PPGCC - Mestrado em Ciências Contábeis - Multi-institucional
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Navegando PPGCC - Mestrado em Ciências Contábeis - Multi-institucional por Assunto "Balanced Scorecard"
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Dissertação Utilização de indicadores financeiros e não-financeiros na gestão de hotéis no Rio Grande do Norte: um estudo sob a ótica do Balanced Scorecard(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-10-24) Celestino, Maxwell dos Santos; Silva, José Dionísio Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/6766731996345028; ; Araújo, Aneide Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773540T3; Kassai, José Roberto; ; http://lattes.cnpq.br/8702514218064299Esta Pesquisa é resultado de uma investigação relacionada aos aspectos que devem ser abordados na utilização de indicadores financeiros e não-financeiros para fins de avaliação do desempenho dos hotéis de médio e grande porte do Estado do Rio Grande do Norte, buscando oferecer uma contribuição ao estudo in loco de tais práticas de avaliação. Destacando o segmento hoteleiro como um dos mais importantes no cenário econômico atual. Utiliza como referencial conceitual o Balanced Scorecard, enfatizando, esta teoria como uma contribuição original à literatura de contabilidade gerencial, por repensar temas antigos, mostrando os pontos que estavam esquecidos ou mal interpretados, mostrando como podem ser aplicados aos tempos modernos, para atender às exigências impostas pelo ambiente mais competitivo para as empresas, aumentando a compreensão do tema vinculação entre estratégia e operação . O Objetivo da pesquisa é investigar se a gestão hoteleira dispõe de um sistema estruturado ou não de informações sobre a avaliação de desempenho. Como resultado da pesquisa é revelada a existência de avaliação de desempenho utilizando indicadores variados como: lucro contábil utilizado juntamente com o EVA/MVA, redução do tempo de ciclo, gestão da qualidade total, reengenharia, missão, visão, medidas estratégicas, feedback, risco, redução de custos/melhoria de produtividade, crescimento e mix de receitas, retenção/captação/satisfação e lucratividade de clientes, medidas de tempo e espera, qualidade do processo, custo dos processos, capacidades dos funcionários, sistemas de informação, motivação, empowerment e alinhamento. Conclui que a utilização dos conceitos oriundos do Balanced Scorecard pode contribuir com informações mais relevantes para o gerenciamento dos hotéis