PPGCC - Mestrado em Ciências Contábeis - Multi-institucional
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Navegando PPGCC - Mestrado em Ciências Contábeis - Multi-institucional por Assunto "Clientes"
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Dissertação Investigação da rentabilidade de clientes: um estudo no setor hoteleiro do Nordeste(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2002-12-06) Leitão, Carla Renata Silva; Silva, José Dionísio Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/6766731996345028; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773767D6; Araújo, Aneide Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773540T3O presente estudo trata da rentabilidade de clientes, através de uma investigação no setor hoteleiro. Expõe a história da hotelaria e o seu ambiente de gestão, além da sua importância na sociedade e na economia, dado o grande crescimento do setor. Apresenta uma revisão bibliográfica sobre a mensuração da rentabilidade obtida com os clientes, dando ênfase às informações necessárias para a mensuração. Para extrair a realidade dos hotéis, efetua uma pesquisa de campo nos hotéis de médio e grande porte, localizados em cinco Estados do Nordeste brasileiro. A pesquisa objetiva investigar se a mensuração da rentabilidade individual de clientes é efetuada através de informações estruturadas, geradas nos sistemas de informação gerencial desses hotéis. A pesquisa revela que 81,6% da amostra estudada não avalia a rentabilidade individual obtida com seus clientes, enquanto 18,4% o fazem através de um sistema com informações estruturadas. Porém 85,8% dos hotéis, mesmo com algumas restrições, consideram importante a existência de um sistema eletrônico que forneça esse tipo de informação para uma decisão. Finalmente, conclui que as informações sobre a rentabilidade individual de seus clientes pode proporcionar uma boa oportunidade aos hotéis de rentabilizar as suas relações com estes