CCHLA - TCC - Letras-Inglês (licenciatura)

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  • TCC
    Do mundo dos jogos para a "vida real" : a integração de termos gamers no cotidiano dos brasileiros
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-23) Lourenco, Leticia Cardoso; Faria, Marília Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; https://orcid.org/0009-0002-1742-8786; https://lattes.cnpq.br/3221853946772683; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; https://orcid.org/0000-0003-3291-5451; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864
    Este trabalho tem como objetivo examinar de qual maneira os termos que surgem no mundo dos jogos eletrônicos são incorporados e/ou adaptados à estrutura da língua portuguesa (PT-BR), buscando compreender como essas expressões são adotadas pelos brasileiros e como se tornaram parte do vocabulário diário. O estudo aprofunda-se nos aspectos sociais, culturais e tecnológicos que influenciam a adesão e popularização dessas expressões, como o impacto da globalização, a cultura dos jogos, as redes sociais e a constante evolução das plataformas de comunicação. Para isso, a pesquisa realiza uma análise detalhada de gírias como "noobie", "droppar" e "buffar", que foram selecionadas pela Forbes Brasil em uma de suas matérias da coluna Tech, na qual é abordada a disseminação de expressões do universo dos games. Além disso, o trabalho busca entender como essas expressões podem ser vistas como um reflexo da intersecção entre culturas e idiomas, funcionando como exemplo das tendências linguísticas ao ciberespaço. Essas tendências podem oferecer insights valiosos sobre a adaptação das línguas em um mundo cada vez mais interconectado.
  • TCC
    Desafios do ensino de inglês para alunos com transtorno do espectro autista no Brasil: uma revisão bibliográfica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) ARAUJO, Karla Mirella Santos de.; Weissheimer, Janaina; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=3C84808BAC054CD6D735D46C47DE5CDD.buscatextual_0#:~:text=acessar%20este%20CV%3A-,http%3A//lattes.cnpq.br/7345837860360864,-ID%20Lattes%3A; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=771A3FAE13EF6F3BF695CAE37E4914FB#; Faria, Marilia Varella Bezerra de.; Moraes, Lígia de Souza Leite
    O ensino de inglês para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta diversos desafios, principalmente no que concerne à sua integração aos demais alunos na sala de aula do ensino regular brasileiro. Diante disso, o presente trabalho pretende analisar os desafios presentes em sala de aula ao ensinar os alunos desse espectro, especialmente no que concerne ao ensino da língua inglesa como L2. Mais especificamente, este estudo tem como objetivo explorar a aprendizagem de inglês como segunda língua (L2) em alunos do ensino básico regular brasileiro que estão no espectro autista, utilizando uma revisão bibliográfica baseada em artigos e estudos feitos na área. A pesquisa qualitativa, fundamentada em revisão de literatura, adota a teoria sociointeracionista de Lev Vygotski para discutir como práticas pedagógicas inclusivas podem favorecer o desenvolvimento linguístico e social desses alunos. Além dessa base teórica, incorpora-se a perspectiva de Larsen-Freeman, a qual aborda a complexidade da aprendizagem de línguas, evidenciando a necessidade de metodologias dinâmicas e adaptativas. A pesquisa almeja, também, analisar como essa aquisição ocorre sob a perspectiva da teoria sociointeracionista, destacando que, apesar dos desafios decorrentes do TEA e a interação entre o indivíduo, o meio social e o mundo ao seu redor desempenham um papel crucial para o sucesso desse processo. A integração de abordagens adaptadas de ensino pode transformar o ensino de inglês, promovendo maior autonomia e engajamento dos alunos. No entanto, seu sucesso depende de investimentos em formação docente continuada.
  • TCC
    Writing the self: queer identity, faith, and resistence in Christina Lauren's Autoboyography
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025) Leite, Hudson Santos Lima; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; https://lattes.cnpq.br/7000386656400593
    O presente estudo propõe uma análise aprofundada do romance Autoboyography (2017), de Christina Lauren, com foco nas dificuldades enfrentadas pelos personagens queers da história enquanto tentam vivenciar seu processo de amadurecimento em meio às doutrinas religiosas conservadoras da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (LDS). O trabalho busca compreender como a narrativa articula a intersecção entre identidade, fé e expectativas sociais, analisando uma coletânea de trechos à luz de estudiosos consagrados e contemporâneos — abrangendo teoria queer, estudos sobre identidade, alteridade e crítica literária contemporânea. A análise revela como os personagens principais, Tanner e Sebastian, simultaneamente se submetem e desafiam padrões religiosos e heteronormativos, enquanto tentam aceitar e afirmar suas identidades. O estudo também chama a atenção para a escassez de pesquisas acadêmicas sobre Autoboyography, apesar de seu potencial para enriquecer ainda mais o campo da crítica literária, mais especificamente no que diz respeito à interseção de experiências queer em contextos mórmons.
  • TCC
    Revisão de estratégias no ensino de inglês para pessoas com Transtorno do Espectro Autista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Silva, Bruna Fernandes Nunes da; Amorim, Marcelo da Silva; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449
    O presente estudo reúne, discute e analisa estratégias de ensino de língua inglesa para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico, que analisou quatro produções acadêmicas publicadas nos últimos dez anos, sob diferentes realidades da educação brasileira. A pesquisa objetiva discutir e analisar os benefícios e os possíveis desafios do uso das estratégias voltadas para o ensino de língua inglesa para crianças com TEA, à luz da Abordagem Comunicativa e sugerir uma proposta de atividade, a partir das estratégias investigadas e as discussões levantadas ao longo do trabalho. As análises indicam que estratégias como o uso de jogos, recursos visuais, dinâmicas lúdicas, práticas baseadas em contextos comunicativos reais, Metodologias Ativas e a multissensorialidade são eficazes para promover a participação e a aprendizagem de alunos com TEA. Contudo, foram também identificados possíveis desafios, que podem afetar a efetividade da aplicação das estratégias, como a necessidade de maior adaptação de atividades e a atenção a uma competência linguística e negligência às outras, porém não se apresentam como prejuízo para a aplicação. Conclui-se que, as estratégias que consideram o lúdico, o concreto e o multissensorial, são fundamentais para a construção de um ensino de língua inglesa inclusivo. O estudo reforça a importância de pensar a sala de aula como um espaço plural, onde estratégias bem estruturadas podem favorecer o desenvolvimento linguístico e social de alunos neurodivergentes.
  • TCC
    Aos meus amigos desconhecidos: análise dialógica de uma carta enviada pelo Piloto Mor do Liefde William Adams
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Renata Nobre Bezerra; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Camargo, Katia Aily Franco de; Araújo, Lucas Victor de Oliveira
    Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, da carta intitulada To my unknown friends and countrymen: desiring this letter by your good means, or the news or copy of this letter, may come into the hands of one, or many of my acquaintance in Limehouse or elsewhere, in Kent in Gillingham, by Rochester. Considerando-a como relato de viagem, gênero textual no qual este trabalho entende ser caracterizado por narrativas de não ficção que relatam uma jornada, ou jornadas que o leitor supõe terem ocorrido na realidade (Borm, 1988). Partimos da análise dialógica do discurso e apoiamo-nos na concepção de linguagem e de construção e produção de sentidos nas relações discursivas empreendidas por sujeitos historicamente situados (Brait, 2006). O objetivo deste trabalho é entender em que medida a linguagem utilizada na carta do piloto mor William Adams nos permite compreender os posicionamentos axiológicospresentes no discurso criado pelo autor, almejando perceber como o contexto da sua vida e, por consequência, sua cultura, influenciou na construção do seu discurso, além de pensar de que maneira a linguagem utilizada na sua carta aliada a esses posicionamentos axiológicosé utilizada para atingir os seus objetivos. Constatamos que, muito além de uma carta para a sua família, seus escritos objetivaram formar uma rede de relações comerciais entre Inglaterra e Japão, tendo como mediador o próprio William Adams. Verificamos que sua interpretação de mundo influencia o leitor na medida em que seu texto conseguiu criar uma versão do arquipélago nipônico e do seu governo, como também estruturar uma imagem ideal de si mesmo, que lhe serviu como meio de mostrar suas qualificações aos que ainda não o conhecia.
  • TCC
    A obsessão em Edgar Allan Poe: um olhar psicocrítico sobre “Berenice”, “O Coração Delator” e “A Queda da Casa de Usher”.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Alves, Diego de Souza; Araujo, Rosanne Bezerra de
    Este trabalho investiga a obsessão como elemento central e multifacetado na obra de Edgar Allan Poe, com foco nos contos “Berenice”, “The Tell-Tale Heart” e “The Fall of the House of Usher”. A pesquisa analisa como a obsessão se desenvolve e impacta os personagens, articulando-se com temas como loucura, culpa e morte. Utilizando uma abordagem psicocrítica, o estudo dialoga com conceitos psicanalíticos como a “ideia fixa” (Esquirol) e “O Estranho” (Freud), revelando a intuição precursora de Poe sobre o funcionamento do inconsciente. A metodologia adotada é qualitativa, interdisciplinar e bibliográfica, com análise crítica dos textos e fundamentação em fontes primárias e secundárias. Os resultados demonstram que a obsessão transcende a mera caracterização, atuando como motor narrativo que impulsiona os personagens à ruína e reflete os conflitos profundos da psique humana. Conclui-se que a ambientação gótica e os elementos estéticos intensificam o estado obsessivo, consolidando o legado de Poe na intersecção entre literatura, psicanálise e filosofia.
  • TCC
    Adapting from the novel to the scripts: social class in Sally Rooney's "Normal people"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Silva, Eduardo Jefferson Cunha da; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; http://lattes.cnpq.br/7470921780989207; Ferreira Júnior, Tito Matias; http://lattes.cnpq.br/4622924113106296; Araújo, Rosanne Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313
    Sally Rooney’s Normal People (2018) has become a pivotal contribution to contemporary literature by rendering a nuanced representation of social class and its impact on human connection. Therefore, this study aims to examine how social class shapes the characters’ interactions and self-perceptions, analyzing the novel alongside its screen adaptation. By employing a Marxist lens and a comparative approach, this study explores how the adaptation translates and reinterprets the novel’s central themes, such as class within the historical context of post 2008-crash Ireland. Key steps of the research included detailed textual analysis of both works, engagement with respective criticism, and a close study of narrative and visual elements. Thus, the discussion and analysis demonstrate that Normal People allows for a critique of class inequalities in post-Celtic Tiger Ireland through its sharp depiction of privilege, vulnerability, and estrangement. The adaptation amplifies these issues by using visual storytelling to reveal subtle emotional and material conflicts. Further, this work highlights the role of adaptation in expanding the reach and resonance of such literary themes while deepening our understanding of class in modern narratives.
  • TCC
    You have to be Gay to know God: análise dialógica do discurso religioso à luz da arquitetônica de Bakhtin
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Silva, Felype; Melo Júnior, Orison; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; http://lattes.cnpq.br/3791809223247713; Mendes Júnior, Jerson; http://lattes.cnpq.br/7037111935634420; Camargo, Kátia; http://lattes.cnpq.br/7604250240615901
    Segundo a Human Dignity Trust (2024), trinta e um países criminalizam a homossexualidade em África. As justificativas estão no conceito de “pecado”, mas há aquelas que entendem o imagético do “homem gay” e do “homem africano” como irreconciliáveis. A representação do conflito que tensiona religião com diversidade sexual pode ser lida em vários contos da literatura africana queer e carece de análises com viés dialógico. Nesse sentido, You Have to be Gay to Know God (2018) do sul-africano Siya Khumalo, obra autobiográfica, reflete esse cenário fazendo leitura social do clima religioso e político do país. Como criação artística, a obra reside numa existência também estética, remetendo ao conceito de arquitetônica discutido por Bakhtin (2010). Diante disso, este trabalho objetiva analisar, amparado no conceito de arquitetônica como instrumento metodológico, a construção da obra citada, almejando verificar como o conteúdo, revisitado da vida autoral e que aborda a tensão entre homossexualidade e religião, ganha forma por meio da linguagem orquestrada. Conclui-se que o tensionamento é expresso através da memória e da reinterpretação das narrativas religiosas marcada por escolhas lexicais que expressam diferentes formas de negociação com a religiosidade. O autor reflete sobre a flexibilidade interpretativa do discurso religioso vigente no país e como sua fé foi influenciada.
  • TCC
    Performando a branquitude: uma análise da passagem racial e temas feministas em Passing de Nella Larsen
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Silva, Leticia Dantas Aguiar da; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de
    Passing (1929), de Nella Larsen, é uma das obras mais emblemáticas da literatura afro-americana. O objetivo deste trabalho é analisar como Larsen constrói as personagens femininas Clare Kendry e Irene Redfield para desafiar visões rígidas de identidade racial e de gênero, refletindo os desafios enfrentados por mulheres negras em uma sociedade opressora. Este estudo busca ampliar a discussão sobre passagem racial e performatividade, utilizando como fundamentação teórica autores como Judith Butler, bell hooks, Hazel V. Carby e Gayle Wald. A metodologia incluiu leitura crítica do romance, pesquisa bibliográfica e análise textual baseada em teorias literárias e sociais. A análise revelou que as escolhas e interações das personagens expõem a fluidez das categorias sociais e problematizam as normas impostas pela sociedade. Assim, Passing reafirma sua relevância como uma obra essencial para compreender as dinâmicas de poder e opressão que moldam as identidades sociais.
  • TCC
    Ensinando a escrever: escrita criativa no ensino-aprendizagem de inglês língua estrangeira e alemão língua estrangeira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Farias, Maria de Lourdes Brito Madureira de; Xavier, Wiebke Röben de Alencar; https://orcid.org/0000-0003-3291-5451; http://www.lattes.cnpq.br/1850251126523391; https://lattes.cnpq.br/7661524817715796; Faria, Marília Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864
    Este trabalho buscará mostrar como a escrita criativa é uma ferramenta de ensino valiosa que pode ser facilmente empregada em sala de aula para ajudar, em diversos níveis, a dar ênfase também à competência escrita dos estudantes, uma habilidade importante, e que ganha novo peso no contexto do desenvolvimento de metodologias didáticas de ensino de Alemão Língua estrangeira (ALE) e Inglês Língua estrangeira (ILE). Nesta pesquisa bibliográfica a escrita criativa será apresentada como uma metodologia de ensino capaz de auxiliar os estudantes de inglês e alemão a desenvolverem melhor suas habilidades de escrita. Essa metodologia já possui um histórico no ensino de línguas estrangeiras (LE) e apresenta também uma eficácia comprovada no ensino de ALE e ILE. Esta pesquisa é baseada na apresentação de estudos de caso de pesquisadores de vários espaços linguísticos, podendo ser citadas Gleiciana Sousa da Silva Baracho de Albuquerque (2017), Adriana Aparecida Souza Aguiar (2009), Verônica Siqueira de Andrade (2009), Kateřina Navrátilová (2015). Em conformidade com os estudos de caso, são analisados também os teóricos Douglas Brown (2000), Bernd Kast (1999) e William Grabe e Robert B. Kaplan (1996). Além das experiências de sucesso com o uso da escrita criativa, serão também apresentadas vantagens específicas do uso de escrita criativa em sala de aula, como por exemplo: a ampliação da prática escrita em sala, o aumento da motivação em sala de aula, a integração de diferentes gêneros textuais no ensino de língua estrangeira, a possibilidade de integrar culturas diferentes através do idioma e o uso de escrita criativa como ferramenta de exercício gramatical para os estudantes de língua estrangeira.
  • TCC
    O debate na aula de língua inglesa como meio para desenvolver a oralidade: uma revisão bibliográfica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-16) Nicácio Júnior, Nilson Hermínio; Canan, Ana Graça; https://orcid.org/0000-0003-3419-1944; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; http://lattes.cnpq.br/4393479902321523; Faria, Marília Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036
    Dentre os diversos métodos e ferramentas que auxiliam no desenvolvimento da produção oral de inglês como língua estrangeira, a prática de debates em sala de aula ganha notoriedade no campo de ensino-aprendizagem do idioma. Isso se dá, sobretudo, devido ao fato de que o ato de se debater favorece a interação e possibilita a criação de um ambiente cujo foco esteja na figura do aprendente – aspectos primordiais no âmbito da Abordagem Comunicativa (Almeida Filho, 2011; Brown, 2000; Cassemiro, 2013). Além disso, essa atividade também promove o engajamento do educando no que se refere à utilização de suas habilidades cognitivas e linguísticas (Krieger, 2005; Rodrigues, 2010; Dantas, 2020). Nesse sentido, o nosso estudo, de natureza qualitativa (Denzin; Lincoln, 2018; Laville; Dionne, 1999) e de cunho bibliográfico (Gil, 1991), buscou investigar como o uso de debates em aulas de inglês como língua estrangeira contribui para o desenvolvimento da oralidade no idioma. Para isso, recorremos à análise dos trabalhos de Cinganotto (2019), Fauzan (2016), Alegrete (2014), Lustigová (2011) e Hrp, Harefa e Siregar (2021). Como resultados, a nossa pesquisa revelou que a prática de debates tem um impacto significativo na produção oral, mas é primordial que a realidade dos participantes seja levada em consideração durante essa atividade. Por fim, esperamos que os achados da nossa pesquisa possam contribuir para outros estudos no assunto.
  • TCC
    O absurdo na obra de Donald Barthelme: um estudo de três contos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Sousa, Gustavo Augusto Lima de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Araújo, Rosanne Bezerra de; Pessoa, Caroline Estevam de Carvalho
    Esta monografia tem como objetivo analisar como o absurdo se manifesta e é construído em três contos do escritor estadunidense Donald Barthelme (1931-1989): “O Salto” (The Leap), “Eu comprei uma cidadezinha” (I bought a little city) e “Paraguai” (Paraguay), os quais foram escolhidos sob o critério da possibilidade de se explorar diferentes estratégias literárias utilizadas pelo autor na construção do absurdo, assim como uma oportunidade de se difundir a obra de Donald Barthelme no Brasil, uma vez que dois dos contos analisados não possuem tradução para o português brasileiro. Para atingir o objetivo proposto, este trabalho define três objetivos específicos: primeiro, apresenta uma discussão sobre o termo “absurdo” em suas acepções dentro da filosofia (Kierkegaard 1980, 1992; Sartre, 2011; Camus, 2018) e dentro da literatura (Esslin, 2018; Gavins, 2013; Bennett, 2009, 2015, 2024), esta última levando em consideração sua variedade temática e formal; segundo, discorre sobre a vida de Donald Barthelme em conjunção com o momento histórico da escrita dos contos analisados, bem como uma reflexão sobre tendências literárias que estavam em voga naquele momento e que o influenciaram; terceiro, analisa os três contos selecionados considerando a concatenação de forma e de conteúdo nos textos escolhidos como parte de um projeto estético que almeja um determinado fim, em especial, neste trabalho, a construção e manifestação do absurdo. Graças a natureza do objetivo proposto e os passos percorridos para atingi-lo, este trabalho é um estudo de caráter qualitativo e comparativo ao aproximar as áreas da filosofia e da literatura. Conclui-se que o absurdo se manifesta em diferentes níveis de intensidade e de impacto sob a forma e o desenvolvimento temático dos contos analisados, além de que a sua construção passa pelo uso de estratégias literárias, tais como a incongruência, o non sequitur e a destruição do referente, que buscam realçar algum ponto desconcertante do tema de cada um desses contos.
  • TCC
    British perceptions of foreigners in Agatha Christie's A Murder is Announced
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Moreira, Daniel Campos; Assis, Luís Alfredo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; Araújo, Rosanne Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Melo Junior, Orison Marden Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615
    Foreigners are one of the groups of people that is usually reported to be the subject of negative perceptions in human settlements. Considering the importance of understanding this phenomenon to planning strategies to prevent it from happening, this work has as general aim to analyze the British perception of the foreigners in Agatha Christie’s novel A Murder is Announced, and as specific aim to identify possible traits of prejudice in such perceptions. The method of analysis consisted of reading the novel in search of excerpts in which a British character comments on a foreign character. These excerpts were analyzed based on concepts, themes and discussions in academic articles, books and documents present in the Literature Review and Theoretical Background sections. For the identification of possible traits of prejudice in the British’s speech, the concepts of the elements of prejudice defined by Karnal and Estevam (2023) were used. The analysis revealed that, aside from a few instances, the foreign characters are perceived negatively by the British characters. These perceptions were considered prejudiced, as they stem from the characters' status as foreigners. Among the elements of prejudice defined by Karnal and Estevam (2023), the most common in the British’s perception of foreigners is the creation of the identity groups “Us” (the British) and “Others” (the foreigners). This work concludes that the foreign characters are not fully well-integrated in the British community they live, as the prejudiced perceptions of which they are a target lead them to undergo undesired situation, such as having their honesty and integrity questioned or being more believed to have committed a crime.
  • TCC
    Literatura de terror: expressões do medo em O Cemitério, de Stephen King
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Pereira, Paulo César de Souza; Assis, Luís Alfredo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; Araújo, Rosanne Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Ferreira Junior, Tito Matias; http://lattes.cnpq.br/4622924113106296
    O terror, presente nas narrativas desde a antiguidade, tem sido utilizado para provocar emoções e reflexões nos leitores, através do medo. Considerando a longevidade do gênero na literatura, este trabalho busca analisar a manifestação do medo nos personagens Louis, Ellie e Rachel Creed, em O cemitério, de Stephen King, à luz da teoria das seis fases progressivas do ciclo emocional do medo (MIRA Y LÓPEZ, 2000). O objetivo desta pesquisa é identificar como o medo se manifesta em cada um deles por meio de elementos narrativos que evidenciam suas diferentes formas. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) analisar os elementos narrativos da obra; (ii) identificar as principais características comportamentais, emocionais e cognitivas que evidenciam o medo em cada personagem; e (iii) mapear e discorrer sobre as passagens do texto que ilustram as fases do medo nos três personagens. Esta pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, fundamenta-se em estudos acerca do medo, incluindo sua origem, causas e tipologias (MIRA Y LÓPEZ, 2000), e em abordagens sobre a literatura de terror, como as de Carroll (1999), Jeha (2007), King (2013a) e Lovecraft (2020). Os resultados indicam que o medo se manifesta de forma singular em cada personagem, embora obedeça às fases progressivas do ciclo emocional do medo. Os resultados apontam que as seis fases progressivas do ciclo emocional do medo, propostas por Mira y López, são evidentes nas reações físicas e psicológicas dos personagens, contribuindo para o desenvolvimento da trama. Além disso, o conceito de “monstro” difere para cada um dos personagens, sendo associado tanto a entidades externas quanto a medos internos dos personagens.
  • TCC
    O auxílio de metodologias ativas no ensino de ESL e sua contribuição para um aprendizado mais eficiente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Silva, José Lucas Teixeira da; Contiero, Lucineia; http://lattes.cnpq.br/3161259827335104; Fernandes, Lenir da Silva; http://lattes.cnpq.br/2036319665492303; Gouveia, Nilo Guimarães
    Tradicionalmente, o ensino de inglês como segunda língua (ESL) era centrado, sobretudo, na memorização e na tradução, o que limitava o engajamento dos alunos e sua capacidade de aplicar o idioma de forma fluente. No contexto contemporâneo, surge a necessidade de inovação quanto aos métodos de ensino, dando mais espaço para métodos mais interativos e com foco participativo, como é o exemplo das Metodologias Ativas, que emergem, já no século passado, como uma abordagem eficaz frente aos métodos tradicionais. Este estudo referencial bibliográfico traz uma abordagem sobre a contribuição das metodologias ativas: Design Thinking, Gamificação, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Tarefas (TBL) e Aprendizado Baseado em Projetos (PBL), destacando como elas podem contribuir para um aprendizado mais dinâmico e eficaz da LI, uma vez que envolvem os alunos de maneira mais participativa, incentivando a colaboração, a autonomia e o uso do idioma em contextos reais. Este estudo é de natureza qualitativa (Denzin e Lincoln, 2006) e configura-se como uma revisão bibliográfica (Gil, 2002) com o intuito de investigar o uso de metodologias ativas no ensino de Língua Inglesa como Segunda Língua (ESL) e sua contribuição para um aprendizado mais eficiente, respondendo às seguintes questões: (i) Quais metodologias ativas têm sido aplicadas no ensino de ESL? (ii) De que maneira essas metodologias contribuem para a melhoria do aprendizado dos alunos? (iii) Quais desafios e benefícios estão associados à implementação de metodologias ativas no ensino de ESL? Os resultados obtidos evidenciam que a adoção de metodologias ativas no ensino de ESL pode transformar a experiência do aprendizado, preparando os alunos para um uso mais competente e prático do inglês através da alta interatividade, beneficiando-lhes em vários aspectos, especialmente de um contexto social globalizado.
  • TCC
    The Beatles: explorando o impacto da carreira musical da banda de Liverpool no ensino de inglês como segunda língua
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Chaves, Maria Beatriz de França Ramos; Weissheimer, Janaina; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Melo Junior, Orison Marden Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; Madureira, Antoinette de Brito; https://lattes.cnpq.br/0167077337751688
    O ensino de inglês como segunda língua utiliza diferentes abordagens que podem cobrir, além de questões linguísticas, questões sociais, culturais e emocionais. Com inglês sendo uma das línguas mais faladas no mundo globalizado, o ESL desempenha um papel importante na formação acadêmica dos indivíduos. Assim, a banda britânica The Beatles, devido à sua forte influência cultural e musical, teve um impacto considerável no ensino de ESL. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir como a história e as canções dos Beatles, a partir de materiais didáticos disponibilizados como vídeos na plataforma YouTube, contribuem para o ensino da língua inglesa e como a banda tem sido objeto de estudo utilizado por professores e pesquisadores ao longo dos anos.
  • TCC
    Literatura africana queer: uma análise do mascaramento da sexualidade na obra "Vagabonds!" de Eloghosa Osunde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Araújo, Victor Hugo de Almeida; Melo Junior, Orison Marden Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; http://lattes.cnpq.br/8869624485549864; Camargo, Kátia Aily Franco de; http://lattes.cnpq.br/7604250240615901; Mender Junior, Jerson Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7037111935634420
    Este trabalho explora o mascaramento da sexualidade na obra Vagabonds! de Eloghosa Osunde, situada em Lagos, Nigéria, onde a diversidade sexual é criminalizada. A narrativa aborda as estratégias dos personagens LGBTQIA+ para ocultar sua verdadeira identidade em um ambiente hostil. Utilizando uma abordagem qualitativa e analítica fundamentada nas teorias de Mikhail Bakhtin, o estudo examina como o mascaramento é representado na obra e como o narrador expressa a dualidade de identidades, articulando a tensão entre identidade pessoal e aceitação social. A metodologia inclui a análise de trechos selecionados do livro, focando na relação entre conteúdo, material e forma, conforme as teorias de Bakhtin (2002). A análise revela que o mascaramento não é apenas um tema literário, mas também uma metáfora simbolizada pelas “máscaras” usadas pelos personagens, representando a tensão e a contradição inerentes à vida dos LGBTQIA+ em uma sociedade que os oprime e criminaliza. Este estudo conclui que Vagabonds! oferece uma crítica incisiva às condições socioculturais da Nigéria, destacando a importância de continuar explorando obras literárias que abordam as dificuldades enfrentadas por comunidades marginalizadas em contextos repressivos a fim de promover igualdade e direitos humanos globais.
  • TCC
    Entre afetos e desafetos: uma análise dialógica do conto "The Dreamer's Litany" de Arinze Ifeakandu
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Santos, Andressa Freitas dos; Melo, Orison Marden Bandeira; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; https://orcid.org/0000-0002-2864-2393; http://lattes.cnpq.br/3779212433499465; Camargo, Kátia Aily Franco de; Mendes, Jerson Oliveira
    Em "God’s Children Are Little Broken Things" (2022), o autor nigeriano Arinze Ifeakandu apresenta nove contos que exploram as vulnerabilidades do amor queer entre homens na Nigéria. O conto “The Dreamer’s Litany” evidencia essa fragilidade através da relação entre Auwal, um comerciante hauçá, e Chief Emeka, um empresário igbo. A conexão afetiva entre os dois é mediada pelo uso do inglês pidgin e do hauçá, enquanto a desconexão se intensifica quando Chief Emeka utiliza o igbo, uma língua desconhecida por Auwal. O objetivo deste trabalho é analisar como a língua atua como mediadora das relações afetivas no conto, podendo tanto aproximar quanto distanciar as personagens. A investigação busca compreender como uma língua compartilhada funciona como um elemento unificador, enquanto a falta de compreensão de outra pode gerar rupturas emocionais. A análise fundamenta-se nas teorias de Mikhail Bakhtin (2020), que vê a linguagem como uma cosmovisão e um signo ideológico, e de Valentin Volóchinov (2019), que considera a língua um fenômeno social e dinâmico, desenvolvido na interação entre os sujeitos. Ambos destacam que o significado da palavra só existe dentro de um discurso partilhado. Os resultados mostram que a linguagem, ao mesmo tempo que aproxima Auwal e Chief Emeka, é também um agente de distanciamento. As falhas de comunicação refletem tensões identitárias, étnicas e sociais, expondo as complexas dinâmicas afetivas e culturais que permeiam a relação entre os personagens no contexto nigeriano.
  • TCC
    A representação da intersexualidade a partir dos discursos religiosos em An Ordinary Wonder, de Buki Papillon: uma análise dialógica da arquitetônica da obra
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Medeiros, Válber Rodrigo Ribeiro de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; http://lattes.cnpq.br/1026423324690125; Camargo, Kátia Aily Franco de; https://orcid.org/0000-0001-6463-8976; http://lattes.cnpq.br/7604250240615901; Mendes Junior, Jerson Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7037111935634420
    Este trabalho busca compreender a construção dos discursos acerca da intersexualidade no romance An Ordinary Wonder (Papillon, 2022). Nesta obra, a autora representa a experiência de Oto, uma jovem intersexo na Nigéria, um país marcado por severas leis contra a homossexualidade e a transexualidade, bem como por forte influência cristã. Nossa análise parte do conceito de dialogismo de Bakhtin (2015), que vê o texto literário como um diálogo contínuo entre o “mundo da arte” e o “mundo da vida”. Assim, nossa pesquisa investiga como a representação dos discursos religiosos, tanto cristãos quanto da religiosidade local nigeriana, moldam, através da linguagem utilizada pela autora, as visões sobre intersexualidade na obra. O conceito bakhtiniano de arquitetônica é aplicado para entender como a forma, o conteúdo e o material se interrelacionam para criar uma obra estética e significativa. Os resultados demonstram que Papillon (2022) constrói um contraponto entre o discurso cristão, que demoniza corpos intersexuais, e a visão mais inclusiva da religiosidade local nigeriana, que considera a intersexualidade uma condição natural.
  • TCC
    Uma análise comparativa da ativação de conhecimento prévio em livros didáticos de língua inglesa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Rafael Pedro Gomes da; Weissheimer, Janaína; Assis, Luís Alfredo Fernandes de; França, Hális Alves do Nascimento
    O uso de materiais didáticos eficazes no ensino de inglês como segunda língua (L2) é de suma importância. Neste sentido, é importante que os livros didáticos de Língua Inglesa usados considerem os alunos como agentes ativos da aprendizagem, que interagem diretamente com os conteúdos que estão sendo abordados durante as aulas. Desta maneira, este trabalho visa realizar uma análise comparativa entre livros didáticos de Língua Inglesa de séries distintas: o English in Common 2 e o English File Elementary (4ª edição), no qual procuramos evidenciar como cada material aborda a ativação de conhecimento prévio dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, através da análise comparativa de duas lições de livros de cada série e relacionando-as a conceitos de Ciência da Aprendizagem. A partir da análise, destacamos semelhanças e diferenças no que tange ao uso da compreensão textual para a ativação do conhecimento prévio. Por fim, observamos que o livro English File Elementary busca ativar de forma mais eficaz o conhecimento prévio dos discentes que o English in Common 2 .