Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20117
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional por Assunto "Anatomia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Definição dos objetivos instrucionais da taxonomia de Bloom revisada no contexto da anatomia humana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-06) Montello, Mauro Bezerra; Abreu, Bento João da Graça Azevedo; Moura, Sérgio Adriane Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-8204-3244; http://lattes.cnpq.br/1323062374722389; https://orcid.org/0000-0001-8010-806X; http://lattes.cnpq.br/1725848357337658; http://lattes.cnpq.br/5161953492829381; Souza Júnior, Airton Araújo de; Cerqueira, Gilberto SantosINTRODUÇÃO: A Anatomia humana tem sido um dos eixos fundamentais do ensino da educação médica por centenas de anos. Pensando no desenvolvimento de novas metodologias e na adaptação das metodologias já existentes, torna-se necessário o uso de ferramentas que possam ser utilizadas para facilitar a estruturação do que se espera em sala de aula. Uma ferramenta que pode auxiliar nesse propósito é a Taxonomia de Bloom, que, é composta por uma tabela bidimensional que direciona o uso de verbos, na definição dos objetivos educacionais que serão aplicados na construção da ementa de componentes curriculares e planos de aula. OBJETIVO: Realizar a designação dos verbos da taxonomia de Bloom que serão aplicadas na elaboração de planos de aulas no componente curricular da anatomia humana. METODOLOGIA: A proposta será construída com base na tabela bidimensional de Bloom, já estabelecida, com a alocação de verbos que sejam aplicáveis ao contexto da Anatomia humana. O desenvolvimento dos planos considera a aquisição de conhecimentos e competências de natureza teórico-práticas organizados em categorias de crescente complexidade. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi realizada a designação de vinte quatro verbos com a devida alocação na tabela bidimensional e a descrição do que se espera do objetivo correspondente ao verbo, contendo exemplos de como ele seria usado inserido em um contexto. Foram produzidos três planos de aula que utilizaram a aula expositiva dialogada, a aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem baseada em times como estratégias validas e já presentes na realidade brasileira, tendo nesses planos de aula a presença dos dados de identificação, do tema, objetivos gerais e específicos, conteúdo, recursos metodológicos, recursos didáticos, avaliação e bibliografia. Em cada plano de aula foi descrito quais verbos seriam empregados e qual o objetivo do seu uso, destacando como a taxonomia de Bloom se relaciona com aquela metodologia específica e o que se deve esperar/enfatizar ao se desenhar os objetivos educacionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A taxonomia de Bloom revisada é uma ferramenta utilizada para o desenvolvimento de objetivos educacionais. A partir dela foi produzida uma tabela com sugestões de verbos que se enquadram nas situações que podem surgir no contexto da anatomia humana, sendo uma sugestão para educadores consultarem ao iniciar a elaboração dos objetivos a serem alcançado em uma aula, disciplina ou atividade educacional. Identificamos uma deficiência na baixa quantidade de artigos que trabalhem com descrições dos verbos da taxonomia de Bloom em situações da área da saúde, principalmente no aspecto metacognitivo e na disponibilização de bancos de planos de aula com objetivos baseados na taxonomia de Bloom. Esperamos realizar a validação dessa versão da taxonomia de Bloom através da aplicação dos verbos em situações que serão avaliadas por professores de anatomia.Dissertação Uso de corante natural extraído do pau-brasil (Paubrasilia echinata) para o processo de plastinação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-30) Souza, Pablo Rudá Ferreira Barros de; Nascimento Júnior, Expedito Silva do; https://orcid.org/0000-0002-6218-9238; http://lattes.cnpq.br/5233940343676740; http://lattes.cnpq.br/1543564713740808; Ferreira, Maria Rosana de Souza; Silva, Ewerton Fylipe de AraújoA anatomia, conhecida há vários séculos, é uma disciplina de extrema importância na formação de profissionais na área da saúde. A utilização de cadáveres, que é essencial para seu ensino, faz repercutir amplas discussões sobre a maneira mais eficiente para utilização dessas peças. Atualmente, a maneira mais comum de conservar as peças cadavéricas para o ensino da anatomia é utilizando formaldeído “uma substância química volátil e com odor desagradável, que causa irritabilidade nos olhos e nas vias respiratórias”. Buscando popularizar e ampliar ainda mais o ensino da anatomia, o médico alemão Dr. Von Hagens desenvolveu uma técnica em 1977 chamada de Plastinação, que favorece a minimização dos efeitos indesejados causados pelo formol. A técnica consiste em um processo de desidratação, buscando remover tecido gorduroso e água presente na peça, seguido pela impregnação de polímeros: silicone, epóxi e/ou poliéster nos tecidos biológicos, o que possibilita uma maior durabilidade das peças cadavéricas. Mesmo sendo uma técnica inovadora e facilitadora do estudo da anatomia, mesmo sendo uma técnica inovadora, existem possíveis melhorias a serem feitas no que diz respeita a coloração que sofre uma perda natural. Essa técnica possibilita uma maior durabilidade das peças cadavéricas e as torna com aparência mais próxima ao natural. Por não apresentar substâncias conservadoras que causam malefícios a saúde, a plastinação facilita o manuseio e uso de peças cadavéricas para fins didáticos e científicos. Para que a visualização das estruturas se torne ainda mais evidente, pode-se utilizar corantes específicos, na tentativa de aproximar ainda mais as peças plastinadas do real, como, a pintura das peças. Com isso, se fez necessário o desenvolvimento de um protocolo de coloração dos tecidos musculares, associado à técnica de plastinação, tornando a técnica ainda mais eficiente. De acordo com o que foi explanado, o objetivo do presente trabalho é analisar a qualidade da coloração em peças plastinadas com corante extraído da casca do pau-brasil (Paubrasilia echinata) na técnica de plastinação. Para isso, foram utilizados métodos de alocação do corante em diferentes etapas do processo de plastinação, bem como sua associação com substâncias desidratantes distintas, nas quais utilizará acetona ou álcool etílico, a fim de avaliar a melhor eficiência do corante para produção do protocolo adequando no processo de plastinação. O que tornará o ensino da anatomia humana mais eficiente.