Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde por Assunto "Anestesiologia"
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Dissertação Impacto de intervenção educativa com apoio de módulo educacional sobre segurança do paciente em anestesiologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Maranhão, Kariny Sheyla Rodrigues; Freitas, Marise Reis de; http://lattes.cnpq.br/9028554205811163; http://lattes.cnpq.br/7750429981036513; Diego, Luís Antônio dos Santos; Lino, Cristiane Ribeiro de Melo; https://orcid.org/0000-0002-8684-4065; http://lattes.cnpq.br/4601757822031286; Diniz Júnior, José; Lima, Lana Lacerda deIntrodução: A matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Anestesiologia do Brasil apresenta como objetivo específico “realizar a anestesia com segurança em todas as suas etapas”, cujos elementos para a implementação de um currículo específico precisam ser definidos. Diante desse cenário, foi proposta a elaboração e implementação de um módulo educacional sobre segurança do paciente para residentes de anestesiologia. Objetivos: Avaliar o impacto de intervenção educativa, com apoio de módulo educacional sobre segurança do paciente em anestesiologia, no conhecimento de residentes da especialidade e o grau de satisfação dos mesmos com a estratégia desenvolvida. Métodos: Estudo quase-experimental com desenho série temporal interrompida com um grupo, realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), envolvendo 10 residentes do primeiro ao terceiro ano do Programa de Residência Médica de Anestesiologia da Instituição. Foi desenvolvido um módulo educacional, em formato e-book, e implementada estratégica pedagógica para intermediar a aprendizagem de residentes, em quatro encontros presenciais, ocorridos durante expediente de atividades práticas no hospital. Foi realizada uma avaliação de conhecimentos com pré-teste, antes da primeira discussão dos conteúdos de segurança do paciente, no primeiro encontro, e pós-teste, no último encontro, e avaliação de satisfação utilizando questionário com escala de Likert. Resultados: As notas do pré-teste variaram entre 6.25 e 8.75 (média 7.50), enquanto no pós-teste variou de 7.50 a 10.0 (média 9.03). Foi encontrada diferença significativa para os valores das notas medianas nos dois momentos de aplicação do teste, por meio do teste de Wilcoxon, ao nível de significância α = 5% (p- valor: 0.0199). O questionário de satisfação teve sua consistência avaliada através do coeficiente alfa de Cronbach (alfa de 0.793), sendo considerada “Aceitável”. De forma geral, as respostas foram satisfatórias para cada um dos itens questionados, com a totalidade delas variando entre “Concordo” e “Concordo Totalmente”. Conclusão: A elaboração e implementação de um módulo educacional para intermediar a aprendizagem, durante o processo formativo de residentes de anestesiologia, foram efetivas em promover conhecimento sobre segurança do paciente para o anestesiologista em formação, com altos índices de satisfação. Assim, ressalta-se a importância da inserção do tema segurança do paciente na estrutura curricular dos cursos de residência em anestesiologia, com espaço e tempo protegidos para o processo de aprendizagem destes profissionais. Ademais, são necessários mais estudos que possam mensurar o impacto dessa intervenção a longo prazo, sua influência na aquisição de competências e se essas intervenções educacionais melhoram os resultados para os pacientes.Dissertação Implementação do DOPS (Direct Observation Procedural Skills) como ferramenta de avaliação no Programa de Residência Médica em Anestesiologia do Hospital Unversitário Onofre Lopes (HUOL)(2019-08-19) Sousa, Cynthia Cristina Bastia Vieira de; Diniz Júnior, José; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; ; ; Araújo Filho, Irami; ; Silva Júnior, João Manoel da; ; Vilar, Maria José Pereira;O Programa de Residência Médica (PRM) constitui uma modalidade de ensino destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, em regime de 60 horas semanais, funcionando em Instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo reconhecida como a melhor forma de inserção de profissionais médicos na vida profissional, sob supervisão, e capacitação em uma especialidade. O objetivo desse estudo foi adequar a ferramenta avaliativa Direct Observation Procedural Skills (DOPS) no Programa de Residência Médica em Anestesiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) para avaliar de maneira mais integral o residente, baseando-se em competências, contribuindo juntamente com outras formas de avaliação para ampliar a visão sobre os avanços e fragilidades individuais dos mesmos. Foram desenvolvidas oficinas de capacitação dos Preceptores com métodos ativos de ensino-aprendizagem, entre estes vídeos com simulações dos cenários reais de trabalho na instituição seguido por reflexão e discussão em grupos, o que permitiu a padronização dos domínios considerados essenciais a serem avaliados pelo DOPS. Foram realizadas 39 avaliações envolvendo dez residentes (90%), sendo três do primeiro ano, três do segundo ano e quatro do terceiro ano. Apenas um residente não foi avaliado por motivo de afastamento temporário do PRM. A maioria dos residentes foi avaliada mais de uma vez, em diferentes procedimentos, tendo como resultado da avaliação o status “acima do esperado”. Fato interessante, foi a constatação pela ferramenta DOPS de mais fragilidades nos procedimentos de menor complexidade, provavelmente atribuída a uma percepção equivocada de já ter atingido as competências necessárias em tais procedimentos. As autoavaliações, em sua maioria, foram concordantes com as avaliações realizadas pelos preceptores, com mais reflexões e apontamentos a serem modificados pelos residentes avaliados. O processo de implementação do DOPS na residência de anestesiologia obteve sucesso, sendo o instrumento bem aceito e adequado à avaliação de procedimentos no referido programa.