Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional por Assunto "Aprendizagem"
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Dissertação Ressignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-25) Cavalcante, Cláudio de Almeida; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; ; http://lattes.cnpq.br/3656279330686053; Bezerra, Djakson da Rocha; ; http://lattes.cnpq.br/7956841403096370; Vieira, Marcilio de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Thomé, Renata Viana de Barros; ; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415O presente trabalho objetiva observar, analisar, refletir e discutir junto ao estudante do Novo Ensino Médio acerca de seus corpos marcados, oprimidos, conflitados e ressignificados no espaço da escola pública com foco no ensino de Arte e suas diversas linguagens – Teatro, Dança, Música e Artes Visuais, a partir de várias experiências teatrais: “O que você tem haver com a corrupção”, “Paulo Freire o Educador”, e sete montagens de espetáculos com a temática dos direitos e deveres do trabalhador, projeto esse idealizado e executado pelo Ministério do Trabalho, aqui, no Rio Grande do Norte, onde envolve diversas escolas da capital. Durante esses setes anos, foram muitos estudantes oportunizados ao fazer teatral, e por fim, o jogo eletrônico “The Sims”, na cena teatral para culminância com a finalização do Mestrado Profissional em Arte. Apropriando-se dessa ferramenta transformadora que é o ensino de Arte na escola pública, busca-se encaminhar progressivamente o estudante, de forma humana, na construção de valores e conceitos éticos, estéticos e cidadãos, possibilitando que ele se torne sujeito autônomo e construtor de sua própria história social e corporal. Pensamos em como oportunizá-lo, por meio do ensino da Arte, a vivenciar relações humanas e criativas com todos os que fazem a escola, contribuindo para que esse estudante se emocione, tenha prazer e felicidade em aprender, e que esse aprendizado tenha significado e que seja apreendido por meio de experiências viscerais, singulares, integrais e com aporte em mecanismos pedagógicos, metodológicos, criativos, lúdicos e significativos, dando uma ressignificação a um corpo repleto de marcas opressoras e conflitos advindos do convívio familiar e de uma sociedade opressora. Para isso, buscamos aporte teórico em Freire (2004), Bertherat (2010), Bernstein (2010), Guénon (2003), Barbosa (2002), Reverbel (2007) e Boal (2019), dentre outros. A pesquisa tem um cunho qualitativo, com produtos finais este artigo científico e uma proposta pedagógica de um espetáculo de teatro inspirado nos “Corpos Marcados, Oprimidos, Conflitados e Ressignificados” na escola e na vida, e por meio da apropriação do jogo eletrônico “The Sims”, junto ao estudante, construir cenicamente um espetáculo com o mesmo titulo. Ressalte-se, portanto, a possibilidade de um coletivo onde é possível apresentar a esse estudante outras formas de pensar, viver, existir em seu contexto e no entorno da escola.