CCS/HUOL - Residência Multiprofissional em Atenção a Saúde da Criança

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    Histórias em quadrinhos: uma proposta lúdica para adesão terapêutica em pediatria
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Oliveira, Matheus Cardoso de; Cabral, Cynthia Hatsue Kitayama; http://lattes.cnpq.br/1859284385655146; http://lattes.cnpq.br/7168141373741038; Azevedo, Ana Teresa Leiros de; Medeiros, Katarine Florêncio de
    A pediatria é a especialidade médica dedicada à saúde de crianças e adolescentes, focada na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e no acompanhamento do desenvolvimento físico, emocional e social desses indivíduos. Condições complexas como a fibrose cística e a síndrome nefrótica primária exigem abordagens multiprofissionais e frequentemente envolvem cuidados paliativos para melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas graves. No contexto dos cuidados paliativos, ferramentas inovadoras, como o brinquedo terapêutico, têm sido utilizadas para ajudar os pacientes a compreenderem suas condições de saúde. Dessa forma, as histórias em quadrinhos (HQ), representando um formato de brinquedo terapêutico do tipo instrucional, buscam contribuir com a adesão a procedimentos e tratamentos em pediatria, pois são instrumentos utilizados para facilitar a comunicação, promovendo autonomia e humanização do cuidado. Este trabalho teve como objetivo desenvolver histórias em quadrinhos que abordem as doenças: fibrose cística e síndrome nefrótica, além dos cuidados paliativos em pediatria, buscando contribuir com a adesão terapêutica envolvendo doenças crônicas e o bem-estar infantil, ressignificando experiências desafiadoras por meio de narrativas envolventes.
  • TCC
    Processo de cuidado em nutrição: padronização de cuidado ao paciente crítico pediátrico em um hospital universitário de Natal - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Duarte, Davyson Barbosa; Rocha, Adriana Souza da Silva; http://lattes.cnpq.br/4482617572653497; https://orcid.org/0009-0008-1272-8724; http://lattes.cnpq.br/8721263076244194; Bezerra, Danielle Soares; http://lattes.cnpq.br/4545867903131219; Medeiros, Katarine Florêncio de; http://lattes.cnpq.br/7556473431100732
    Introdução: A assistência nutricional ao paciente crítico pediátrico em unidades de terapia intensiva exige um planejamento estruturado e padronizado para garantir a qualidade do cuidado. A ausência de um fluxo padronizado para o Processo de Cuidado em Nutrição (PCN) pode comprometer a efetividade das intervenções nutricionais, impactando na recuperação clínica do paciente. Objetivo: Este estudo teve como objetivo elaborar um protocolo para padronização do fluxo do cuidado nutricional ao paciente crítico pediátrico em um hospital universitário. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica e descritiva baseada em materiais teóricos e na experiência profissional de nutricionistas atuantes em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) de um hospital universitário. Foram utilizadas a Terminologia Padronizada do Processo de Cuidado Nutricional (TPCN) e a expertise de avaliadores nutricionistas atuantes na área de terapia intensiva pediátrica para definir os termos e etapas do atendimento nutricional. Além disso, foi elaborado um infográfico para facilitar a visualização prática do fluxo padronizado. Resultados: A partir das práticas atuais de cuidado nutricional e dos processos assistenciais disponíveis na literatura, foi possível elaborar um protocolo com o fluxo de cuidado nutricional padronizado e estruturado em quatro etapas principais: avaliação e reavaliação em nutrição, diagnóstico em nutrição, intervenção em nutrição e monitoramento e aferição em nutrição. Adicionalmente, a criação do infográfico possibilitou a visualização didática do fluxo assistencial da nutrição clínica ao paciente crítico para facilitar a sua implementação na rotina da UTIP. Conclusão: A padronização do fluxo de cuidado nutricional ao paciente pediátrico assistido na UTIP aqui elaborada, uma vez que for implementada, poderá possibilitar a uniformidade no atendimento, otimização da assistência nutricional e melhores desfechos clínicos do paciente pediátrico em uma UTIP. Diante disso, sugere-se a realização de estudos visando a validação, aplicação, implementação e revisões continuadas do instrumento aqui proposto.
  • TCC
    Mapeamento e endereçamento de insumos farmacêuticos no centro cirúrgico de um hospital universitário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Morais, Eduarda Valéria de Freitas Morais; Cabral, Cynthia Hatsue Kitayama; http://lattes.cnpq.br/1859284385655146; http://lattes.cnpq.br/0526833703192528; Costa, Isabel Karolyne Fernandes; Menezes, Danielle Lima Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7208954186981617
    A Farmácia Hospitalar é uma unidade clínico-assistencial, técnica e administrativa, onde se concentram as atividades relacionadas à assistência farmacêutica. A farmácia satélite se caracteriza como um núcleo da farmácia hospitalar inserido em determinado serviço assistencial. Sua necessidade se justifica na exigência de produtos mais específicos, dependendo do cenário em que está inserida, como é o caso do ambiente do centro cirúrgico (CC). A Farmácia do Centro Cirúrgico (FCC) do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), local onde o estudo foi realizado, apresenta limitações, como a inexistência de um sistema de endereçamento padronizado, no qual seja possível identificar a localização de cada produto de saúde. Nesse contexto, o objetivo deste projeto de intervenção é a implementação de um sistema de mapeamento, endereçamento e catalogação dos medicamentos e materiais médico-hospitalares armazenados e utilizados no centro cirúrgico, incluindo a padronização de sua disposição para produtos armazenados na farmácia satélite. Para a metodologia, foi realizado um diagnóstico preliminar por meio de um formulário estruturado e direcionado aos profissionais inseridos no serviço, quanto à identificação e localização de medicamentos e produtos para saúde padronizados na farmácia satélite do CC. Participaram da pesquisa 24 profissionais mediante assinatura de Termo de Consentimento e Esclarecimento (TCLE). A partir das respostas, foi desenhado o sistema de endereçamento, composto por etiquetas de identificação, catálogo dos itens e Procedimento Operacional Padrão (POP). Com as intervenções realizadas, espera-se melhorias no serviço da FCC, como o aprimoramento da gestão de estoque e de recursos utilizados pelo setor, e o estabelecimento de mais uma barreira para os erros de medicação, a fim de garantir a segurança do paciente
  • TCC
    Brinquedo terapêutico instrucional: o brincar sob a perspectiva da enfermagem de um ambulatório pediátrico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Melo, Francisca Andreza de Melo; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; https://orcid.org/0000-0003-0303-409X; http://lattes.cnpq.br/4740097927047538; https://orcid.org/0000-0002-6622-4723; http://lattes.cnpq.br/0703529177053270; Veras, Telma de Fátima Vitaliano da Silva; http://lattes.cnpq.br/1754308200218579; Azevedo, Ana Teresa Leiros de; https://orcid.org/0000-0003-0597-7630; http://lattes.cnpq.br/4203323959404143
    Introdução: O Brinquedo Terapêutico Instrucional é considerado uma modalidade lúdica do brincar, muito utilizada no contexto hospitalar, pois possibilita o alívio da ansiedade gerada por experiências atípicas decorrentes da hospitalização, na qual auxilia o adulto a explicar, de forma simples e clara, o que acontecerá com ela, frente a procedimentos invasivos ou não. Considerando a lacuna na produção científica relativa a utilização do BTI no contexto ambulatorial, este estudo justifica-se e reveste-se na necessidade de obter informações sobre a utilização do brinquedo terapêutico instrucional como instrumento de cuidado. Objetivos: Objetiva-se descrever o uso do Brinquedo Terapêutico Instrucional na assistência à saúde de crianças atendidas no Ambulatório de Pediatria de um hospital universitário. Metodologia: pesquisa exploratória descritiva, através da realização de entrevista semiestruturada à equipe de enfermagem atuantes no ambulatório de pediatria do Hospital Universitário Onofre Lopes, durante o período de novembro/2024. Foi utilizado o software Atlas.Ti 25 para auxiliar na categorização das falas e realizada análise sob a visão de Bardin. Resultados e discussão: Participaram 10 profissionais, nas quais os achados puderam ser divididos em duas principais categorias: Impactos positivos, abordando a inovação e benefícios para criança, pais e profissionais; e em desafios e limitações, sendo subcategorizadas em faixa etária, resistência da equipe e tempo e recursos. Conclusão: O uso do Brinquedo Terapêutico Instrucional demonstrou benefícios significativos no alívio da ansiedade das crianças e na melhoria do processo de trabalho da equipe de enfermagem. No entanto, foram encontrados desafios que devem ser superados para otimizar o uso desta prática e aprimorar a assistência pediátrica.
  • TCC
    Perfil cognitivo de crianças e adolescentes com fibrose cística: revisão integrativa da literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-13) Oliveira, Karolayne Nayanne Martins; Azevedo, Ana Teresa Leiros; https://orcid.org/0000-0003-0597-7630; http://lattes.cnpq.br/4203323959404143; 0009-0008-3859-1543; http://lattes.cnpq.br/0995336411562035; Oliveira, Palomma Russelly Saldanha de Araújo; Gomes, Ediana Rosselly de Oliveira
    Introdução: A Fibrose Cística (FC) é uma doença rara, progressiva, que afeta principalmente os sistemas respiratório, gastrointestinal e reprodutivo. Tais características podem impactar o desenvolvimento dos pacientes fibrocísticos, por dificultar a capacidade de absorção de nutrientes e provocar processos inflamatórios. Além disso, a manifestação genética da doença também atinge o Sistema Nervoso Central (SNC), o que pode impactar crianças e adolescentes em períodos sensíveis do desenvolvimento. Justificativa: Tendo em vista esse cenário, aprofundar as pesquisas na área da saúde mental de crianças e adolescentes pode ajudar equipes de saúde e famílias a aprimorar suas intervenções e repercutir na forma com a qual crianças e adolescentes lidam com seu adoecimento. Objetivos: Dessa forma, o objetivo do presente estudo é de investigar o perfil do desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes com FC. Metodologia: Para tanto foi desenvolvida uma revisão integrativa da literatura, realizada em 5 bases de dados e 5 repositórios nacionais e internacionais de teses e dissertações. As buscas foram exportadas para a ferramenta Rayyan Intelligent Systematic Review, que auxiliou na exclusão de pesquisas duplicadas e que não atendiam ao problema da pesquisa. Resultados: Os resultados da revisão integrativa foram compostos de 12 estudos que atendiam aos critérios de inclusão/exclusão. Nesses estudos, ficou evidenciado o predomínio da literatura norte- americana e europeia sobre o tema. O principal foco dos trabalhos estava na investigação das Funções Executivas (FE) e Atenção e no papel dos fatores ambientais como influência no desenvolvimento das funções cognitivas e suas repercussões, notadamente na aquisição da autonomia, que se expressa principalmente na adesão ao tratamento. Além disso, os estudos também evidenciaram uma tendência na investigação da prevalência do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em pacientes com FC. Conclusões: Os estudos apontam que crianças e adolescentes com FC estão vulneráveis a complicações no desenvolvimento, mas as causas são multifatoriais e podem estar relacionadas com a associação das exacerbações clínicas associadas aos fatores psicossociais. Os trabalhos sobre a prevalência do TDAH em pacientes com FC são inconclusivos até o momento e mais pesquisas na área precisam ser desenvolvidas, adotando protocolos de avaliação neuropsicológica padronizados
  • TCC
    Comunicação de más notícias por enfermeiros em pediatria: revisão de escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-25) Rosado, Viviane Layse Silva; Silva, Carlos Jordão de Assis; https://orcid.org/0000-0002-3146-1518; Silveira, Bruna Ruselly Dantas; Azevedo, Ana Teresa Leiros de
    Introdução: A comunicação de más notícias se configura como um desafio na saúde, tornando-se uma tarefa desafiadora para quem precisa desempenhá-la, inclusive por enfermeiros no contexto pediátrico. Objetivo: Mapear as características da comunicação de más notícias por enfermeiros em pediatria. Método: Trata-se de uma revisão de escopo desenvolvida entre Março e Maio/2024, que se propõe a responder a seguinte questão de pesquisa: “Como se caracteriza a comunicação de más notícias por enfermeiros em pediatria?”. A busca foi desenvolvida em seis bases de dados, uma biblioteca virtual e sete repositórios de teses e dissertações. As buscas realizadas foram exportadas para a ferramenta Rayyan Intelligent Systematic Review, por dois revisores de forma independente e cegada, e, nos casos de divergências, essas foram resolvidas por um terceiro revisor. A coleta de dados foi realizada mediante a utilização de um instrumento padronizado adaptado do Cochrane Data collection form. Os achados foram apresentados de forma descritiva, sintetizados através de ilustrações e analisados conforme literatura científica pertinente à temática. Resultados: Foram incluídos 31 estudos publicados principalmente no ano de 2018 e do Reino Unido. As características da comunicação de más notícias por enfermeiros em pediatria quanto as estratégias utilizadas foram majoritariamente: comunicação de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo/maturidade e conhecimentos prévios/questionamentos da criança/adolescente, e utilização do lúdico. Em relação às facilidades, destacou-se a existência/colaboração de uma equipe multi/interprofissional e o maior tempo que o enfermeiro passa com o paciente em comparação aos demais profissionais. Concernente às dificuldades, a mais predominante foi a falta de conhecimento, preparo, confiança, experiência e/ou segurança. Além disso, apoiar/acolher/encorajar família e/ou equipe foi a atuação do enfermeiro mais citada nos estudos. Conclusão: a comunicação de más notícias por enfermeiros em pediatria deve acontecer de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo e maturidade da criança e adolescente, além dos conhecimentos prévios e questionamentos dos mesmos, apropriando-se do lúdico. A maior quantidade de tempo que o enfermeiro fica com o paciente e seus cuidadores facilita e oportuniza a criação vínculo e confiança mútua. Entretanto, a falta de conhecimento, preparo, confiança, experiência e/ou segurança reflete de forma extremamente negativa na qualidade da assistência do enfermeiro e em seu envolvimento no processo.
  • TCC
    Lesões de pele relacionadas à assistência à saúde em pacientes pediátricos no contexto hospitalar: revisão de escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Morais, Maria Josilene Leonardo da Silva; Dantas, Bruno Araújo da Silva; Dantas, Marianny Nayara Paiva; Brito, Ozana de Fátima Costa; Medeiros, KATARINE FLORENCIO DE
    Lesões de pele em pacientes pediátricos surgem devido ao perfil clínico de instabilidade hemodinâmica, dificuldades respiratórias, má perfusão e outras características. Essas lesões por pressão são de etiologias diversas, incluindo o posicionamento, lesões por dispositivos médicos e por adesivos. Objetivo: mapear as evidências da incidência dos diferentes tipos de lesão de pele no público neonatal e pediátrico, com suas respectivas recomendações preventivas e de tratamento. Metodologia: delineia-se como uma revisão de escopo, realizada conforme o manual de revisão do Instituto Joanna Briggs (JBI) de 2021. Resultados: Foram selecionados 24 artigos para compor o resultado final da revisão, no qual foi possível constatar por meio do mapeamento das plataformas científicas que as lesões mais prevalentes entre crianças de zero a 24 meses hospitalizadas e submetidas em cuidados intensivos são as lesões por pressão, por dispositivo médico e adesivos. Sendo abordadas condutas terapêuticas e preventivas tais como o uso de base de gel de plaquetas, hidrogel e vaselina, superfícies de apoio, o uso da escala de Braden Q/QD, treinamentos e educação continuada. Conclusão: As lesões relacionadas à assistência à saúde são importante indicador de qualidade assistencial, nessa perspectiva, as condutas abordadas na presente revisão contribuem como ferramentas preventivas e efetivas para evitar ou reduzir essas lesões. Acrescenta-se a realização de ações de educação permanente nas instituições de saúde para reforçar a importância da prevenção e tratamento de lesões relacionadas à assistência e sobre a notificação dos casos
  • TCC
    Intervenções farmacêuticas relacionadas a antimicrobianos em crianças hospitalizadas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Barroca, Ilanna Chrisley Pinheiro; Cabral, Cynthia Hatsue Kitayama; https://orcid.org/0000-0002-3677-9699; https://lattes.cnpq.br/5035544833829212; Saldanha, Valdjane; https://orcid.org/0000-0001-5223-5061; Azevedo, Lorena Mara Nóbrega de; https://orcid.org/0000-0003-4674-856X
    INTRODUÇÃO: O público pediátrico é vulnerável ao desenvolvimento de problemas relacionados a medicamentos, principalmente com o uso de antimicrobianos, classe que exige atenção por ser amplamente utilizada e estar relacionada a maior frequência de reações adversas em crianças. Todavia, existem poucos estudos que explorem os problemas relacionados ao uso de antimicrobianos (PRA) na pediatria. OBJETIVO: caracterizar o uso de antimicrobianos em uma enfermaria pediátrica, identificar os problemas relacionados ao uso de antimicrobianos e avaliar a aceitação das intervenções farmacêuticas pela equipe multiprofissional. MÉTODO: trata-se de um estudo descritivo, prospectivo e transversal. Os PRAs foram classificados de acordo com uma versão adaptada do método Pharmacotherapy Workup. Uma análise descritiva dos dados foi realizada e as variáveis estudadas foram expressas em frequência, percentagem, média e desvio padrão conforme apropriado. RESULTADOS: 159 pacientes foram incluídos no estudo, dos quais 53,5% utilizaram apenas um antimicrobiano durante a internação. A média de uso de antimicrobianos por paciente foi de 1,69 ± 0,94. As principais classes de antimicrobianos prescritas foram as cefalosporinas, as penicilinas e os antivirais. 57,8% dos pacientes apresentaram algum tipo PRA e a média por paciente foi de 1,28 ± 1,77. As classes de antimicrobianos com maior risco a desenvolver PRA foram as penicilinas, os glicopeptídeos e os aminoglicosídeos. Das intervenções farmacêuticas realizadas durante o estudo, 89,2% foram aceitas e 10,8% não foram aceitas pela equipe. CONCLUSÃO: O presente trabalho reforça a necessidade de atuação do farmacêutico na pediatria na análise das prescrições, prestando orientações e realizando intervenções junto à equipe
  • TCC
    Mapeamento da Farmácia Satélite do Centro de Apoio Diagnóstico e Terapêutico e elaboração do catálogo de itens padronizados: um projeto de intervenção
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Silva, Luis Eduardo Oliveira; Galvão, Márcia Fernanda Silva Macêdo; Cabral, Cynthia Hatsue Kitayama; http://lattes.cnpq.br/1859284385655146; https://orcid.org/0000-0002-9979-3068; http://lattes.cnpq.br/9265557599831563; https://orcid.org/0000-0003-0333-2361; http://lattes.cnpq.br/1126192020812030; Barroca, Ilanna Chrisley Pinheiro
    Introdução: A Farmácia Satélite do Centro de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (FCDI) concentra a maior parcela de produtos de alto custo e consignados do Hospital Universitário Onofre Lopes, e recentemente passou a ter seu estoque auditável. Esses produtos são armazenados em diferentes estruturas e apresentam alta especificidade, o que dificulta sua identificação e dispensação pelos profissionais que não estão na rotina do serviço. Ademais, não existe um documento oficial publicado que descreva os itens padronizados nessa farmácia para acesso dos profissionais da instituição. Objetivo: Facilitar a identificação, dispensação e gestão de estoque dos produtos padronizados na FCDI através do mapeamento, criação e implantação do sistema de endereçamento e catalogação dos itens padronizado. Metodologia: Trata-se de um projeto de intervenção, cuja proposta de ação é feita pelo discente e guiada pelo orientador, para solucionar um problema real observado no campo de atuação, permitindo o aperfeiçoamento do processo de trabalho. Resultados: O projeto resultou no mapeamento da FCDI, criação de códigos localizadores para os itens, implantação dos códigos no AGHU, criação de setores e identificação com etiquetas no espaço físico, e a produção de dois produtos, além de analisar a percepção dos farmacêuticos do Setor de Farmácia Hospitalar acerca de várias questões relacionadas a FCDI, bem como verificar a importância do projeto e a funcionalidade do trabalho desenvolvido. Conclusão: Esse trabalho possibilitou a otimização do processo de trabalho da FCDI e atendeu, especialmente, a necessidade dos plantonistas que não estão inseridos na rotina dos serviços prestados pela FCDI, favorecendo a melhoria da assistência dos usuários do CDI-HUOL. Ademais, os bons resultados sinalizam sua aplicabilidade nas demais farmácias satélites e na farmácia central do SFH, com as devidas adaptações necessárias segundo cada perfil
  • TCC
    Intervenções de enfermagem nos cuidados paliativos pediátricos: uma revisão de escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-19) Silveira, Bruna Ruselly Dantas; Menezes, Rejane Maria Paiva de; https://orcid.org/0000-0002-0600-0621; http://lattes.cnpq.br/5190926575194616; https://orcid.org/0000-0002-8854-148X; http://lattes.cnpq.br/8867257244024955; Cavalcante, Fernanda Lucia Nascimento Freire; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de
    O cuidado paliativo pediátrico é uma abordagem holística e ativa que apresenta resultados de grande valia à criança e à sua família, pela contribuição ao alívio do sofrimento biopsicossiocioespiritual associado às doenças ameaçadoras da vida. No campo da assistência à saúde, o enfermeiro desempenha papel importante na gestão integradora do cuidado a criança, mais ainda pouco expressivo no tocante aos cuidados paliativos para esse público. Sendo assim, o objetivo deste estudo é mapear as intervenções de enfermagem desenvolvidas na assistência em Cuidados Paliativos Pediátricos. Trata-se de uma revisão de escopo conforme recomendações do Joanna Briggs Institute e orientado pelo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Metanalyses extension for Scoping Reviews. A busca dos artigos foi realizada na National Library of Medicine's, Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e no Banco de Dados de Enfermagem. Os achados foram organizados no software Ryann e procedeu-se a seleção por pares. A amostra foi composta por 37 artigos que, após analisados, permitiram mapear 74 intervenções de enfermagem, sendo 44 ações voltadas para dimensão psicossocial, 26 biológica e quatro para espiritual. Os resultados foram analisados com base na literatura pertinente à temática. As intervenções identificadas, em geral, reúnem estratégias educativas para o aprimoramento da qualidade da assistência prestada pelo enfermeiro, bem como, mais conhecimento para torná-los aptos a atender as necessidades multidimensionais de saúde das crianças em condição de paliação.
  • TCC
    Criação de aplicativo móvel como recurso de suporte para a prescrição de suplementos nutricionais voltados para o público pediátrico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Lima, Tatiane Leonel de; Lopes, Márcia Marília Gomes Dantas; Medeiros, Matheus Anselmo; https://orcid.org/0000-0001-8268-4220; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=B3E6D8A12D5B4581562C770F5A0A3734#; Lopes, Márcia Marília Gomes Dantas; Rodrigues, Karla Danielly da Silva Ribeiro; Damasceno, Thaynã Nhaara Oliveira
    Objetivos: Descrever o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis para prescrição de suplementos nutricionais pediátricos. Métodos: A coleta de dados dos suplementos comumente prescritos foi realizada na cidade de Natal/RN. O aplicativo foi desenvolvido para dispositivos móveis Android e após seu desenvolvimento foi realizada uma Avaliação de Aplicativos Móveis utilizando um questionário WEB e teste de usabilidade do aplicativo por profissionais nutricionistas. Resultados: No total foram 51 suplementos pediátricos incluídos no aplicativo. Os resultados da avaliação e teste de usabilidade indicam que é de fácil utilização e importante para área de nutrição, sendo visto tanto pela avaliação do aplicativo, quanto pelo teste de usabilidade. Conclusão: O “Supleped” é uma ferramenta desenvolvida para o nutricionista. Como perspectivas futuras poderá ser realizado o teste de validação, e assim torná-lo como instrumento de apoio a prática clínica destes profissionais.
  • TCC
    Instrumentos de detecção precoce da deterioração clínica em pacientes pediátricos: revisão de escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Silva, Maria Carolina Batista da; Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6535972229427407; Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos; Lino, Cristiane Ribeiro de Melo; Magalhões, Adriana Gomes
    Objetivo: mapear as evidências existentes na literatura acerca dos instrumentos utilizados para detectar a deterioração clínica em crianças hospitalizadas. Método: revisão de escopo realizada conforme as recomendações do Joanna Briggs Institute e do guia internacional PRISMA-ScR nas bases de dados MEDLINE/PubMed, CINAHL, Web of Science e LILACS no mês de novembro de 2023. Os critérios de inclusão foram: artigos disponíveis nas bases de dados em texto completo, gratuitos com acesso pela café, nos idiomas português, inglês ou espanhol, publicados entre os anos 2018-2023 e que abordassem, em seu título e/ou resumo, a utilização de instrumentos para detecção da deterioração clínica em crianças hospitalizadas Resultados: Foram encontrados 155 artigos, dos quais 38 foram selecionados para serem incluídos na revisão. Elencou-se 23 tipos de instrumentos para detecção precoce da deterioração clínica em pediatria, bem como fatores associados a sua aplicabilidade, sensibilidade e implementação. Conclusão: Os sistemas de alerta precoce são grandes aliados no cuidado aos pacientes pediátricos, promovendo a maior segurança do paciente e oportunizando melhoria na comunicação e interação da equipe. Assim, é preciso sensibilizar, capacitar e orientar os profissionais e serviços de saúde sobre o funcionamento e a grande importância da utilização desses instrumentos.
  • TCC
    Modelo de relatório de enfermagem para alta hospitalar do paciente: um estudo qualitativo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Cunha, Renata Kely Pimentel da; Barbosa, Lívia Maria Lima; Cândido, Joice Luiza Alves; https://orcid.org/0000-0002-7666-2372; http://lattes.cnpq.br/1090579798981940; https://orcid.org/0000-0002-2560-7787; http://lattes.cnpq.br/2736910506908965; https://orcid.org/0000-0003-4533-5851; http://lattes.cnpq.br/2257635827235412; Martins, Karina Tatiane da Costa; http://lattes.cnpq.br/3261663693831612; Damasceno, Thaynã Nhaara Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1258656274876050
    A pesquisa objetivou elaborar uma proposta de relatório de enfermagem para a alta hospitalar do paciente a partir da vivência dos enfermeiros que atuam na enfermaria pediátrica de um hospital universitário do nordeste brasileiro. Tratou-se de um estudo qualitativo sob a ótica da hermenêutica filosófica desenvolvido na Enfermaria Pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes. O tamanho da amostra foi determinado pela saturação teórica das respostas. Seis enfermeiros participaram por entrevista individual, presencial e guiada por roteiro semi-estruturado sobre o fenômeno da alta hospitalar naquela instituição. Os resultados foram classificados em três categorias: a característica multiprofissional da alta hospitalar, a (re)inserção do paciente nas Redes de Atenção à Saúde e a sistematização desse processo pelos enfermeiros. Um modelo de relatório de enfermagem para alta hospitalar do paciente foi construído com base nas respostas dos entrevistados. O grupo se mostrou homogêneo sobre a importância de um documento de alta emitido pela profissão, itens que comporiam esse provável documento e apreensão sobre a inserção de mais uma responsabilidade em sua rotina de trabalho. Sugerimos validar o documento junto a esses mesmos profissionais para que ele se torne uma ferramenta a ser implementada. As limitações encontradas foram uma população e amostra limitada, dificuldade de desenvolver entrevistas devido à rotina de trabalho dos profissionais e pouca produção na literatura sobre a alta compartilhada.
  • TCC
    Mulheres e trabalho do cuidado na hospitalização pediátrica: entre o direito e a apropriação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-01-15) Xavier, Késia Thayza Alves; Madureira, Antoinette de Brito; https://orcid.org/0000-0002-7740-9758; http://lattes.cnpq.br/4066223410344647; Grilo, Rayane Bartira de Araújo; Azevedo, Maria Coeli Cardoso Viana
    O objeto de estudo deste trabalho são as atividades de cuidado desenvolvidas por mulheres acompanhantes de usuárias(os) hospitalizadas(os) nas Enfermarias Pediátricas e na UTI Pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL/ UFRN. A pesquisa bibliográfica foi realizada de maneira sistemática através de leituras teóricas em torno da Teoria Unitária da Reprodução Social sob a perspectiva do materialismo histórico, que sustentou em termos teórico-metodológicos o objeto. A pesquisa empírica foi desenvolvida por meio de análise dos diários de campo da pesquisadora e a pesquisa documental examinou entrevistas sociais, normativos e produções institucionais, bem como a legislação vigente em torno do tema. Os resultados evidenciaram que a realidade do HUOL traduz em nível micrológico as diferentes maneiras como o neoliberalismo, atual estágio do capitalismo, vem recrudescendo seu impacto sobre o trabalho desenvolvido pelas mulheres, o que se traduz em apreender ideologicamente os trabalhos de cuidado como custo e não investimento. Os dados mostram que o HUOL se apropria de parcela do trabalho não remunerado desenvolvido pelas mulheres acompanhantes, trabalho este que se realiza através do cuidado com as(os) usuárias(os), ao passo que secundariza as demandas de saúde destas acompanhantes no setor de pediatria.
  • TCC
    A consciência da própria finitude em crianças com doença crônica: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Queiroz, Pâmela Cristina Almeida; Azevedo, Ana Teresa; https://orcid.org/0000-0003-0597-7630; http://lattes.cnpq.br/4203323959404143; https://orcid.org/0000-0002-5346-8198; http://lattes.cnpq.br/4393225639981451; Lira, Maíra; https://orcid.org/0000-0003-4817-0503; http://lattes.cnpq.br/6946045284893714; Cabral, Cynthia; https://orcid.org/0000-0003-4353-5366; http://lattes.cnpq.br/1859284385655146
    No presente estudo buscou-se compreender, através de uma revisão integrativa de literatura, a relação entre adoecimento crônico e a consciência da própria finitude em crianças, uma vez que o contexto de cronicidade aproxima o tópico da morte a partir dos riscos à saúde implicados e de contatos recorrentes com o ambiente hospitalar, o qual é socialmente representado como local de manutenção da vida e ao mesmo tempo destino para a morte. Para tanto, realizou busca de artigos científicos publicados nas bases de dados virtuais BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), PubMed e Redalyc, a partir dos descritores “criança” AND “doença” AND “morte” AND “psicologia”, nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados nos últimos cinco anos (2018 a 2023). De um total de 707 resultados encontrados, oito artigos completos foram incluídos na revisão integrativa. A seguir, os resultados foram agrupados em três categorias de análise temática: “Expressões psicossociais de consciência da finitude em crianças com doença crônica”, “Comunicação com a criança acerca da condição limitante e/ou ameaçadora à vida” e “Possibilidade da manutenção de esperanças para além da cura: a vida que sobrevive à consciência de morte”. Conforme discutidos os resultados, foi possível observar como consenso na literatura revisada os indícios de uma consciência da finitude em crianças com condições crônicas de adoecimento e a necessidade de se discutir abordagens comunicativas do tema da morte e de pensar formas alternativas de manutenção da esperança para além da cura. Frente à escassa literatura encontrada, espera-se que mais estudos na área sejam realizados.
  • TCC
    Aspectos psicossociais da fibrose cística em crianças e adolescentes: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Loureiro, Letícia Thereza Brito; Azevedo, Ana Teresa Leiros de; Silva, Fabiana Lima; Bulhões, Élida Raquel Freitas Neri
    A Fibrose Cística é uma doença rara, crônica, progressiva, genética, de caráter autossômico recessivo e de complexo tratamento. Com isso, este estudo teve como objetivo revisar as publicações que abrangem aspectos psicossociais da Fibrose Cística em crianças e/ou adolescentes. O método consiste na revisão integrativa de literatura, utilizando-se as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico, nos idiomas português e inglês, entre 2017 e 2022. Foram avaliados seis estudos, nos quais foi possível observar como o impacto emocional do tratamento pode ser diferente para pacientes e pais/cuidadores; como sintomas psicológicos podem influenciar no autogerenciamento da doença; como a idade mais avançada é preditora de declínio da qualidade de vida; como a imagem corporal pode ser afetada negativamente na FC. Ainda, percebeu-se a importância da rede de apoio, idealmente integrada por família, amigos, escola e equipe multidisciplinar, favorecendo a adaptação mais adequada à vivência da doença crônica. Não foi verificada conformidade quanto à distribuição da doença entre os sexos e nem correlações entre condições socioeconômicas e qualquer nuance no contexto da FC. Foi constatada uma escassez de publicações em que o foco seja a criança ou o adolescente com a doença e um interesse no tema presente no âmbito acadêmico. Reforça-se a complexidade do assunto e a relevância de mais pesquisas, a fim de contribuir na viabilização de intervenções e práticas de todas as pessoas envolvidas nessa conjuntura.
  • TCC
    Perfil de saúde bucal dos pacientes com respiração oral atendidos no ambulatório do Hospital Universitário Onofre Lopes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Pinto, Talita da Silva; Azevedo, Isabelita Duarte; https://orcid.org/0000-0002-7941-3566; http://lattes.cnpq.br/5861654012332239; https://orcid.org/0000-0002-2911-3549; http://lattes.cnpq.br/1683703059307338; Santos, Patrícia Bittencourt Dutra dos; https://orcid.org/0000-0003-3308-6376; http://lattes.cnpq.br/2798353803267043; Oliveira, Helane Santos Tito de; https://orcid.org/0000-0003-3360-7901; http://lattes.cnpq.br/5096778641749122
    PERFIL DE SAÚDE BUCAL DOS PACIENTES COM RESPIRAÇÃO ORAL ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES Introdução: A respiração nasal está associada às funções normais de mastigação, deglutição, postura da língua e lábios, propocionando uma ação muscular correta estimulando um adequado crescimento facial. Quando essa condição normal é alterada, por algum fator etiológico, o ato de respirar pela boca como adaptação, é acompanhado de consequências, podendo apresentar modificações craniofaciais como face longa e estreita, má oclusão, palato ogival, predisposição a desenvolver lesões cariosas, hipotonia de língua e lábios, lábios ressecados, distúrbios de fala e alterações posturais. Objetivo: identificar as condições de saúde bucal dos pacientes atendidos no ambulatório de respirador oral do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Metodologia: O estudo foi do tipo exploratório, explicativo, transversal e descritivo com abordagem quantitativa. Os participantes do estudo foram usuários que já faziam consultas periódicas no ambulatório do HUOL, sendo incluídos, usuários com faixa etária de 03 a 12 anos de ambos os gêneros. O instrumento de pesquisa consistiu em um questionário composto por perguntas realizadas a criança e ao seu responsável contemplando, hábitos parafuncionais e higiene bucal, avaliação periodontal, presença ou ausência de cárie e avaliação da oclusão. Resultados: Participaram da pesquisa 14 usuários do ambulatório de respirador oral no setor de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Onofre Lopes. Diversas foram as repercussões negativas no desenvolvimento maxilofacial causadas pela respiração oral, e geralmente estas não se encontram isoladas, podendo ser ocasionadas por hábitos parafuncionais, características do sono, alteração de comportamento, hábitos de higiene bucal, cárie dentária, avaliação periodontal e oclusopatias. Conclusão: Em completude, os dados dessa pesquisa reforçam a importância da abordagem multiprofissional tanto para o diagnóstico da etiologia da obstrução respiratória, quanto para as repercussões negativas ocasionadas pela respiração oral.
  • TCC
    Terminologia padronizada do processo de cuidado em nutrição em pacientes pediátricos com doenças renais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Silva, Esther Artuanne Figueiredo da; Lopes, Márcia Marília Gomes Dantas; Guimarães, Priscila Pereira Machado; http://lattes.cnpq.br/0512077912732473; https://orcid.org/0000-0001-8673-9890; http://lattes.cnpq.br/0185263625124586; Lais, Lucia Leite; Barbosa, Livia Maria Lima
    As doenças renais são definidas por patologias que afetam as células renais, estas são subdivididas em doença renal aguda e doença renal crônica. Estas estão associadas a diversos distúrbios no organismo, contribuindo para a morbimortalidade do paciente. Dentre os distúrbios destaca-se acidose metabólica, anemia, doenças minerais ósseas, dislipidemias e alterações cardiovasculares. Que pode culminar na diminuição do apetite, deficiência de nutrientes e alterações na composição corporal. Considerando todas as alterações desencadeadas pela doença renal, o público pediátrico necessita de ajustes nutricionais específicos e acompanhamento nutricional periódico. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo, a partir da terminologia internacional, identificar termos selecionados em nutrição, voltado para a assistência em nutrição para pacientes pediátricos com doenças renais. Para isso, foi realizada a identificação das terminologias padronizadas de acordo com os tópicos avaliação em nutrição, diagnóstico em nutrição e intervenção em nutrição. Concomitante, realizou-se uma revisão de artigos, guidelines, diretrizes e protocolos para embasamento científico de cada tópico do cuidado nutricional. Foram elencadas 188 terminologias para avaliação e monitoramento e aferição, no tocante aos diagnósticos em nutrição, foram elencados 41 termos padronizados. E com relação a intervenção em nutrição, foram selecionados 46 termos padronizados. A seleção dos termos padronizados do cuidado em nutrição e a revisão de literatura auxiliarão no planejamento de treinamentos e na implementação de terminologia padronizada do processo de cuidado em nutrição para profissionais nutricionistas que trabalham com crianças e adolescentes com doenças renais.
  • TCC
    Receitas semiartesanais para uso enteral domiciliar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Silva, Jaine Nogueira da; Vale, Sancha Helena de Lima; Rocha, Adriana Souza da Silva; Damasceno, Thaynã Nhaara Oliveira
    Atualmente é um desafio elaborar um plano alimentar para um paciente pediátrico que utiliza sonda de alimentação. Sabe-se que as crianças e adolescentes estão em fase de crescimento e desenvolvimento, necessitando de um aporte de nutrientes e energia que supra suas necessidades nutricionais. É esclarecido que as dietas industrializadas são a primeira escolha na hora de escrever um plano alimentar, pois contém os nutrientes e calorias definidas, de acordo com o rótulo. Já as dietas artesanais seriam de composição estimada, pois a elaboração das preparações juntamente com a administração já ocasionaria perda de nutrientes, podendo interferir no estado nutricional do paciente. Portanto, houve a necessidade de confecção de um material voltado para a pediatria, com receitas de dietas semiartesanais testadas, que possa contribuir com a manutenção da saúde, nutrindo esse público, dentro das recomendações. Portanto, este material foi elaborado com o objetivo de auxiliar a equipe de Nutrição a elaborar orientações de desospitalização para os pacientes que recebem alta com sonda de alimentação. Cada receita foi elaborada, com o intuito de oferecer o máximo de nutrientes para o público infantil, visando atingir suas necessidades diárias. As preparações foram desenvolvidas com base na disponibilidade de alimentos da região Nordeste do País, e com base no custo dos alimentos, assim como foram utilizados suplementos que fazem parte da rotina das famílias, assim como na facilidade de encontrar os itens.
  • TCC
    Manejo não farmacológico da dor em pediatria: construção e validação de um protocolo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-10) Rodrigues, Thayse Bezerra; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; 0000-0001-7714-6938; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; 0000-0002-9261-3933; http://lattes.cnpq.br/2202099985460237; Mororó, Déborah Dinorah de Sá; 0000-0002-0936-0761; http://lattes.cnpq.br/7281932433513548; Oliveira, Lorena Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/4370180856263096
    A dor é uma experiência sensório-emocional, subjetiva e individual, que afeta negativamente a qualidade de vida e desempenha um papel de alerta ao indicar disfunções biológicas. É considerada como o quinto sinal vital. Os métodos não farmacológicos favorecem uma experiência mais tranquila na hospitalização infantil, utilizando técnicas lúdicas e não invasivas. A equipe de enfermagem desempenha papel importante na identificação e manejo da dor. Tem-se como objetivo elaborar e validar um protocolo para o manejo não farmacológico da dor em uma unidade pediátrica. Trata-se de um estudo metodológico, que desenvolveu e validou um protocolo a ser utilizado no manejo não farmacológico da dor em pediatria, em um hospital universitário federal. Participaram do estudo sete enfermeiros. Foi adotado para esse estudo os pressupostos de Echer (2005), os quais descrevem acerca das etapas do processo de construção dos materiais didáticos para o cuidado em saúde. O processo de construção envolveu as seguintes etapas: submissão do projeto ao Comitê de Ética e Pesquisa; realização da revisão integrativa da literatura pela estratégia PICO nas bases de dados e bibliotecas Medline, BDENF, Lilacs e Scielo, e organização segundo o PRISMA. Em seguida, realizou-se uma entrevista com enfermeiros onde utilizou-se um questionário com perguntas relacionadas aos dados de caracterização pessoal e profissional; e uma segunda parte com questões fechadas sobre conhecimento prévio sobre a dor e seu manejo em pediatria. Na etapa subsequente, trabalhou-se a elaboração da primeira versão do protocolo, baseado na revisão integrativa da literatura, e validação pelos juízes. Participaram da etapa de validação do protocolo sete juízes. Para análise estatística do protocolo e sua validação utilizou-se o índice de validade de conteúdo (IVC) e coeficiente de concordância de Kappa (k). Como resultado da revisão de literatura, obteve-se três estudos que compunham a amostra final e pelos quais organizou-se a primeira versão do instrumento com 15 domínios e 36 itens. No segundo momento, os juízes validaram o conteúdo e a aparência utilizando uma rodada da técnica Delphi, onde 19 itens obtiveram um índice de concordância abaixo do ponto de corte que foi definido como 0,80. O instrumento sofreu alterações após a avaliação, para sua utilização final. Espera-se que a criação de um protocolo colabore para a reorganização das condutas da equipe de enfermagem, padronização de estratégias de avaliação e manejo da dor.