Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis por Assunto "Ambiental, Social e Governança Corporativa (ESG)"
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Dissertação Inovação verde e ESG: analisando práticas de sustentabilidade e desempenho empresarial nas firmas de capital aberto do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-26) Silva, Amanda Samylli da; Dantas, Marke Geisy da Silva; https://orcid.org/0000-0002-8991-7792; http://lattes.cnpq.br/8300706811494344; https://orcid.org/0000-0002-0831-6371; http://lattes.cnpq.br/3466700438917514; Paulo, Edilson; Mota, Renato Henrique GurgelA pesquisa tem como objetivo investigar o impacto da Inovação Verde – medido a partir do número de patentes verdes – e dos indicadores ESG no desempenho financeiro de empresas brasileiras de capital aberto. A análise utiliza dados de 41 empresas, no período de 2012 a 2022, aplicando regressões lineares e quantílicas para examinar essa relação. As variáveis independentes incluem a pontuação ESG e o número de patentes verdes (proxy de Inovação Verde), enquanto o desempenho financeiro é medido pelo Retorno sobre Ativos (ROA). Os resultados indicam que a divulgação de informações ESG, especialmente nos pilares Ambiental e Social, tem um impacto positivo no desempenho financeiro, sobretudo para empresas de menor e médio desempenho. Empresas maiores, mais alavancadas e com maior disponibilidade de caixa também apresentam resultados financeiros superiores. Contudo, a interação entre Inovação Verde e ESG mostra um efeito diluído no desempenho, sugerindo que a combinação dessas práticas pode ter custos elevados ou trade-offs. Além disso, as empresas com patentes verdes demonstraram impacto positivo no desempenho financeiro apenas em situações específicas, cujos benefícios são mais percebidos em empresas com baixo desempenho. As práticas de Governança Corporativa, por outro lado, não apresentaram efeito estatisticamente significativo no ROA para a amostra analisada. A pesquisa contribui para a literatura ao destacar a relevância das práticas de sustentabilidade no contexto de mercados emergentes e sugere que empresas em diferentes níveis de desempenho podem se beneficiar de diferentes formas da adoção de práticas verdes e de divulgação ESG.