PPGPSI - Doutorado em Psicologia
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Navegando PPGPSI - Doutorado em Psicologia por Assunto "Adolescência"
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Tese Educação e adolescência excluída na escola no contexto do capitalismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-30) Nascimento, Élida Furtado do; Campos, Herculano Ricardo; Facci, Marilda Gonçalves Dias; http://lattes.cnpq.br/3896628029641662; https://orcid.org/0000-0001-7643-2246; http://lattes.cnpq.br/1356217118539237; Barreto, Maria da Apresentação; http://lattes.cnpq.br/0256251497039883; Pereira, Angelina Pandita; Negreiros, Fauston; Leal, Zaira Fátima de Rezende GonzalezEsta pesquisa parte da necessidade de contribuir com as discussões a respeito do fenômeno da escolarização de adolescentes excluídos na escola via programa de aceleração da aprendizagem — Poronga. Trata-se da materialização do Programa Telecurso 2000 da Fundação Roberto Marinho implementado no Acre no período de 2002 a 2019. Toma-se o Projeto como expressão de educação compensatória para adolescentes, no contexto das reformas educacionais sob as características do neoliberalismo de Terceira Via e de mercadificação da educação, discutidos à luz dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Objetivou-se revelar e analisar as contribuições e limites do Poronga para o desenvolvimento dos adolescentes, problematizando a respeito dos significados sociais que sustentam sentidos pessoais sobre o Programa, sob o ponto de vista da educação de adolescentes. Realizou-se estudo com duas turmas do Poronga em Cruzeiro do Sul-AC, contando com a participação de diferentes sujeitos (duas professores do programa, duas coordenadoras pedagógicas, sete alunos do programa e seis responsáveis pelos alunos), por meio de questionário e entrevista. Os resultados revelam que o contexto socioeconômico de vida dos estudantes e familiares do Poronga é de extrema pobreza material, marcada pelo acesso a uma escola que não oferece condições de aprendizagem. Dar visibilidade à falência premeditada do sistema educativo, não só do Poronga, mas do sistema educativo em geral, que falha na garantia da educação de adolescentes da classe pobre, perpassada por opressões de gênero e raça. Não obstante essa realidade, tanto os familiares quanto os estudantes significam positivamente a educação escolar, expressando significados sociais que reiteram a importância da escola, dando visibilidade à resistência e a teimosia de quem segue resistindo, movidos pelos sentidos pessoais que atribuem à educação. É essa contradição, plasmada na realidade do Projeto de correção de fluxo, mas que vai para além dele, que se busca problematizar no âmbito deste estudo.Tese Trajetórias de vida de adolescentes do sistema socioeducativo no RN e o envolvimento em facções(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-07) Carvalho, Lauriston de Araújo; Paiva, Ilana Lemos de; Souza, Cândida de; ; ; ; http://lattes.cnpq.br/1287778340414521; Cruz, Ana Vládia Holanda; ; Lima, Fellipe Coelho; ; Silva Júnior, Nelson Gomes de Sant'ana e; ; Costa, Pedro Henrique Antunes da;No estado o Rio Grande do Norte as facções estão presentes no sistema socioeducativo. Percebemos o impacto do conflito desses grupos na gestão das unidades e nos adolescentes, por meio de marcas identitárias de pertencimento. Por se tratar de um fenômeno recente no estado, o presente trabalho buscou analisar as trajetórias de vida dos adolescentes internos do Centro Educacional Pitimbu – CEDUC Pitimbu – na cidade de Parnamirim/RN, entendendo como se dá as vinculações dessas trajetórias com as facções. Os dados foram analisados a partir de uma perspectiva crítica, à luz do materialismo histórico e dialético. Os resultados produzidos dão conta de apresentar os primeiros indícios de surgimento das facções em territórios das cidades de NatalRN e Parnanamirim-RN, que se dá na estreita relação com as torcidas organizadas (Garra e Máfia) e na presença de um tipo específico de indivíduo, caracterizado como novatos do bairro, com sotaque paulista, tatuados, zangados e que andavam em grupos. Esses fatos nos dão pistas para refletir sobre a inserção desses grupos no RN, como facilitadores da apróximação e ingresso de adolescentes, como também do acirramento do conflito na unidade socioeducativa. A péssima relação entre os adolescentes internos se motivaria pelas diferenças grupais originárias pelo domínio dos territórios nas disputas do monopólio do tráfico de drogas. Os adolescentes carregariam consigo a herança histórica do conflito, estimulada pelo bairro em que residem, e que é levada para dentro da unidade. O fato de residir em determinado bairro já seria condição suficiente para filia-lo a uma facção. A isso demos o nome de filações compulsórias. Pudemos identificar que esse adolescente que passa pelo sistema socioeducativo a sua trajetória de vida está sob a influência dos atores socais, o Estado, a facção eigreja. Observamos que as relações entre esses atores não é conflituosa entre si, mas influências que se sucedem por meio do entrelaçamento de dispositivos disciplinares, no “podamento” dos comportamentos desviantes. O dados mostram também as formas de agir das forças de segurança do estado nas comunidades do RN, como instrumentos da gestão da pobreza face às novas formas de governabilidade do capitalismo contemporâneo. O contexto da comunidade do Mosquito encontra base nos constructos teóricos do Estado de Exceção permanente, nas políticas do deixar morrer, que se dirigem ao jovem, negro e pobre perpassado pelas significações da criminalização da negritude e pobreza. Esses jovens a quem a letalidade se incide mais fortemente são os os homo sacer, os indignos de vida.