Programa de Pós-Graduação em Letras
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20530
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Letras por Assunto "África"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Leitura e experiência em sala de aula com o beijo da palavrinha, de Mia Couto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-24) Melo, Bruna Janine Caballero Bezerra de; Santos, Derivaldo dos; https://orcid.org/0000-0002-7001-8578; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; http://lattes.cnpq.br/1089616003499013; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9467435917159475; Pereira, Francisco Afrânio CâmaraEste trabalho versa sobre a literatura e seu poder de humanização através da leitura da obra O beijo da palavrinha, de Mia Couto, utilizando-se da sequência didática como modelo pedagógico de aplicação em sala de aula. A literatura africana e sua representatividade no cenário educacional brasileiro, bem como a decadência atual da literatura em sala de aula e a necessidade de mantê-la viva diante de seu importante papel social são reflexões importantes realizadas durante a pesquisa. Assim, tomou-se como base o objetivo de ler a obra juntamente aos alunos de uma turma de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, fazendo-os refletir sobre as variadas temáticas presentes no livro e associando-as ao seu contexto de mundo. Para isso, a fim de pensar sobre a literatura, utilizou-se o pensamento de Antonio Candido, Leyla Perrone-Moisés e Todorov. Para as questões pertinentes ao letramento literário, tomou-se como aporte teórico-metodológico, o modelo de sequência didática do teórico Rildo Cosson.