CCHLA - TCC - Design
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TCC Elaboração de Concept de MUM-T para otimização das missões com vetores de asas rotativas na Força Aérea Brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Vale, Julia Cordeiro do; Dino Lincoln Figueirôa Santos; Leland Delgado AssisThe field of design is known for its multidisciplinarity, enabling designers to engage in various domains and act not only as problem solvers but also by contributing a broad design perspective on planning, mapping, analysis, and processes. Accordingly, this work explores the application of design in the aerospace field, focusing on the development of a Concept Design for a Manned-Unmanned Teaming (MUM-T) system. The system is intended for use in integrated operations with rotary-wing aircraft by the Brazilian Air Force (FAB), aiming to optimize mission performance.To support the proposal, the study investigates the environment in which the MUM-T system is embedded, through research on Aerospace Geopolitics, air domain, and aerospace control in Brazil. It then draws on studies and concepts from the generations of warfare, identifying the current era as falling within the scope of Fourth Generation Warfare. After understanding the scenario and context, the study delves into the definition of MUM-T technology, its variations, and the advantages of its application in Brazil. To better substantiate the methodological choice, the project reviews the aircraft development process proposed in an engineering framework, in order to define the designer's scope of action and understand which elements are addressed during the concept phase. The chosen methodological approach of Aerospace Design is thus adapted, considering this scope delimitation and the exploratory nature of the research. As such, the present study does not extend into the technical detailing phase, including physics, engineering, and the integration of technologies such as Artificial Intelligence into MUM-T. Instead, it focuses on exploring the environment for which the research object is intended, using participatory approaches for qualitative data collection, as well as design techniques and tools. Finally, all points considered relevant for further development in the event of project continuation are listed.TCC ACESSIBILIDADE EM PRODUTOS DE MAQUIAGEM: desenvolvimento de um sistema de ideogramas para inclusão da pessoa com deficiência visual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Amorim, Maria Eduarda Oliveira; Romani, Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/2598480911657526; http://lattes.cnpq.br/0139540833868534; Andrade, Allisson José Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/0947515259106059; Piekas, Mari Ines; http://lattes.cnpq.br/4360076202122007O design tem a capacidade de criar um mundo mais acessível à pessoa com deficiência, traçando caminhos que facilitam as comunicações entre indivíduos e as interfaces dos produtos. Percebe-se que, no mercado de beleza, os produtos de maquiagem ainda não alcançaram efetivamente a parcela populacional que possui deficiência visual. Para garantir maior autonomia de uso de cosméticos, o presente trabalho objetiva criar uma linguagem de comunicação acessível às pessoas com deficiência visual para embalagens e produtos de maquiagem. Os procedimentos metodológicos adotados são pautados na pesquisa de Formiga (2014) e organizados nas seguintes etapas: problematização, produção e renderização. Para a construção de dados, foram utilizadas as ferramentas de pesquisa mapa de expectativas (Stickdorn e Schneider, 2014), fly-on-the-wall (Martin e Hanington, 2012), pesquisa generativa e para a análise de conteúdo se utilizou a técnica de Bardin (1977). A fase de renderização é concluída com a vetorização e confecção dos protótipos de baixa fidelidade. Ao final, foram produzidas versões diversas de ideogramas que refletem aspectos de uso e conceituais da maquiagem. Este trabalho almeja contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência visual a produtos de maquiagem. De igual maneira, permite ampliar a discussão sobre o desenvolvimento de ícones como um recurso de acessibilidade comunicacional.TCC Proposta de interfaces para aplicativo do Mossoró Cidade Junina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Freire, Fernanda Bezerra; Bastos, Helena RugaiO Mossoró Cidade Junina, um dos maiores eventos culturais do Brasil, apresenta um desafio de acesso à informação para seus participantes devido à natureza descentralizada de sua programação e serviços. Este trabalho teve como objetivo principal projetar a arquitetura da informação e as interfaces de um aplicativo móvel que funcione como um guia oficial, visando otimizar a experiência do usuário. Para tanto, foi adotada a metodologia semi estruturada do Design Centrado no Usuário, que abrangeu desde a pesquisa bibliográfica e quantitativa com o público do evento até o processo de design que culminou na criação de um protótipo navegável de média fidelidade. A validação da proposta foi realizada por meio de um teste de usabilidade remoto com usuários representativos do público do evento. Os resultados demonstraram a alta eficácia da solução estrutural, com os participantes completando as tarefas essenciais com êxito e avaliando a experiência como intuitiva e positiva, além de fornecerem perspectivas valiosas para futuras implementações. O trabalho, portanto, entrega como resultado uma base de design funcional e validada, pronta para evoluir de um projeto acadêmico para uma ferramenta capaz de enriquecer significativamente a interação do público com o evento.TCC Design de Experiência do Usuário no Brasil: panorama e acervo de produções(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Martins, Gustavo Henrique; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; https://orcid.org/0000-0001-7201-0767; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; https://orcid.org/0000-0001-9394-9896; http://lattes.cnpq.br/6856944492049792; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; Sousa, Álvaro José Barbosa; Pereira, Douglas DanielEste estudo, desenvolvido no âmbito do Trabalho de Conclusão de Curso, propôs a investigação da produção acadêmica e literária do Design de Experiência do Usuário (UX) no Brasil, com enfoque na concepção e implementação de um acervo digital que cataloga publicações brasileiras entre os anos 2000 e 2025. O trabalho surgiu da necessidade de mapear e sistematizar o conhecimento do campo, disperso em diferentes fontes e bases de dados. A metodologia adotou um caráter múltiplo de pesquisa, integrando perspectivas exploratórias e descritivas na revisão e análise sistemática das produções, assim como a natureza prática do desenvolvimento de um artefato digital fundamentado na abordagem do Design Centrado no Usuário. Os objetivos específicos do estudo consistiram em mapear bases de dados digitais brasileiras, identificar e catalogar produções sobre Design de UX, analisar publicações segundo critérios definidos, definir requisitos para a interface e desenvolver o acervo digital. Com isso, o estudo contribuiu para a compreensão inicial do panorama do Design de UX, evidenciando aspectos como evolução, relações interdisciplinares, perspectivas teóricas e abordagens de projeto. Além disso, permitiu reflexões sobre a relevância da memória e documentação como instrumentos de identidade do Design. Como resultados da Revisão Sistemática, foram mapeadas 34 bases de dados, resultando na catalogação de mais de 1400 produções, incluindo artigos científicos, livros e resumos expandidos. Além disso, as análises permitiram compreender a distribuição temporal das produções, a incidência temática e o panorama das bases mapeadas. A partir disso, projetou-se um acervo digital colaborativo, permitindo a consulta a essas publicações, adição de novas obras e visualização das estatísticas do catálogo. Como considerações finais, entende-se que o artefato soma-se às iniciativas e ações de fortalecimento e documentação do Design de UX, ao contribuir com a acessibilidade e valorização dos conhecimentos nacionais do campo.TCC Envelhecimento e tecnologia: utilização de heurísticas de usabilidade para a análise de interface de um aplicativo e-commerce com vistas ao uso por pessoas idosas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-08-07) LIMA, Kadja Alleska Simplício de; José Guilherme da Silva Santa Rosa; 0000-0001-7201-0767; 7686896980904000; 0009-0008-5554-6007; 5681051822087476; Dino Lincoln Figueirôa Santos; Silvio Bernardino de OliveiraCom o envelhecimento populacional e a crescente inserção da pessoa idosa no ambiente digital e nas compras on-line, torna-se essencial projetar interfaces acessíveis que promovam sua autonomia e considerem suas habilidades e capacidades cognitivas. Esta pesquisa analisou a usabilidade de um aplicativo de e-commerce sob a perspectiva de pessoas idosas — utilizando como estudo de caso o aplicativo da Shopee — por meio do método de Avaliação Heurística. Foram utilizados dois conjuntos de heurísticas: as dez heurísticas de Nielsen, voltadas à usabilidade geral, e as doze heurísticas de Santa Rosa, Pinho e Vivacqua, específicas para a experiência da pessoa idosa em aplicativos móveis. A avaliação seguiu o planejamento metodológico proposto por Santa Rosa e Santa Rosa, composto pelas etapas de preparação, recrutamento, treinamento, sessões de avaliação heurística e compilação dos resultados. Também foi aplicado um questionário aos avaliadores com o objetivo de compreender suas percepções sobre o uso combinado dos dois conjuntos heurísticos, bem como verificar a adequação e relevância de diretrizes específicas na avaliação de interfaces voltadas para esse público. A combinação das heurísticas mostrou-se eficaz na identificação de barreiras que impactam a autonomia da pessoa idosa, graças às perspectivas complementares que oferecem. Ao todo, foram identificados 103 problemas de usabilidade — 53 relacionados às heurísticas de Nielsen e 50 às heurísticas de Santa Rosa, Pinho e Vivacqua. Os resultados reforçam a importância da inclusão da pessoa idosa nos processos de design e fornecem subsídios para o desenvolvimento de interfaces mais inclusivas, que favoreçam a independência, a usabilidade e a participação ativa deste público na sociedade informacional.TCC Infográfico interativo para auxiliar pessoas com Transtorno do Espectro Autista em procedimentos para viagens de avião em aeroportos.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Silva, Giancarlo Giovanni Marques; Romani, ElizabethEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um infográfico explanatório interativo, com o objetivo de auxiliar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em procedimentos para viagens de avião em aeroportos, especialmente as etapas que antecedem e sucedem os voos. Reconhece-se a relevância de tornar os ambientes aeroportuários mais inclusivos e previsíveis para este público, que frequentemente enfrenta desafios sensoriais e de comunicação em espaços complexos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral criar um artefato gráfico, com suporte para dispositivos digitais, que auxilie pessoas com TEA a executarem os procedimentos necessários para a realização de viagens de avião, especialmente os que antecedem e sucedem os voos, enquanto os passageiros se encontram no aeroporto. Além disso, os objetivos secundários deste trabalho são: (1) Apresentar as particularidades do Transtorno do Espectro Autista e seus impactos na interação com serviços ao público; (2) Contextualizar o cenário da aviação civil nacional e internacional por meio de suas políticas de acessibilidade e protocolos de realização de voos; (3) Desenvolver protótipo de infográfico interativo e digital que retrate os procedimentos para viagens de avião em aeroportos. A metodologia foi pautada em uma adaptação do método de criação de infográficos de Moraes (2013), focando nas fases de apuração, seleção de dados e projeto. A apuração incluiu entrevistas semiestruturadas com pessoas com TEA e familiares, psicólogos e agente de aeroporto, além de extensa pesquisa bibliográfica sobre TEA, design inclusivo e políticas de acessibilidade na aviação civil. A análise de conteúdo dos dados coletados destacou a importância da previsibilidade, da clareza na comunicação e da necessidade de evitar a sobrecarga sensorial e o tom infantilizado nos materiais informativos. O projeto do infográfico priorizou uma arquitetura da informação hierárquica e intuitiva, utilizando cores, formas e tipografias que promovem a legibilidade e conforto visual. Desenvolveu-se um protótipo navegável para simular a jornada do usuário, com mecanismos de interatividade que oferecem respostas visuais e guiam o usuário de forma autônoma pelas etapas do processo. Acredita-se que este infográfico contribuirá para tornar a experiência de viagens aéreas mais tranquila e acessível para pessoas com TEA, promovendo maior autonomia e bem-estar.TCC Análise ergonômica de portal público: um estudo de caso sobre a usabilidade e a acessibilidade do portal do Detran/RN.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-30) Macedo, Kleitianne Silva de; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; http://lattes.cnpq.br/9701715380880542O presente estudo realizou uma avaliação da usabilidade e acessibilidade de portais públicos, usando como estudo de caso o Portal do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte, Detran/RN. O trabalho discutiu temas como transformação digital e administração pública. Apresentou informações sobre a origem do Detran/RN, os dados referentes aos cidadãos cadastrados com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e os dados referentes aos serviços do órgão. Foram realizados estudos acerca de temas como ergonomia, entendendo seus domínios, áreas de estudo e critérios de medição de qualidade; usabilidade, abordando as Heurísticas de usabilidade de Jakob Nielsen, as Regras de ouro de Shneiderman, os Critérios ergonômicos de Bastien e Scapin e a norma NBR 9241-11; e acessibilidade, discutindo conceitos como Design Inclusivo, Design For All e Design Universal, bem como o conjunto de diretrizes Web Content Accessibility Guidelines 2.2 (WCAG) desenvolvido pela World Wide Web Consortium (W3C). Foi apresentado o planejamento a ser seguido nas avaliações, usando os processos abordados na obra Avaliação Heurística de Interfaces de José Guilherme Santa Rosa e Caroline Oliveira Santa Rosa para avaliação da usabilidade, o System Usability Scale (SUS) como complemento para a Avaliação Heurística e o protocolo de testes Easy Checks para realização da primeira verificação de acessibilidade no portal. Com a aplicação das ferramentas e realização das análises, o trabalho concluiu que o Portal do Detran/RN possui problemas de usabilidade e acessibilidade, tendo encontrado um total de 93 problemas de usabilidade com a Avaliação Heurística e pontuação média de 22.5 na escala do protocolo SUS, sendo considerado “não aceitável” com relação a sua usabilidade. O estudo constatou que o portal também não atende aos critérios de acessibilidade, tendo sido reprovado na avaliação do protocolo Easy Checks.TCC Análise ergonômica de portal público: um estudo de caso sobre a usabilidade e a acessibilidade do portal do Detran/RN.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-30) Macedo, Kleitianne Silva de; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; http://lattes.cnpq.br/9701715380880542O presente estudo realizou uma avaliação da usabilidade e acessibilidade de portais públicos, usando como estudo de caso o Portal do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte, Detran/RN. O trabalho discutiu temas como transformação digital e administração pública. Apresentou informações sobre a origem do Detran/RN, os dados referentes aos cidadãos cadastrados com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e os dados referentes aos serviços do órgão. Foram realizados estudos acerca de temas como ergonomia, entendendo seus domínios, áreas de estudo e critérios de medição de qualidade; usabilidade, abordando as Heurísticas de usabilidade de Jakob Nielsen, as Regras de ouro de Shneiderman, os Critérios ergonômicos de Bastien e Scapin e a norma NBR 9241-11; e acessibilidade, discutindo conceitos como Design Inclusivo, Design For All e Design Universal, bem como o conjunto de diretrizes Web Content Accessibility Guidelines 2.2 (WCAG) desenvolvido pela World Wide Web Consortium (W3C). Foi apresentado o planejamento a ser seguido nas avaliações, usando os processos abordados na obra Avaliação Heurística de Interfaces de José Guilherme Santa Rosa e Caroline Oliveira Santa Rosa para avaliação da usabilidade, o System Usability Scale (SUS) como complemento para a Avaliação Heurística e o protocolo de testes Easy Checks para realização da primeira verificação de acessibilidade no portal. Com a aplicação das ferramentas e realização das análises, o trabalho concluiu que o Portal do Detran/RN possui problemas de usabilidade e acessibilidade, tendo encontrado um total de 93 problemas de usabilidade com a Avaliação Heurística e pontuação média de 22.5 na escala do protocolo SUS, sendo considerado “não aceitável” com relação a sua usabilidade. O estudo constatou que o portal também não atende aos critérios de acessibilidade, tendo sido reprovado na avaliação do protocolo Easy Checks.TCC Práticas didáticas de produção artesanal para conscientização ambiental: oficina experimental de produção de papel semente e impressão gráfica sobre sustentabilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Cavalcante, Murilo Augusto Neves; Romani, ElizabethEste trabalho analisa a conexão entre práticas gráficas artesanais e a conscientização ambiental por meio do design, propondo uma oficina de produção de papel semente com impressão gráfica mais sustentável. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades didáticas voltadas a estudantes de graduação em design que estimulem o pensamento crítico, hábitos sustentáveis e a valorização da produção e biodiversidade do Rio Grande do Norte. Foi aplicado o modelo do Duplo Diamante, dividido em quatro fases principais: Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar. Com base principalmente em Paulo Freire (2011), Manzini e Vezzoli (2002), Meggs (2009), Veiga (2019) e Braga (2011), a fundamentação teórica abrange conceitos de sustentabilidade, o papel do design na sustentabilidade e técnicas de produção gráfica artesanais, abordando seus aspectos históricos, culturais e ecológicos. Como resultado, foi realizada uma oficina de processos artesanais com duração de duas horas, na qual os participantes tiveram a oportunidade de experimentar a produção artesanal de papel semente com a utilização de sementes locais e a impressão com carimbos feitos de EVA. O projeto demonstrou viabilidade prática, baixo custo de aplicação e grande potencial didático. Verificou-se que a atividade promoveu reflexões significativas sobre o papel do design na construção de práticas mais sustentáveis e éticas. Conclui-se que a integração entre design, educação ambiental e produção gráfica pode contribuir diretamente para o fortalecimento de práticas sustentáveis no meio acadêmico e para o despertar de uma postura crítica e transformadora nos futuros profissionais.TCC O Uso da Engenharia de Prompts no Processo de Design de Artefatos Digitais: uma investigação sobre práticas com IA Generativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Barbalho, Rita de Cássia de Souza; Bastos, Helena Rugai; Bastos, Helena RugaiA crescente integração da Inteligência Artificial Generativa (IAG) está redefinindo as práticas no design de produtos digitais, fazendo emergir a engenharia de prompts como uma competência para a interação entre designers e estas novas tecnologias. Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga como designers de produtos digitais utilizam ferramentas de IAG em seus processos de design, com enfoque nas estratégias e desafios da engenharia de prompts. A pesquisa, de abordagem exploratória e mista (quantitativa e qualitativa), foi guiada pelos princípios do modelo Double Diamond. A coleta de dados primários foi realizada por meio de um questionário digital, que obteve 53 respostas, e de quatro entrevistas semiestruturadas com profissionais que empregam ativamente estas ferramentas. Os resultados quantitativos apontam que 90,6% dos designers respondentes já utilizam ferramentas de IAG, com maior aplicação nas fases de ideação (72,9%) e geração de conteúdo textual (87,5%). Apesar do uso consolidado, a pesquisa revela desafios na interação com a tecnologia. A principal dificuldade reportada é "obter respostas precisas e úteis" (60,4%), e o nível de confiança na criação de comandos (prompts) concentra-se na faixa intermediária da escala (43,8% no nível 3 de 5), o que se reflete na percepção de necessidade de maior capacitação, indicada por 79,2% dos usuários. Observa-se, também, uma maior familiaridade com o conceito geral de "IA Generativa" do que com as especificidades da "Engenharia de Prompts". As análises aprofundam a compreensão sobre como as práticas de engenharia de prompts influenciam os resultados do design, o fluxo de trabalho e as questões éticas envolvidas. Conclui-se que a proficiência em engenharia de prompts emerge como uma competência-chave, diretamente ligada ao uso responsável da IA Generativa, representando uma nova frente no repertório técnico e estratégico que influencia as práticas e o futuro do design.TCC Design e Tectologia: Convergências entre organização e projeto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-23) Oliveira, Antônio Vinícius Dantas Moura de; Bastos, Helena Rugai; http://lattes.cnpq.br/0138635150609180; https://orcid.org/0009-0004-4519-159X; https://lattes.cnpq.br/8337592300482459; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; http://lattes.cnpq.br/0502404503486676; Melo, Arthur Carvalho; http://lattes.cnpq.br/2003240364877066Este trabalho investiga as possíveis contribuições da teoria da Tectologia, desenvolvida por Alexander Bogdanov (1873-1928), para o campo do design. A Tectologia, propõe uma abordagem integradora para a organização de sistemas complexos. O estudo utiliza uma metodologia qualitativa, exploratória e indutiva, que, a partir de revisão bibliográfica, busca relacionar os princípios tectológicos com a metodologia do design. A revisão teórica abrange obras de Bogdanov e autores contemporâneos, como McKenzie Wark e Gabriel Tupinambá, além de referências do design relevantes para este trabalho, o que inclui a análise de obras de autores como Gui Bonsiepe, Alain Findeli e Caio Vassão. As principais questões abordadas incluem a aplicabilidade da Tectologia como uma abordagem crítica para o campo do design. O trabalho conclui que os conceitos tectológicos, como o ponto de vista organizacional e a relatividade mereológica, podem enriquecer o campo do design, proporcionando novos horizontes para a prática e a teoria.TCC O design de interiores no espaço sacro: Um estudo de casos sobre a interseção entre espaço, design emocional e religiosidade cristã aplicados a igrejas protestantes em Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-17) Rodrigues, Murilo Chagas; Barbosa, Luciano César Bezerra; lattes.cnpq.br/6038999983385486; lattes.cnpq.br/6510468600144939; Oliveira, Lorena Gomes Torres de; lattes.cnpq.br/5472784223512837; Santos, Dino Lincoln Figueirôa; lattes.cnpq.br/4414156386454948Com foco particular nos locais sagrados da cidade de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte, notadamente aqueles voltados às vertentes evangélicas do Cristianismo, este estudo investiga a ligação entre o design de interiores e a religiosidade praticada nestes espaços. O objetivo principal é descobrir como os princípios de design de interiores são usados para criar locais que satisfaçam os requisitos religiosos e estéticos da comunidade evangélica local. Para isso, foram levados em consideração princípios da área de interiores como layout, cores, materiais e iluminação. O trabalho envolveu uma revisão bibliográfica abrangente sobre o tema, análises que levaram em conta conceitos de design emocional e ergonomia cognitiva, estudos de caso com igrejas evangélicas em Natal e entrevistas com membros de congregações e líderes dessas organizações. Os resultados incluem a identificação de princípios de design que podem melhorar a experiência dos fiéis e a sugestão de diretrizes projetuais para solução de locais de culto evangélicos, bem como algumas representações gráficas (tabelas e painéis) desenvolvidas ao longo do processo. Ao enfatizar a importância da sensibilidade cultural e religiosa no design de ambientes sagrados modernos, este estudo contribui para o campo do design de interiores, tendo em vista que a arquitetura desses espaços desempenha um papel crucial na experiência espiritual de seus usuários, refletindo os valores, crenças e tradições das pessoas e comunidades.TCC A música-poema “Clau”: projeto gráfico de livro para crianças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-13) Silva, Bruna Stephani Soares da; Cunha, Luiza Falcão Soares; Romani, Elizabeth; Bastos, Helena RugaiEste estudo se insere no campo do design gráfico-editorial e apresenta o desenvolvimento de um projeto gráfico de um livro para crianças com ilustrações inspirado na música “Clau”, da cantora e compositora Liniker. Com base na adaptação da metodologia projetual de Bruno Munari, a canção, que retrata a relação de amor e amizade entre a cantora e sua cachorrinha, foi transposta de uma mídia sonora para o meio literário, destacando o vínculo especial entre humanos e animais. Além disso, o projeto enfatiza o exercício da empatia com os animais, transmitindo valores como cuidado, respeito e afeto por meio da história. Ao integrar música, literatura e arte, o livro busca proporcionar uma experiência reflexiva, incentivando os leitores a reconhecer e valorizar as conexões emocionais com os animais e a cultivar uma relação mais sensível e harmoniosa com eles.TCC A RUA TAMBÉM É MINHA: Projeto de serviço para potencializar a segurança e o pertencimento feminino nos arredores do DEART/DDGN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-18) Paiva, Liany Martins de Morais; Oliveira, Lorena Gomes Torres de Oliveira; Cunha, Luiza Falcão S.; Romani, ElizabethEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma discussão sobre a relação das mulheres com as ruas que cercam o Departamento de Artes e Design da UFRN, explorando como esses espaços são percebidos e utilizados. Com base nas vivências do público e nas dinâmicas do local, foi desenvolvido um serviço para apoiar mulheres que enfrentam violência e assédio. A pesquisa abrangeu temas como gênero, cidade e mobilidade urbana, utilizando ferramentas de design participativo, propostas para a captação de dados por meio de questionários e abordagens mais imersivas, como um dia na vida e shadowing. O processo metodológico foi dividido em três fases: exploratória, generativa e avaliativa, fundamentando-se nas obras de Stickdorn e Schneider (2010) e Martin e Hanington (2012). É proposto um evento que fortaleça o pertencimento e a representatividade das mulheres, facilitando também o acesso a informações de denúncia. Em conjunto, foram implementadas intervenções temporárias, como placas e pinturas nos principais percursos, visando sensibilizar a comunidade. Por fim, o trabalho instiga uma reflexão sobre a atuação do design diante de problemáticas sociais.TCC Ensaios de gente sobre um design vivo: análises ontológicas sobre o impacto do discurso intimista na construção de uma identidade não eurocêntrica para o design(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-17) Costa, Victor Alcino Fernandes da; Torres, Lorena Gomes; https://orcid.org/0000-0003-4490-4944; http://lattes.cnpq.br/5472784223512837; Bastos, Helena Rugai; http://lattes.cnpq.br/0138635150609180; Gomes, Mariana do Vale; http://lattes.cnpq.br/7936545516617434Ensaios de gente sobre um design vivo é um trabalho que propõe passeios ontológicos sobre o complexo identitário do design, narrando as investigações a partir das perspectivas da intimidade e dos pensamentos de quem pesquisa, propondo quebras epistemológicas e incutindo narrativas poéticas, que são fundamentais para construir outra trama do pensar a produção acadêmica. O trabalho discute as associações do design com a modernidade e seu apêndice na colonialidade, utilizando a produção de Dussel (2005) na definição do que seria essa modernidade e como essa está a serviço do discurso colonial. A pesquisa investiga como a pluriversalidade (Escobar, 2018) e as intimidades (Gomes, 2022) podem afetar o que o design pode vir a ser em contato com um outro mundo não eurocêntrico, requisitando também a coletividade, no recorte de discentes e docentes de design, para uma perspectiva mais ampla na aplicação metodológica de entrevistas e da história oral (Delgado, 2009), assim como reconhece o discurso autobiográfico como peça fundamental para construção de ciência (Neves, 2010). O trabalho tem como objetivo o incutimento do pensar decolonial na construção do fazer design e na proposição da utilização de outras áreas criativas para discutir e construir um fazer design. Por fim, é produzido um manifesto visual que condensa as discussões trazidas e experimenta, poética e visualmente, formas de falar sobre identidade, design e intimidade.TCC Drag Design: Uma perspectiva queer para a criação de uma coleção de joias agênero inspiradas na arte drag(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-21) Aquino, André Luiz Bezerra de; Oliveira, Lorena Gomes Torres de; http://lattes.cnpq.br/6451714719511376; Romani, Elizabeth; Bessa, Olavo Fontes MagalhãesEste trabalho discute o processo de criação de uma coleção de joias agênero, ou seja, um coleção de joias sem associação a um gênero específico. Usando o espírito experimental e subversivo da arte drag como base referencial e com o foco na ruptura da lógica binária e desconstrução da cisheteronormatividade. A coleção foi desenvolvida a partir de uma abordagem que propõe queerizar o design, promovendo e incentivando questionamentos e práticas que desafiam as normas vigentes. Dessa forma, utilizando a arte drag como principal fonte de inspiração, o projeto apresenta peças agênero que exploram e incentivam novas possibilidades de expressão de identidade. O objetivo principal foi desenvolver joias que pudessem transcender padrões de gênero. A pesquisa envolveu um levantamento teórico acerca da construção social do gênero, fundamentado em autoras como Judith Butler, Guacira Louro, Marinês Santos, entre outras, além de um estudo histórico da arte drag e da joalheria, buscando compreender a influência cultural de cada um deles ao longo dos anos. O percurso metodológico do projeto seguiu uma metodologia dividida em três fases: exploratória, focada na análise histórica e social dos temas abordados; generativa, focada na construção de parâmetros projetuais, processo criativo e geração de ideias; e implementação, onde ocorreu a produção dos modelos digitais. O projeto teve como resultado uma coleção de joias ousadas e dinâmicas que se propõem a questionar os padrões de gênero e promover a diversidade, a inclusão e a liberdade de ser quem se é.TCC Confluências para repensar o design: um diálogo com práticas projetuais populares no território potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-21) Amaral, Rafael Germano do; Torres, Lorena Gomes; http://lattes.cnpq.br/5472784223512837; http://lattes.cnpq.br/4400433123574679; Cunha, Luiza Falcão Soares da; http://lattes.cnpq.br/6167259554460488; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; http://lattes.cnpq.br/0502404503486676O processo de colonização europeu foi capaz de criar ferramentas de dominação do poder mais bem sucedidas do que o seu próprio regime. (Quijano, 2005). Como resultado, vivemos em um mundo globalmente conectado, mas sob a hegemonia de um sistema multifacetado que utiliza o consumismo e a promessa de desenvolvimento global como estratégias de alheamento da população mundial e de difusão de suas premissas ontológicas e epistemológicas (Franco, 2016). Subordinado a essa lógica também se encontra o design, utilizado como ferramenta crucial para a manutenção desse sistema. No Brasil, a constante disparidade entre os produtos do design industrial e as necessidades gritantes da sociedade evidenciam os sintomas da influência colonial. (Okabayahi, 2021). No entanto, em diálogo com outras bases epistêmicas para além do racionalismo moderno, o design pode ser utilizado como uma ferramenta profícua para a transformação social (Escobar, 2016; Andrade e Ibara 2021). Portanto, esse trabalho visa aproximar o design de práticas culturais - sobretudo as relacionadas à produção material - a fim de propor novos caminhos para subverter o extravio da natureza transformadora do design pelo sistema-mundo euromoderno e utilizá-lo como artifício em prol da autonomia dos povos brasileiros ante este sistema.TCC Design expográfico para o Museu de Ciências Morfológicas da UFRN: Um estudo para o projeto da Sala do Mar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-18) Silva, Ivana S. A.; Torres, Lorena; https://lattes.cnpq.br/2239987668935865; Gavilan, Simone Almeida; Romani, ElisabethA proposta deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é oriunda de um projeto de extensão para a exposição "Sala do Mar" no Museu de Ciências Morfológicas da UFRN. Um projeto de extensão possui caráter educativo, social e cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico, que ampliam a atuação do campus universitário para as necessidades da comunidade. O MCM existe desde 2009 com o propósito de divulgação do conhecimento científico referente às formas dos seres vivos, com ênfase na educação ambiental, isto motivou o projeto de extensão universitária e, consequentemente, este TCC. O projeto expográfico para sala do Mar, busca propor caminhos para promover novas experiências ao público, isso ocorrerá neste trabalho através da renovação dos mobiliários expositivos e do desenvolvimento de uma ação sentipensante, transformando a exposição em uma experiência inovadora para o museu. Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizadas as etapas de planejamento propostas por Franco (2018) e o percurso metodológico descrito no Universal Methods of Design (2012), com algumas adaptações. Esta estrutura possibilitou a idealização do projeto atendendo os objetivos elegidos, resultando no mobiliário expositivo para a sala do mar, com o desenho detalhado dos suportes e as atividades para a tornar a exposição sentipensante.TCC Os hábitos de leitura das pessoas idosas: uma discussão sobre características projetuais de design para livros digitais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Atanazio, Juliana Gomes; Romani, Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/2598480911657526; http://lattes.cnpq.br/9736975520121065; Romani, Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/2598480911657526; Nunes, Isabel Dillmann; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; Araújo, Germana Gonçalves de; http://lattes.cnpq.br/5486386468044529O número crescente de pessoas utilizando tecnologias digitais no cotidiano, evidencia as barreiras enfrentadas por aqueles que, por fatores socioeconômicos ou geracionais, não tiveram oportunidade de contato frequente com produtos e serviços digitais. São os chamados imigrantes digitais, aqueles que não cresceram com as tecnologias digitais, mas que passaram a utilizá-las (Prensky, 2001). Neste grupo se inclui parte das pessoas idosas, que encontram dificuldades significativas na interação com esses dispositivos. A Projeção Populacional de 2024 (IBGE, 2024) indica um aumento substancial da população da faixa etária entre 60 e 75 anos no Brasil, tornando essencial o desenvolvimento de projetos voltados para este público. Além disso, ao observar uma pessoa idosa se tornando um imigrante digital, suas dificuldades e especificidades ficaram evidenciadas, especialmente em relação à leitura dos dispositivos, o que motivou o desenvolvimento da presente pesquisa. Nota-se que alguns equívocos em projetos podem dificultar a interação das pessoas com a leitura digital. De igual maneira, observa-se que os estudos específicos sobre a adaptação de dispositivos digitais para atender as necessidades do leitor idoso são ainda escassos. Assim, considerando as justificativas postas, esta pesquisa objetiva discutir características de projeto que facilitem a experiência de leitura digital para pessoas idosas de 60 a 75 anos. Para alcançar tal objetivo, foi utilizado o método de Lobach (2000) no qual foi utilizada como ferramenta de coleta de dados a entrevista semiestruturada para compreender os hábitos de leitura e dificuldades com dispositivos digitais desse público. Logo, espera-se que esta pesquisa contribua com a discussão sobre os parâmetros de design para pessoas idosas.TCC Projeto de livro de atividades inclusivo: possibilidades editoriais para crianças com Transtorno do Espectro Autista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) BARICHELLO, Ingrid Arend; ROMANI, Elizabeth; BASTOS, Helena Rugai; BESSA, Olavo Fontes MagalhãesO presente trabalho apresenta um estudo sobre as possibilidades exploratórias do livro de atividades como suporte de jogos que estimulem o desenvolvimento da criança, em especial a criança crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e promovam interação social e inclusão, tendo em vista a escassez na oferta de materiais acessíveis e inclusivos para este público no mercado editorial. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral projetar um livro de atividades inclusivo para crianças entre 3 e 5 anos. Pretendeu-se, também, construir um entendimento sobre o jogo, o suporte livro de atividades e o processo de inclusão de pessoas com necessidades específicas e elaborar um livro de atividades que atenda as necessidades de desenvolvimento da criança com TEA. Para isso, ao longo desta pesquisa estudou-se o que é o jogo educativo e foi apresentado o seu papel na educação da criança, além disso, buscou-se compreender o TEA, entender como ele afeta o desenvolvimento da criança e apreender como se procede o jogar e o brincar da criança com TEA. Almejou-se, portanto, criar uma reflexão acerca de como o design pode trazer um novo olhar sobre o livro para crianças, com ênfase no livro de atividades, promovendo inclusão e auxiliando no desenvolvimento da criança. Para a realização do livro de atividades inclusivo foram adaptados os procedimentos metodológicos de Munari (1981), adequando-os às necessidades do projeto. Por meio da realização de um breve panorama sobre a história do livro para crianças e suas classificações, da pesquisa sobre os livros de atividades no mercado editorial e do levantamento de informações sobre os aspectos gráficos dos livros de atividades encontrados no mercado editorial brasileiro, percebeu-se as possibilidades existentes que podem ser exploradas dentro do universo do livro de atividades com caráter inclusivo. Unindo os estudos realizados sobre o autismo e livros de atividades, elaborou-se um livro de atividades inclusivo para estimular as capacidades da criança com TEA por meio da interação e da mediação.
