Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional por Assunto "Ambiente educacional"
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Dissertação Análise dos impactos da pandemia da Covid-19 na motivação, percepção do ambiente educacional e saúde mental dos alunos de anatomia humana para o curso de farmácia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-22) Lins, Lucas Alexandre Araújo; Clebis, Naianne Kelly; https://orcid.org/0000-0002-1749-7565; http://lattes.cnpq.br/9094438527470150; http://lattes.cnpq.br/5790804067224406; Lopes, Fivia de Araújo; Holanda Júnior, Francisco Wilson Nogueira; Engelberth, Rovena Clara Galvão JanuárioDurante a pandemia de COVID-19, a transição das aulas de anatomia humana para o formato remoto, imposta pela necessidade de distanciamento social, trouxe desafios significativos para a educação. A ausência de interação pessoal, feedback imediato dos professores e a troca de ideias típicas das aulas presenciais impactou a aprendizagem dos alunos. Para minimizar esses efeitos, foram adotadas diversas metodologias, como aulas síncronas, videoaulas, fóruns de discussão e acompanhamento contínuo por monitores, com atividades planejadas para estimular os alunos e facilitar a compreensão do conteúdo de anatomia humana. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o processo de aprendizagem dos alunos matriculados na disciplina MOR-0048 Anatomia Humana para o Curso de Farmácia do DMOR/UFRN, nos períodos letivos de 2021.1, 2021.2 e 2022.1 em ambos os turnos (matutino e noturno), durante a pandemia de COVID-19, considerando os diferentes fatores envolvidos nesse processo. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos alunos matriculados na referida disciplina. Ao observar os índices de motivação, foi possível perceber que o formato híbrido apresentou resultados superiores aos do presencial, enquanto o formato remoto mostrou-se estatisticamente semelhante ao híbrido em diversos aspectos. No entanto, o formato presencial foi associado a uma queda no nível motivacional em comparação aos outros dois formatos, algo percebido de forma significativa, especialmente, pelas condições adversas do retorno presencial, fato que corrobora a percepção do ambiente educacional como um fator decisivo para o relacionamento com a disciplina e o processo de ensino como um todo. Essa correlação foi corroborada quando os resultados relacionados aos comportamentos adotados para evitar contágio foram avaliados, indicando a permanência dessas práticas sociais e pessoais, de forma geral entre as turmas, evidenciando um impacto duradouro da pandemia da COVID-19 no dia a dia dos estudantes. Além disso, os dados apontaram níveis de utilização de estratégias de enfrentamento bem marcados, especialmente para as turmas do presencial, indicando mais uma vez que o retorno as condições de ensino presencial ainda representavam um risco potencial para os alunos e, assim, o processo de ensino aprendizagem poderia ser influenciado por esses aspectos, especialmente por suas repercussões na saúde mental dos estudantes, influenciando os níveis de estresse, ansiedade e depressão. Com isso, a conclusão é de que o processo de ensino aprendizagem sofre influência significativa tanto da percepção do ambiente educacional quanto do nível de motivação, sendo fatores determinantes para o relacionamento dos estudantes com a disciplina, bem como da representatividade desse cenário para o curso de uma forma geral. As estratégias de enfrentamento adotadas pelos estudantes, por sua vez, estiveram bastante relacionadas a transição do ensino híbrido para o presencial, representando um intensificador do nível de enfrentamento, sugerindo a necessidade de apoio psicológico direcionado para os estudantes, com o objetivo de mitigar os impactos negativos na saúde mental e proporcionar a manutenção salutar do processo de ensino aprendizagem, considerando não somente as vias de transmissão de conteúdo, mas principalmente o contexto em que o estudante está imerso.