SISBI - Artigos publicados em periódicos

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  • Artigo
    Estratégias para a participação de estudantes com deficiência visual no âmbito da Política de Inclusão e Acessibilidade na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    (Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, 2024-09) Pereira, David Barbalho; Soares, Ana Leila de Melo; Souza, Catarina Shin Lima de; Kanzaki, Elizabeth Sachi
    No contexto das ações desenvolvidas pela Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade (CPIA) e Setor de Musicografia Braille e Apoio à Inclusão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEMBRAIN/EMUFRN), o presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de estratégias voltadas à participação de estudantes com deficiência visual (DV) em colaboração com as referidas instâncias da gestão universitária, dentre as quais se destacam: a) elaboração do Plano de Ação da CPIA/EMUFRN em um processo colaborativo; b) participação nas reuniões ordinárias da Comissão e; c) reuniões periódicas de avaliação do semestre letivo. Consiste em uma pesquisa de propósito descritivo e abordagem qualitativa, a qual utiliza a análise documental como principal estratégia de investigação. Constata-se que as experiências analisadas se alinham aos princípios da gestão educacional democrática no âmbito da gestão universitária, ao passo que subsidiam os processos decisórios voltados às condições de permanência, participação e êxito acadêmico dos(as) estudantes com deficiência na Educação Superior e apontam para desdobramentos dessas iniciativas no posicionamento desses sujeitos enquanto agentes centrais na construção de ambientes educacionais inclusivos
  • Artigo
    Gestão documental em instituições públicas: subsídios e desafios para implantação de uma política de acervo no núcleo de prática jurídica da UERN-Natal
    (Biblionline, 2016-06) Barbosa Neto, Pedro Alves; Silva, Vânia Juçara
    Este trabalho relata a pesquisa desenvolvida sobre as ações de gestão do acervo documental em organizações públicas, tendo como estudo de caso o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-Campus Natal (NPJ). O objetivo geral é diagnosticar o processo de gestão do acervo de processos do NPJ e a partir dessa análise subsidiar a elaboração de um documento propositivo para a construção de uma política de gestão documental. Tem como objetivos específicos compreender as principais dificuldades encontradas pelos responsáveis da gestão do acervo, além de fornecer as diretrizes para um Sistema de Gestão Documental em empresas Públicas através de um diálogo entre os novos paradigmas da gestão estratégica. A metodologia utilizada é observação direta e breve levantamento bibliográfico, para compreender se existe um tratamento adequado da informação nas práticas administrativas cotidianas como também em que sentido o fluxo informacional e o gerenciamento das informações está sendo realizado. Sua justificativa se deve a qualidade e eficiência que uma política de gestão de acervos geraria no cotidiano de uma organização que diariamente trabalha com demandas informacionais. Como resultado pretendemos construir a política de gestão de acervo do NPJ, esboçando algumas medidas que possam ser integradas à rotina da organização e que possa ser eficazmente utilizada como um guia, garantindo qualidade no tratamento, organização e uso das informações
  • Artigo
    O comportamento informacional no desenvolvimento das competências profissionais no âmbito da biblioteconomia: estudo de caso no estágio supervisionado da Biblioteca Central Zila Mamede
    (Bibliocanto, 2023-07) Moreira, Luciana de Albuquerque; Xavier, Sara Sunaria de Almeida Silva
    O artigo trata do comportamento informacional no desenvolvimento das competências profissionais no âmbito da Biblioteconomia, utilizando-se do estudo de caso no estágio supervisionado obrigatório da Biblioteca Central Zila Mamede na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo geral deste artigo é analisar a influência do Comportamento Informacional para o desenvolvimento das competências profissionais dos alunos que fazem parte do estágio supervisionado obrigatório. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica acerca das competências profissionais, comportamento informacional e do estágio supervisionado obrigatório na área de Biblioteconomia; a análise das documentações relativas aos alunos que fazem parte do estágio supervisionado no período 2019.2 e aplicação do modelo de Carol Kuhlthau (1991) para discorrer sobre o comportamento informacional dos alunos do estágio supervisionado obrigatório. Percebe-se através das análises das documentações que houve desenvolvimento não só tecnicista como também da competência profissional dos alunos que, além do desenvolvimento das técnicas inerentes à profissão, foi percebida mudanças na forma de visualizar a biblioteca, dos seus processos, de seus comportamentos diante de situações inesperadas e na articulação das atividades dentro dos mais variados contextos em que o mesmo venha a estar inserido. Conclui-se que um fator que contribuiu para os resultados alcançados foi o papel preponderante que a Biblioteca Central Zila Mamede proporcionou para ampliar o campo relativo ao suprimento do preenchimento de lacunas informacionais tão imprescindíveis nessa etapa vivenciada pelos alunos, tornando-se assim, uma ponte entre a teoria e prática profissional dos estagiários
  • Artigo
    Arquitetura da Informação em repositórios digitais: análise do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Bibliocanto, 2017-05) Vechiato, Fernando Luiz; Marques, Clediane de Araújo Guedes
    Estuda a arquitetura da informação em ambientes informacionais digitais, com o objetivo de identificar a aplicação dos elementos da arquitetura da informação no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Utiliza a técnica de observação participante e realiza breve levantamento bibliográfico para apreender conceitos do referido tema, e, também, pesquisa documental para conhecimento do repositório tratado. Para a análise de dados, utiliza critérios que permite verificar a aplicação dos elementos da arquitetura da informação com base nas dimensões contexto, conteúdo e usuários. A análise demonstra a presença de elementos da Arquitetura da Informação, sendo que grande parte dos critérios referente à dimensão usuários não é satisfatória, contudo aponta a necessidade de melhorias no que se refere à acessibilidade e usabilidade
  • Artigo
    Estratégias para a inclusão de novos projetos editoriais no Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN por meio de sua incubadora: relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Vitullo, Nádia Aurora Vanti; Vila, Monise Danielly Pessoa; Cunha, Jacqueline de Araújo; Cunha, Caio César Delfino; 0000-0003-4485-1774
    Trata de comunicação científica, apresentando resultados preliminares da pesquisa desenvolvida pelo projeto Estratégias para a inclusão de novos projetos editoriais no Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN por meio de sua incubadora. Objetiva mapear a intenção do desenvolvimento de projetos editoriais no âmbito da UFRN a serem inseridos no PPE. Apresenta dados obtidos por meio de questionário, aplicado através de formulário eletrônico. Indica que 36% frente às respostas obtidas desejam dar início a um periódico científico. Delineia ações que serão executadas a partir dos resultados obtidos
  • Artigo
    Arquitetura da informação e usabilidade: análise do processo de cadastro de autor e submissão de um artigo no periódico eletrônico bibliocanto da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Santa Rosa, José Guilherme; Pinho, Andre Luis Santos de; Carvalho, Caio Vitoriano de Nunes e; Gusmão, Eduardo Henrique Olímpio de; Sales Júnior, Francisco Monteiro de; Fonseca Júnior, José Nivaldo; 0000-0003-4485-1774
    Este trabalho discorre sobre o processo de cadastro de autor e submissão de um artigo no periódico BiblioCanto, no Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa com grupo de bibliotecários da UFRN envolveu análise contextual e entrevista em que foram avaliadas a arquitetura da informação e a usabilidade do periódico. Com os dados, foi possível identificar diversas falhas de design nos formulários de cadastro de autor e submissão de artigo neste Periódico. Com base nas informações obtidas, foram propostas melhorias, refinando o design e a arquitetura da informação do periódico.
  • Artigo
    Portal de periódicos eletrônicos da UFRN: uma estratégia de divulgação da produção científica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Maia, Maria Aniolly Queiroz; 0000-0003-4485-1774
    O artigo contempla informações acerca do Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tratase de um estudo de natureza qualitativa, apresentando definições relacionadas à comunicação científica, periódicos científicos eletrônicos, acesso livre à informação científica e o processo de criação do Portal de Periódicos da UFRN, que faz uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas/ Open Journal Systems no gerenciamento editorial das revistas que o integram. O referido trabalho apresenta o processo de criação e relevância desse repositório digital para a comunidade científica
  • Artigo
    Usabilidade do processo de cadastro de autor no Open Journal System: análise a partir da avaliação cooperativa
    (Universidade Federal da Paraiba, 2017) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Rosa, José Guilherme Santa; Pinho, André Luis Santos de; 0000-0003-4485-1774
    As revistas científicas eletrônicas correspondem a canais de publicação e divulgação da informação científica. Por meio delas, os usuários podem disseminar seus estudos, assim como desenvolver novas pesquisas. Um dos sistemas utilizados para criação e gestão de periódicos eletrônicos é o Open Journal Systems (OJS), utilizado na construção de portais de periódicos, assim como na criação de revistas isoladamente. Nesse sentido, acredita-se que os sistemas de gestão e criação de revistas científicas eletrônicas devem ser desenvolvidos (interna e externamente) de acordo com as necessidades dos seus usuários. No caso do desenvolvimento interno, um desses processos se refere ao cadastro de autor, por sua vez, é uma tarefa relevante no processo editorial. Assim, o estudo proposto, de temática Usabilidade de periódicos científicos, objetiva analisar a usabilidade do processo de cadastro de autor no OJS por meio da revista BiblioCanto, que integra o Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para a efetivação da pesquisa, foi utilizada a técnica de Avaliação Cooperativa com um total de vinte participantes em quatro categorias: discentes de graduação, discentes de pós-graduação, docentes e bibliotecários. Os resultados apontaram que o processo analisado necessita de melhorias tais como: sinalização do ambiente de realização de cadastro; descrição e exclusão de informações solicitadas no formulário para cadastramento. Por fim, acredita-se, que de uma forma geral, o OJS atende parcialmente às necessidades dos seus usuários no tocante à usabilidade do referido software
  • Artigo
    Metodologias de avaliação de sistemas de informação: um estudo nas produções científicas dos campos de Ciência da Informação e Sistemas de Informação
    (Universidade Federal de Minas Gerais, 2019) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Barbosa, Ricardo Rodrigues; 0000-0003-4485-1774
    Avaliação de sistemas de informação(ASI)é uma temática de inte-resse para todas as áreas do conhecimentoquese preocupamcom oatendimento dasnecessidades dosusuáriosque fazem uso cada vez mais frequentementedosmais diversossistemas de informa-ção. Algumas dessas áreas são Ciência da Informação(CI)e Siste-masde Informação(SI).Nesse contexto, opresente trabalhotem comoobjetivo apresentar algumas metodologias de ASIutilizadas na perspectiva da CIe SI.Como procedimentos metodológicos, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as produções cien-tíficas disponíveis em bases de dados e periódicos das áreas de Ciência da Informação e Sistemas de Informação, que integram o Portalde Periódicos da CAPES.Trata-se de uma pesquisa qualita-tiva, baseada em pesquisa bibliográficasobre atemática “avalia-ção de sistemas de informação”. Com base nesteestudo, foi possí-vel evidenciaralgunsdosmodelos de avaliação de SIadotados em ambos os campos
  • Artigo
    Ferramenta de suporte ao projeto de capas de livros a partir de princípios da ergonomia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Sales Júnior, Francisco Monteiro de; Andruchak, Marcos Alberto; Pinho, André Luis Santos de; Rosa, José Guilherme Santa; 0000-0003-4485-1774
    O objetivo do trabalho foi o de construir um instrumento de suporte ao projeto de capas de livros. Buscou-se conhecer como os componentes linguísticos estão ordenados e combinados entre si, e se a relação entre eles proporciona facilidade de leitura e interpretação, comunicando informações inerentes à literatura. A ferramenta foi concebida a partir de diretrizes e conceitos do design da informação e da linguagem gráfica e visual, consolidados em 32 critérios. Para o processo de teste e validação foram avaliadas capas de livros presentes na ementa da componente curricular Ergonomia Informacional do programa de pós-graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os resultados preliminares apontam que os critérios ‘tamanho’, ‘variação de gênero’ e ‘tipos’ são sempre observados, enquanto os critérios da categoria ‘semântica do texto e imagem’ raramente o são. O instrumento poderá ser utilizado como suporte no projeto de novas interfaces de livros
  • Artigo
    Usabilidade e experiência do usuário de sistemas de informação: em busca de limites e relações
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Barbosa, Ricardo Rodrigues; Williams, Peter; 0000-0003-4485-1774
    A usabilidade e a experiência do usuário de sistemas de informação são aspectos de grande relevância no pro-cesso de desenvolvimento de interfaces digitais. Cada um desses elementos contribui, objetiva e/ou subjetiva-mente, para a identificação de aspectos fundamentais para a criação de interfaces de sistemas de informação. Nessa perspectiva, o referido estudo tem o objetivo de apresentar reflexões acerca dos possíveis limites e rela-ções entre esses dois elementos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica so-bre as temáticas usabilidade e experiência do usuário em bases de dados internacionais (Scopuse Web of Sci-ence), sem delimitação de área do conhecimento e recorte temporal, destacando, especialmente, os termos de forma relacional. A partir do referido estudo, foi possível evidenciar a carência de estudos capazes de unificar o significado desses conceitos e, consequentemente,promover o avanço e o aprofundamento de estudos dessas temáticas. Assim, o estudo evidenciou que a usabilidade e a experiência do usuário possuem numerosas carac-terísticas, o que salienta a necessidade de um entendimento mais aprofundado por parte dos pesquisadores interessados nas referidas temáticas, devido à ausência de consenso sobre essas questões.
  • Artigo
    Modelo para postagens de notícias com enfoque na qualidade da informação
    (Revista do programa de pós-graduação em comunicação, 2022) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Coneglian, Caio; Shintaku, Milton; 0000-0003-4485-1774
    Os portais de notícias são ambientes que disponibilizam informações muito relevantes para a sociedade; por isso, espera-se que sejam úteis aos seus usuários. Contudo, essa tarefa é bastante complexa, uma vez que engloba aspectos objetivos e subjetivos que dificilmente são mensurados, a fim de apresentar o melhor caminho para a garantia da qualidade dessas informações. Desse modo, o presente artigo tem o objetivo de levantar, analisar e propor um modelo de atributos de qualidade da informação, com vistas a melhorar a qualidade do que é postado nesses ambientes informacionais e, assim, colaborar com a produção de informações de qualidade, conforme amparo conceitual da comunicação da informação e da ciência da informação. Concernente aos procedimentos metodológicos, este trabalho realiza abordagem qualitativa e de natureza aplicada, à medida que faz uso da técnica de pesquisa documental. Esse procedimento torna possível desenvolver um modelo de postagens de notícias com enfoque na qualidade das informações disponibilizadas.
  • Artigo
    Estudo propositivo de modelo para melhoria da qualidade em depósitos de memória técnica em Biblioteca Digital implementada em DSpace
    (Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 2023) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Coneglian, Caio Saraiva; Shintaku, Milton; https://orcid.org/0000-0003-4485-1774
    Uma das formas de disseminação de memória técnica se dá por meio das Bibliotecas Digitais e dos Repositórios Digitais. Esses ambientes de informação podem ser desenvolvidos e customizados a partir de variados softwares. No Brasil, o DSpace é um dos principais sistemas utilizados na criação de Bibliotecas Digitais e Repositórios Institucionais, oportunizando assim a representação, disseminação, acesso e uso das informações disponibilizadas a partir dessas ferramentas. Diante de tal relevância, as informações disponíveis nesses ambientes de informação necessitam ser de qualidade, com vistas a garantir inúmeras contribuições para as organizações, assim como para seus usuários. Objetivo: Considerando a necessidade de garantir a qualidade das informações disponíveis em Bibliotecas Digitais, este estudo tem como objetivo propor um modelo para fomentar a melhoria da qualidade dos depósitos de memória técnica em Bibliotecas Digitais implementados a partir do DSpace. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, que faz uso da técnica de levantamento bibliográfico em bases de dados nacionais e internacionais. Resultados: Com base no levantamento bibliográfico foi possível a proposição do modelo de avaliação da qualidade dos depósitos em Bibliotecas Digitais desenvolvidas a partir do DSpace, apresentando assim contribuições para melhoria da qualidade da informação disponível nesses ambientes tão relevantes para a disseminação do conhecimento. Conclusão: O modelo proposto permitirá aos interessados avaliar a qualidade dos depósitos realizados em Bibliotecas Digitais, especialmente as criadas por meio do software DSpace
  • Artigo
    Interoperabilidade entre Repositório Institucional e Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
    (Informação & Tecnologia, 2017) Marques, Clediane de Araújo Guedes; Vechiato, Fernando Luiz
    A interoperabilidade possibilita a comunicação entre repositórios digitais de acesso aberto e se faz necessária para facilitar e agilizar o depósito da produção nesses ambientes informacionais digitais. A partir da observação de duplicidade de depósito da produção científica armazenada no Repositório Institucional e no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e da ausência de comunicação, objetiva-se promover a interoperabilidade entre esses dois sistemas com vistas a imprimir visibilidade a produção científica dos membros da referida instituição. A metodologia utilizada corresponde à pesquisa-ação, a qual proporciona ações conjuntas entre pesquisador e participantes. A amostra de pesquisa foi composta por participantes diretamente envolvidos com os sistemas, visando uma coleta sistemática de dados. Nessa perspectiva, foram analisados os referidos sistemas, por meio da observação participante, bem como foram efetivadas entrevistas com os respectivos gestores, e realizado o grupo focal com alguns sujeitos da pesquisa. A análise de conteúdo foi utilizada para categorizar e tratar as inferências e gerar os resultados. A pesquisa demonstrou que dos diversos tipos de documentos armazenados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, apenas as dissertações e teses, dispõem de pré-requisitos que contribuem para a interoperabilidade. Sugere-se, com base nisso, ações e um modelo que objetivam promover essa interoperabilidade
  • Artigo
    Gerenciamento de repositórios digitais: apontamentos práticos para o desenvolvimento dos repositórios institucionais
    (2020) Marques, Clediane de Araújo Guedes
    Os repositórios digitais surgem por meio das tecnologias da informação e comunicação e vêm sendo utilizados pelas instituições de ensino e pesquisa com o objetivo de reunir, organizar e disseminar suas produções científicas. Para os profissionais da informação o desafio é constante: adaptar-se as novas formas de trabalho, como o de integrar-se ao contexto dos repositórios digitais e contribuir com esse novo cenário que envolve a comunicação científica, para atender os princípios do acesso aberto à informação por meio da gestão e disponibilização da produção científica e acadêmica de uma instituição. Este relato apresenta ações que podem ser desempenhadas pelos profissionais bibliotecários, gestores de repositórios e envolvidos com os repositórios institucionais, com fins de promover a sustentabilidade do sistema. Discorre sobre ações que visam ampliar o acesso à informação científica por meio de repositórios institucionais em Dspace, com funcionalidades práticas para execução e gerenciamento de repositórios, de forma a atender a finalidade do acesso aberto, e assim contribuir com a democratização do acesso à informação.
  • Artigo
    Information literacy: uma análise nas bibliotecas escolares da rede privada em Natal / RN
    (2007-01) Guedes, Clediane de Araújo; Farias, Gabriela Belmont de