pelos estudos variou entre 0,88% e 46,70%. Fatores otológicos e não otológicos foram associados à deficiência auditiva, como infecções da orelha média e das vias aéreas, icterícia neonatal e pós-natal, acúmulo de cerúmen, histórico familiar, suspeita dos pais, uso de fones de ouvido, idade e renda. Conclusão: Há heterogeneidade quanto à metodologia, aos critérios de normalidade e, consequentemente, à prevalência e aos fatores associados nos estudos sobre da perda auditiva em adolescentes e crianças em idade escolar. No entanto, a relevância do assunto e a necessidade de intervenções precoces são unânimes entre os estudos.