Núcleo de Educação da Infância
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11873
Navegar
Navegando Núcleo de Educação da Infância por Assunto "Educação"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Livro Educação das infâncias em tempos de esperança: entre telas, desafios e invencionices.(2022) Bezerra, Ana Karla Ana Karla Pessoa Peixoto; Souza, Danielle Medeiros de; Carrico, Janaína Speglich de Amorim; Melo, Murilo OliveiraEste ebook possui diferentes temáticas que refletem os avanços e as dificuldades do trabalho docente. Diferentes vozes, ideias e perspectivas são articuladas e refletem a competência dos professores e das professoras que compartilham um mesmo desejo: esperançar por uma educação das infâncias de qualidade.Livro Educação das infâncias em tempos de isolamento social: um guia para pais e responsáveis(Insecta, 2021) Carrico, JanainaLonge de querer oferecer “receitas prontas”, este material compila algumas ideias que podem servir de referência para outras práticas possíveis de serem realizadas pelas famílias, mesmo que estas não detenham o conhecimento “pedagógico”. Introduzimos, de início, o entendimento sobre o termo “rotina”, conceito fundamental para se pensar em qualquer ação que envolva a produção de conhecimento. Tratamos também sobre como abordar o tema “COVID-19” com os mais jovens, no sentido de tranquilizá-las sobre a situação. Em seguida, mostramos algumas experiências simples e possíveis de serem executadas junto às crianças.Livro Educação e leitura: debatendo a cor do silêncio(Centro de Educação, 2024) Freitas, Alessandra Cardozo de (org.); Lima, Juliana de Melo (org.); Freitas, Daniela Amaral Silva (org.); Fernandes, Gildene Lima de Souza (org.)A coletânea de textos que se apresenta neste livro reúne uma diversidade de preocupações sobre educação e leitura, em específico à leitura de literatura, a partir da realização do 9º Seminário Educação e Leitura. A obra evidencia, dentre outros temas, o silêncio em sala de aula quanto ao racismo, defendendo a leitura de literatura como forma de debater e fomentar atitudes emancipatórias nessa vertenteArtigo Ensinando e aprendendo a ler na escola infantil: reflexões sobre o saber-fazer de uma professora(UESB, 2012-01) Victor, Analice Cordeiro dos SantosLivro O lúdico na educação das infâncias: teoria e prática para a formação de professores(UFRN, 2024-10) Medeiros, Blenda Carine Dantas de (org.); https://orcid.org/0000-0002-4091-3897Este e-book resulta de um conjunto de ações de extensão e de pesquisa desenvolvidas por professoras do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), tornando-se um produto extensionista mediante a coletividade demonstrada pela equipe organizadora dos projetos e cursos, e pelas parcerias estabelecidas com diversas instituições educacionais. O volume 1 deste e-book se propõe a contribuir com a formação inicial e continuada de educadores, a partir da sistematização de fundamentos teóricos e elementos pedagógicos que perpassam a educação das infâncias, o lúdico e temáticas contemporâneasLivro Prática pedagógica em mídia-educação(SEDIS-UFRN, 2021) Cordeiro, Sandro da Silva; Figueiredo, Milene dos SantosEste livro é fruto das experiências acumuladas pelos professores do Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Há 40 anos, a equipe do NEI vem se dedicando a construir uma proposta inovadora de ensinoLivro Práticas pedagógicas em mídia-educação(SEDIS-UFRN, 2021) Cordeiro, Sandro da Silva; Figueiredo, Milene dos SantosEste livro, Prática Pedagógica em Mídia-Educação, parte do entendimento de que as crianças são sujeitos contemporâneos que habitam em um mundo altamente midiático. Ao considerar e respeitar esses sujeitos, o livro apresenta o trabalho com a mídia desenvolvido nos últimos anos no Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), configurando caminhos e alternativas distintos para o uso das mídias nas escolas. Os caminhos criados para o trabalho com o que se nomeia como mídia-educação não se caracterizam pela reprodução ou proibição das mídias na escola. As alternativas apresentadas no livro para o trabalho com a mídia-educação são caracterizadas pela criação, por processos criativos. Criação que acontece por meio de procedimentos coletivos de diálogo entre os pares/professores(as) e com as crianças, e trocas interpessoais e institucionais.Livro Quando o NEI esteve em casa: relatos de experiências de ensino remoto(RN EDITORA,, 2022) Rezende, Marianne da Cruz Moura; Souza, Danielle Medeiros de; Fernandes, Gildene Lima de Souza; Carrico, Janaina Speglich de AmorimApresenta recortes de práticas pedagógicas desenvolvidas no Núcleo de Educação da Infância, em um tempo pandêmico e circunscrito, no qual a instituição adotou o ensino remoto. Os registros são resultados da Pesquisa “Ser e estar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental do NEI: o que nos dizem as crianças”, coordenada pela professora Marianne da Cruz Moura Rezende e colaboradores, com o objetivo de compreender os sentidos e modos de ser e de estar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental do NEI, Colégio de Aplicação da UFRN, mediante as falas e percepções das crianças que constituem o corpus da investigação.