Programa de Pós-Graduação em Educação, trabalho e Inovação em Medicina
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27625
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação, trabalho e Inovação em Medicina por Assunto "Active teaching methods,"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Produto Educacional Planos de aula para oficinas de Planejamento Estratégico Situacional (PES) e roteiro de simulação realística.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Araújo, Rômulo Helton de; BRAZ, Janine Karla França da Silva; https://orcid.org/0009-0004-7819-7058Os farmacêuticos e demais profissionais de saúde devem ser capacitados para auxiliar no uso de medicamentos em idosos submetidos a polifarmácia. Por isso a pesquisa objetivou construir oficinas para a obtenção do planejamento estratégico situacional da assistência farmacêutica ao paciente idoso. A pesquisa foi desenvolvida na Unidade Básica de Saúde Mãe Joaquina, localizada no município de São Fernando/RN, com uma equipe de 09 profissionais que compõe a unidade e que está diretamente ligada a atenção farmacêutica, no período de agosto a novembro de 2023. Para o desenvolvimento do planejamento estratégico situacional (PES), foram realizadas oficinas, com o método fishbowl para o momento explicativo fase I, simulação realística para o momento explicativo fase II, a ferramenta Kahoot! para os momentos normativo e estratégico e a discussão em grupos para o momento tático-operacional. Mediante a utilização de metodologias ativas durante as oficinas obteve-se um plano operativo com melhorias nos aspectos de comunicação multiprofissional, bem como as operações e ações para aprimorar o serviço de assistência farmacêutica prestado na atenção básica em saúde para pessoas idosas.