CCHLA - Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (à distância)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43703
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postGraduateThesis.type.badge Individuo e Sociedade: uma proposta de trabalho para o 1º ano do ensino médio(Sociologia)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) COSTA, Antonio Max Ferreira da; VIEIRA, José Glebson; PAIVA, Irene Alves de; LOPES, José Cleyton NevesO presente estudo trata-se de uma proposta de trabalho para ser desenvolvida no 1º ano do Ensino Médio, no componente curricular de Sociologia. Para fundamentar o estudo apoiou-se nas ideias dos teóricos que versam sobre o tema "Indivíduo e Sociedade" na ótica sociológica. Com essa proposta de prática pedagógica, na disciplina de Sociologia, pode-se concluir que tal disciplina é de suma importância para a formação do cidadão, desde as questões sociais até para o desenvolvimento científico e do mundo do trabalho.postGraduateThesis.type.badge Politica e Sociedade – 3º ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-10-31) Silva, Ismael André dos Santos; Alves, Irene de Paiva; Fernandes, Melquisedeque de Oliveira; Silva, Jeremias Alves de Araújo eNo final do século XVIII, passa-se a utilizar a ciência na compreensão do mundo, resultando numa mudança na forma de entendimento das questões naturais e humanas através da abordagem científica, pois o que antes era explicado tradicionalmente pautado no pensamento religioso, neste instante passa a ser uma explicação racional e crítica. Visto a necessidade de se pensar intrinsecamente tanto a sociedade quanto a ciência faz do momento um resultado no processo histórico e social, no qual as grandes transformações sociais ocorreram. Em meio a este contexto, a Sociologia nasce com o papel de focalizar os problemas existentes na sociedade, questionando e buscando respostas que apontem para a construção de caminhos viáveis para a convivência coletiva. Sendo assim, por meio da Sociologia de forma diacrônica se deve perpetuar a relação teoria x prática no ambiente escolar. É preciso que esta disciplina garanta ao educando, em especial do Ensino Médio que, a partir do senso comum e de situações vivenciadas no cotidiano, busque superar esse nível de compreensão de mundo, desenvolvendo assim uma concepção científica que atenda às exigências do homem contemporâneo, crítico e transformador, por meio do qual se possa analisar a complexidade da sociedade em que vive. O Plano de Ensino Anual, aqui desenvolvido, se estrutura de uma descrição histórica da disciplina de Sociologia e sua importância no processo cognitivo e de ensino-aprendizagem, por meio do eixo temático Política e Sociedade através de Sequências Didáticas sempre levando em consideração o contexto social do discente. O trabalho é baseado teoricamente em FERNANDES (1986), COSTA (1997), GENTILLI (2000), GIDDENS (2005), GIGLIO (1999), MEKSENAS (1995) entre outros, que fomentam a importância do eixo escolhido, uma vez que enquanto instrumento político de libertação, a cultura democrática tem que prevalecer nos espaços escolares, garantindo uma formação cidadã e política ao educando, tornando-o capaz de desenvolver seus potencias no meio em que vive, garantindo sua participação política consciente.postGraduateThesis.type.badge Uma dicotomia em debate: indivíduo e sociedade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Melo, Israela Míriam; Aquino, Francisca Luciana; VIEIRA, José Glebson; CUNHA, Jhose Iale CameloA disciplina de Sociologia apresenta uma trajetória histórica e social marcada por constantes e profundas intermitências no processo de sua inserção na grade curricular do Ensino Médio Brasileiro. A exclusão dessa disciplina durante anos no currículo escolar e o seu retorno gradativo, refletem consequências desafiadoras no contexto educacional de ensino, sobretudo com relação à construção de sua identidade, no seu contexto epistemológico e no campo das questões didático-pedagógicas. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo contribuir com as práticas didático-pedagógicas no ensino da sociologia no nível médio, através da elaboração de um plano anual de ensino para alunos do 1º ano do ensino médio, cujos conteúdos foram trabalhados a partir de conceitos, temas e teorias em consonância com o eixo temático “Indivíduo e Sociedade”, conforme disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Incluiu-se nos conteúdos a desnaturalização dos fatos sociais, permitindo ao aluno uma visão sociológica diferenciada do senso comum, possibilitando o estranhamento e a desnaturalização do mundo social. Espera-se que a elaboração do plano anual de ensino na área da sociologia possa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de professores de sociologia e alunos através de um trabalho dinâmico e efetivo, promovendo a formação humanística dos alunos, a construção de um pensamento crítico e analítico sobre a sociedade, além de possibilitar uma formação de cidadãos atuantes e transformadores de sua realidade social.postGraduateThesis.type.badge Cultura e Sociedade: 2º Ano do Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-20) Medeiros, Vandeberg Ezequiel Araújo de; Rocha, Regivaldo Sena da; Moura, Francisco Aracildo de; Sanson, CesarEste trabalho apresenta um programa de curso de ensino de sociologia para o 2º ano do Ensino Médio. Como resultado de conclusão do curso de Especialização Em Ensino de Sociologia Para O Ensino Médio, teve como eixo temático Cultura e Sociedade. Buscamos elaborar um programa que buscasse compreender o jovem em um contexto de globalização, levando-o a entender diversidade, o dinamismo cultural e suas relações com as ideologias e a construção da cidadania do sujeito.TCC Movimentos sociais no Brasil: política e sociedade – 3º ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-09-30) Soares, Moisés de Assis Alves; Rocha, Regivaldo Sena da; Moura, Francisco Aracildo de; Bayer, Hiram de AquinoA sociologia enquanto disciplina do ensino médio faz-se necessário conhecer um pouco de sua história, suas idas e vindas, bem como, as políticas educacionais vigentes durante a república brasileira e o contexto político, social, econômico e cultural de cada momento. Desse modo, o trano de ensino tratado aqui, apresenta, não apenas de um resgate histórico dos movimentos sociais que ocorreram no Brasil, mas, também, da importância de como estes movimentos contribuíram e ainda contribuem para a sociedade contemporânea, bem como, para a luta dos direitos do cidadão brasileiro. Com o objetivo de ensino de construir uma reflexão a partir do pensamento do aluno sobre como os movimentos sociais são importantes e elaborar e por em prática um plano de ensino que destaque movimentos importantes para o Brasil. E com o objetivo de aprendizagem de que o aluno relacione os movimentos históricos aos contemporâneos e reconheça o quanto o movimento social é importante para política no país. Busca-se com esse plano de ensino, atingir com os processos de ensino e aprendizagem do Eixo Temático de Política e Sociedade nas aulas de sociologia, preparar o aluno para que ele possa adquirir um conhecimento crítico com competências e as habilidades necessárias para ficar atento a sua obrigação de cidadão, lutar pelos seus direitos e cobrar do governo e da sociedade para que seus direitos sejam postos em prática. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, por meio de consultas matérias de revistas, jornais, sites, filmes e livros de sociologia para o Ensino Médio, dando ênfase ao livro “Sociologia para o Ensino Médio” de Nelson Dacio Tomazi (2013). Os resultados esperados são, fazer com que haja uma relação educador/educando de maneira lúdica e prazerosa, despertando nos discentes o interesse pela aprendizagem e principalmente pelos movimentos socais no Brasil.postGraduateThesis.type.badge Plano Anual do Ensino Eixo Temático Indivíduo e Sociedade - 1º ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Viana, Natália de Morais; Aquino, Francisca Luciana; Costa, Ana Maria Morais; Ferreira, Ana Laura LoureiroO ensino da Sociologia no Brasil hoje, carrega traços de um percurso inconsistente na história do ensino médio. O presente trabalho tem por finalidade fazer uma breve análise dessa conjuntura na qual percorreu e se encontra a Sociologia, a fim de evidenciar a relevância dessa disciplina na grade curricular do ensino médio brasileiro, bem como a elaboração de um plano anual de ensino em torno do eixo temático “indivíduo e sociedade” para o primeiro ano do ensino médio, conforme proposto pelo PCN+ de Sociologia. Planejado sobre o ideal de que estes jovens alunos estão em processo de preparação de sua vida acadêmica e profissional, focamos nossos estudos nos debates sobre o cotidiano e nos pensamentos sociológicos de clássicos como: Émile Durkheim, Karl Marx, Auguste Comte, Erving Goffman, entre outros. Nesse sentido, buscamos elaborar aulas dinâmicas e atrativas com o intuito de produzir a motivação dos alunos na área da Sociologia e de construir um olhar científico sobre a sociedadepostGraduateThesis.type.badge A cidadania, a democracia e participação política: ensino da sociologia no 2º do ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Pereira, Irismarqueks Alves; Sanson, Cesar; Lopes, José Cleyton Neves; Paiva, Irene AlvesO plano de ensino apresenta o eixo temático: cidadania, democracia e participação política como metodologia para o ensino da sociologia no ensino médio. Durante o desenvolvimneto do palno são abordados temas importantes no campo do conhecimento sociológico sistematizado, por sua vez possibilita que entre indivíduo e sociedade um espaço de relações a partir da influência das ações humanas sobre os processos sociais do passado e do presente. Para tanto o trabalho se organiza que quatro unidades de ensino correspondentes aos quatro bimestres do ano levivo. Unidade I: democracia e participação política, unidade II: concepções de estado e poder político. Unidade III: cidadania, cultura e ideologia e a Unidade IV: a escola e produção do saber. Está entre os objetivos do plano, permitir ao educando construir uma postura mais reflexiva e crítica diante da realidade social em que está inserido. E assim, compreender melhor a dinâmica da sociedade em que vive atuante e com postura política capaz de transformar sua realidade através do exercício da cidadania.postGraduateThesis.type.badge Plano de Ensino: Política e Sociedade 3º do Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-01) Araújo, Kaline Faria de; Dantas, Maria de Fátima Medeiros; Dantas, Maria de Fátima Medeiros; Vieira, José Glebson; Souza, Virgínia Kátia de AraújoO presente trabalho consiste em um Plano Anual de Ensino para ser executado por ensino da disciplina de Sociologia no 3º ano do Ensino Médio brasileiro. No Plano Anual de Ensino estão organizados os conteúdos a serem estudados pelos alunos a cada bimestre do ano letivo. Os conteúdos a serem trabalhos neste Plano Anual de Ensino estão de acordo com o grande tema escolhido durante a elaboração do Plano de Ensino. O tema escolhido para elaboração do Plano Anual de Ensino para a Sociologia foi “Política e Sociedade”. Tema este definido a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Sociologia no Brasil com base na Lei 11.684/2008, que instituiu o ensino de Sociologia e Filosofia, como componente obrigatório da grade curricular no Ensino Médio brasileiro.postGraduateThesis.type.badge Conscientização cultural e social na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Araújo, Maria Willgdes; Aquino, Francisca Luciana de; Cunha, Jhose Iale Camelo da; Lucena, Francisco Carlos deEsse Plano de Ensino Anual, por meio do Eixo Temático Cultura e Sociedade, tem como objetivo principal transmitir para o aluno do segundo ano do Ensino Médio, um ensino-aprendizagem de qualidade e equidade a respeito da conscientização cultural e social que o educando precisa desenvolver e aprender na escola, espaço esse apropriado para propiciar um estudo crítico reflexivo sobre as questões sociais atualmente tão discutidas e aqui trabalhadas como: etnocentrismo, preconceito, misoginia, sexualidade, gênero, cidadania, direitos humanos, religiosidades, movimentos de contracultura, consumo e consumismo, alienação midiática, uso do celular etc. Todos os temas foram propositalmente selecionados, pesquisados e extraídos do cotidiano do alunado, para que os mesmos ao se identificarem com essas problemáticas culturais e sociais criem interesse e gosto em adquirir conhecimentos científicos, contemplados por pensamentos educativos de autores como: Perrenoud, Marilena Chauí, Paulo Freire, e outros que servem de base para a continuação da sua formação educativa escolar, gerando e construindo saberes conscientizantes e transformadores, necessários para serem exercidos em nossa sociedade com rica diversidade cultural, onde cada grupo, e cada um, possui o direito de manifestar em sua totalidade, ao mesmo que deve valorizar integralmente o respeito pelo outro.postGraduateThesis.type.badge As relações sociais como objeto de estudo da sociologia Eixo temático indivíduo e sociedade 1º ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-21) Morais, Silmara Rebouças de; Aquino, Francisca Luciana de; Aquino, Francisca Luciana de; Lucena, Francisco Carlos de; Costa, Cicera Glaudiane HolandaO presente trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração de um plano anual de ensino da disciplina de Sociologia, que mostrará como e de que forma serão trabalhados conhecimentos e conteúdos relativos à área da sociologia, como também mostrará caminhos que facilitem sua apreensão e consolidação desses conhecimentos na sala de aula, fazendo com que cada indivíduo possa atuar na sociedade de forma ativa enquanto cidadão. O Plano Anual de Ensino foi elaborado e pensado para uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Baseado no tema “as relações sociais como objeto de estudo da sociologia”, o eixo temático a ser trabalhado é “Indivíduo e Sociedade”. Após a escolha da temática, foi realizada uma seleção de obras de importantes autores da Sociologia, em seguida os objetivos, as metodologias, os recursos para a realização das aulas e a avaliação. A metodologia utilizada foi baseada em consultas a diferentes meios bibliográficos como os Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino médio (1999), as Orientações Curriculares Nacionais (2006), o PCN+ de Sociologia (2002), dentre outros. Seu objetivo esta centrado no ensino e na aprendizagem de conteúdos pertinentes a sociologia, haja vista que a análise e as discussões de textos produzidos pelos alunos a partir de diferentes estímulos (análise de reportagens de jornais e revistas, relatórios críticos, vídeos, seminários, rodas de conversa etc.) objetiva o debate e a formação de opinião. Em suma, conhecimentos relevantes para a formação dos nossos jovens. O estudo mostrou claramente a importância do planejamento anual para o professor e para os alunos, pois ele é o norte de toda ação docente. Palavras-chave: sociologia, planejamento, ensino e aprendizagem.postGraduateThesis.type.badge Desigualdades Sociais(Trabalho e sociedade– 2ºAno do Ensino Médio)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-09-02) Dantas Neto, Antônio; Lopes, Jose Cleyton Neves; HILARIO, Luana Sobral; FREIRE, Alyson Thiago FernandesNosso plano de ensino será estruturado de acordo com os planos utilizados pelas instituições de ensino e será composto por aspectos importantes como: os objetivos do plano, a Identificação da instituição escolar, turma e carga horária. Também será apresentado o detalhamento das unidades didáticas divididas por unidade, totalizando as quatro unidades referentes ao ano letivo. Dentro deste detalhamento, apresentaremos um cronograma geral dos conteúdos por unidade e seus respectivos objetivos de aprendizagem. Além disso, apresentaremos os procedimentos metodológicos por aula e o detalhamento das sequências didáticas. Por fim, nosso plano traz a sistemática de avaliação para cada unidade.postGraduateThesis.type.badge Politica e Sociedade: eixo temático para o 3º Ano do Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lira, Elione Lopes Mata de; Paiva, Irene Alves de; Pernambuco, Marta Maria Castanho de Almeida; Cunha, Josemi MedeirosNo trabalho apresentado, veremos a importância da sociologia para a formação geral dos alunos do Ensino Médio, quais suas especificidades em relação aos objetivos gerais traçados para a juventude, procurando mostrar como contribui para o seu crescimento e no que se refere à sua participação política. Os chamados ‘tempos modernos’ na sociedade fazem com que tenhamos vários objetivos e desempenhemos diversos papéis, muitas vezes além de nossas próprias forças. É comum nos sentirmos cansados e, exaustivamente, as situações cotidianas de nossa sociedade nos proporciona um desprazer, um descrédito, tanto mental quanto fisicamente, no que se refere à participação política atual. O presente trabalho tem a intenção de trazer à tona a importância do cidadão na política e as mudanças que podem ocorrer, por meio de seu voto. É de extrema importância que o aluno sinta-se parte das mudanças transcorridas no cotidiano e não queira ficar isento dessa participação. O papel do professor, enquanto mediador, por meio do Plano Anual de Ensino, é reverter essa situação em que os alunos, por desacreditarem no processo político, não queiram participar das mudanças e ajam pelas opiniões dos outros. O Eixo Política e Sociedade, voltado para o aluno do 3º Ano do Ensino Médio, trará a oportunidade de conhecimento sobre a política, o seu papel disseminador na sociedade, suas causas, consequências, sua importância e o que significa para a sociedade, as relações de poder, o desenvolvimento das ações políticas durante toda a história da sociedade, as transformações pelas quais passou, entre outros. Neste estudo, iremos trabalhar justamente os aspectos relevantes ao tema, desmistificando que se trata apenas de uma simples ‘ida’ para votar e ter um documento em mãos, comprovando que votou (ou não). Para isso, será feita uma intervenção socioescolar em sala de aula, através dos exercícios, das aulas, seminários, mostrando que é fundamental que participem, já que é um problema que envolve a todos e a sociedade, seja de ontem, hoje ou futura, é quem sofre as consequências. A metodologia usada será, a priori, uma aula de conscientização e conhecimento sobre ‘o que é política’ e qual a consequência de um voto errado ou de abster-se de votar. É preciso que o aluno sinta-se instigado pelo professor e chegue à conclusão que a sociedade é feita de mudanças e que todos têm que participar. O professor terá papel fundamental para esse ressignificado sobre a maneira de ver, ouvir e falar de política em sala de aula. Os principais teóricos que fundamentarão este trabalho serão: Sarandy, Idalberto Chiavenato, José Carlos Libâneo, Krombauer, autores específicos voltados ao assunto, entre outros.postGraduateThesis.type.badge As Instituições Sociais e o Processo de Socialização (Eixo temático Individuo e Sociedade: 1º Ano Ensino Médio)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Araújo, Cláudio Vale; Sena, Regivaldo; Moura, Francisco Aracildo de; Bayer, Hiram de AquinoA proposta deste trabalho, As Instituições Sociais e seu Processo de Socialização, o qual está inserido no Eixo Individuo e Sociedade/Cultura e Sociedade, é de grande relevância para os dias atuais, principalmente para alunos do Ensino Médio, pois a influência que as instituições sociais (família – escola – igreja – estado) desempenham na formação da personalidade e caráter do indivíduo, visto que estas instituições determinam as regras de conduta e convívio em sociedade e que são externas às pessoas, que devem adequar-se a elas para que sejam aceitas em seus grupos sociais. A família é o primeiro grupo no qual fazemos parte, sendo gradativamente inseridos nos demais, recebendo influências diretas e indiretas nesse processo de formação.postGraduateThesis.type.badge Indivíduo e Sociedade: Ensino de Sociologia no 1º ano do Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-09-21) Antunes, Antonio Gleivérson Gliese Costa; Paiva, Irena Alves de,; Dias, Ana Patricia.; Sanson, Cesar.O presente trabalho é um plano anual de ensino da disciplina de Sociologia para os alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Instituto Padre Miguelino. Com o título: Individuo e Sociedade, o planejamento anual traz, no decorrer de suas páginas, uma sequência de aulas dividas por 4 bimestres, cada uma contendo dez aulas, fazendo um detalhamento de cada uma delas com relação a parte metodológica, referências e recursos.No que concerne a parte pedagógica, os assuntos foram divididos pelas unidades temáticas onde, nos primeiros bimestres os alunos devem conhecer a disciplina de Sociologia, realizar questionamentos da atual sociedade e diferenciar as principais instituições sociais. Já nos dois últimos, a ideia é que os discentes compreendam os principais tipos de cultura que existem no Brasil, as principais teorias sociológicas, como também, as relações de poder exercidas entre política e cidadania.postGraduateThesis.type.badge Alienação Capitalista: As Relações de Consumo e a Alienação Social(Eixo Temático: Cultura e Sociedade – 2º Ano)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Jéssyk Daiana Lima dos; Paiva, Irene Alves; Fernandes, Melquisedeque de Oliveira; Silva, Jeremias Alves de Araujo eNo cenário educacional brasileiro, a implementação da disciplina de Sociologia no ensino médio não foi algo fácil, devido a resistência política em reconhecê-la como disciplina “útil”. Diferentemente de outras disciplinas, a Sociologia tem um papel extremante importante na formação do indivíduo, pois visa modular o caráter do cidadão, através do questionamento ético e crítico da realidade. É neste cenário, em que cresce o individualismo, a competição desenfreada e a felicidade na posse, que acarreta na alienação social imposta pelo sistema capitalista Globalizado, em detrimento ao convívio social. A abordagem do Eixo temático ‘Consumo , Alienação e Cidadania” consegue aglutinar conteúdos que rompem com as barreiras da disciplina de sociologia, conseguindo expandir esta discussão para outras disciplinas. O eixo escolhido tem potencialidades para trabalhar estes quesitos e desenvolvimento da visão crítica social, e preparação para o cidadão para o exercício da cidadania de forma ativamente, buscando cada vez mais a melhoria da sociedade que se deseja. Buscou-se demonstrar ao longo do trabalho que o tema escolhido consegue se articular com as demais disciplinas, conseguindo transpor as barreiras da sala de aula de sociologia, expandido as discussões e elevando o conhecimento e o amadurecimento do conteúdo a outros patamares.postGraduateThesis.type.badge Plano de Ensino Anual Para a Disciplina de Sociologia 3ºAno do Ensino Médio: Eixo Temático - Trabalho e Sociedade Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-10-08) Souza, Ana Kalina; Sanson, Cesar; Lopes, Jose Cleyton; Vieira, Jose GlebsonO presente trabalho contempla uma proposta de ensino para a disciplina de Sociologia, no 3º ano do ensino médio da rede pública estadual do Rio Grande do Norte. Com o objetivo de apresentar a temática do trabalho como orientadora das atividades pedagógicas desenvolvidas no ano em curso, esta proposta de ensino foi pensada, levando em conta a formação dos estudantes do ensino médio para o mundo do trabalho e para o desenvolvimento da cidadania, já que o estudo da categoria “trabalho” faz parte da vivência dos estudantes, como também da organização e do desenvolvimento da sociedade. É fundamental que estes possam compreender melhor a dinâmica do corpo social, a partir do conhecimento das transformações políticas e econômicas do modo de produção capitalista. Nessa perspectiva, a propositura de construção do plano de ensino em Sociologia é fundamental para o desenvolvimento do trabalho pedagógico em sala de aula, visto que o planejamento é uma ferramenta essencial para a pratica docente, já que possibilita ao professor repensar cotidianamente sua atuação de modo atuante e criativo.postGraduateThesis.type.badge Plano de curso: Trabalho e Sociedade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-01) Lopes, Magna de Oliveira; Lopes, José Cleyton Neves; Hilário, Luana Sobral; Freire, Alyson Thiago FernandesO Plano anual de Ensino, tem como prioridade nortear os planos de aulas de professores que lecionam a disciplina Sociologia no Ensino Médio, especialmente a turmas de 3° ano. Primeiramente, o plano, apresenta um breve histórico sobre a história da Sociologia e a luta para torna-la disciplina obrigatória. Está contido no plano também, planos de aulas diferenciados e atrativos. Estes foram elaborados com o intuito de chamar atenção dos estudantes, de maneira que eles se interessem pela disciplina e compreendam a importância de se estudar a ciência da sociedade.postGraduateThesis.type.badge As Antigas e Novas Relações de Trabalho:(Eixo Temático Trabalho e Sociedade-1° Ano do Ensino Médio)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Carlos Alberto Garcia de; Lopes, José Cleyton Neves; Hilario, Luana Sobral; Azevedo, Gerlúzia de OliveiraEste trabalho é um plano de ensino direcionado ao 1º ano do ensino médio da disciplina de sociologia, enfocando o eixo temático trabalho e sociedade, com o título ''As antigas e novas relações de trabalho'', o referido plano de ensino está dividido em quatro bimestres, com a seguinte divisão de conteúdos, no 1º bimestre: A produção nas sociedades tribais,O modo de produção escravista na Grécia e na Roma antiga, O trabalho na Europa medieval,As bases do trabalho na sociedade moderna;2º bimestre:Karl Marx e a divisão social do trabalho, Émile Dukheim: A divisão do trabalho e a solidariedade,Fordismo- Taylorismo:Uma nova forma de organização do trabalho,As transformações recentes no mundo do trabalho; 3º bimestre:O trabalho escravo no Brasil, Do trabalho escravo ao assalariado, A situação dos trabalhadores no Brasil nos últimos 70 anos,As relações de trabalho no Brasil atualmente;4º bimestre:Terceirização da mão de obra no sistema capitalismo,O processo de terceirização da indústria têxtil na região do seridó potiguar,Flexibilização da mão de obra no sistema capitalista, Precarização da mão de obra no sistema capitalista.postGraduateThesis.type.badge Plano Anual de Ensino: Uma Introdução ao Pensamento e à Imaginação Sociológica(Individuo e Sociedade – 1° Ano do Ensino Médio)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Heloísa Maria Bezerra de Oliveira; Paiva, Irene Alves; Sanson, César; Cunha, Josemi MedeirosO presente trabalho refere-se a um Plano Anual de Ensino, dentro do Eixo Temático “Indivíduo e Sociedade”, para a disciplina de Sociologia. Este plano pode ser aplicado ao longo do ano para estudantes do Ensino Médio, sobretudo aos estudantes do 1° ano, nos quais deparar-se-ão com a disciplina pela primeira vez na escola. Dentro desse eixo temático, os estudantes terão as primeiras noções dos conteúdos e discussões para o desenvolvimento e amadurecimento de uma imaginação sociológica, elementos estes primordiais para discussões fora do viés do senso comum na sala de aula bem como a capacidade de decodificação da realidade social que os cercam. Em suma, o presente plano, assim como qualquer plano de ensino tem como objetivo direcionar o docente de como proceder nas discussões em sala de aula, norteando o trabalho pedagógico e metodológico que será desenvolvido.postGraduateThesis.type.badge Individuo e sociedade: 1º ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-10-28) Santos, Francinete Pedro dos; Paiva, Irene Alves de; Cunha, Josemi da; Pernambuco, Marta MariaPlano de Ensino Anual para a disciplina Sociologia no Ensino Médio apresentado à Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio. tema:INDIVÍDUO E SOCIEDADE: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. neste trabalho podemos destacar a importância da sociologia no ensino médio, sua contribuição na formação do jovem, não apenas com conhecimento inerente a área, mas aperfeiçoando seu senso crítico e de questionamento, Tornando-o um sujeito capaz de observar e criticar o pensamento da sociedade na qual está inserido, onde as desigualdades sociais e a Sociologia passa a ser vista como um dos instrumentos de reflexão crítica sobre a sociedade. Nessa perspectiva, podemos enfatizar o porquê da necessidade dessa disciplina ser introduzida como matéria obrigatória no ensino médio.