Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e inovação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e inovação por Assunto "Abismo"
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Dissertação Stairs4Innovation: processo de gestão de inovação tecnológica disruptiva para novos mercados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-31) Araújo, Euriam Barros de; Carvalho, Zulmara Virginia de; http://lattes.cnpq.br/3598201636024281; http://lattes.cnpq.br/4664839122257456; Liberato, Antônio Carlos Teixeira; Brandão, Gláucio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/0050402182466103; Gurgel, Iris Linhares PimentaEm 1911, no livro ‘Teoria do Desenvolvimento Econômico’, Joseph Schumpeter conceitua inovação como elemento-chave para a dinâmica econômica, bem como apresenta o seu responsável: o empresário inovador. Novos produtos, novos serviços ou novas formas produtivas podem criar e destruir mercados: a destruição criadora da teoria do economista austríaco. Desde então, muitos esforços foram aplicados ao aprofundamento das teorias da inovação. Contudo, com a especialização de conhecimento, a exemplo de conquistas de mercados ou de desenvolvimento de clientes, identificou-se fragilidades, derivadas da fragmentação dos processos existentes, centradas na visão do caráter cíclico da dinâmica econômica, preconizado por Schumpeter. Isto exposto, seria possível haver um processo que oriente o empreendedor a contemplar a ciclicidade na gestão da inovação, frente a contínua evolução mercadológica e mudança tecnológica ? Nesta direção, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um processo de gestão de inovação tecnológica disruptiva voltado a novos mercados. Para tanto, foram investigadas as teorias de inovação existentes e suas conexões. Entre elas, a teoria das inovações disruptivas e Jobs to be done. A pesquisa contou também a aplicação de metodologias para criação de soluções, a exemplo do modelo de Desenvolvimento do cliente e do Running Lean. Em seguida, foi executado procedimento experimental de prototipação e de validação do processo, fazendo uso de ferramentas como cadeia de valor do cliente e modelagem funcional, por meio de sua aplicação em empreendimento voltado à indústria do turismo. Após a aplicação de técnicas de criação, foi desenvolvido o processo Stairs4Innovation, composto por quatro etapas: surgimento; propagação; consolidação e comoditização, que objetiva mitigar os possíveis impactos de destruição criadora em empreendimentos nascentes ou maduros. A aplicação do Stairs4Innovation na startup voltada a experiências turísticas auto personalizáveis, teve a proposta de valor validada, inicialmente utilizando a técnica Mágico de Oz, por meio da elaboração manual de roteiros de viagens personalizados. Adicionalmente, a referida aplicação gerou dimensão do esforço necessário para a inserção e manutenção mercadológica do empreendimento turístico. Por fim, os resultados sinalizam o potencial do processo Stairs4Innovation como ferramenta estratégica do empreendedorismo inovador.