PPgITE - Produtos Técnicos e Tecnológicos do Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58745
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Submissões Recentes
Produto Educacional Trilhas digitais de aprendizagem matemática bilíngue(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Arrais, Iany Renata; Viana, Flavia Roldan; https://orcid.org/0000-0003-3644-8985Este material é um recurso educacional desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE-IMD/UFRN). Trata-se de um conjunto de Trilhas Digitais de Aprendizagem Matemática Bilíngue voltadas para alunos surdos dos Anos Iniciais, com foco no ensino das Estruturas Aditivas. O material foi elaborado para auxiliar professores da Educação Básica, promovendo um ensino mais inclusivo por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Língua Portuguesa. As trilhas são organizadas de forma multimodal, seguindo uma sequência didático-metodológica que permite o desenvolvimento gradual do conhecimento matemático por meio de atividades interativas, recursos visuais e estratégias acessíveis. O produto busca contribuir para a superação de desafios no ensino da matemática para estudantes surdos, promovendo equidade no aprendizado e possibilitando maior autonomia na construção do conhecimentoProduto Educacional Catálogo de aplicativos de smartphone para o estudo de Biologia no Ensino Médio na Play Store do Android(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024) Fonseca, Fernanda Kainara Marcelino da; Silva, Bruno Santana da; https://orcid.org/0009-0009-1307-511XEste catálogo de aplicativos é um dos resultados da pesquisa de mestrado de Fernanda Kainara Marcelino da Fonseca no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) da UFRN. Ele tem potencial para auxiliar na escolha de quais aplicativos poderiam ser incorporados na prática pedagógica de Biologia do Ensino Médio. Ele pode contribuir para o conhecimento de aplicativos similares, de modo a auxiliar a tomada de decisão de quais serão os conteúdos e recursos pedagógicos presentes em novos aplicativos que serão desenvolvidos. Eles também podem subsidiar a pesquisa científica sobre desenvolvimento, avaliação e uso de aplicativos no estudo de Biologia no Ensino Médio