PPGDEM - Mestrado em Demografia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11990
Navegar
Navegando PPGDEM - Mestrado em Demografia por Assunto "Análise de redes sociais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Rendimento escolar dentro da perspectiva das redes sociais/pessoais: um estudo sobre a Escola Estadual Ielmo Marinho(2016-06-23) Lima, Valério Bezerra de; Aguirre, Moisés Alberto Calle; ; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460; ; http://lattes.cnpq.br/3216477098594269; Ramos, Paulo César Formiga; ; http://lattes.cnpq.br/0050166194305163; Soares, Weber; ; http://lattes.cnpq.br/1107370453826724Nas últimas décadas, a educação brasileira passou por significativas transformações responsáveis por uma maior qualidade à educação. No entanto, há ainda um longo caminho a ser percorrido, pois o sistema educacional brasileiro é permeado por inúmeros problemas que afetam sua qualidade. O ensino médio, sendo a última etapa da educação básica, é considerado por muitos estudiosos como o grande gargalo da educação brasileira, uma vez que registra altas taxas de evasão, baixo desempenho nas avaliações e um número baixo de alunos matriculados nesse ciclo educacional. Diante disso, o presente trabalho buscou relacionar o capital social, cultural e insucesso escolar, dentro de uma perspectiva de redes sociais/pessoais referentes à população em idade escolar de 15 a 17 anos, atendida pelo ensino médio no município de Ielmo Marinho/RN. Para tanto, foi utilizado a Análise de Redes Sociais (ARS), uma metodologia multidisciplinar que visa identificar e compreender como as redes sociais, ou seja, as relações sociais têm impactado no comportamento de um indivíduo ou de um grupo dentro de uma estrutura social. Com o propósito de completar a análise, realizou-se uma abordagem descritivo-analítica do rendimento desses alunos no (ENEM) do ano de 2015, a fim de analisar a qualidade do ensino proporcionado pelo sistema educacional no qual estão inseridos.