Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20114
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde por Assunto "Aprendizagem baseada em casos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Aprendizagem baseada em casos clínicos em vídeo: facilitando o ensino em psiquiatria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Campos, Rafael Góis; Medeiros, Elaine Lira; https://orcid.org/0000-0002-4320-4818; http://lattes.cnpq.br/4325563990851754; http://lattes.cnpq.br/5380222512163198; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; Costa, Edméa Fontes de OlivaIntrodução: O ensino da psiquiatria para medicina requer mais do que o aprendizado dos livros e necessita do desenvolvimento de atitudes, diminuir preconceitos e desenvolver a observação do comportamento, nesse contexto, a aprendizagem baseada em casos é uma metodologia inovadora de ensino, que parece ser efetiva, contribuindo para melhorar atenção e participação dos alunos. Objetivo: Implementar um método de ensino na psiquiatria, com aprendizagem baseada em casos (CBL) com situações em vídeo e uso de recursos tecnológicos em uma faculdade de medicina do Brasil. Metodologia: Construção de um caso clínico, que foi gravado em 5 vídeos com ajuda de uma atriz, mostrando um quadro depressivo com virada maníaca. O caso foi apresentado em 2 aulas presenciais, usando enquetes interativas durante as aulas, em agosto de 2022. No intervalo entre essas duas aulas, foram também realizadas atividades virtuais. Foram avaliados a participação dos alunos, o nível de satisfação com a metodologia, a autoconfiança dos alunos com os temas e o desempenho na prova. Resultados: Vinte e um de cinquenta alunos responderam ao questionário, desses 100% acharam que a metodologia da aula foi melhor que de uma tradicional, 100% consideraram que os métodos de ensino utilizados foram úteis e eficazes, 95,3% sentiram-se confiante com a simulação e 100% consideraram que o professor utilizou recursos úteis. A principal reclamação dos alunos foi que queriam mais tempo de aula. Os alunos tiveram o aproveitamento médio na prova de 88%. Conclusão: Os resultados da pesquisa indicaram que a aprendizagem baseada em casos com uso de vídeo-casos gravados na educação em psiquiatria teve um impacto positivo nos níveis de engajamento, satisfação, autoconfiança e desempenho dos alunos.