EDUFRN - Ciências Exatas e da Terra
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25322
Navegar
Navegando EDUFRN - Ciências Exatas e da Terra por Assunto "Matemática"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Livro Álgebra matricial e geometria analítica(2025-02-25) Ferreira, Débora Borges; Santana, Fabiana Tristão deEsta publicação apresenta de forma clara e rigorosa os fundamentos da Álgebra Matricial e da Geometria Analítica, sendo um material didático voltado para estudantes de ciências e engenharia, especialmente do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFRN. A obra está dividida em duas partes: a primeira aborda conceitos como operações com matrizes, sistemas de equações lineares, matrizes inversas e determinantes; a segunda explora coordenadas no plano e no espaço, vetores, retas, planos, ângulos, distâncias e cônicas. Com 220 exercícios e respostas detalhadas, o livro combina teoria e prática, oferecendo um suporte essencial para a fixação do conteúdo e o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos leitores.Livro Investigação sistemática e propriedades dos triângulos retângulos em números inteiros(Editora da UFRN, 2017-09-14) Bahier, Eugène; Fossa, John A. (Tradução/ Comentário); Silva, Georgine Amorim (Tradução/ Comentário)A obra de Bahier é uma investigação de um dos assuntos mais antigos da matemática, triângulos pitagóricos, ou seja, triângulos retângulos cujos lados são medidos por números inteiros (positivos). Alguns desses triângulos, como o (3, 4, 5), foram conhecidos pelos antigos babilônios e egípcios. Era entre os pitagóricos, especialmente com Platão, porém, que os referidos triângulos foram investigados mais intensivamente, pois se tornaram fundamentais para o desenvolvimento das suas filosofias. [Trecho retirado da apresentação da obra]Livro Produtos Educacionais em Ciências Naturais e Matemática: temas e experiências do PPGECNM: Volume III(EDUFRN, 2022-10-18) Hidalgo, Juliana (Org.); Gutierre, Liliane dos Santos (Org.); Schivani, Milton (Org.)Esta obra apresenta de maneira fundamentada uma seleta de Produtos Educacionais desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECNM/UFRN), cujas atividades tiveram início em 2002, e atualmente se constitui como um polo formativo de professores das disciplinas de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática, do Rio Grande do Norte e de outros estados do Nordeste. Através de seis capítulos, o leitor encontrará contribuições de diferentes nuances teóricas e metodológicas, todas elas já respaldadas pelo exame atento de professores das bancas examinadoras de defesa. O primeiro capítulo reflete sobre o desenvolvimento de habilidades argumentativas em alunos do ensino médio a partir de uma atividade experimental sobre o conteúdo “Metabolismo Energéticos nos Vegetais: fotossíntese e respiração” em aulas de Biologia na educação básica. Na sequência, o capítulo 2 apresenta os fundamentos de uma proposta para ensinar a ler textos de forma compreensiva nas aulas de Química. Os capítulos 3 e 4 também trazem propostas didáticas e discussões no campo do Ensino de Química. Ambos apresentam intervenções didáticas que buscam promover um ensino de química mais contextualizado, mais próximo e conectado com a realidade da maioria dos educandos. Por sua vez, o capítulo 4 discute a dificuldade que os estudantes, em sua maioria, possuem para compreender a Química orgânica e sua inúmera gama de nomenclaturas e regras, podendo levar à memorização sem aprendizado. Por fim, os capítulos 5 e 6 contemplam discussões e propostas didáticas com foco em episódios históricos.Livro Tratado sobre a teoria dos números em XVI capítulos(EDUFRN, 2017-09-14) Euler, Leonhard; Fossa, John A. (Tradução / Comentário)A obra volta trata da vida e obra de Leonhard Euler e encontra-se dividida em três partes, sendo a primeira dedicada a fazer alguns breves apontamentos sobre a vida de Euler, a segunda a uma revisão geral da sua obra e a terceira a uma explanação do texto Tratado sobre a Teoria dos Números, cuja tradução se encontra no presente livro.