QUALISAÚDE - Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde
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Navegando QUALISAÚDE - Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde por Assunto "Acesso aos serviços de saúde"
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Dissertação Acesso a atenção fonoaudiológica: intervenções para a melhoria da qualidade(2018-10-04) Perdigão, Júlia Carvalho Alves Sousa; Costa, Nilma Dias Leão; ; ; Lemos, Stela Maris Aguiar; ; Medeiros, Wilton Rodrigues;Objetivo: Melhorar a acessibilidade em sua dimensão sócio-organizacional a um Serviço Ambulatorial de Fonoaudiologia no município do Natal - Rio Grande do Norte. Métodos: Estudo de natureza quantitativa do tipo quase experimental de série temporal resultado de um ciclo de melhoria da qualidade. O nível de qualidade foi avaliado por meio de critérios relacionados a taxa de faltas às consultas, aprazamento para triagem e para início da terapia fonoaudiológica. As avaliações aconteceram no período de janeiro de 2017 a agosto de 2018 e a coleta de dados foi realizada por meio de relatórios emitidos pelo programa de agendamento e fila de espera. Os dados foram compilados e subsidiaram o delineamento de gráficos de tendência por meio dos quais verificou-se a presença de padrões indicativos de situações significativamente diferentes da esperada (p<0.01) e o cumprimento dos critérios de qualidade. Resultados: O nível de qualidade estabelecido foi alcançado em alguns períodos, no entanto, não foram observadas mudanças com significância estatística no comportamento do indicador quando relacionado às intervenções. Conclusão: As mudanças na organização do serviço e o acompanhamento de indicadores parecem ter efeito positivo na melhoria no acesso, no entanto, foi verificado instabilidade nos processos avaliados o que evidencia a necessidade de novas intervenções.Dissertação Melhoria na utilização de um serviço de atenção secundária ambulatorial em saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Martins Sobrinho, Fernanda; Medeiros Júnior, Antonio; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; http://lattes.cnpq.br/3509459560035309; Gama, Zenewton André da Silva; http://lattes.cnpq.br/8885774273217562; Abreu, Mery Natali Silva; http://lattes.cnpq.br/7264030967340210Introdução: O governo do estado da Bahia se propôs melhorar o acesso a atenção secundária especialidade e preencher o vazio assistencial ligado ao apoio diagnóstico e ao atendimento clínico especializado, por meio da implantação de Policlínicas Regionais. Uma das Policlínicas implantadas, 26,3% das vagas ofertadas não foram utilizadas no segundo semestre de 2018, gerando um despedício de recursos. Objetivo: Melhorar a utilização dos serviços ofertados pela Policlínica Regional de Saúde, por meio da aplicação de ciclo de melhoria. Metodologia: Tratase de um ciclo de melhoria, estudo do tipo quase-experimental, sem grupo controle, com avaliações antes e depois, combinado com análise de série temporal, realizado no biênio 2019/2020, em uma Policlínica Regional de Saúde do estado da Bahia, Brasil. Estabeleceramse indicadores de qualidade para avaliar a utilização dos serviços ofertados em dois momentos, pré-intervenção e pós-intervenção. A análise foi realizada a partir da frequência absoluta e relativa e melhoria absoluta e relativa. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Antes das intervenções, identificou-se, na avaliação, utilização média dos serviços de 75,4% no trimestre. A partir da implantação das intervenções, evidenciaram-se os três primeiros trimestres com utilização maior do que na avaliação, tendo 80,4%, 79,5% e 79,3% de utilização, respectivamente. Apenas no último trimestre, o percentual de utilização foi menor do que na avaliação, sendo 74,7%, influenciado pela baixa utilização dos exames/procedimentos. Conclusão: Observou-se melhora na utilização dos serviços ofertados pela Policlínica pelos municípios consorciados.Dissertação Projeto de melhoria para reduzir o tempo de espera por cirurgia urológica eletiva em um hospital geral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-20) Valim, Roger Pereira; Gama, Zenewton André da Silva; https://orcid.org/0000-0003-0818-9680; http://lattes.cnpq.br/8885774273217562; http://lattes.cnpq.br/4403262962511937; Schiesari, Laura Maria César; Medeiros, Paulo José de; http://lattes.cnpq.br/4442982996337554Introdução: A problemática dos tempos prolongados de espera em saúde é uma pauta prioritária para os países desenvolvidos e em desenvolvimento. A garantia do acesso oportuno à saúde perpassa aspectos clínicos, psicológicos, sociais, éticos, econômicos e legais. Apesar da relevância do tema, os estudos voltados para o desenvolvimento de métodos de redução de listas de espera no Brasil são exíguos. Objetivo: Reduzir o tempo de espera por cirurgias urológicas eletivas, através de um projeto de melhoria, fundamentado na gestão da qualidade e com ênfase no redesenho de fluxos e processos. Metodologia: O projeto de melhoria da qualidade foi realizado no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, com delineamento quase-experimental, sem grupo de controle paralelo. Após uma análise qualitativa do problema, uma intervenção nos processos de trabalho foi planejada e realizada para aprimorar a integração entre as consultas médicas e exames diagnósticos, otimizar as atividades dos profissionais, estabelecer metas no processo e implantar um sistema de monitoramento da jornada de atendimento dos pacientes. Os efeitos das ações foram medidos durante sete meses consecutivos através do tempo total médio de espera. Também foram mensurados o tempo de indicação da cirurgia, o tempo de agendamento do procedimento e o número de cirurgias realizadas. Resultados: Após a intervenção, observou-se uma melhoria absoluta de 70 dias, no tempo total médio de espera (100 dias versus 30 dias), correspondendo a uma redução de 70% na espera. O tempo médio de indicação da cirurgia apresentou uma redução de 76% (70 dias versus 17 dias). O tempo médio de agendamento diminuiu, de 30 para 13 dias, 55% de melhoria. No gráfico de tendências, é possível observar que, após a intervenção, os resultados permaneceram abaixo da mediana do período anterior, por todo o período de avaliação (sete meses consecutivos), configurando uma mudança de padrão com um valor p<0.05. O número de cirurgias eletivas aumentou de 31 para 60 procedimentos. Conclusões: As intervenções realizadas conseguiram promover o acesso mais oportuno dos pacientes aos procedimentos cirúrgicos eletivos, melhorando a qualidade do cuidado em saúde.