Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental por Assunto "Alargamento"
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Dissertação Análise paramétrica da distribuição de esforços internos devidos às cargas móveis em tabuleiros alargados de pontes esconsas em viga(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-26) Marcelino, Karen Andreza; Maciel, Daniel Nelson; Silva Filho, José Neres da; http://lattes.cnpq.br/4343155598427033; https://orcid.org/0000-0002-6935-9316; http://lattes.cnpq.br/0167281551944911; Trautwein, Leandro Mouta; Barros, RodrigoO modal rodoviário participa significativamente da matriz de transporte brasileira. Atualmente, o Brasil testemunha o aumento da demanda de tráfego rodoviário por parte de veículos maiores, mais pesados e em maior quantidade, bem como adequações nos requisitos necessários ao projeto de pontes rodoviárias, presentes nas normas pertinentes, o que levou grande parte das pontes antigas a não atender às novas especificações de projeto, precisando ser submetidas a intervenções, dentre as quais o alargamento de tabuleiros. Tais intervenções fazem com que as pontes passem a apresentar uma nova distribuição de esforços internos, sendo esta distribuição mais complexa no caso das pontes esconsas, devido à sua configuração estrutural, visto que o arranjo dos elementos dessas estruturas se dá de tal forma que não ocorre um cruzamento normal entre os eixos da ponte e do obstáculo transposto, comportamento comumente caracterizado por um ângulo de esconsidade. Entretanto, a ampliação de pontes esconsas existentes ainda é pouco investigada no meio científico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é avaliar a distribuição de esforços internos (devidos às cargas móveis) em pontes esconsas em vigas com tabuleiros alargados, considerando a variação de três parâmetros distintos: quantidade de longarinas, resistência à compressão do concreto das regiões de alargamento e ângulo complementar de esconsidade. Para isto, foram desenvolvidos modelos analíticos e numéricos, via método dos elementos finitos (MEF), a fim de possibilitar a análise da distribuição de esforços internos na estrutura alargada, através dos fatores de distribuição de momento fletor (FDMFs) e de força cortante (FDFCs). Como resultado, observou-se que houve uma transferência progressiva de absorção de momentos fletores das longarinas antigas para as longarinas de alargamento com o aumento da resistência à compressão do concreto dos trechos alargados. No tocante à quantidade de longarinas dos modelos, o aumento da resistência à compressão dos trechos de alargamento diminuiu a diferença percentual, em módulo, entre as longarinas antigas e as longarinas de alargamento, ao passo que o aumento de esconsidade direcionou os momentos fletores para as longarinas iniciais. Quando analisada a influência da esconsidade, de modo geral, houve um comportamento semelhante entre as esconsidades de 0° a 30°, ao passo que os modelos com esconsidade de 60° destoaram dos demais, de modo que o aumento da esconsidade direcionou a absorção de momentos fletores para as longarinas externas. Por fim, as maiores diferenças percentuais foram obtidas por meio do MEF, seguido pelos métodos analíticos.