Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia por Assunto "Acidente vascular encefálico"
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Dissertação Reconhecimento de seqüências de atividades funcionais em pacientes com acidente cascular encefálico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-10-27) França, Fabíola Rodrigues de; Campos, Tânia Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784002J7; ; http://lattes.cnpq.br/0325341540697630; França, Fabíola Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/0325341540697630Durante a reabilitação motora de pacientes com patologias neurológicas, existem muitos fatores que interferem no processo terapêutico. É possível que a demonstração utilizando videoteipes ou fotografias de movimentos a serem aprendidos possa auxiliar a codificação, classificação e reorganização dos elementos da tarefa em esquemas familiares e assim facilitar o processo de reaprendizagem motora. O estudo teve como objetivo analisar o desempenho no teste de reconhecimento de seqüências de atividades funcionais como beber água e pentear cabelo, apresentadas por partes (fotos) e de forma completa (vídeo) aos pacientes com Acidente Vascular Encefálico (AVE). A amostra foi constituida por 12 pacientes (62 ± 8 anos) e 10 indivíduos saudáveis (53 ± 5 anos), de ambos os sexos, divididos em dois grupos para os quais foram apresentadas 5 atividades funcionais por partes e completa, em 4 seqüências que variavam entre movimentos corretos e incorretos e objetivos alcançados e não alcançados, durante 24 tentativas. O teste t`Student foi aplicado para verificar diferenças no tempo de resposta entre os grupos e para comparar o desempenho entre os testes realizados às 9:00 h e retestes às 9:00 e 16:00 h. Para comparar a freqüência entre os tipos de resposta utilizou-se o teste de Qui-quadrado. Verificou-se que os pacientes apresentaram maior tempo de reconhecimento e menor número de respostas corretas do que os saudáveis e tiveram melhor desempenho no reconhecimento da seqüência completa do que das partes. Maior freqüência foi observada para a resposta que o objetivo e o movimento estavam sendo apresentados corretamente, porém os saudáveis indicaram a resposta correta logo nas primeiras tentativas. Observou-se uma tendência a melhora no desempenho quando as etapas de teste e reteste foram realizadas no mesmo horário. Diante dos resultados encontrados sugere-se que os pacientes com AVE podem reconhecer melhor os movimentos corretos de uma atividade funcional quando ela é apresentada completa em forma de vídeo, o que pode influenciar a escolha da estratégia terapêutica durante o processo de reaprendizagem motora