CCHLA - TCC - Artes Visuais
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33144
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TCC A ideologia por trás da imersão: um estudo sobre as exposições imersivas comerciais no contexto brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-16) Andrade, Dhomícia Nunes de; Fabíola Cristina Alves; https://orcid.org/0000-0002-7779-3219; http://lattes.cnpq.br/6838453885637422; https://orcid.org/0009-0005-6870-4623; http://lattes.cnpq.br/3521031560054331O artigo traça considerações sobre as exposições imersivas comerciais que recuperam a obra de artistas consagrados na história da arte ocidental, buscando compreender os aspectos ideológicos que apoiam esse fenômeno crescente no contexto brasileiro. Através de uma revisão bibliográfica aliada à análise histórica e crítica do objeto de pesquisa, foi endereçada também a ligação da experiência das exposições imersivas comerciais com o contexto da pós-modernidade. O trabalho se baseia nos escritos de Oliver Grau (2007), Rosangela Leote (2015) e Sônia Salcedo del Castillo (2008) sobre arte e imersividade, em Marilena Chauí (1994) sobre o conceito de ideologia e em Stuart Hall (2017) e Guy Debord (1997) sobre o contexto pós-moderno. Por fim, discute-se o papel do arte-educador na assimilação e reflexão coletivas sobre esse fenômeno, destacando a influência do sistema da arte na popularização das exposições imersivas comerciais.TCC Livro de artista como instrumento de investigação: percursos e reflexões sobre minha relação com a prática escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-25) Lima, Larissa da Silva Saldanha; Gomes, Mariana do ValeO presente trabalho de conclusão de curso pretende apresentar uma reflexão e análise sobre minhas vivências como arte-educadora em formação, investigando a rotina e as práticas educacionais de duas escolas: o Núcleo de Educação da Infância (NEI), colégio de aplicação da UFRN e a Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, em Parnamirim. Partindo de uma metodologia a/r/tográfica, a pesquisa é conduzida paralelamente ao desenvolvimento do livro de artista, entrelaçando ambos os processos. Com um perfil investigativo e de uma pesquisa qualitativa, o trabalho visa estimular debates relevantes no campo da arte-educação, promovendo a reflexão crítica e o diálogo. O estudo fundamenta-se em autores como Belidson Dias e Rita L. Irwin no campo da a/r/tografia e em Ana Mae Barbosa e John Dewey, relacionados à arte-educação. Na conclusão, apresenta uma ação pedagógica vinculada ao tema da pesquisa, com o desenvolvimento de um livro de artista em sala de aula, confeccionado pelos alunos.TCC Egos: Processo Criativo Autobiográfico em Artes Visuais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-17) Castro, Raniere Carvalho de; Vale, MarianaEste trabalho de Conclusão de Curso consiste em um estudo autobiográfico a partir da criação em Artes Visuais. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa associada à abordagem teórico-metodológica da crítica de processos, fazendo uso da autoetnografia para entender o movimento criador. Para tanto, discuto a jornada de construção, desenvolvimento, bem como as nuances e desdobramentos da minha identidade como um indivíduo autônomo e consciente. Este trabalho realiza uma análise do processo criativo da minha produção artística autobiográfica, que aborda questões de identidade, intimidade, em uma jornada de busca por emancipação social e cognitiva, influenciada por minha trajetória como ser autoconsciente. Além disso, busca-se desenvolver um senso crítico sobre si mesmo e sobre como tudo se desenhou até o momento atual do ego. A pesquisa apoia-se em teóricos como Borges (2022), Canton (2002), Erikson (2012), Neves (2016), Salles (1998) e Sibilia (2016). O principal objetivo desta pesquisa é investigar o processo criativo das obras autobiográficas, explorando o mapeamento e a análise das transformações do ego em relação à identidade, bem como as questões subjetivas a elas inerentes. Como também, a exposição dessas obras autobiográficas para ampliar a compreensão da pesquisa, funcionando também como ação pedagógica vinculada à pesquisa. Além do mais, a pesquisa tem como justificativa contribuir para ampliar o debate das criações autobiográficas dentro das artes visuais, por meio da confidência do artista.TCC ANÁLISE DA ARTE SACRA EM OBJETOS CERIMONIAIS JUDAICOS DA SINAGOGA BRAZ PALATNIK EM NATAL, RN.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-17) DANTAS, Cecília Costa Lima; Dr. Tassos Lycurgo; Dr. Tassos Lycurgo; Dra. Fabíola Alves; Dr. Bruno GomesEste Trabalho de Conclusão de Curso investiga os aspectos artísticos e simbólicos de objetos cerimoniais judaicos, com foco no Aron Kodesh e na Chanukiá da Sinagoga Braz Palatnik, em Natal (RN). A pesquisa segue uma abordagem interdisciplinar, unindo fundamentos da arte sacra, cultura material e identidade judaica, e utiliza como principal método a análise iconológica, baseada em Erwin Panofsky. O estudo busca compreender como a arte, presente nesses objetos, contribui para a preservação da memória e da tradição judaica, considerando também as influências de diferentes contextos históricos e culturais. Os resultados revelam que, apesar de interpretações restritivas sobre imagens no judaísmo, há uma expressiva produção artística ritual que reflete a vivência e a resistência cultural do povo judeu.TCC Desdobramentos da prática da tatuagem: da marginalização à popularização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Bittencourt, Cecilia Dias; Souza, Patricia Teles Sobreira de; Gomes, Mariana do Vale; Duarte, Sarah MarquesO presente trabalho propõe uma breve visão panorâmica da trajetória histórica e cultural da tatuagem, com o objetivo de investigar seu desenvolvimento desde quando era usada como uma prática punitiva até a sua dissociação da marginalidade. Para tanto, o estudo debruça-se sobre alguns modos de uso da tatuagem (punição, identificação e expressão de afeto, ritual e entretenimento). Em seguida discorre sobre a popularização da tatuagem no contexto urbano brasileiro. Por fim, apresenta algumas reflexões sobre o entendimento da dor na prática da tatuagem e apresenta os resultados da ação pedagógica, a Oficina de Noções Básicas sobre a Prática da Tatuagem. A pesquisa fundamenta-se principalmente nos teóricos David Le Breton e Silvana Jeha, além de pesquisas e artigos acadêmicos que contribuíram para a construção do trabalho. A metodologia adotada é de caráter exploratório e descritivo, com base em levantamento bibliográfico com fontes secundárias. Por fim, conclui-se que a tatuagem passou por um processo de ressignificação, deixando de ser associada à marginalidade enquanto passava por influências culturais e sociais ao longo dos anos.TCC A mediação cultural vai à escola: possibilidades para o ensino das Artes Visuais.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Ana Júlia de Lima Costa; Petry, Arlete dos Santos; 0000-0003-3120-8501; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; http://lattes.cnpq.br/2966575199024324; Thomé, Renata Viana de Barros; 0009-0008-1503-2853; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; Garcia, Leandro Alves; 0000-0003-1094-8789; http://lattes.cnpq.br/9838369212300154Este trabalho estuda as possibilidades da mediação cultural como prática no ensino das Artes Visuais nas escolas públicas atendidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - edital 2024), na perspectiva de que essa prática contribua para a aprendizagem dos estudantes de conhecimentos das Artes Visuais. A motivação para a realização do projeto partiu da necessidade de criar estratégias de ensino de Artes Visuais que dialoguem com as demandas da arte/educação na contemporaneidade, como a necessidade de trabalhar a interpretação visual de mundo, de si e das diferentes formas de ser e de se expressar. Para conceituar mediação, são usadas como referência as autoras Ana Mae Barbosa, Miriam Celeste e Rejane Coutinho. A metodologia da pesquisa alinha-se com a pesquisa-ação. Como algumas dessas possibilidades, o estudo destaca as visitações a espaços expositivos no contexto escolar, a figura do professor mediador e a caracterização da escola como espaço expositivo, de forma a manter os estudantes em constante contato com a arte e com a mediação cultural.TCC Revisitando diários: memórias, subjetividades e poéticas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-23) SILVA, Jaedson Ribeiro; Laís Guaraldo; Bettina Rupp; Estrela Pereira dos SantosEste Trabalho de Conclusão de Curso investiga as potencialidades do caderno gráfico como instrumento de expressão, reflexão e criação. A ênfase será dada na produção desenvolvida durante a formação em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre os anos de 2019-2024. A metodologia desta pesquisa segue a linha de pesquisa em artes, de natureza qualitativa e autobiográfica. Propõe uma análise estética, simbólica e subjetiva dos cadernos gráficos confeccionados manualmente, compreendidos como dispositivos de elaboração da memória, do autoconhecimento e da identidade artística. A investigação foi fundamentada nos teóricos Cecília Almeida Salles (2011), Ana Mae Barbosa (2010) e na literatura de Jorge Luis Borges (1944). O estudo enfatiza a cor, o gesto e a composição como elementos expressivos de experiências sensíveis e inconscientes. O resultado prático se materializa em um caminho que traça um percurso poético entre cadernos, lambe-lambes e livro de artista, onde são investigados a subjetividade e os trânsitos entre espaços internos e externos. Apresentamos também uma ação pedagógica que foi desenvolvida com alunos do 3º Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Nestor Lima, reafirmando o caderno gráfico como prática educativa e de criação.TCC Egos: Processo Criativo Autobiográfico em Artes Visuais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-17) Castro, Raniere Carvalho de; GOMES, Mariana do Vale; http://lattes.cnpq.br/7936545516617434; http://lattes.cnpq.br/9104432582423119; SOUZA, Patrícia Teles Sobreira de; https://orcid.org/0000-0001-9421-1105; http://lattes.cnpq.br/4329129306790870; RUPP, Bettina; https://orcid.org/0000-0002-8187-3596; http://lattes.cnpq.br/5489366541448342Este trabalho de Conclusão de Curso consiste em um estudo autobiográfico a partir da criação em Artes Visuais. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa associada à abordagem teórico-metodológica da crítica de processos, fazendo uso da autoetnografia para entender o movimento criador. Para tanto, discuto a jornada de construção, desenvolvimento, bem como as nuances e desdobramentos da minha identidade como um indivíduo autônomo e consciente. Este trabalho realiza uma análise do processo criativo da minha produção artística autobiográfica, que aborda questões de identidade, intimidade, em uma jornada de busca por emancipação social e cognitiva, influenciada por minha trajetória como ser autoconsciente. Além disso, busca-se desenvolver um senso crítico sobre si mesmo e sobre como tudo se desenhou até o momento atual do ego. A pesquisa apoia-se em teóricos como Borges (2022), Canton (2002), Erikson (2012), Neves (2016), Salles (1998) e Sibilia (2016). O principal objetivo desta pesquisa é investigar o processo criativo das obras autobiográficas, explorando o mapeamento e a análise das transformações do ego em relação à identidade, bem como as questões subjetivas a elas inerentes. Como também, a exposição dessas obras autobiográficas para ampliar a compreensão da pesquisa, funcionando também como ação pedagógica vinculada à pesquisa. Além do mais, a pesquisa tem como justificativa contribuir para ampliar o debate das criações autobiográficas dentro das artes visuais, por meio da confidência do artista.TCC VISUAL[C]IDADE: uma cartografia de pertencimentos em Natal - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-23) Cruz, Ari Duarte de Oliveira; Fabiola Cristina Alves.; https://orcid.org/0000-0002-7779-3219; Mariana do Vale Gomes; Ricardo Nunes CoringaO presente memorial autorreflexivo tem como objetivo analisar de que forma a participação cultural nos espaços culturais públicos podem influenciar na forma como o indivíduo se sente pertencente à cidade. Partindo de experiências pessoais com a cidade de Natal, Rio Grande do Norte até entrar no ensino superior, localizo três espaços na cidade de Natal: a praça Edgar Borges (Mãe Luiza), o Palácio da Cultura Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte (Pinacoteca Potiguar) e a Escola Estadual Nestor Lima (Lagoa Nova). A partir desses locais, foi procedida a análise da forma como esses lugares colaboraram para um processo de pertencimento à cidade, ao mesmo tempo em que atuaram na minha formação profissional enquanto docente através da arte e das vivências nesses espaços. O memorial adota como referencial teórico os autores de arte-educação como Ana Mae Barbosa (2009 e 2010) cultura visual com Maria Emilia Sardelich (2006 e 2015), e Fernando Hernández (2007 e 2011). Para a construção do entendimento sobre identidade cultural é adotado a leitura de Stuart Hall (2019). A partir dessa literatura, o memorial discute as questões acerca da construção dos sentidos que atribuímos às imagens do local em que vivemos e de que forma essas imagens refletem na percepção da nossa identidade, podendo atuar para uma valorização de uma identidade local. A ação pedagógica desse trabalho se dá dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Nestor Lima, propondo a criação de um mapa cartográfico afetivo em formato de zine em conjunto com a turma, trazendo as imagens de locais em Natal que fazem parte da construção das visualidades de Natal a partir da perspectiva dos alunos, buscando instigar uma aproximação da cidade com os alunos do ensino público.TCC MEMORIAL REFLEXIVO: Processo Criativo de Concepção de Personagens(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) CARMO, Luiz Eduardo de Oliveira do; SOUZA, Patrícia Teles Sobreira de; https://orcid.org/0000-0001-9421-1105; http://lattes.cnpq.br/4329129306790870; http://lattes.cnpq.br/7994885242341246; BORN, Rodrigo Montandon; http://lattes.cnpq.br/4131001511243402; FERNANDES, Rafael Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5438930622735360Este memorial reflexivo apresenta o processo criativo de concepção de personagens para um jogo de plataforma em desenvolvimento. A pesquisa incorpora fauna e flora regionais, além de lendas do folclore brasileiro, como base para a criação de personagens, destacando um personagem exclusivo da fauna potiguar: o Lagarto-de-Folhiço (Coleodactylus natalensis), Juca. O projeto busca promover uma narrativa que não apenas entretém, mas também educa e conscientiza sobre questões ecológicas. O desenvolvimento utilizou uma metodologia que abrangeu pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de ilustrações, design de personagens e aplicação de conceitos do processo criativo, fundamentada na metodologia da autora Cecília Salles. Além disso, integrou conhecimentos adquiridos em experiências acadêmicas, como bolsista e em projetos de extensão. Este memorial reflete o esforço de destacar a riqueza cultural e ambiental potiguar, incentivando o respeito e a preservação desses patrimônios.TCC Audiodescrição na leitura de imagens: uma solução à cegueira figurativa da sociedade contemporânea?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01) Rodrigues, Maria Luisa Silva; Gomes, Mariana do Vale; http://lattes.cnpq.br/7936545516617434; http://lattes.cnpq.br/2029702347441056; Petry, Arlete dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; Thome, Renata Viana de Barros; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415A sociedade contemporânea vive em um mundo cercado por imagens que, em razão do excesso e da volatilidade de informações visuais, influenciam o modo como elas são percebidas. A superficialidade da percepção visual resultou numa sociedade [figurativamente] cega, acomodada às imagens como estímulos visuais que não requerem uma leitura visual crítica e reflexiva. Este trabalho tem como objetivo apresentar a audiodescrição vinculada à uma proposta metodológica como um modo de descrição de imagem no processo de leitura de imagem no ensino de Artes Visuais. Para isso, o estudo se sustentou em uma pesquisa bibliográfica de natureza básica que seguiu a abordagem qualitativa argumentando sobre a relação entre o homem e a imagem ao longo do tempo (Monteiro, 2013), estabelecendo discussões sobre a imagem (Mitchell, 2005; Joly, 2007), conceitos de visualidade e centro-visualidade na sociedade atual (Coelho, 2006; Bavcar, 2014), e dialogando com tipos de acessibilidade visual (Motta, 2016), com o ensino de Artes Visuais (Barbosa, 2014; 2016) e com leituras de imagens (Costella, 2010). A pesquisa observou que, no cenário da sociedade contemporânea, para compreender a subjetividade por trás de uma imagem existe a necessidade da reeducação do olhar e que, para isso, estratégias de percepção alternativas podem ser utilizadas. Nesse viés, este estudo concluiu que além de exercer sua função assistiva, a audiodescrição pode servir como ferramenta para estimular a percepção sensível, interpretativa e crítica na leitura de imagens.TCC Flores em tudo que vejo: um memorial artístico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Melo, Marya Beatriz Costa de; Rupp, Bettina; https://orcid.org/0000-0002-8187-3596; http://lattes.cnpq.br/5489366541448342; Santos, Estrela Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/9003352180079407; Bezerra, Jéssica Bittencourt; http://lattes.cnpq.br/5796484199392439Este memorial reflexivo descreve o processo criativo da série “Flores em Tudo que Vejo: Um Memorial Artístico”. A pesquisa tem como foco minha jornada artística e desenvolve uma investigação acerca das primeiras pinturas que realizei em 2015 e se desenvolveram durante a graduação em Artes Visuais por meio de experimentações de pintura, desenho, fotografia, xilogravura e etc. Também serão analisados os trabalhos de artistas que exploraram esse universo floral em suas obras, mais especificamente Georgia O’Keeffe, Emil Nolde e Tetê Brandolim. Por fim, apresentar o processo criativo da série de obras que foram realizadas durante a produção deste trabalho intitulada Flores em tudo que vejo juntamente com a prática pedagógica que oferece conclusões sobre a prática de observação de flores por uma percepção das artes visuais.TCC Pintura do Cotidiano: Registros de um trajeto que se repete(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Tavares, Ana Beatriz de Morais; Rupp, Bettina; http://lattes.cnpq.br/5489366541448342; http://lattes.cnpq.br/5648897852417242; Guaraldo, Laís; Santos, Estrela Pereira dosEste trabalho de pesquisa tem como objeto de estudo o material artístico produzido ao longo de cinco anos (2019 - 2024), de desenhos em diários gráficos e fotografias que registram recortes do trajeto cotidiano da autora – volta da universidade para casa – dentro do ônibus da linha 51, que atravessa três bairros em cerca de 40 minutos antes de chegar ao destino. Com base nesses materiais, uma série de seis pinturas foi executada e o processo criativo de cada uma delas, descrito. A metodologia se desenvolve a partir da prática de registros diários do caminho em questão por meio de fotografias, vídeos e desenhos; o exercício constante da percepção sensível nessa situação específica; e a discussão dos temas espaço, transição e percepção estética com base em textos que os abordam. O trabalho segue a linha de pesquisa em arte e é de natureza qualitativa, fazendo relação entre arte e cotidiano.TCC Caminhos: pinturas sobre migrações forçadas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-05) Rebouças, Sandra Regina Araujo; Rupp, Bettina; 0000-0001-8912-5181; http://lattes.cnpq.br/7582341007470419; Junqueira, Flávia Campos; Gomes, Mariana do ValeEste Memorial, intitulado “Caminhos: Pintura Sobre Migrações Forçadas”, traz o processo criativo da produção de uma série de dez pinturas autorais, além de uma breve investigação em história da arte e movimentos migratórios. Por sua condição teórico-prática caracteriza-se como uma pesquisa em arte, de caráter exploratório e qualitativo, que usa como procedimentos levantamentos bibliográficos e documentais. Conta com relatos pessoais de vivências e conteúdos pertinentes a esta formação acadêmica, assim como inquietações periféricas ao tema principal que, no entanto, são intrínsecas à produção da série e direcionam meu fazer artístico. Os pontos norteadores deste trabalho foram o tema sobre migrações forçadas, e a forma, pois, através de Memorial Reflexivo faço uso de linguagem poética para expressar questões e incômodos que são pertinentes aos processos da produção pictórica. Desse modo, aspiro poder contribuir para a formação de outros e suscitar o interesse social na temática das migrações forçadas.TCC Lenine da cidade das nuvens: Processo criativo do livro ilustrado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Borges, Gislene da Silva; Guaraldo, Laís; https://orcid.org/0000-0002-4118-7401; http://lattes.cnpq.br/7170148744222443; Santos, Estrela Pereira; https://orcid.org/0000-0001-8154-3485; Brasil, Aléxia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5770657601431541O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Artes Visuais consiste na elaboração de um livro ilustrado intitulado “Lenine da Cidade das Nuvens” acompanhado de um memorial descritivo de seu processo criativo. Se insere no campo das poéticas visuais, com as especificidades da pesquisa em artes. O interesse subjacente a essa pesquisa reside na investigação e exploração dos recursos criativos empregados nos processos de criação das ilustrações do livro, bem como no aprofundamento dos estudos relacionados à interação entre imagem e texto. O propósito do livro é abordar, de maneira criativa e sensível, temas complexos e cotidianos presentes no universo infantil, enquanto se busca compreender a intrincada natureza do processo criativo. Este processo, por sua vez, engloba reflexões, construção do roteiro, exploração de soluções gráficas e plásticas, além da diagramação da peça gráfica. A fundamentação teórica envolve obras de Suzy Lee (2012), Zamboni (2006), Salles (2004 e 2006) e Santos (2017), além de Meireles (2016), Cademartori (2006) e Nikolajeva e Scott (2011) para discutir literatura infantil, crítica genética e processo criativo em livros ilustrados.TCC Da fotografia à tela: a paisagem que afeta(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Pires, Luara Rocha; Rupp, Bettina; https://orcid.org/0000-0002-8187-3596; http://lattes.cnpq.br/5489366541448342; http://lattes.cnpq.br/7040241294772793; Gomes, Mariana do Vale; https://orcid.org/0000-0002-2623-4361; http://lattes.cnpq.br/7936545516617434; Bauchwitz, Sofia Porto; https://orcid.org/0000-0002-1629-7799; http://lattes.cnpq.br/0877272376067213O presente trabalho investiga o desenvolvimento de uma poética visual ao longo do processo de confecção de obras que se apoiaram no registro fotográfico de paisagens situadas na praia de Búzios/RN como referência para um percurso singular de criação atravessado pela memória. O conceito de paisagem tratado é tecido a partir das visões desenvolvidas nos estudos de Tim Ingold e John Wylie. A elaboração das ideias e investigação do processo se deu, de início, em forma de relatos como maneira de preservar a experimentação e a errância possibilitadas pela deriva, partindo para, então, uma análise mais metódica e escrita formal. A pesquisa resultou em uma experiência de residência artística de um dia intitulada Habitação Buziense e num conjunto de trabalhos que incluem objetos, fotografias, um fotolivro e pinturas a serem expostos ao final da segunda parte da pesquisa.TCC Episódio piloto a família perfeita: cenografia e animação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-08) Carvalho, Klaus Victor Fernandes de; Bezerra, Jéssica Bittencourt; Guaraldo, Laís; Born, Rodrigo MontandonEsse trabalho é a parte dois de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) produzido em dupla com Gabriel Soares de Oliveira, e apresenta um recorte da história da animação focado nas produções de séries, na criação dos cenários da animação do episódio piloto1 de A Família Perfeita, no processo da animação das personagens Amora Lispector, Ana Bárbara, Carlos Neto, Ícaro Takahashi e Yam, unindo aprendizados pessoais, conhecimentos adquiridos no curso de artes visuais e paixão pela arte da animação. Espera-se que este projeto resulte em um documento rico para quem se interessa pela animação, em específico pela vertente das séries de animação, para as próximas gerações de discentes de Artes Visuais e para todas as outras pessoas que também possuam os mesmos interesses em produção de animação e busquem por este trabalho. Para auxiliar no histórico de séries de animação e registro de processos de A Família Perfeita, estarão presentes autores como: Lucena (2002), Nesteriuk (2011), Winder; Dowlatabadi (2011), Sato (2015), Williams (2016) e Dantas (2020).TCC Desafios nos processos de criação de histórias em quadrinhos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Barbosa Filho, Felix Adolfo; Born, Rodrigo Montandon; Santos, Estrela Pereira dos; Gomes, Marcelo BolshawEste trabalho acadêmico se propõe a analisar minuciosamente o processo de criação da Webtoon “Imortal”, abrangendo todas as fases, desde a sua concepção inicial até a produção final. Essa webtoon é fruto de uma colaboração com o programa de extensão CUCA ICCM (Coletivo Universitário de Criação e Análise da Imagem Contemporânea e da Cultura de Massa da UFRN) e envolveu três colaboradores. Eu, como autor principal, me dediquei à elaboração do roteiro e à criação das ilustrações finais. Enquanto isso, Vitória Alves e Samirah Soares desempenharam um papel fundamental na elaboração das Concept Arts. Este estudo destaca o processo criativo e colaborativo que resultou na produção da webtoon, demonstrando a contribuição única de cada membro da equipe e as etapas essenciais envolvidas na sua realização.TCC Somos Húmus(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) DA SILVA, Diego Dionisio Soares; Johas, Regina Helena; https://orcid.org/0000-0002-2665-4518; http://lattes.cnpq.br/9105827034671306; https://orcid.org/0009-0000-9654-988X; http://lattes.cnpq.br/9140328391561154; De Souza, Patrícia Teles Sobreira; https://orcid.org/0000-0001-9421-1105; http://lattes.cnpq.br/4329129306790870; Santos, Estrela Pereira dos; https://orcid.org/0000-0001-8154-3485; http://lattes.cnpq.br/9003352180079407Somos húmus é uma pesquisa em poéticas visuais que reúne minha produção artística, feita ao longo do curso, assim como a reflexão e referências que foram importantes nesse percurso. O presente texto — memorial em que organizo essa produção e o meu processo criativo — relaciona o projeto Atravessar musgo (2023) com trabalhos anteriores (2019-2023), nos quais experimento com múltiplas linguagens artísticas, buscando refletir acerca das questões da natureza na era do Antropoceno. Pensar na recuperação da coexistência do corpo humano com outros organismos vivos é uma investigação artística que parte da urgência de vozes vegetais, em estado de esgotamento por práticas violentas contra as existências nas florestas. Essas práticas construíram uma relação de distância entre os animais humanos e os outros seres. Através das relações dos corpos com os organismos da terra, busco pensar em caminhos de aproximação multiespécies, construindo diálogos visuais e proposições para ir na contramão da devastação capitalista e pensar na construção coletiva da reconexão entre todos os seres viventes.TCC Pluralidade em Retratos dos Estudantes do Deart e suas Expressividades Artísticas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) nunes da costa, felipe; Guaraldo, Lais; http://lattes.cnpq.br/7170148744222443; https://lattes.cnpq.br/5511497434656747; Pereira dos Santos, Estrela; http://lattes.cnpq.br/9003352180079407; Alves Garcia, Leandro; http://lattes.cnpq.br/9838369212300154O Trabalho de Conclusão de Curso aqui apresentado insere-se no campo das poéticas visuais. Teve o propósito de explorar as possibilidades expressivas do retrato como gênero do desenho e da pintura. Apresenta um conjunto de retratos de estudantes do curso de artes visuais da UFRN e as experimentações realizadas em torno das relações entre a linha e a mancha. Mostra uma contribuição para o trabalho com o tema do retrato nas aulas de artes.