PPGED - Doutorado em Educação

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  • Tese
    O plano de propaganda contra o analfabetismo e a constituição de Parelhas em um município pedagógico (1928-1930)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Farias, Laísa Fernanda Santos de; Medeiros Neta, Olivia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; https://orcid.org/0000-0002-2025-1259; http://lattes.cnpq.br/4075872461257574; Azevedo, Crislane Barbosa de; Andrade, Juciene Batista Felix; Bezerra, Maria Irinilda da Silva; Brito, Anderson Dantas da Silva
    Neste trabalho propõe-se a análise de como o Plano de Propaganda contra o Analfabetismo, projeto criado, executado e aplicado na cidade de Parelhas, no final dos anos de 1920, mais precisamente entre os anos de 1928 até 1930, correspondentes ao mandato do prefeito Florêncio Luciano, e que contribuiu para a constituição de Parelhas enquanto um município pedagógico. Conceito este que está ancorado nas discussões propostas pelo historiador da Educação Justino Magalhães que junto às análises de outros teóricos utilizados nesta tese, como Michel Foucault, do qual se aproveita a definição sobre as artes de governar, auxiliou na reflexão acerca da compreensão da organização política da República. Atrelado a esta ideia inicial, convoca-se também as afirmações da historiadora Clarisse Nunes, a qual ajudou para refletir sobre a modernização da cidade pelo viés educativo, bem como do historiador Dominique Julia, que amparou na apreensão dos elementos que constituem a cultura escolar, que são: o seu espaço em específico, os cursos que são ofertados e seu corpo profissional. Todos esses teóricos conseguiram dar sentido a uma análise hermenêutica de fontes e que nesta pesquisa estão distribuídas em atas, decretos, leis, relatórios de governadores e do prefeito no contexto de instalação do plano, frequências escolares, recenseamentos, planos de aulas, fotografias das turmas do plano e ofícios sugerindo a manutenção das escolas. Assim, esse vasto acervo documental foi problematizado metodologicamente a partir de pesquisadores como Júlio Aróstegui, que contribuiu para compreender a partir da taxinomia das fontes, ou seja, por meio da sua variedade, os diálogos advindos do cruzamento de uma a documentação que possibilitou pensar a ocorrência de um município pedagógico em conjunto aos investimentos realizados na educação republicana a nível regional e, por consequência, nacional. Para além dele, recorre-se, ainda, ao historiador Jörn Rüssen, em auxílio à heurística, à crítica e à narrativa da documentação, isto é, na compreensão cuidadosa da documentação do plano. Nesse sentido, na pesquisa aqui realizada, percebeu-se uma mudança nos aspectos urbanos da cidade de Parelhas e, principalmente em sua Zona Rural com a ampliação das Escolas Rudimentares nas comunidades. Além disso, foi perceptível também os processos de sociabilidades iniciados a partir das trocas de informações geradas a partir das fiscalizações realizadas pela Prefeitura Municipal de Parelhas, por meio das Comissões Rural, Urbana e Central contra o analfabetismo, além dos contatos realizados pelo Departamento de Educação de Natal, elementos esses que contribuíram para a constituição de Parelhas enquanto um laboratório de formação de um município pedagógico das pretensões de organização social e política da Primeira República.
  • Tese
    O ensino da matemática por pedagogos: a formação continuada como instrumento de desfamiliarização das representações sociais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-03) Oliveira, Mariana Antunes Medeiros de; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Kranz, Cláudia Rosana; https://orcid.org/0000-0002-5296-8481; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; http://lattes.cnpq.br/8738083721071162; Costa, Ademarcia Lopes de Oliveira; Nacarato, Adair Mendes; Lira, André Augusto Diniz
    Esta pesquisa surgiu do desejo de colaborar com a formação do pedagogo no que tange ao seu ofício de ensinar matemática. Encontramos, em pesquisa anterior, um panorama desfavorável, pois identificamos que professores que ensinam matemática apresentam dificuldade com os conteúdos matemáticos, possuem poucos conhecimentos acerca da Educação Matemática, e um entrave em conseguir estabelecer com esses conhecimentos a articulação teoria e prática. Tais fatores justificaram o fato desses professores recorrerem ao uso de representações sociais advindas do seu processo de escolarização para fundamentarem suas práticas relacionadas ao ensino da matemática. Pensamos em estratégias para lidar com o problema, ofertando um ensino da matemática que oportunizasse a compreensão dos conteúdos de maneira significativa, reflexiva, contextualizada com os conhecimentos advindos do grupo, capaz de auxiliar no processo de desfamiliarização das concepções pedagógicas tradicional e técnica de ensino. Tivemos como objetivo geral analisar como a formação continuada pode contribuir para o ensino da matemática dos pedagogos que atuam no ensino fundamental e para a desfamiliarização das representações sociais consolidadas sobre o ensino da matemática. Utilizamos a abordagem qualitativa, de natureza explicativa/transformadora. Optamos pelo uso da pesquisa-ação, na qual o plano de ação previa o desenvolvimento de um processo formativo fundamentado na Educação Matemática e o uso de suas tendências. Contamos com a colaboração de 6 professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, que, além de participar dos encontros formativos, tiveram momentos de planejamento coletivo e acompanhamentos de suas práticas. A produção e coleta dos dados teve como instrumento principal as transcrições dos encontros do grupo focal, e contou com elementos complementares: o registro do diário de campo (encontros formativos na universidade e encontros práticos na escola) e as gravações dos encontros formativos. A análise dos dados foi fundamentada em Arruda (2005), buscando uma compreensão holística e integradora do fenômeno estudado. Pelo processo analítico, encontramos as dimensões amplas do fazer docente: o eu e o outro; a afetividade; e a articulação entre teoria e prática. Elas foram percebidas como capazes de auxiliar a familiarização de saberes profissionais fundamentados na Educação Matemática. Em nossos resultados, apontamos que, pelo processo de formação continuada, foi possível haver uma desfamiliarização das representações sociais escolares do que é ensinar matemática, e uma familiarização com conhecimentos do universo reificado, proporcionando a construção de representações de natureza profissional. Chegar a esse resultado foi possível através de uma prática docente fundamentada na Educação Matemática, trabalhando a apropriação do conteúdo em um processo formativo, construído e amparado no contexto da práxis.
  • Tese
    De aprendizes a Grumetes: ensino primário e profissional na Escola de Aprendizes Marinheiros (1907-1915)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-31) Francisco, Laelson Vicente; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; http://lattes.cnpq.br/3044079315598538; Pureza, Fernando Cauduro; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Oliveira, Iranilson Buriti de; Gouveia Neto, João Costa
    Esta tese tem como objetivo analisar a implementação do ensino técnico e profissionalizante nas Escolas de Aprendizes Marinheiros como processo formativo e de adestramento do “bom marinheiro”, de 1907 a 1915. A pesquisa foca nos processos formativos e disciplinadores dos alunos, com vistas a adaptá-los ao perfil desejado pela Marinha. As referências teóricas baseiam-se nos conceitos de Michel Foucault (2014) de disciplina enquanto uma tecnologia de poder que, por meio da vigilância, normalização e exame, molda corpos e mentes para produzir indivíduos dóceis e úteis, e de poder, entendido como algo difuso e produtivo, que cria saberes e regula comportamentos ao se infiltrar nas instituições sociais e que servem para entender a normatização dos corpos e da conduta dos aprendizes, e no conceito de cultura educacional, explorado na formação educativa-militar. A metodologia empregada articula-se com o uso de fontes históricas variadas, incluindo relatórios ministeriais, periódicos, leis, decretos e arquivos específicos da Marinha, que permitem uma análise detalhada da regulamentação e das práticas formativas da época, alicerçada na análise do discurso com a intenção de relacionar a tríade linguagem, contexto e poder, investigando como os sentidos são construídos e influenciados por fatores históricos, sociais e ideológicos. Através dessas fontes, a tese busca entender a criação dessas escolas preparatórias cujo ensino estava pautado na formação tecnicista dos aprendizes, analisar como a implementação do Programa Naval de 1904 impulsionou mudanças no ensino das Escolas de Aprendizes Marinheiros, visando formar uma mão de obra disciplinada, obediente e tecnicamente capacitada para operar a nova frota naval brasileira, bem como entender o seu papel no adestramento dos alunos para atender às demandas militares do período compreendido pelo recorte temporal que vai de 1907, ano da saída do Decreto nº 6.582 de 1º de agosto de 1907, que dá novo regulamento para as Escolas de Aprendizes Marinheiros e cria as Escolas Modelo a 1915, ano da promulgação do Decreto nº 11.479, de 10 de fevereiro de 1915, que aprova e manda executar novo regulamento para as Escolas de Grumetes e de Aprendizes-marinheiros, o qual vai vigorar até a década de 1930. Conclui-se que a reconfiguração das Escolas de Aprendizes visava a formar marinheiros obedientes e tecnicamente habilitados, em resposta às necessidades de uma Marinha que aspirava a modernizar-se. O estudo evidencia, portanto, o papel disciplinar e de controle social exercido por essas instituições na formação de mão de obra especializada e submissa às regras militares, refletindo o projeto de poder da Marinha sobre o corpo social.
  • Tese
    Percepção estética ambiental e a mediação poética sobre o ser árvore
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Santos, Estrela Pereira dos; Amarilha, Marly; http://lattes.cnpq.br/7415412765980423; http://lattes.cnpq.br/9003352180079407; Freitas, Alessandra Cardozo de; Pellejero, Eduardo Anibal; Yunes, Eliana Lucia Madureira; Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
    Esta tese investiga as contribuições da mediação poética sobre o "Ser Árvore", realizada por meio de vivências artístico-sensoriais, buscando compreender seu efeito sobre a percepção estética ambiental das participantes da pesquisa. Diante da atual crise ecológica e do fenômeno da "cegueira vegetal" (Wandersee e Schussler, 1998), que aponta para a diminuição da habilidade de perceber as plantas, a relevância desta investigação consiste em contribuir com a reflexão teórico-prática sobre processos de ensino-aprendizagem nas áreas da educação ambiental e das artes, direcionados a ampliar e transformar a percepção estética ambiental (Bonotto, 2012), fomentando ações humanas mais conscientes, sensíveis e afetivas em relação à natureza.Com base na abordagem da pesquisa qualitativa aplicada e na Artografia (Dias; Irwin, 2013), a intervenção pedagógica ocorreu em um curso de atualização (ação de extensão – UFRN), por meio de aulas expositivas dialogadas, da mediação de cinco livros ilustrados de literatura infantil (LILI), de vivências artístico-sensoriais, da apreciação das produções artísticas das participantes e de atividades de leitura e descrição de imagens.Em nosso percurso teórico, articulamos diversas autoras, entre elas Martins (2017) e Barbosa (1989), sobre educação sensível, estesia e mediação poética, e Amarilha (2002), Coelho (2003) e Nikolajeva e Scott (2011), sobre literatura infantil, recepção estética e a relação imagem-texto. Além disso, dialogamos com os estudos sobre a atitude estética, a estética do cotidiano e o método cartográfico, respectivamente de Stolnitz (2007), Saito (2017) e Kastrup, Passos e Escóssia (2009). A análise das informações geradas pelo trabalho apontou a carência na formação das participantes para a mediação poética da natureza e indicou que, após as vivências artístico-sensoriais, elas tiveram uma ampliação e transformação na percepção estética ambiental e no seu interesse pelo "Ser Árvore". Isso evidencia a contribuição metodológica desenvolvida nesta pesquisa e a necessidade da elaboração de processos de ensino-aprendizagem voltados para a educação ambiental, que articulem aspectos estésicos, artísticos e afetivos, conferindo visibilidade aos seres vegetais e promovendo relações mais positivas e significativas com a natureza.
  • Tese
    Crianças click e infâncias ciber na educação infantil: experiências com a cibercultura em meio a cultura local
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-30) Santos, Daniel Medeiros dos; Momo, Mariângela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; http://lattes.cnpq.br/8023221982321014; Mello, Darlize Teixeira de; Lopes, Denise Maria de Carvalho; Amorim, Giovana Carla Cardoso; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Quadros, Marta Campos de; Ignacio, Patricia
    Na sociedade contemporânea, os sujeitos, de um modo geral, são contingenciados pela diversidade de recursos tecnológicos e midiáticos em seu cotidiano. Essa relação contribui para a formação de conceitos como cultura digital, Cibercultura, ciberespaço, entre outros que são forjados e operam socialmente, sobretudo, na vida das crianças as quais estão imersas nesse contexto. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar experiências de crianças da Educação Infantil e suas infâncias constituídas pela Cibercultura em meio a cultura local em um município do interior do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica foi o suporte para a construção dos dados, e tem como base teórica os estudos de autores que abordam os seguintes conceitos: Tecnologia, mídia e cultura digital, Kenski (2012), Bortolazzo (2020), Santaella (2003); Crianças e infâncias da Era Digital, Dornelles (2012), Veen e Vrakking (2009), Buckinhgham (2007) e Momo (2007); Pesquisas com crianças, Oliveira (2002), Kramer (2005), Corsaro (2011), Bujes (2001), Muller (2010); Cultura e Cibercultura, Levy (2012), Costa (2002) e Hall (1977); Etnografia, Geertz (2002) e Velho (2004). Assim, a pesquisa empírica foi realizada em dois contextos, o primeiro deles foi um Centro Municipal de Educação Infantil em uma turma de nível 5 com dezoito crianças em faixa etária entre 5 e 6 anos de idade. O segundo contexto foi a Zona Rural (Sítio), onde uma das crianças da turma investigada reside. A pesquisa aconteceu de março a setembro do ano de 2024, entre visitas semanais ou quinzenais à instituição, como também quatro visitas ao Sítio. Após a autorização do comitê de ética e das crianças, utilizou-se o diário de campo, gravador de voz no celular, fotografias, videogravação e desenhos. Portanto, foi possível construir três eixos de análises para a apresentação e discussão dos dados. Nesse sentido, o primeiro eixo “Eu brinco, eu tenho um joguinho das princesas e eu pesquiso as coisas no Youtube”: as brincadeiras, as pesquisas e outras conexões da infância cyber” apresenta as experiências das crianças no que concerne a sua relação com os recursos tecnológicos e as várias possibilidades de fazer conexões e brincar. O segundo eixo “É porque eu fiquei pesquisando vídeo de papangu no Youtube”: as pesquisas, o ser e o estar na cibercultura, contém as experiências das crianças no ciberespaço, bem como sua constituição nos modos de ser e estar na contemporaneidade. O terceiro eixo “As experiências de uma infância na Zona Rural: entre o global e o local”, discute as especificidades das experiências da criança que vive sua relação na cibercultura em meio ao contexto rural, mas com acesso aos artefatos tecnológicos e midiáticos. Desse modo, as crianças comprovaram seus conhecimentos e um conjunto de experiências na cibercultura ao fazerem pesquisas, brincar, jogar, falar com os seus familiares e amigos, tirar selfies, enviar mensagem de voz, fazer chamada de vídeo, acessar plataformas, dentre outros, o que implica na constituição desses sujeitos, em seus modos de ser, estar e se conectar com o mundo em meio a cultura local.
  • Tese
    Fundamentos da educação na formação de biologia: uma análise das contribuições da Residência Pedagógica URCA (2018-2020)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-02) Bezerra, Norma Suely Ramos Freire; Azevedo, Crislane Barbosa de; https://orcid.org/0000-0003-3456-0025; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; http://lattes.cnpq.br/8804893273297420; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Cunha, Marlecio Maknamara da Silva; Noronha, Isabelle de Luna Alencar; Torres, Cicero Magerbio Gomes; Marinho, Júlio César Bresolin
    Discutir os Fundamentos Sócio-históricos e Filosóficos da Educação é, sobretudo, buscar entender as relações destes nas atividades educativas em face da transformação e da realidade social contemporânea em seus diversos aspectos, e, dessa forma, perceber a necessidade dessa compreensão para a formação docente, enquanto arcabouço orientador da teoria e das práticas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como o Programa de Residência Pedagógica, Subprojeto Biologia, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – URCA contribuiu para a apropriação dos fundamentos da educação por parte dos residentes, no âmbito da formação docente. O percurso metodológico estruturou-se a partir da pesquisa qualitativa, descritiva, documental e analítica. O local da realização da pesquisa compreende o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (URCA). Participaram da pesquisa vinte estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da URCA, selecionados para o Projeto Residência Pedagógica, Subprojeto Biologia no período de (2018 – 2020). Utilizamos como instrumento para construção dos dados a entrevista semiestruturada, realizadas no período de março a junho de 2021, assim como análise dos relatórios/portfólios dos residentes, cujos dados receberam tratamento a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), os quais resultaram em três categorias analíticas: Relação teoria e prática como desafio para a formação inicial de professores de Biologia; Formação cidadã como horizonte para transformação social; Reflexões sobre a prática docente como ressignificação da profissão do/a professor/a de Biologia. Os resultados apontam para apropriações relacionada aos Fundamentos Sóciohistóricos e Filosóficos da Educação na medida em que os participantes evidenciam a necessidade de construções coletivas e dialógicas sob a perspectiva da compreensão do papel social e da identidade do professor possibilitadas a partir das experiências críticas e reflexivas construídas no Subprojeto Biologia da URCA. Incorre desta análise a necessidade da ressignificação das práticas educativas a partir da perspectiva crítica e ainda fundamentada no professor-pesquisador. Dessa forma, defendemos que o Programa de Residência Pedagógica pode ser considerado uma importante ferramenta para a formação inicial e continuada dos professores, desde que sejam ressignificadas suas concepções e seus fundamentos, e que a relação teoria e prática assuma a práxis como estrutura necessária para a emancipação humana assim como ficou expresso nas ações do Subprojeto Biologia da URCA.
  • Tese
    Representações sociais acerca do Programa de Tutoria da UFRN: contribuições à integração e permanência de estudantes no Ensino Superior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Tintin, Ricelle Fernandes Queiroz; Melo, Elda Silva do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; http://lattes.cnpq.br/9461463957702548; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; Antunes, Katiuscia Cristina Vargas; Vieira, Antonia Maira Emelly Cabral da Silva
    Em meio aos diversos programas de ensino existentes no âmbito da graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nossa pesquisa lança um olhar direcionado ao Programa de Tutoria. Trata-se de um programa de ensino que oferece suporte a grupos de discentes com baixo rendimento acadêmico, priorizando os ingressantes e visando consolidar a adaptação destes ao ensino superior. Nesse contexto, os projetos de ensino que concretizam as ações do Programa de Tutoria são compostos por participantes servidores docentes, técnico-administrativos e discentes de graduação em suas equipes executoras, e têm os discentes de graduação enquanto público-alvo beneficiado. Tendo em vista ser um dos programas de ensino mais recentemente implementados na UFRN, institucionalizado em outubro de 2018, e em fase de expansão, identificamos algumas questões pertinentes. Qual a representação social dos participantes sobre o Programa de Tutoria? Como essa representação interfere na concretização dos objetivos desse programa, em especial no que diz respeito à perspectiva da integração e permanência dos discentes no ensino superior? Para responder às nossas questões de pesquisa, utilizamo-nos de um arcabouço teórico-metodológico com o objetivo geral de analisar a representação social que os participantes envolvidos possuem a respeito do Programa de Tutoria da UFRN. No decorrer da pesquisa, estabelecemos relações com os objetivos da tutoria, verificando como tem se operacionalizado sua execução, procedimentos e o próprio entendimento sobre o que é o programa. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica e levantamento de campo, a partir de uma abordagem qualitativa. Do ponto de vista teórico-metodológico, empregamos a Teoria das Representações Sociais (TRS), que busca analisar um fenômeno social ou objeto do ponto de vista de uma coletividade, embasado em autores como Moscovici (2003) e Jodelet (2001). Já do ponto de vista da empiria, utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos reflexivos como instrumentos de coleta dos dados. Para as análises, utilizamos a Teoria do Núcleo Central (Abric, 2000), a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) e o Sistema de Espiral Representacional (Melo, 2024). A partir dessa investigação, foi possível conhecer elementos das representações dos participantes e concluir que estes objetivam o Programa de Tutoria como um instrumento de ajuda no processo de ensino-aprendizagem e de acolhimento do discente no ensino superior, apesar de algumas discrepâncias observadas, advindas do processo de ancoragem. Essas constatações nos permitiram lançar um olhar crítico sobre a condução do programa e propor a construção de um guia. Assim, buscamos contribuir para potencializar e aprimorar o Programa de Tutoria, com vistas a viabilizar cada vez mais e melhor a integração e permanência de estudantes no ensino superior.
  • Tese
    A educação primária e o Grupo Escolar Almino Afonso em Martins-RN (1909-1926)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Amorim, Hananiel de Souza; Azevedo, Crislane Barbosa de; https://orcid.org/0000-0003-3456-0025; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; http://lattes.cnpq.br/2234114864117312; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Amorim, Giovana Carla Cardoso; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Paiva, Marlucia Menezes de; Medeiros Neta, Olivia Morais de
    Este trabalho volta-se à história de instituições escolares, com foco em um grupo escolar localizado no interior do Rio Grande do Norte. Partiu-se do questionamento sobre que mudanças a implantação do Grupo Escolar Almino Afonso causou na instrução pública primária na cidade de Martins-RN, no início do século XX? A partir disso, objetivou-se compreender o processo de implantação e funcionamento do Grupo Escolar Almino Afonso nas primeiras décadas do século XX e analisar as mudanças ocorridas no ensino primário na cidade de Martins-RN em decorrência da implantação do referido Grupo. Para tanto e com base no conceito de cultura escolar (Julia, 2001), foi realizada pesquisa bibliográfica e documental em perspectiva histórica. Foram analisados documentos como: mensagens de governadores (1890-1930); relatórios da Secretaria de Governo estadual (1895-1905); relatórios de diretores de Instrução Pública (1893-1926); livros de escrituração de escolas isoladas de Martins-RN e do antigo Grupo Escolar Almino Afonso (1897-1926); leis, decretos, códigos de ensino e regimento dos grupos escolares (1908-1925); imagens de instituições de ensino de Martins-RN (década de 1920); e o jornal “A Republica” (1911- 1925). Considerados um modelo de escola moderna, os grupos escolares deveriam proporcionar melhorias no ensino primário público. Diante disso, buscou-se demonstrar que o Grupo Almino Afonso proporcionou avanços da organização escolar primária em MartinsRN. Mas a investigação demonstrou limites no funcionamento da instituição como escola graduada bem como sobre outros aspectos como: falta de materiais escolares e inadequação do mobiliário escolar, destoante dos princípios de higiene e de modernidade pedagógica discutidos no período por intelectuais e administradores públicos. Com reduzida matrícula e frequência nos anos iniciais do seu funcionamento, não só não universalizou o ensino primário como teve alcance de público inferior ao das antigas escolas isoladas estaduais que possuíam matrícula maior do que o Grupo que as substituiu. As mudanças proporcionadas pela instalação do Grupo referem-se ao estabelecimento da escola pública de ensino primário como um lugar específico e de responsabilidade do Estado, bem como a construção de uma nova cultura escolar disseminada para toda a cidade por meio, principalmente, das festas escolares. Além de pedagógicas, as celebrações tinham propósitos políticos de dar visibilidade ao projeto republicano de escolarização e construção de uma nova sociedade.
  • Tese
    A relação com o saber e a escola dos socioeducandos privados de liberdade em Juazeiro do Norte - Ceará (2022 a 2024)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Alencar, Francisca Carminha Monteiro de Lima Salatiel de; Azevedo, Crislane Barbosa de; https://orcid.org/0000-0003-3456-0025; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Torres, Cícero Magerbio Gomes; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Cavalcante, Maria Juraci Maia; Silva, Salete Maria da
    Esta pesquisa busca compreender como os socioeducandos do Centro Socioeducativo Padre Cícero (CSPC), em Juazeiro do Norte (CE) se relacionam com o saber e a escola. Objetiva entender as relações e sentidos que os socioeducandos privados de liberdade mantêm e atribuem aos saberes construídos, considerando as percepções e significados para a sua trajetória de vida, junto à família,ao bairro e à escola. Adota a Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot, que enfatiza a importância de compreender como o sujeito se relaciona com o mundo e constrói seu conhecimento. Utiliza a metodologia qualitativa, analisa documentos e entrevistas semiestruturadas realizadas, com base em instrumento de coleta de dados denominado Balanços do Saber criado por Bernard Charlot e a técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados indicam que os sujeitos enfocados: 1) atribuem pouco sentido à educação escolar obtida em liberdade e privação de liberdade para as suas vidas; 2) os socioeducandos valorizam as atividades socioeducativas, principalmente as que envolvem a possibilidade de profissionalização. A pesquisa sinaliza que o reordenamento e qualificação das políticas públicas de educação, devem levar em conta expectativas e necessidades específicas dos jovens e adolescentes em privação de liberdade.
  • Tese
    A contrarreforma da educação profissional em Pernambuco: as contradições postas às Escolas Técnicas Estaduais com o novo ensino médio (Lei nº 13. 415/2017)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Moraes, André Monteiro; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; https://orcid.org/0000-0003-3425-0457; http://lattes.cnpq.br/9610990840761763; Lima Neto, Avelino Aldo de; Chagas, Bárbara da Rocha Figueiredo; Ignácio, Patricia; Silva, Vânia Cristina da
    No estado de Pernambuco, a reformulação curricular para o Ensino Médio, alega responder ao anseio da juventude articulando-se aos pilares da pesquisa, do trabalho, da inovação crítica, do engajamento social e da garantia de oportunidades de vida dos estudantes pernambucanos e contribuir para uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. Porém, com base na dualidade histórica da Educação Profissional e na narrativa do Currículo para o Novo Ensino Médio em Pernambuco, é necessário compreender as medidas adotadas pelo Estado para promover as mudanças preconizadas pela contrarreforma considerando a formação profissional, a infraestrutura das escolas, a formação continuada dos professores, as condições de trabalho, o processo de organização e a oferta dos componentes curriculares. Para o nosso campo de estudo, é preciso problematizar, diante desse cenário, qual é o movimento desencadeado para a educação profissional nas Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco em relação à implementação da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017)? A fim de responder essa questão, esta tese tem por objetivo analisar a formação profissional nas Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco em decorrência da Contrarreforma do Ensino Médio com vista à implementação da Lei nº 13.415/2017. Ao compreendermos nosso percurso metodológico, nossa pesquisa é de cunho qualitativo, com base em categorias do materialismo histórico-dialético: contradição e totalidade. Os principais debates apreendidos são os postos na literatura acerca da desvalorização da educação, em especial a profissional, com o Novo Ensino Médio, reflexo das medidas neoliberais. Para isso, utilizamos diversos autores no âmbito da perspectiva crítica para tratar do sistema vigente e suas crises através de Marx (2019), do trabalho, com Ricardo Antunes (2017), da educação profissional de Gaudêncio Frigoto e Marise Ramos (2023) e do cenário brasileiro por meio de Florestan Fernandes (2009) e Carlos Nelson Coutinho (2012), dentre outros. Para isso, tivemos como percurso metodológico a análise da legislação do Novo Ensino Médio, do Currículo de Pernambuco para o Ensino Médio e a compreensão do que foi posto para quem está na base da escola (gestores, professores e alunos) através da aplicação de um questionário via Google Forms. A fim de respondermos o que está posto para Educação Profissional com as mudanças nos anos finais da Educação básica argumentamos que o Novo Ensino Médio ao flexibilizar os currículos e aproximar a formação escolar das demandas do mercado de trabalho não consegue atender os interesses dos estudantes e sua aplicação tem gerado desafios, como a desigualdade no acesso aos Itinerários Formativos e a falta de preparação docente, comprometendo a equidade e a qualidade do ensino. Com isso, conclui-se que o retrocesso em torno das mudanças abruptas nos Anos Finais da Educação Básica e Profissional no Estado, assim como as determinações desse processo, configuraram um cenário passivo da classe trabalhadora, intensificando a precarização da formação humana e tendo a contrarreforma como elemento central da desvalorização da educação profissional.
  • Tese
    Letramento matemático e a atividade de ensino-aprendizagem de professoras: um olhar a partir da teoria da objetivação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Silva, Silene Cerdeira Silvino da; Noronha, Claudianny Amorim; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; http://lattes.cnpq.br/4834117736093095; Gomes, Luanna Priscila da Silva; Ignácio, Patricia; Lima, Marteana Ferreira de; Sousa, Ana Cláudia Gouveia de
    Este estudo teve como objetivo analisar como os processos de objetivação e subjetivação de professoras do 4º ano do Ensino Fundamental em Atividade de Ensino-Aprendizagem que envolvem letramento, conhecimentos matemáticos e leitura, possibilitam o repensar da sua prática pedagógica no ensino da matemática. A pesquisa foi fundamentada na Teoria da Objetivação e na perspectiva dos Letramentos Sociais. Trata-se de uma pesquisa cuja base metodológica é o materialismo dialético, na modalidade pesquisa-ação-formação, que compreende a aproximação entre a pesquisa e a formação, na qual a pesquisa regula a formação e a formação oferece suporte à pesquisa, numa complementaridade dos encaminhamentos postos em prática simultaneamente. Foram cinco professoras participantes do 4º ano do Ensino Fundamental do município de Brejo Santo-CE. A pesquisa-ação-formação foi realizada em três etapas denominadas: exploratória, de labor conjunto e de descrição e análise dos resultados. As três etapas foram desenvolvidas por meio de um curso de formação, com cinco encontros totalizando 20h/a, por meio das Atividades de Ensino Aprendizagem (AEA), estruturadas pelos componentes didáticos do objeto, objetivo e tarefa, como orienta a Teoria da Objetivação. Os dados foram produzidos por meio da análise multimodal que consiste no reconhecimento de diferentes sistemas semióticos - gestos, expressões, linguagem, entonação etc. - que se tornam elementos fundamentais na observação e análise dos significados escolhidos nos processos de objetivação e subjetivação, quando expressam suas ideias, sejam elas matemáticas ou não. Para tal, foram necessárias gravações dos encontros formativos presenciais, do questionário e diário de campo da pesquisadora. As três etapas resultaram na identificação de três categorias de análise. O estudo aponta alguns resultados em resposta aos objetivos específicos: que o labor conjunto entre as professoras evidenciou novas subjetividades como elemento constitutivo do ensino-aprendizagem, ao valorizar-se sua natureza humana, suas interações cotidianas, suas práticas pedagógicas, suas histórias individuais; outro resultado, destaca-se que a atualização dos saberes das professoras acerca do ensino de resolução de problemas, podem ser conduzidos por meio de práticas de Letramentos, nas quais surgem novas subjetividades quando elas repensam sua prática pedagógica, na condução de suas aulas de matemática; Como terceiro resultado, a pesquisa aponta que os processos de objetivação e subjetivação não ocorreram da mesma forma para as professoras, porque são seres únicos e independentes em suas reflexões e pensamentos e porque não consiste na imposição de uma forma de olhar a situação e sim, um encontro com o saber, no qual novas subjetividades são criadas, de forma crítica, dialógica e coletiva. Por fim, os resultados obtidos são indicativos de que uma proposta de formação de professores pautada nesses referenciais teóricos, torna-se um espaço de formação transformador e potente, que nos leva a um posicionamento crítico diante das formações docentes que são ofertadas pelos programas, secretarias e estado, onde a grande maioria são hierarquicamente organizadas sem considerar as reais necessidades formativas dos professores.
  • Tese
    Arte contemporânea, corpo e experiência multissensorial: diálogos inclusivos na formação de professores das infâncias
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Oliveira Neto, Rivaldo Bevenuto de; Alves, Jefferson Fernandes; Costa, Robson Xavier da; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; https://orcid.org/0000-0002-3683-1207; http://lattes.cnpq.br/0626374189871242; Pillar, Analice Dutra; Coutinho, Karyne Dias; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Dias, Maria Aparecida; https://orcid.org/0000-0003-3644-604X; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Carvalho, Martha Milene Fontenelle; Costa, Silvia Carla Marques
    Esta pesquisa, intitulada Arte Contemporânea, Corpo e Experiência Multissensorial: diálogos inclusivos na formação de professores das infâncias, está vinculada à linha de pesquisa Educação e Inclusão em contextos educacionais, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo deste estudo foi analisar as experiências multissensoriais de professores em um processo formativo e suas repercussões na prática pedagógica, considerando a participação de crianças com e sem deficiência no ensino de Arte. A fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa ancora-se no campo da Filosofia e da Arte, estabelecendo diálogos entre autores que trazem contribuições para pensar a educação pela sensibilidade, a partir de conceitos como: dialogismo e alteridade (Bakhtin, 2003); experiência (Larrosa, 2002); corpo e estesia, (Merleau-Ponty, 1994; Le Breton, 2016); Multissensorialidade (Soler, 1999; Silva, 2022). A abordagem metodológica é de natureza qualitativa. No que se refere aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória (Gil, 2002). Em relação aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa-intervenção (Jobim e Souza, 2005). Nossos interlocutores foram 16 professores de Arte que atuam no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), na rede pública municipal de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte (RN), associados a um curso de extensão (Arte Contemporânea, Corpo e Experiência Multissensorial - 60h), promovido pelo Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da UFRN. Na programação do curso abordamos: o corpo na história da Educação Especial e na Arte Contemporânea; corpo, estesiologia e experiência estética; o corpo e os objetos na relação estética multissensorial; e as contribuições de Lygia Clark e Lygia Pape para a arte contemporânea, artistas que inspiraram o nosso percurso formativo. A construção dos dados ocorreu por meio de entrevista individual e coletiva de forma semiestruturada; observação; oficinas pedagógicas; registros fotográficos e videográficos. Os resultados da pesquisa afirmam que o dialogismo, a alteridade e a intercorporeidade podem ser fios condutores do trabalho com a arte contemporânea com professores e crianças em uma perspectiva inclusiva. Nesse sentido, defendemos que a interface corpo, estesia, multissensorialidade e deficiência é uma possibilidade de se pensar práticas pedagógicas para todos os alunos em contexto escolar. Nessa perspectiva, o professor, ao participar de processos formativos pela corporeidade, amplia a sua consciência corporal e pode promover proposições de experiências estéticas sensíveis no ensino de Arte Contemporânea na escola, considerando a participação de crianças com e sem deficiência.
  • Tese
    As práticas educativas do medo e os discursos sobre crimes de feminicídio na Paraíba: o caso Valdemarina Zominho e Maria Helena Freitas (1972-1996)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Silva, Eduardo Sebastião da; Lima Neto, Avelino Aldo de; https://orcid.org/0000-0003-4810-8742; http://lattes.cnpq.br/3231870235953025; Silva, Alômia Abrantes da; Rabay, Gloria de Lourdes Freire; Cipriano, Maria do Socorro; Nascimento, Regina Coelli Gomes
    Esta tese tem por objetivo analisar os discursos jurídicos e jornalísticos construídos sobre dois crimes de violência cometidos contra mulheres, a saber, Valdemarina Zominho, no ano de 1972 e Maria Helena Cruz de Freitas, no ano de 1986. Embora os assassinatos tenham ocorrido respectivamente nestes anos, o recorte temporal desta tese tem início no ano de 1972, por ser a data do primeiro caso, e finda no ano de 1996, data do último registro encontrado no Tribunal de Justiça da Paraíba sobre o caso Maria Helena. Espacialmente, tomei por recorte a geografia paraibana, não apenas pelo fato dos crimes terem acontecido nas cidades de Santa Rita e João Pessoa, mas pelo fato dos discursos produzidos e publicados nos jornais terem circulado pelas diversas cidades do estado. Embora os assassinatos de mulheres sejam à época considerados homicídios, trato-os neste texto como feminicídios, por um posicionamento político e de luta. Algumas categorias conceituais foram fundamentais para o entendimento do tema e escrita deste texto: feminicídio, a partir de Izabel Gomes (2018), definido como a violência cometida contra a mulher por sua condição de gênero, neste caso, em sua forma mais violenta, a morte; discurso em suas formas de regularidade, entendido por Michel Foucault (2010) como um possuidor de ordem, correlações, posições e funcionamentos, transformações ligadas e hierarquizadas; regime de verdade, pensado por Foucault (2009) como modelos de discursos produzidos e colocados em atividade como verdadeiros, em geral, elaborados por instituições como fruto de poder e amplamente difundidos por meio de instâncias ditas educativas. Defendo como argumento de tese a produção de dois movimentos educativos distintos: uma prática educativa do medo imposta às mulheres a partir dos discursos produzidos sobre os crimes de feminicídio; e a produção de movimentos de resistência aos discursos sobre esses crimes e contra a impunidade dos réus. Esses movimentos foram gestados a partir de uma cruel prática educativa que chamo de pedagogia do medo, uma forma de poder repleta de dispositivos capazes de adestrar corpos ao machismo hegemônico pactuado historicamente, e, por vezes, silenciosamente como um “acordo entre cavalheiros” que dirigem as instituições. Metodologicamente, utilizei a análise do discurso de ordem foucaultiana para problematizar como os enunciados discursivos foram construídos enquanto regimes de verdade capazes de educar, intimidar, punir e absolver os indivíduos que nesta história defendiam o pacto do machismo, bem como, foi possível perceber nas regularidades discursivas as formas de resistência. As fontes históricas coletadas e analisadas compuseram o arquivo, que segundo Michel Foucault (2010), é lei do que pode ser dito, o sistema que rege o aparecimento do enunciado enquanto acontecimentos singulares não escritos necessariamente numa linearidade, mas que se compõem uns aos outros em relações múltiplas. Portanto, neste arquivo, reuni notícias publicadas nos jornais A União, O Norte, Correio da Paraíba e Diário da Borborema, o processo crime do caso Valdemarina Zominho e outros enunciados produzidos em torno dos casos. Conclui-se que a pedagogia do medo funcionou como uma prática educativa capaz de adestrar corpos e mentes de mulheres de acordo com a lógica do machismo hegemônico, responsável por violentar aquelas que infringiram a regra, bem como, criou manifestações de luta e de resistência a esse regime de verdade por meio das técnicas de si.
  • Tese
    O corpo, o sagrado e a educação: uma abordagem fenomenológica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-15) Oliveira, Ingrid Patrícia Barbosa de; Nóbrega, Terezinha Petrúcia da; http://lattes.cnpq.br/6743881635494941; http://lattes.cnpq.br/7836954364025567; Vieira, Marcilio de Souza; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Assunção, Luiz Carvalho de; Saura, Soraia Chung; Viana, Raimundo Nonato Assunção; Caminha, Iraquitan de Oliveira
    Esse trabalho se desenvolveu a partir dos movimentos de pensamentos do universo de diferentes pesquisas desenvolvidas no Grupo ESTESIA e no laboratório, que vem investindo em aventuras epistêmicas, estéticas e educativas em torno da visibilidade do corpo e da cultura de movimento. Nessa direção, destacamos que essa pesquisa vem colaborar, no sentido de refletir sobre a experiência estética de ver a dimensão do sagrado como expressão do corpo, e assim mover reflexões para pensar uma educação sensível que está centrada na experiência de ver o filme, em seus sentidos e sentimentos. A construção dessa tese, portanto, realiza-se pela percepção estética do sagrado a partir do conceito de intercorporeidade que perpassa nas seguintes unidades de sentidos: a ritualidade, a sexualidade e a morte.
  • Tese
    As implicações da Lei n. 5.692/1971 no cenário educacional norte-rio-grandense (1971-1985)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-23) Leite, José Evangilmárison Lopes; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; http://lattes.cnpq.br/2434511907733368; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; https://orcid.org/0000-0001-8998-2343; http://lattes.cnpq.br/2481333551162411; Squinello, Ana Paula; Mendes, André Gustavo Barbosa da Paz; Stamatto, Maria Inês Sucupira; Freitas, Rita Diana de
    A Lei n. 5.692/1971, configurada como parte do projeto educacional da ditadura civil-militar (1964-1985), fixava as diretrizes e bases para o ensino de 1° e 2º graus, evidenciando os princípios defendidos pelos governos militares, alicerçados na racionalização do trabalho escolar e no ensino profissionalizante de 2º grau, princípios que constituíram o cerne da reforma proposta no início da década de 1970, articulada aos princípios econômicos postos em prática na época. A publicação deste dispositivo legal trouxe modificações para o ensino de 1º e 2º graus no Rio Grande do Norte no que concerne à estrutura física, administrativa, curricular e pedagógica do ensino. Essas modificações praticamente eliminaram dos currículos do 2º grau a parte de formação geral, principalmente da área das ciências humanas, e em substituição foram inseridas disciplinas vinculadas aos pressupostos defendidos pelos militares, principalmente vinculados à profissionalização. O ensino pautava-se na tendência pedagógica tecnicista, na qual professores e alunos apresentavam uma postura passiva no processo de ensino e aprendizagem. Partindo dessas considerações, o objetivo desta tese é analisar as implicações da Lei n. 5.692/1971 no cenário educacional norte-rio-grandense no período da ditadura civil-militar (1971-1985). E para alcançar o objetivo utilizei como fontes dois jornais impressos que circulavam no período estabelecido para a pesquisa: jornal A República (acervo físico disponível no Arquivo Público do Rio Grande do Norte) e jornal Diário de Natal (acervo virtual disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional), analisados como registros do passado recente da história do Brasil que abordavam as implicações possibilitadas pela Lei n. 5.692/1971 no cenário educacional do Rio Grande do Norte, além da legislação oficial referente à educação do recorte espaço-temporal. Para subsidiar a pesquisa utilizei como aporte teóricometodológico autores como Barbosa (2007; 2019), Bittencourt (2004), Burke (2010), Certeau (2008), Costa (2022), Faria Filho (1998), Ghiraldelli Júnior (2009), Julia (2001), Libâneo (2009), Martins; Luca (2018), Saviani (2015), Tardif (2014), entre outros. E com base na análise feita, conclui que a idealização de um novo modelo educacional e sua institucionalização a partir de um dispositivo legal, veiculado pelos jornais impressos utilizados como fonte nesta pesquisa, não garantia a concretização dos ideais do governo em sua integralidade nas escolas, evidenciando, assim o distanciamento entre o que propõe a legislação educacional e o que efetivamente se concretiza no “chão da escola”. A concretização da reforma de ensino dependia não apenas de diretrizes a serem seguidas e que, no caso em análise, estavam a serviço de um projeto antidemocrático, que procurava cercear as vozes discordantes, mas implicaria a conjugação vários aspectos concernentes à concretização da prática docente que, por não serem considerados na sua integralidade, contribuíram para o fracasso da reforma do ensino 1º e 2º graus proposta pelos governos militares.
  • Tese
    Educação ancestral do meu povo Karirí Tapuia-Tarairiú
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-29) Santos, Marinalva Valdevino dos; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; https://orcid.org/0000-0002-7228-2065; http://lattes.cnpq.br/3404444463361439; Azevedo, Crislane Barbosa de; https://orcid.org/0000-0003-3456-0025; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; Nascimento, José Mateus do; Lima, Maria Aldecy Rodrigues de
    O objetivo central dessa pesquisa é apresentar a oralidade como estratégia educativa da cultura. Esse trabalho pretende sistematizar os rastros da memória ancestral indígena em pontos chave do semiárido paraibano, através das narrativas familiares de minha raiz materna e paterna. Tendo como objeto de estudo a educação ancestral do meu povo Karirí Tapuia-Tarairiú, entendendo que a educação é também aprendizagem da cultura. As narrativas familiares são trabalhadas aqui como centelhas que ativam a ancestralidade, para mostrar como a oralidade é um forte mecanismo da cultura, que potencializa o que é repassado entre as diversas gerações, por modos educativos de resistência pela cultura étnica. A metodologia utilizada para esse trabalho é qualitativa, com uso de narrativas que compõem a oralidade como prática socioeducativa de povos do semiárido, fazendo uso de diferentes esferas do conhecimento para compor epistemologias múltiplas da ancestralidade, como diálogo de saberes diversos. O modo como as narrativas são trabalhadas na tese não pretende restringir essas narrativas a um único povo do semiárido, mas trata-se de narrativas de diversos povos que juntos formam culturas diversas e cosmovisões múltiplas. Portanto, a proposta principal aqui estabelecida é de partilha e diálogo de saberes a partir de memorias vivas, que não ficaram apenas no passado – no campo da experiência do presente há modos de experiência milenares mantidos pelo enraizamento profundo com a Mãe Terra. Esta tese contribui para a valorização da ancestralidade por meio da oralidade, na forma de narrativas familiares, para perpetuação e manutenção da tradição cultural étnica e para o fortalecimento da resistência desses povos, que representa um dos caminhos de volta às raízes mais arcaicas da humanidade, ativando memórias de ancestralidade que possam confluir para uma consciência humana com a natureza que somos parte.
  • Tese
    Incubadora de empresas e a flexibilização da universidade pública para o mercado: o Inova Metrópole na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013-2020)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-29) Souza, Matheus Lucas Silva de; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; http://lattes.cnpq.br/1267050454995209; https://orcid.org/0000-0001-5673-866X; http://lattes.cnpq.br/1535503515836747; Guedes, Gilmar Barbosa; Barbalho, Maria Goretti Cabral; Cabral Neto, Antonio; Araújo, Rhoberta Santana de; Chaves, Vera Lúcia Jacob
    A presente tese de doutorado tem como principal objetivo analisar a Inova Metrópole, caracterizada como uma Incubadora de Empresas de Base Tecnológica vinculada ao Parque Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cuja referência são suas ações voltadas à Inovação e ao Empreendedorismo Acadêmico. Defende-se a tese de que as Incubadoras de Empresas são parte da materialização das diretrizes que buscam a ressignificação do espaço Universitário, transformando-o em mais uma arena de acumulação de riquezas para empresas privadas que representam os interesses do capital, atuando na difusão de sua ideologia e lógica mercantil e sendo responsável por influenciar a produção científica e tecnológica e a dimensão do ensino, o que culmina na flexibilização dos processos de gestão e ampliação da lógica mercantil pelo estabelecimento das parcerias público-privadas no Instituto Metrópole Digital e INOVA Metrópole, exercendo também impactos diretos na dinâmica universitária. Dessa forma, busca-se compreender como as relações público-privadas ampliam a presença do setor privado dentro da Universidade Pública, ramificando sua influência em inúmeros processos internos, como na adoção de contornos de gestão corporativa, na mercantilização de ativos intelectuais para empresas ou na participação em processos decisórios. Além disso, o trabalho em tela busca compreender como as políticas internacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação promovem as práticas de empreendedorismo acadêmico que repercutem em âmbito nacional, evidenciando a condição de país economicamente dependente e sujeito à submissão de parâmetros internacionais, haja vista que o empreendedorismo acadêmico é um fenômeno de extensão global, sendo instrumento direto da atual fase do neoliberalismo. A abordagem epistemológica adotada neste trabalho é o materialismo históricodialético, método que objetiva compreender e interpretar a essência do objeto de estudo, superando as análises pragmáticas das manifestações aparentes do objeto, permitindo observar as contradições presentes e suas mediações com a totalidade concreta. Os procedimentos metodológicos são pautados na análise bibliográfica da literatura concernente à temática e a áreas correlatadas, bem como na análise de documentos internacionais e nacionais que apresentam repercussão no empreendedorismo acadêmico e que possuem valor norteador e deliberativo para a Ciência, Tecnologia e Inovação. Soma-se a essas análises a realização de entrevistas semiestruturadas com agentes envolvidos nas práticas de inovação e empreendedorismo acadêmico da UFRN. A pesquisa permitiu concluir que o empreendedorismo acadêmico e as incubadoras de empresas de base tecnológica não são práticas isoladas e focalizadas no Instituto Metrópole Digital, sendo uma política institucional da UFRN prevista em Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano de Gestão, o que infere a importância das práticas empreendedoras e inovativas para o atual momento da instituição. Acrescenta-se que a Inova Metrópole exerce um forte protagonismo para o movimento de empreendedorismo universitário do estado do Rio Grande do Norte, sendo uma referência expressiva. Esse protagonismo pode ser justificado pela dinâmica da unidade acadêmica em que a incubadora de empresas está localizada, a qual caracteriza-se como um departamento que prima pela parceria público-privada em suas mais distintas atividades, permitindo ávida atuação e participação do setor privado nesses processos, desde a participação em conselhos deliberativos e no mapeamento e definição de preços e valores, bem como na produção do conhecimento e na formação de capital humano. Nesse contexto, foi identificado que o empreendedorismo acadêmico se desdobra em novas facetas, tais como a perspectiva cooperativa e a afirmação de relações capitalistas, como as spin-offs.
  • Tese
    O ensino de dança numa perspectiva inclusiva para pessoas surdas e não surdas em uma escola municipal de São Gonçalo do Amarante/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-26) Melo, Andreia Silva de; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; http://lattes.cnpq.br/3678498260888593; Viana, Flávia Roldan; Porpino, Karenine de Oliveira; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Berselli, Marcia; Joseph, Tatiana Wonsik Recompenza
    A tese afirma um educar sensível da Dança, por meio de jogos corporais em interfaces com a língua de sinais, de modo a construir o conhecimento no/pelo corpo/sujeito, aberto às relações entre o individual e o coletivo. Traz uma reflexão sobre a inclusão de uma pessoa surda na escola e as possibilidades de ensino nas aulas de Arte/Dança para o Ensino Fundamental, anos finais. Trata-se de um relato de experiência na Escola Municipal de 1º e 2º graus Vicente de França Monte, localizada no Município de São Gonçalo do Amarante–RN. Dentre as viabilidades para se trabalhar com a Arte/Dança, elegeu-se, a partir de investigações corporais, por meio do jogo, como ponto referencial para a intervenção pedagógica. A escrita tem por objetivo geral analisar as contribuições do ensino da Dança por meio do jogo corporal para crianças e adolescentes surdos/as e não surdos/as. Tem por objetivos específicos investigar as vivências corporais com a dança em uma sala de aula com uma aluna surda e alunos/as não-surdos/as; analisar a arte da Dança a partir do jogo corporal numa perspectiva inclusiva; desenvolver práticas pedagógicas nas interfaces entre jogos corporais e Dança para reconfigurar o ensino da Dança numa perspectiva inclusiva no espaço escolar. Definimos que a metodologia utilizada na pesquisa é de natureza qualitativa, sociocultural e com abordagem interpretativa. A escolha do tema proposto favorece o conhecimento, a valorização e ressignificação corporal por parte da discente surda e dos não surdos, bem como contribui para o entendimento das relações inclusivas e simbólicas que se inscrevem historicamente no corpo. Percebe-se que trabalhar com o conteúdo de Arte/Dança, de forma inclusiva bilíngue, permite ampliar as visões intrínsecas de todos os educandos sobre o modo de perceber o mundo, como também, possibilita a descoberta de outros modos de contextualizar a dança a partir das experiências vividas pelos alunos no decorrer da pesquisa.
  • Tese
    Representações sociais de enfermeiros/as docentes acerca da docência na perspectiva da integralidade do cuidado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Soares, Aline Samara Dantas; Melo, Elda Silva do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; http://lattes.cnpq.br/4999632255340285; Pinto, Antonio Germane Alves; Ribeiro, Cynara Teixeira; Oliveira, Francisca Clara Paula de; Almeida Júnior, José Jailson de
    Esta tese é concernente ao objeto de estudo “representações sociais de enfermeiros/as docentes acerca da docência para a integralidade do cuidado”. Nesse sentido, teve como objetivo geral: investigar as representações sociais de enfermeiros/as professores/as acerca da docência no Ensino Superior de Enfermagem, na perspectiva da integralidade do cuidado. E, como objetivos específicos: (1) traçar um perfil docente quanto à docência para a integralidade do cuidado; (2) caracterizar saberes e práticas docentes quanto à docência para a integralidade do cuidado; e (3) discorrer sobre desafios relativos à docência para a integralidade do cuidado, no contexto do exercício docente de professores enfermeiros que atuam no Ensino Superior de Enfermagem. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza qualitativa (Moscovici, 2012). Para obtenção dos dados a serem apresentados e analisados, foram utilizadas: a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), como parte de um questionário; a entrevista semidirigida, sob formulário semiestruturado; e uma pesquisa documental, incluindo o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico de Curso de Enfermagem (PPC), as Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem (DCN) de 2001, o Regimento Geral do Núcleo de Formação Docente (NFD) e planos de disciplina disponibilizados pela Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem durante o período de construção dos dados. Teve como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais (Moscovicci, 2012), a Teoria do Núcleo Central (Abric, 1998; Sá, 1996), o Sistema de Espiral Representacional (Arruda, 2002; Melo, 2024) e a Análise de Conteúdo (Bardin,2011). Toda a empiria foi construída na Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Crato – CE. Compromisso e interdisciplinaridade foram os elementos do núcleo central da representação social dos/as participantes desta pesquisa quanto à docência para a integralidade do cuidado. Tal representação se associa à percepção da demanda de ensino do cuidado integral, pela admissão do ser humano enquanto holístico, pela relação dada aos conteúdos de ensino-aprendizagem sob a perspectiva interdisciplinar, e pelo valor dado à ação e reflexão no processo formativo discente, pela valorização de modelo assistencial de Saúde centrado na pessoa humana e não em sua doença, bem como pela admissão da necessidade do ensino do Processo de Enfermagem enquanto peculiaridade do saber do enfermeiro/a. Quanto às práticas docentes para a integralidade do cuidado, infere-se que o compromisso dos sujeitos relacionado ao objeto de estudo está no processo de ensino prático e em serviço de Saúde e Extensionista, através dos quais busca-se estimular reflexões sobre o cuidado integral pela problematização de realidades no ensino-aprendizado de práticas colaborativas e autônomas do/a enfermeiro/a. A docência para a integralidade do cuidado apresenta desafios ligados às demandas de formação didáticopedagógica compatível, de efetivação do ensino-aprendizagem do cuidado integral sob um currículo integrado, e de mais dialogia docente ao fortalecimento da interprofissionalidade, interdisciplinaridade para a coerência entre planos de disciplina e Projeto Pedagógico de Curso, que enfatiza a formação discente orientada à integralidade do cuidado, localizado numa racionalidade crítica e não, técnica.
  • Tese
    O desenho universal para a aprendizagem em tempos de escolas neoliberais: contribuições para uma educação inclusiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Gueudeville, Rosane Santos; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; http://lattes.cnpq.br/7536922966309937; Alves, Jefferson Fernandes; Dias, Maria Aparecida; Oliveira, Cleide Correia de; Oliveira, Marla Vieira Moreira de; Pimentel, Susana Couto
    A disseminação do modelo da Educação Especial na perspectiva inclusiva, ocorreu a partir da década de 90, especificamente pela inclusão na escola comum dos estudantes Público-Alvo da Educação Especial como uma prerrogativa legal expressa pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e posteriormente pela Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Mas, apesar de observarmos o aumento contínuo na proporção de matrículas - maior acesso - dos estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) às escolas comuns, expressos através das sinopses estatísticas da Educação Básica e dos microdados do Censo Escolar e tal confirmação possa evidenciar a garantia do cumprimento legal, tais dados ainda são pouco expressivos para revelar as condições de permanência, participação e aprendizagem desse alunado. Deste modo, mais do que apontarmos índices meramente quantitativos é importante compreendermos sob quais regras e lógicas têm sido legitimados os princípios dos direitos à educação, pois ao que possa parecer, tais estudantes, nesse caso, “deixariam” de ser excluídos e, passariam a ser incluídos enquanto alunos com deficiência, sobretudo em tempos de escolas neoliberais. Para tanto elegemos como objetivo desta investigação possibilitar o uso dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) em contextos educacionais “fechados” visando o favorecimento de práticas pedagógicas inclusivas. Tratou-se de um estudo qualitativo a partir da pesquisa colaborativa em uma escola regular da cidade do Crato-CE. Os participantes foram 05 professoras da sala comum e 02 professoras da Sala de Recursos Multifuncionais. A coleta de dados ocorreu no período de abril a dezembro de 2023 mediante aprovação pelo Comitê de Ética. Utilizamos o diário de campo e o roteiro de entrevista semi-estruturado, as entrevistas foram gravadas com o apoio do celular ou com o Gravador de Voz Digital Sony Icd-px470, transcritas em sua integridade e submetidas a análise do conteúdo, após a exaustiva leitura das entrevistas buscou-se definir as categorias “emic” que emergiram dos discursos apresentado pelos sujeitos. Posteriormente, realizamos observações em sala de aula e reformulação do planejamento a partir dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Os achados desta investigação indicaram que as práticas pedagógicas tem sido, em sua maioria, pautadas na transmissão de conteúdos, o trabalho docente tende a ser solitário (em geral não há um diálogo interdisciplinar); o processo de ensino tende a uma concepção tecnicista; os estudantes PAEE ficam exclusivamente sob a responsabilidade do cuidador(a); a rotina quase sempre é centrada no livro didático e que os índices das avaliações externas “determinam” e “orientam” às práticas pedagógicas. Após a intervenção com o DUA percebemos mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem de modo que os estudantes estavam mais engajados, os conteúdos foram possibilitados através de modos múltiplos de representação e os estudantes tiveram diferentes oportunidades de ação e expressão. Portanto, acreditamos que o DUA pode, de fato, contribuir de diferentes maneiras na eliminar/minimizar as barreiras para a aprendizagem de todos os estudantes mesmo em contextos educacionais neoliberais.