PPGE - Mestrado em Enfermagem
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Navegando PPGE - Mestrado em Enfermagem por Assunto "Acolhimento"
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Dissertação O acolhimento no ambulatório de um hospital universitário na visão de usuários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-04-30) Viana, Maria Cléia de Oliveira; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; ; http://lattes.cnpq.br/7351760477213333; Fontes, Wilma Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/0984148113725984; Enders, Bertha Cruz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781295D6&dataRevisao=null; Menezes, Rejane Millions Viana; ; http://lattes.cnpq.br/9130470143761299O presente estudo de abordagem quantitativa / qualitativa tem como objetivo analisar a assistência ambulatorial no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), tendo, como fio condutor, o acolhimento do usuário. Com este propósito foram convidados e entrevistados 20 usuários. Além das entrevistas, realizadas em um espaço de 45 dias, neste mesmo lapso de tempo foi utilizado um diário de campo para anotações das observações mais significativas. Na análise, traçamos o perfil sociodemográfico do grupo e identificamos suas principais queixas, dificuldades e sugestões. Para isto, construímos gráficos, quadros e figuras, além de destacarmos seus depoimentos, como recurso para melhor compreensão dos aspectos subjetivos. O referencial teórico constou de documentos do Ministério da Saúde acerca do acolhimento e da humanização, bem como dos estudos de Merhy, Franco, Pinheiro, Matumoto Mariotti, Teixeira, entre outros. Os resultados apontam o ambulatório do HUOL como um espaço privilegiado e de credibilidade, onde os usuários encontram, comumente, respostas para seus problemas. No entanto, estes mesmos usuários foram unânimes em afirmar as dificuldades que enfrentam para a obtenção de consultas, desde a unidade básica, até chegar ao hospital. Referindo-se ao atendimento, embora sintam-se satisfeitos quanto à assistência recebida, elencam uma série de problemas, de ordem estrutural e de relacionamento: falta de sinalização visual, de informação, de cadeira de rodas, de higiene, de salas de espera que ofereçam algum conforto, além da desatenção de alguns profissionais. Em síntese, o estudo, ora empreendido, não nos permite afirmar que exista, na realidade estudada, o acolhimento, em seu sentido pleno; no entanto, o HUOL, como hospital-escola, dispõe de todo um potencial para realizá-loDissertação Prática do acolhimento à pessoa idosa na atenção básica: uma estratégia de humanização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-10-28) Alves, Selda Gomes de Souza; Menezes, Rejane Maria Paiva de; ; http://lattes.cnpq.br/5190926575194616; ; Lima, Carlos Bezerra de; ; Enders, Bertha Cruz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781295D6&dataRevisao=nullO envelhecimento da população já é um fato, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades no mundo. O presente estudo tem como objetivo analisar a prática do acolhimento desenvolvida pela equipe multidisciplinar para a pessoa idosa na Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de uma investigação descritiva e exploratória, desenvolvida mediante abordagem quantitativa. A população deste estudo constituiu-se de dezenove equipes que trabalham na ESF inseridas na zona urbana do município de Sousa-PB, compreendendo um total de 133 profissionais. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo questões fechadas, referente aos dados sócio-demográficos e, questões abertas específicas. Os principais resultados indicam que os profissionais de Saúde do município de Sousa, PB, que participaram deste estudo constituíram-se num total de 76. Dentre estes, 20% são enfermeiros, seguido dos odontólogos em 6%; 35% são ACS e técnicos de enfermagem com 19%. A idade dos entrevistados encontra-se na faixa etária entre, 21 e 30 anos, em 43%. A maioria é do sexo feminino com um total de 84%. Já de acordo com o estado civil 34% são casados. Se tratando do salário, o médico tem o de maior de 12 salários. Os participantes apresentam o maior percentual de tempo de formado com 33% referente de 1 a 3 anos de formação. E por fim, a variável tempo de atuação, se destacaram 39% dos participantes com 08 a 11 anos. Com relação a como se processa a recepção e atendimento à pessoa na ESF, podemos observar que, o atendimento prioritário foi destaque com 27% dos participantes, seguido de um atendimento atencioso com 26%. Já em relação às ações que são desenvolvidas diariamente na ESF, essas estão voltadas para o HIPERDIA com 40%, seguidas de ações pautadas em orientações com 27%. algumas ações são realizadas de acordo com a necessidade de cada idoso (13%) e através de visitas domiciliares (9%). Foi-lhes perguntado como o acolhimento era facilitado na UBS, esses relataram que é através da atenção que é dispensada ao idoso (35%), e por fim, como este era dificultado, em sua maioria com 37% não quiseram responder, seguidos da falta de compreensão com 26%. Com este estudo foi possível concluir que a prática desenvolvida pelos profissionais da ESF do município de Sousa, PB com a pessoa idosa, é caracterizada por uma assistência pautada no aspecto clínico, pouco focalizado nas ações que permeiam a PNH