PPGGP - Mestrado em Gestão Pública
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Navegando PPGGP - Mestrado em Gestão Pública por Assunto "Administração pública"
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Dissertação Barreiras e oportunidades estratégicas para implantação do BIM na Diretoria de Infraestrutura da UFCA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-30) Silva, Wagner Roberto Serapião da; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; http://lattes.cnpq.br/4187506277206375; Freitas, Cleirton André Silva de; Araújo, Fábio Resende de; https://orcid.org/0000-0001-8268-0078; http://lattes.cnpq.br/2159396359014027O setor de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) vivencia uma transformação de processos e mudança de paradigma, em nível mundial, migrando para o Building Information Modelling (BIM), que por meio de um fluxo de trabalho colaborativo possibilita ampliar as capacidades de representação do projeto assistido por computador, associando informações com processos de negócio, planejamento, construção, operação e manutenção. Apesar de possuir diversas vantagens, a metodologia BIM é pouco desenvolvida no Brasil e o Governo Federal vem incentivando sua adoção por meio de leis, decretos e normativos, como o mais recente Decreto de nº 10.306/2020, que estabelece sua utilização nas obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal. Entretanto, muitas organizações do setor público ainda não possuem consciência de como e quais fatores influenciam no sucesso para a adoção do BIM. O presente projeto de intervenção teve como objetivo realizar um diagnóstico situacional das barreiras e oportunidades estratégicas para a implantação do BIM na Universidade Federal do Cariri. Utilizou-se da pesquisa-ação, que por meio da cooperação e interação entre o pesquisador e os pesquisados usou as informações coletadas para propor um plano de diretrizes estratégicas que oriente a adoção do BIM no Setor de Infraestrutura da UFCA. Espera-se que, com essa intervenção, o setor compreenda quais são os fatores que influenciam na implantação de BIM na universidade, obtendo sucesso.Dissertação Comunidades de prática para a gestão do conhecimento: uma análise no campus João Pessoa, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-03-01) Vasconcelos, Kolmar Kafran França de; Nelson, Aline Virginia Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0268682852336814; http://lattes.cnpq.br/0987785259777247; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da SilvaEste trabalho teve como objetivo analisar como o Departamento de Orçamento e Finanças, do campus João Pessoa, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), utiliza as comunidades de práticas para a gestão do conhecimento. Procurou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Quando o cânone institucional se mostra insuficiente, inadequado ou inexistente para solucionar problemas e situações que os servidores do Departamento de Orçamento e Finanças, do campus João Pessoa, do IFPB, precisam solucionar diariamente, a quem eles recorrem? Trata-se, portanto, de pesquisa descritiva e intervencionista, na qual buscou-se verificar os domínios de conhecimento nos quais os servidores estão inseridos, o nível de engajamento dessas pessoas, a existência de repertórios compartilhados e as fontes de conhecimento utilizadas. Ao final é proposto um modelo de gestão do conhecimento que favoreça a inovação, o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento das comunidades de prática como ferramenta para a gestão do conhecimento. A pesquisa demonstrou estarem presentes os pressupostos necessários ao desenvolvimento das comunidades de prática e propõe como modelo de gestão do conhecimento, o modelo do IPEA, desenvolvido especificamente para a Administração Pública brasileira.Dissertação Elaboração do mapa estratégico situacional da auditoria interna do IFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-30) Lisboa, Isabel Cristina da Costa Nascimento; Nelson, Aline Virginia Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0268682852336814; http://lattes.cnpq.br/3152603704042081; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; https://orcid.org/0000-0002-7410-9290; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209; Gomes, Danilo CortezO presente projeto tem como objetivo elaborar o mapa estratégico da auditoria interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, utilizando a ferramenta Balanced Scorecard. Para tanto, analisou documentos institucionais, como o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026; o Levantamento de Informações 2021, da unidade de auditoria interna; e normativos da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União. Essa análise subsidiou a elaboração do diagnóstico inicial desta pesquisa, apresentando aspectos relevantes do setor de auditoria interna da instituição pesquisada que evidenciaram a necessidade da intervenção. Para a elaboração do artefato, este estudo utilizou a metodologia do Design Science Research; já para o desenvolvimento e a testagem do modelo proposto, a abordagem do Design Thinking. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, esta pesquisa teve por base um questionário estruturado e dois grupos focais. A partir da análise dos dados, elaborou a matriz SWOT, a árvore de problemas, o mapa estratégico e o plano de ações, com apresentação à equipe para validação. Esta pesquisa busca contribuir para a solução dos problemas identificados, alinhando as expectativas da alta gestão com as da auditoria interna, em função de alcançar a melhoria da eficiência nos trabalhos desenvolvidos pelos auditores.Dissertação Gestão ambiental sustentável em uma universidade pública federal sob a perspectiva do Ui GreenMetric(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-30) Santos, Arnaldo Nogueira dos; Sumiya, Lilia Asuca; https://orcid.org/0000-0002-6938-8731; http://lattes.cnpq.br/0678147138094480; https://orcid.org/0000-0002-9039-0035; http://lattes.cnpq.br/7439954223745347; Brelaz, Gabriela; Brasil, Marcus Vinicius de OliveiraEsta pesquisa teve como objetivo analisar o desenvolvimento das práticas de sustentabilidade ambiental na Universidade Federal do Cariri (UFCA) sob a perspectiva dos critérios do UI GreenMetric World University Ranking. Trata-se de um estudo de caso com abordagem mista, de natureza aplicada e descritiva. A pesquisa foi realizada sob uma abordagem qualitativa, com levantamento dos documentos oficiais da UFCA relacionados à sustentabilidade e da realização de um grupo focal com integrantes da coordenadoria de gestão da sustentabilidade. A abordagem quantitativa teve como objetivo a mensuração do grau de sustentabilidade da instituição por meio do preenchimento, pelo autor, do questionário UI GreenMetric World University Ranking. A coleta de dados ocorreu por meio de levantamento documental e de dados disponíveis no portal oficial da universidade, bem como por meio de solicitação de informações às unidades da instituição via e-mail. O estudo envolveu 04 colaboradores da equipe da coordenadoria de gestão da sustentabilidade da universidade, 06 unidades acadêmicas e 08 unidades administrativas da UFCA. O questionário do GreenMetric utiliza indicadores relacionados à infraestrutura, fontes de energia, mudanças climáticas, uso racional da água, gestão de resíduos, transporte, mobilidade e educação. Como resultado da mensuração, destaca-se que a UFCA atingiu 57% da pontuação total, tendo melhor desempenho na categoria “resíduos” e pior desempenho na categoria “transporte”. A partir dos resultados obtidos neste estudo foi possível compreender que a UFCA já realizou e estão em curso diversas ações relacionadas à sustentabilidade e que a temática vem sendo fortalecida na organização. Contudo, ainda não há uma política de sustentabilidade ambiental totalmente institucionalizada, carecendo ainda de maior envolvimento por parte das unidades e dos servidores da universidade. Por meio da identificação dos principais desafios a serem superados em relação à gestão ambiental na instituição, principalmente no que diz respeito ao envolvimento das unidades e servidores públicos, bem como a sistematização de informações e a necessidade de maior incentivo a pesquisas na área, foram realizadas sugestões de melhorias visando oferecer à universidade alternativas para avançar na institucionalização da temática e na adoção de boas práticas ambientalmente sustentáveis.Dissertação Mapeamento e análise de riscos nas contratações de soluções TI da UFCA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-27) Fernandes, Darnel Amaro dos Santos; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; http://lattes.cnpq.br/6380971618522008; Nelson, Aline Virginia Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0268682852336814; Rocha, Fabricia Abrantes Figueiredo daO objetivo deste trabalho foi mapear os riscos para o processo de contratação de soluções de TI da DTI/UFCA. No tocante ao método de pesquisa tem natureza aplicada, e quanto aos objetivos, descritiva. De abordagem qualitativa, o procedimento utilizado foi o estudo de caso, por abordar a realidade da Diretoria de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Cariri (DTI/UFCA). Para tanto, além da revisão de literatura dos conceitos relacionados, realizou-se a pesquisa documental e a interação com os servidores diretamente envolvidos com esta atividade na instituição para a coleta de dados, com vistas a identificar os principais riscos nas contratações de soluções de TI, e classificá-los de acordo com sua probabilidade e impacto que podem causar. Como resultado, detectaram-se os principais riscos e dentre eles os relacionados às questões orçamentárias, à incompletude nas especificações do objeto nos processos de contratações de soluções de TI e a inabilitação fornecedores nos processos licitatórios. A partir desse levantamento, foram propostas alternativas de controle conforme classificação efetuada diante dos riscos identificados. Este estudo contribui com a gestão dos riscos e a ampliação dos conhecimentos sobre as ameaças que permeiam o processo de contratações, especialmente de TI, nesta Universidade, fornecendo aos gestores um mapeamento dos riscos que tem o potencial de colaborar no alcance dos objetivos estratégicos da instituição.Dissertação Maturidade em gestão de riscos nas instituições federais de ensino superior (IFES): análise da maturidade em IFES do nordeste brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-30) Viana, Tiago de Alencar; Dias, Thiago Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9579256535097635; http://lattes.cnpq.br/2623645864567383; Nascimento, Alex Bruno Ferreira Marques do; http://lattes.cnpq.br/5953526094110213; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209A gestão de riscos visa complementar a administração pública no fortalecimento dos controles internos, no uso de controles de desempenho e indicadores de resultados, promovendo uma visão completa dos processos e identificando pontos fracos, pontos fortes, ameaças e oportunidades que possam ser aproveitadas. Porém trata-se de um tema emergente e com desafios para sua implementação e consolidação na Administração Pública brasileira, em especial nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Tal constatação trouxe a inquietação de pesquisa em analisar o nível de maturidade em gestão de riscos nas IFES do Nordeste brasileiro por meio do desenvolvimento de proposta de modelo de análise de maturidade em gestão de riscos em IFES. A pesquisa foi realizada em dois momentos para que os resultados esperados pudessem ser atingidos. A primeira foi a etapa exploratória na qual se levantou dados e gerou informações relevantes sobre vinte IFES do nordeste que foram analisadas. Se fez necessário levantamento documental (políticas, planos e normativos internos) e aplicação de questionários com gestores responsáveis pelo processo de estruturação da Gestão de Riscos na IFES com o objetivo de compreender o estágio de implementação da gestão de riscos e analisar seu nível de maturidade. Na segunda etapa, após a etapa exploratória, foi efetuado o estudo descritivo com a amostra de nove IFES que possuem gestão de riscos em suas estruturas e que consentiram a pesquisa. Foi realizada a análise do nível de maturidade em gestão de riscos das nove IFES. Foi enviado link com questionário no FORMS, no qual as questões e atributos (ambiente, cultura, processos, integração, indicadores de desempenho e resiliência e sustentabilidade) seguiram alternativas condizentes com níveis de maturidade trabalhados na proposta do modelo. O nível de maturidade da amostra composta por nove IFES do Nordeste brasileiro foi considerado intermediário. O nível foi considerado intermediário devido a algumas fragilidades identificadas. As fragilidades são encontradas nos aspectos referentes a integração com o planejamento estratégico, indicadores de desempenho e periodicidade de tratamento e monitoramento. As fragilidades corroboram os pontos fracos dos atributos trabalhados na segunda etapa da pesquisa: “Integração” com duas IFES discordantes, “Indicadores de desempenho”, com três IFES discordantes e “Resiliência e Sustentabilidade”.Dissertação Práticas de compliance nas contratações públicas da Universidade Federal do Cariri - UFCA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-18) Leite, Évelyn Linhares; Dias, Thiago Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9579256535097635; http://lattes.cnpq.br/6979625557013957; Teixeira, Marco Antônio Carvalho; Araújo, Richard Medeiros deO presente trabalho tem como objetivo analisar a aplicação do compliance nas práticas administrativas das contratações públicas da UFCA. Parte-se de um exame da conjuntura para aplicação desse instrumento a partir das demandas de efetivação do controle social e de diligência com a conformidade dos procedimentos administrativos para fomentar a postura de transparência, integridade e ética assumida pelo Estado. Propõe-se um diagnóstico do conceito, ferramentas e aplicabilidade do compliance, inclusive na administração pública. De forma a contextualizar o objeto do estudo ao ambiente das contratações, discorre-se sobre as etapas da contratação pública e as fragilidades na condução desses processos. A partir desse aporte teórico, a metodologia eleita classifica-se como descritivo-exploratória; com abordagem predominantemente qualitativa, que se utilizou da análise documental, mas com o emprego de técnica de coleta quantitativa (questionário com uso da escala likert) junto aos gestores e fiscais de contratos para levantamento de dados primários. O método escolhido foi a pesquisa de campo. Para tratamento e análise dos dados foram adotadas as técnicas de análise de conteúdo, estatística descritiva e o método de Análise Exploratória de Dados (AED). Os resultados demonstram que embora não exista a institucionalização de uma política de compliance na UFCA, há evidências de trabalhos realizados nas áreas de ética, integridade, gestão de riscos e governança que contemplam os eixos de compliance. Identificou-se ainda que os participantes da pesquisa percebem práticas de compliance inseridas nas rotinas de gestão e fiscalização de contratos. A partir das fragilidades encontradas, sugeriu-se o desenvolvimento de medidas para o aperfeiçoamento do compliance na UFCA. Concluiu-se que existem instrumentos esparsos e medidas diluídas em diversos normativos internos desenhados para atender outras políticas, que são potenciais contribuições para o fortalecimento de um sistema de compliance da UFCA. A consolidação do compliance nessa instituição pode ocorrer por meio das estruturas existentes, moldagem das capacidades já desenvolvidas e instrumentos implantados. Para tanto, esses elementos devem estar organizados para atuarem de maneira coordenada para prevenção de riscos de corrupção e enfraquecimento dos riscos de fraudes, trabalhadas em condutas individuais e nos processos internos, inclusive nas contratações públicas.Dissertação O princípio da participação no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2016-2022) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-30) Rodrigues, Paula Camila Grangeiro; Brandão, Pamela de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; http://lattes.cnpq.br/8845407900930139; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Monteiro, Doraliza Auxiliadora AbranchesOs princípios constitucionais da Administração Pública, notadamente o da participação, contribuem para que os atos administrativos dos órgãos e intuições públicas sejam realizados em consonância com os interesses coletivos. Esta dissertação analisa a observância do Princípio da Participação no âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2016/2020) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Para tanto, teve como objetivos específicos: descrever o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional e seus mecanismos participativos; mapear os atores que participaram do processo de elaboração, execução e avaliação do PDI e seus papéis desempenhados; identificar as ações institucionais indutoras da participação no processo de elaboração do PDI; verificar os fatores limitantes para a promoção da participação da comunidade acadêmica e da sociedade na elaboração do PDI. Utilizou como base teórica os conceitos de participação e suas classificações e também sobre participação na gestão governamental. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativaquantitativa. Utilizando como estratégia o estudo de caso, tendo como unidade de análise a Universidade Federal do Cariri. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de pesquisa documental e survey (levantamento) com aplicação de questionários junto aos atores que participaram do processo de elaboração do PDI (2016-2020), cujos dados foram analisados, respectivamente, através da Análise Descritiva Funcionalista e Análise Descritiva Estatística Básica. Os resultados apontam que a UFCA realizou seminários, grupos de trabalho e reuniões para elaboração do PDI (2016-2020) como mecanismos que buscavam estimular a participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil. Foram identificados 120 servidores docentes e técnicos administrativos representantes de unidades acadêmicas e administrativas que participaram mais ativamente do processo de elaboração do Plano, assumindo papéis na definição de objetivos e metas, no fornecimento de dados e informações, na construção de projetos e na redação/revisão do documento final. Além disso, a UFCA realizou reuniões setoriais, consulta pública, enquetes, informes através de e-mails, divulgação no site institucional e mídias sociais, dentre outras ações indutoras da participação. No entanto, o desconhecimento do PDI, a disponibilidade de participação e a recente criação da universidade se constituíram como os principais limitantes para a participação em que se pesem o reconhecimento sobre as contribuições da participação para a legitimidade do PDI, envolvimento das pessoas na execução das ações propostas, aumento do grau de conhecimento sobre o PDI, alinhamento das metas as necessidades dos setores, dentre outros. Conclui-se que o Princípio da Participação foi observado no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2016/2020) da UFCA, porém a participação foi mais restrita aos atores representantes de unidades acadêmicas e administrativa, e apenas de nível informativa aos demais membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil. Espera-se que esse trabalho, possa contribuir para o aperfeiçoamento dos processos participativos na UFCA, por meio do seu Plano de Desenvolvimento Institucional; e ressalvadas as especificidades institucionais, que possa trazer elementos que fomentem a reflexão dessa temática em outras instituições federais de ensino na busca de uma efetiva participação na gestão universitária.Dissertação Projeto de intervenção adaptando o Balanced Scorecard ao sistema de compras da Base Aérea de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-03-04) Oliveira, Alexsandro Alves de; Dias, Thiago Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9579256535097635; ; http://lattes.cnpq.br/9422759158425876; Alves Filho, Antônio; ; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Rocha Neto, João Mendes da; ; http://lattes.cnpq.br/9946159575201209A presente Proposta de Intervenção examina a questão das compras públicas realizadas por uma Organização Militar no âmbito da Administração Pública Federal. O principal objetivo deste trabalho consistiu em propor um modelo de planejamento estratégico baseado no Balanced Scorecard para o sistema de compras públicas que contribua para o aumento da eficiência, eficácia e efetividade das aquisições realizadas na Base Aérea de Natal. Para tanto, utilizou-se de entrevistas estruturadas a fim de se realizar um diagnóstico da realidade atual do sistema de compras junto aos principais setores requisitantes da BANT, bem como a adaptação das perspectivas do BSC com base na revisão da literatura. A técnica utilizada para a análise das entrevistas foi a análise de conteúdo cujos resultados contribuíram para a elaboração do Mapa Estratégico conceitual o qual foi submetido à validação por meio de um Grupo Focal. Da análise das entrevistas, concluiu-se que o Sistema de Compras da BANT encontra-se em um perfil tático em virtude da baixa interação entre o sistema de compras e os setores requisitantes, a preocupação voltada apenas para a economicidade da aquisição em oposição da efetividade do material adquirido, a falta de capacitação dos elementos que compõem o sistema e a ausência de um planejamento adequado. Pretende-se com a criação desta proposta contribuir para a melhoria da gestão com foco em resultados na administração pública, aumentado a eficiência, eficácia e efetividade das compras públicas. Considerando que para o caso concreto a mensuração dos resultados só poderá ser realizada após, pelo menos, um ano de sua implementação, a presente pesquisa constitui apenas uma proposta de intervenção.Dissertação A qualidade de vida no teletrabalho de instituições federais de ensino durante a Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-22) Silva, Luciano Gomes; Costa, Maria Teresa Pires; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Pereira, Liana de Andrade EsmeraldoEm 2020 o mundo e a humanidade passaram por mais uma provação, desta vez uma enfermidade se transformou em pandemia e em menos de 04 meses atingiu quase todos os países em todos os continentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que o Virus SARS-CoV2, causador da doença COVID-19, tenha matado mais de 15 milhões de pessoas em todo o planeta. Não havia vacinas ou fármacos que combatesse este vírus e por isso medidas preventivas de caráter emergencial foram tomadas. O lockdown (isolamento social) foi implantado para que reduzisse a proliferação do vírus já que os serviços de saúde estavam colapsados de pacientes. Os empregos e os serviços públicos se mantiveram minimamente funcionando devido a compulsória implantação do teletrabalho. Esta realidade também se manifestou no Cariri Cearense, afetando o funcionamento de uma importante universidade pública. Neste contexto, o objetivo da pesquisa é avaliar a qualidade de vida no teletrabalho dos servidores da Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal do Cariri – UFCA no período pandêmico da Covid-29, compondo uma amostra de 23 participantes. A qualidade de vida no teletrabalho foi revelada a partir da aplicação da Escala de Qualidade e Vida no Teletrabalho de Andrade (2020) medindo as percepções dos servidores e verificando a sua localização na zona da cartografia psicométrica de Ferreira (2011) identificando onde os fatores pesquisados encontravam-se, se no mal-estar dominante, na zona de transição ou no bem-estar dominante. A pesquisa trouxe, a partir de uma análise ex post facto, a percepção sobre qualidade de vida decorrente de se trabalhar fora dos muros da universidade, as quais, relevaram-se em zona de bem-estar dominante conforme conclusão deste estudo. Verifica-se, também, que mesmo sendo posto em teletrabalho de forma compulsória e imediata, os servidores demonstração bem-estar quanto a sua infraestrutura e o seu contexto de trabalho o que permite a implantação da modalidade de teletrabalho com maior planejamento e tranquilidade.Dissertação Sistematização dos processos de gestão como contribuição para melhoria da gestão pública: uma proposta de intervenção para a Unidade de Atendimento ao Educando – UAE/EAJ/UFRN(2016-04-01) Moraes, Maria de Nazaré Nunes; Alves Filho, Antônio; ; ; Silva, Anielson Barbosa da; ; Costa, Maria Teresa Pires;O presente trabalho trata sobre a sistematização de processos administrativos em organização pública federal, visando contribuir para a melhoria da gestão pública, tendo a sua abrangência delimitada à Unidade de Atendimento ao Educando-UAE/EAJ/UFRN, mediante ações propostas no Projeto de Intervenção que pretendem ensejar mudanças e melhorias na gestão do referido setor. Ações propostas são resultantes do estudo diagnóstico realizado na UAE, no qual foram levantados os principais pontos de fragilidades de gestão, que deram respaldo para a escolha da sistematização dos processos administrativos como objeto da intervenção profissional, que se implementada pode contribuir para a melhoria do processo de trabalho da UAE, assim como, para o atendimento psicossocial e pedagógico realizado aos discentes da Escola Agrícola de Jundiaí-EAJ. Para o alcance desses resultados, o estudo fundamenta-se teoricamente nos pressupostos da Administração Pública - estudo sobre os modelos de gestão pública e as reformas, ensejando na escolha do modelo gerencial, que traz a perspectiva de uma gestão pública voltada para as necessidades do cidadão, que deve ser eficiente na sua operacionalização de seus processos e de qualidade nos seus resultados -, da Nova Gestão Pública-NGP - fundamentos e princípios do GESPÚBLICA e do Modelo de Excelência em Gestão Pública-MEGP, que fornecem contribuições práticas para a melhoria da gestão -, e da Gestão de Processos - enquanto ferramenta de melhoria de processos, orientada para resultados que se dá através do ciclo que consiste em modelagem, simulação, emulação e encenação. Metodologicamente, vale-se da pesquisa-ação e da abordagem qualitativa cuja aplicação contribui para conhecimento da realidade, bem como orientam as ações de intervenção e de mudanças. Esse conjunto de pressupostos possibilitaram o desenho e a compreensão o modelo atual de gestão da UAE no contexto da EAJ, bem como subsidiou a elaboração das ações a serem implementadas pela gestão contidas neste estudo.Dissertação Transparência ativa: um estudo dos portais eletrônicos das Universidades Públicas Federais do Estado do Ceará(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-05) Macedo, Cícero Joaquim Pereira; Dias, Thiago Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9579256535097635; http://lattes.cnpq.br/9657245031265690; Raupp, Fabiano Maury; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; https://orcid.org/0000-0002-7410-9290; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209Considerando a importância da Transparência enquanto um segmento jurídico visado à luz da Constituição de 1988 (art. 37) bem como tendo em vista a representatividade social que as Universidades têm para o desenvolvimento humano, interrelacional e cultural da sociedade brasileira, o objetivo do presente estudo é analisar a transparência ativa das Instituições Públicas Federais de Ensino Superior no estado do Ceará. Pretende-se, então, examinar nos portais eletrônicos das universidades públicas federais do estado do Ceará questões que abarcam o direito fundamental de informação; mensurando o índice geral de transparência ativa de cada um dos portais das instituições de ensino superior analisadas. Busca-se, inclusive, identificar a transparência ativa, bem como o grau de adequação da transparência ativa dos portais. Uma das questões é visar a Transparência ativa como instituto socioeducacional. A educação é um dos direitos sociais mais importantes para a realização da Transparência ou para o processo de fiscalização da ação estatal, pois permite a qualificação do indivíduo, amplia sua percepção de si e das instituições que estão em seu entorno, tornando-o capazes de colaborar com a construção da Transparência das contas e das informações pública. Trata-se de uma pesquisa aplicada junto a três universidades: Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB. De acordo com o framework predefinido neste trabalho, adota-se um desenho de pesquisa que combina as perspectivas teóricas de Zuccolotto, Teixeira e Riccio (2015) para analisar seu caráter institucional e Michener (2016) para avaliar a Lei de Acesso à Informação (LAI) em seu caráter social. Os resultados demonstram que a UFC se mostra como um modelo de transparência ativa, enquanto a UFCA exibe um desempenho intermediário e a UNILAB necessita realizar progressos significativos nessa área. A transparência ativa é crucial para consolidar a confiança dos cidadãos nas instituições públicas e promover uma administração pública responsável e participativa. É imprescindível que todas as instituições se esforcem para melhorar sua transparência, garantindo o acesso adequado às informações e reforçando o princípio da prestação de contas.Dissertação Transparência no Sistema de Registro de Preço: um estudo de caso no Instituto Federal da Paraíba - Campus Campina Grande(2018-03-01) Souto Maior Filho, Ubaldino Gonçalves; Araújo, Fábio Resende de; ; ; Guerra, Lenin Cavalcanti Brito; ; Araújo, Maria Arlete Duarte de;O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a transparência pública nas aquisições e contratações por Sistema de Registro de Preços no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Campina Grande. A metodologia fez uso do modelo de Cappelli (2009) para transparência em processos organizacionais e as categorias de análise foram acessibilidade, usabilidade, informativo, entendimento e auditabilidade. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e se caracterizou como um estudo de caso. Quanto à natureza, o estudo foi uma pesquisa aplicada e, quanto aos objetivos, descritiva e exploratória. A coleta de dados utilizou entrevistas de roteiros semiestruturadas, com servidores envolvidos nas compras institucionais do IFPB – Campus Campina Grande, cujo tratamento dos dados empregou estatísticas descritivas e análise de conteúdo. Por fim, o estudo revelou que as aquisições e contratações por SRP no IFPB – Campus Campina Grande podem ser aperfeiçoadas, quanto à sua transparência, e apontou dificuldades institucionais a serem superadas como: a falta de capacitação dos servidores no uso dos sistemas tecnológicos, impasses administrativos e a inércia da direção institucional na priorização da implementação da Lei de Acesso à Informação. A pretensão é que o estudo possa contribuir com a área de compras públicas, principalmente, com a produção científica acerca da Transparência Pública no Sistema de Registro de Preço e com a Gestão Pública haja vista a necessidade de posições cada vez mais diligentes no trato dos recursos públicos