Programa de Pós-graduação em Ensino de Física - Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25955
Navegar
Navegando Programa de Pós-graduação em Ensino de Física - Rede Nacional por Assunto "Aprendizagem significativa de Ausubel"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Globo negro: uma proposta de sequência de ensino para processos de propagação de calor e radiação térmica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-01) Oliveira, Ricardo Alexandre de Melo; Mendes, Tarciro Nortarson Chaves; http://lattes.cnpq.br/7214561044135757; Lisboa, Ronai Machado; http://lattes.cnpq.br/2221005703477932; Souza, Thatyara Freire deEste produto trata-se de uma proposta de sequência didática como material potencialmente significativo para processos de propagação de calor e radiação térmica, aplicado ao segundo ano do ensino médio, utilizando um experimento técnico, conhecido como globo de Vernon, globo negro, termômetro de globo ou globotermômetro, que indica a Carga Térmica Radiante (CTR - Lei de Stefan-Boltzman) e a Temperatura Radiante Média (TRM). O processo de análise dos dados em conjunto com os alunos está fundamentado na teoria de aprendizagem Significativa de Ausubel e no Ensino de Ciências por Investigação por Ana Maria Pessoa Carvalho. Incialmente, a execução do produto seria no formato presencial, porém, frente à pandemia da Covid19, foram realizadas adaptações para o modelo remoto, procurando-se preservar a interação entre o aluno e o experimento e as características de Investigação e Aprendizagem Significativa. Dessa forma, espera-se que os resultados dessa atividade facilitem o entendimento dos alunos com relação aos conceitos de Temperatura e Corpo Negro, contribuindo para o aprendizado da Termologia, com a perspectiva de ser considerada uma inovação substancial no processo de ensino.