PPGCI - Produtos Técnicos e Tecnológicos
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Navegando PPGCI - Produtos Técnicos e Tecnológicos por Assunto "Biblioteconomia"
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Produto Educacional Manual do Modelo 6F: um modelo para gestão do conhecimento e desenvolvimento da aprendizagem e competências profissionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-13) Souza, Leandro do Nascimento de; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2786-2025Na sociedade contemporânea o conhecimento construído por indivíduos e organizações é tido como um componente essencial no processo de desenvolvimento social, e a aprendizagem, uma via para o desenvolvimento pessoal, cultural e econômico dos cidadãos. Nesse cenário, o bibliotecário se destaca como um profissional fundamental, conectando as necessidades informacionais dos usuários às soluções disponíveis. Além disso, esse papel pode ser ampliado quando o bibliotecário atua como educador, especialmente no contexto de estágios supervisionados em Biblioteconomia. Este livro é resultado da dissertação de mestrado e da experiência prática do autor, que é Analista Judiciário na especialidade de Biblioteconomia no TRT-RN, onde atua como gestor da Biblioteca do tribunal. Com ampla vivência no acompanhamento de estagiários, o autor desenvolveu o Modelo 6F, uma abordagem clara e inovadora fundamentada na metodologia da aprendizagem baseada em projetos. O modelo foca no desenvolvimento de competências profissionais e na gestão do conhecimento, indo além do campo da Biblioteconomia. Sua aplicação é flexível, podendo ser utilizada em diversas áreas e níveis de formação, tornando-se uma ferramenta valiosa para organizações que buscam capacitação eficaz e adaptável a outros contextos de formação e desenvolvimento profissional. Este é um guia prático e inspirador para educadores, supervisores e profissionais interessados em transformar o aprendizado em experiências significativas e produtivasProduto Educacional Recomendações de melhorias no estágio curricular obrigatório em Biblioteconomia na Biblioteca Central Zila Mamede(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-14) Xavier, Sara Sunaria de Almeida SilvaA Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, insere em suas mais variadas atividades o estágio obrigatório dos alunos do curso de Biblioteconomia, que oportuniza a ponte entre teoria e prática profissional bem como o desenvolvimento das suas competências profissionais dentro da atividade. Visto a importância e carência de estudos voltados para a avaliação do estágio obrigatório, a pesquisa analisa a inserção das competências profissionais inseridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais nas competências previstas para serem desenvolvidas nas atividades e processos atuais do estágio obrigatório na Biblioteca Central Zila Mamede. Seu objetivo geral é propor ações e estratégias de melhoria para contribuição do desenvolvimento das competências profissionais na atividade do estágio. Seus objetivos específicos incluem a realização do mapeamento das competências profissionais desenvolvidas nos processos e atividades de cada um dos setores que acompanham o estágio, o conhecimento das percepções dos alunos, supervisores e professores orientadores sobre características organizativas e atividades do estágio obrigatório e o comparativo entre as competências profissionais previstas inseridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Biblioteconomia e as competências previstas para serem desenvolvidas nos processos e atividades do estágio. A pesquisa tem natureza aplicada e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. O estudo inclui como métodos a pesquisa bibliográfica para a formação do arcabouço teórico, pesquisa documental com análise do relatório final do estágio e pesquisa de levantamento, mediante a aplicação de questionários aos estagiários, supervisores e professores envolvidos na atividade. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva simples e análise de conteúdo. Em seus resultados, a análise documental destacou a estrutura departamentalizada da biblioteca e rica oportunidade de prática profissional, porém sentiu-se carências estruturais na inserção avaliativa das competências profissionais no relatório final, reforço em alguns conhecimentos teóricos para a prática do estágio e fluidez comunicacional entre os alunos, supervisores e professores orientadores nesse período. Nos questionários foram observadas percepções semelhantes relacionadas ao relatório final e compromisso dos supervisores no estágio. Além disso, verificação de um perfil profissional maduro e preparado para o recebimento dos alunos. Houve percepção em estagiários e supervisores de que as competências profissionais foram desenvolvidas durante a passagem pelos diferentes setores. A comparação entre as análises dos instrumentos e as competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais permitiu concluir que elas estão inclusas na atividade. A pesquisa conclui com a proposta de estratégias e ações para a biblioteca e o curso de Biblioteconomia que envolvem aspectos relacionados com sua organização e cronograma, atividades e processos, responsáveis, comunicação, entre outras. Inclui também proposta de novo modelo de relatório final avaliativo.