Programa de Pós-Graduação em Música
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20006
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Música por Assunto "Abordagens pedagógicas - fundamentos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Trombones na quarentena: um estudo sobre as diversas abordagens pedagógicas utilizadas ao longo dos dois anos de curso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Werle, Wilhian Robson; Ferreira, Alexandre Magno e Silva; http://lattes.cnpq.br/5336146660627915; http://lattes.cnpq.br/2041743153403519; Santos, Fernando Diego Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/3729761646542451; Aguiar, Marcos FlávioO presente trabalho investiga as rotinas de estudo apresentadas durante o curso “Trombones na Quarentena” realizado entre abril de 2020 e novembro de 2021, com participação de diversos trombonistas nacionais e internacionais. Teve como objetivo analisar as rotinas disponibilizadas pelos professores, compreender quais fundamentos são estudados, que abordagens pedagógicas podem ser utilizadas e quais escolas podem ter exercido maior influência nestes estudos. Para tanto, são apresentadas pesquisas bibliográficas acerca das escolas que influenciaram o ensino do trombone no Brasil, abordagens pedagógicas aplicadas ao ensino de instrumentos de metais, além das definições e conceitos dos fundamentos identificados nas análises das rotinas de estudo. Além disso foram realizadas entrevistas com professores que participaram do curso e estudaram nas escolas mencionadas ou tiveram contato direto com professores das mesmas, além de professores que disponibilizaram suas rotinas de estudo e professores que lideraram os estudos sem a utilização de material para compreender como estes pensam na elaboração e estudo destas rotinas. Por fim, relata-se a percepção do autor sobre sua experiência como aluno do curso “Trombones na Quarentena” e a aplicação prática dos itens pesquisados.