Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família no Nordeste
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11976
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família no Nordeste por Assunto "Atenção Primária à Saúde"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Construção e validação de instrumento para avaliação da utilidade da "Autoavaliação para melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica - AMAQ"(2019-11-14) Santos, Thiago Emmanuel Araújo dos; Uchoa, Severina Alice da Costa; ; ; Sousa, Cláudia Santos Martiniano; ; Rocha, Paulo de Medeiros;OBJETIVO - A reorganização da assistência à saúde brasileira, a partir do final dos anos 1980 com a criação do Sistema Único de Saúde, teve como principal estratégia a expansão da atenção primária à saúde, com a ampliação da cobertura das equipes de Saúde da Família e a exigência por resultados de melhor qualidade, inicia-se o movimento de institucionalização do monitoramento e avaliação na Atenção básica. Nesse sentido, o estudo objetiva analisar evidências de validade de conteúdo de um instrumento construído para avaliar a utilidade da “Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica”, um dos componentes do “Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica” do Ministério da Saúde. MÉTODOS - Trata-se de um estudo de validação de conteúdo, com abordagem quantitativa, utilizando análise de dados. A amostra foi intencional incluindo 7 especialistas em validação e avaliação da Atenção Básica. O instrumento é composto por indicadores de utilidade do Joint Comittee on Standards for Educatiom Evaluation, adaptados ao contexto da “Autovaliação da Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica”. Foi avaliada a concordância entre os especialistas sobre relevância, representatividade e clareza dos itens do instrumento, a partir do cálculo dos índices Interrater Agreeement e Content Validity Index. Para análise da consistência interna dos itens foi calculado o Alfa de Cronbach. RESULTADOS - O índice de validade de conteúdo para todo o instrumento apresentou um valor de 1,00, para cada item os valores foram 1, tanto para avaliação da relevância e representatividade quanto para avaliar a clareza, quanto ao Interrater Agreement, todos os itens possuem valor de 1 e o seu conjunto possui um valor de 1, tanto para avaliação da relevância e representatividade quanto para avaliar a clareza. A consistência interna foi excelente, obtendo um valor de alfa geral de 0,999. Foram realizadas alterações referentes a determinados termos ou expressões para melhoria da clareza do instrumento. CONCLUSÕES - Os resultados mostraram que o instrumento contemplou o objetivo proposto, os achados deste estudo demonstram que o instrumento validado pode ser aplicado em avaliações posteriores dos processos autoavaliativos e contribuir tanto para o fortalecimento da institucionalização da autoavaliação pelas gestões municipais, equipes e profissionais da Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde.Dissertação Diagnóstico sobre a atenção à saúde do adolescente no município de Serra da Raiz/PB: perspectivas e desafios(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-17) Silva, Mirlla Karoline Costa; Amorim, Karla Patricia Cardoso; Silva, José Adailton da; ; http://lattes.cnpq.br/0353536075419724; ; http://lattes.cnpq.br/6339836465951509; ; http://lattes.cnpq.br/1132408623633578; Machado, Maria de Fátima Antero Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/4194885068583094; Trindade, Thiago Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/5992470800302814A atenção à saúde de adolescentes assume um grande desafio nas práticas de saúde. Isso se dá pelo fato de se tratar de um grupo populacional, com características peculiares e pela vulnerabilidade em que se encontra, por estar mais distante dos serviços de saúde. Logo, o cuidado integral à saúde de adolescentes demanda a integralidade nas redes de atenção saúde, as necessidades de saúde voltadas a esse ciclo de vida e a articulação das diversas políticas setoriais. Tendo em vista a relevância da temática para a APS, o presente estudo teve como objetivo traçar um diagnóstico a respeito da atenção à saúde do adolescente no município de Serra da Raiz/PB. Para isto, realizou-se um estudo exploratório descritivo, do tipo documental e observacional, de cunho qualitativo, tendo o município de Serra da Raiz como local de estudo. Os dados foram coletados com base na consulta e análise de documentos físicos e eletrônicos, observação direta da estrutura e dos registros do processo de trabalho e Sistemas de Informação. A análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin, organizados em categorias temáticas baseadas no modelo de qualidade dos serviços de saúde de Donabedian: estrutura, processos e resultados. Os resultados da pesquisa apontaram para um modelo hegemônico biomédico centrado nos serviços de atenção primária voltada ao atendimento aos adolescentes. Percebe-se que por não haver um fluxo definido voltado especificamente para esse público, o acesso se dar na maioria das vezes por demanda espontânea, sendo adolescentes do sexo feminino (68,1%) como predominantes na procura por atendimento nas unidades de saúde. Dificuldades na integralidade também foi percebida, tanto entre as equipes de saúde que por vezes realiza ações de saúde para adolescentes de forma fragmentada, bem como na pouca articulação junto a rede intersetorial. Resultados sinalizaram ainda que os dados de morbidade relacionado a saúde dos adolescentes indicaram uma redução na taxa de internação por gravidez, parto e puerpério, no período entre 2008 e 2018, porém, a taxa de fecundidade no município é um pouco mais elevada (20,2%) em relação a taxa nacional (18,5%). Apesar dos dados de mortalidade demonstrarem um grande número de mortes na faixa etária de 10 a 19 anos, por causas externas, a nível de Paraíba, Nordeste e Brasil, não houve dados significativos encontrados nos registros dos sistemas de informação do município de Serra da Raiz. Devido às limitações do presente estudo, relacionados à pesquisa documental, e levando em consideração que muitos aspectos importantes não puderam ser observados, sugerem-se novos estudos da realidade local a partir de um planejamento estratégico que possibilite a escuta dos atores, incluindo os usuários adolescentes de forma que outras necessidades sejam elencadas.Dissertação A prática interprofissional colaborativa na estratégia saúde da família: análise de uma experiência em um município de pequeno porte(2019-10-11) Mendonça, Aracelli Laíse Tavares; Villar, Rosana Lúcia Alves de; ; ; Castro, Janete Lima de; ; Peduzzi, Marina;A presente pesquisa aborda o tema da Interprofissionalidade na Atenção Primária à Saúde (APS) considerando o desenvolvimento da Prática Interprofissional Colaborativa entre as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Teve por objetivo analisar a Prática Interprofissional Colaborativa realizada pelos profissionais da ESF e do NASF-AB, no cenário da consulta compartilhada desenvolvida na APS, em um município de pequeno porte. Trata-se de um estudo exploratório, compreensivo-interpretativo, de abordagem quanti-qualitativa, ambientado em um município de pequeno porte. Os participantes foram profissionais e usuários integrados à Prática Interprofissional Colaborativa, desenvolvida durante as consultas compartilhadas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos, em Unidades Básicas de Saúde. Os procedimentos de coleta de dados ocorreram no início de 2019 através de entrevista semiestruturada; aplicação de questionários sobre perfil profissional e sociodemográfico, aplicação de questionário sobre competências colaborativas; e observação direta, apoiada por diário de campo. Os dados, analisados por meio de Estatística Descritiva e pela técnica de Análise Temática de Conteúdo, foram interpretados pelos referenciais teórico-conceituais sobre a Prática Interprofissional. Os resultados apontaram para o desenvolvimento de uma experiência efetiva de Prática Interprofissional Colaborativa, e para a presença, no processo de trabalho analisado, das seguintes competências colaborativas: comunicação interprofissional, clareza de papéis, resolução de conflitos e liderança colaborativa. Foi evidenciado, a partir das falas das mães, que a Prática Interprofissional Colaborativa desenvolvida apresenta-se como uma ferramenta para o desenvolvimento do cuidado integral em saúde, potencializando a atenção centrada no paciente. Contudo, as mães destacaram que a falta de sincronia entre os profissionais durante o desenvolvimento da consulta, o tempo da consulta limitado e a rotatividade dos profissionais envolvidos na prática colocam-se como fragilidades da Prática Interprofissional Colaborativa realizada. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam fomentar o desenvolvimento de práticas semelhantes no cenário da ESF, assim como de novos estudos sobre o impacto da Prática Interprofissional Colaborativa na atenção à saúde.Dissertação Violência à criança no contexto familiar: percepção das equipes das Unidades Básicas de Saúde(2019-10-17) Silva, Milena Gabriela dos Santos; Rocha, Nadja de Sá Pinto Dantas; ; ; Oliveira, Luciana Carla Barbosa de; ; Trindade, Thiago Gomes da;A violência caracteriza um grave problema de Saúde Pública que abrange qualquer ação ou omissão que gere comprometimento ao bem-estar biopsicossocial e a desenvolvimento integral do ser humano. Objetivou-se identificar a percepção das equipes, de unidades de Atenção Primária à Saúde (APS), acerca da violência à criança no contexto familiar, em um município do Nordeste brasileiro. Investigação exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa. Desenvolveu-se em dois momentos: entrevista com questionário semi-estruturado, seguida de 01 grupo focal em 01 unidade referência no cuidado. Para processamento dos dados quantitativos, utilizou-se o programa Microsoft Excel, versão 2013. Para os dados qualitativos, a análise de conteúdo, segundo Bardin e os princípios do Interacionismo Simbólico de Herbet Blummer. Os resultados revelaram predominância da violência por negligência com 33% e da violência psicológica, 31,4%. A maioria dos profissionais, 75,7%, nunca participou de cursos de capacitação sobre Linha de Cuidados. Há valorização em referir situações de violência para os serviços especializados, quando 45,7% dos participantes relataram que estes serviços estão parcialmente iniciados e as unidades de APS, com 81,4%, não iniciados. A percepção destas equipes revela à necessidade de agregar competências e atitudes no sentido de construção de práticas/políticas públicas de articulação da rede psicossocial e gestão compartilhada do cuidar. Almeja-se que os resultados revelados nesta pesquisa possam promover a abertura de um diálogo necessário entre os diversos atores e instituições envolvidos com a temática da violência na infância, ainda invisível nas práticas do cuidado, com perpetuação dos atos violentos e violação dos direitos essenciais.