CCSA - TCC - Turismo
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33137
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TCC Cultura e comprometimento organizacional: um estudo de caso em um hotel de lazer de Ponta Negra, Natal - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Henriques, Axea Dayana Oliveira; Cavalcante, Erica Dayane Chaves; http://lattes.cnpq.br/2902600033356292; Silva, Jessyca Rodrigues Henrique da; http://lattes.cnpq.br/0830454940231346; Araújo, Regina Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6130957993197755O artigo aborda o tema cultura e comprometimento organizacional a partir de um estudo num hotel de lazer localizado no bairro de Ponta Negra, Natal, capital do Rio Grande do Norte. Com base na literatura especializada, considerou-se a relevância para o estabelecimento de uma cultura organizacional favorável ao comprometimento organizacional. Diante disso, o presente artigo partiu do objetivo de verificar a influência da cultura organizacional no comprometimento dos colaboradores em um hotel de lazer em Ponta Negra, com observância a fatores como diminuição da rotatividade e bem-estar dos colaboradores. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a qualitativa e descritiva. Foi realizada uma entrevista com os colaboradores do hotel de lazer, sendo do setor operacional, obtendo a devolutiva do aceite ao convite, os quais foram efetivamente entrevistados. Por questões éticas, preservou-se a identidade desses sujeitos, bem como do hotel pesquisado. Os resultados da pesquisa indicam que a cultura organizacional em que se valoriza e aprimora os conhecimentos dos colaboradores contribui para o comprometimento organizacional dos mesmos no hotel pesquisado.TCC Turismo de base comunitária (TBC) em localidades indígenas: aos olhos de pesquisadores e consultores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Machado, Davi Pereira de Castro; Araujo, Regina Ferreira de; Silva, Michel Jairo Vieira da; Oliveira, Almir Felix Batista deO turismo de base comunitária (TBC) tem se destacado como uma abordagem que promove a preservação ambiental, cultural e econômica, especialmente em comunidades segregadas, como as indígenas. Este trabalho objetiva analisar práticas e estratégias que contribuam para o empreendedorismo turístico nessas comunidades, respeitando suas especificidades locais e culturais. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas com consultores, empreendedores e pesquisadores da área. Os resultados apontam barreiras como infraestrutura precária, acesso limitado ao mercado e metodologias genéricas, mas também destacam soluções, como capacitação, divulgação digital e roteiros culturais baseados em narrativas locais. Conclui-se que o TBC pode ser uma ferramenta poderosa para fortalecer a identidade cultural e impulsionar o desenvolvimento territorial sustentável, desde que respeite as particularidades de cada comunidade e valorize seus saberes tradicionais.TCC Marketing e qualidade de serviços para o público sênior: análise na rede hoteleira do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-12) Gurgel, Ana Claudia Fernandes; Ferreira, Lissa Valéria FernandesO público sênior possui diversos atrativos para o setor turístico, tais como seu tempo livre em conjunto com remuneração estável e incentivos governamentais. Esse públicoalvo, apesar de promissor, não está plenamente amparado pela rede hoteleira que, apesar de reconhecer o potencial no atendimento das pessoas com mais de 60 anos, ainda possui limitações quanto a compreensão das necessidades desse público. Dessa forma, a atual pesquisa buscou elucidar a visão de representantes da rede hoteleira do Rio Grande do Norte em relação ao preparo e atendimento do público sênior. Para tal, um questionário específico foi enviado on-line para representantes de hotéis e pousadas do estado a fim de contemplar os três principais nichos turísticos potiguares: litoral, região serrana e municípios de atrativos turísticos sazonais. O questionário buscou resgatar informaçõestanto a respeito das adequações ao atendimento ao público idoso, quanto com relação a formas de compreensão dos gestores frente a qualidade de seus serviços. A análise demonstrou que os estabelecimentos consultados, apesar dos estabelecimentos reconhecerem as potencialidades do atendimento aos idosos, suas adequações limitam-se em estruturas físicas adaptadas para acessibilidade e atendimento preferencial. Não houve conhecimento a respeito de ferramentas de avaliação da qualidade dos serviços de modo satisfatório. Existe interesse dos gestores em melhorar o serviço ao público, mas faltam iniciativas para efetuá-las. Dessa forma, o público sênior demonstra ser um potencial para o turismo no Rio Grande do Norte, mas a rede hoteleira precisa realizar investimentos para atrair efetivamente esse público, principalmente com condições especiais, melhoria nos serviços e oferta de um cardápio especializado. Novas pesquisas são necessárias para compreender as necessidades e expectativas dos idosos em cada região turística para ofertar base para essa melhora.TCC Hospitalidade em terreiros de Candomblé: o receber, o alimentar, o hospedar e o entreter em um terreiro da região metropolitana de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Oliveira, Maria Clara da Silva; Sousa, Stella Magaly de Andrade; https://orcid.org/0000-0002-7883-2355; http://lattes.cnpq.br/6169231259006046; https://orcid.org/0009-0001-1633-9397; http://lattes.cnpq.br/9830943221579893; Bridi, Guilherme; http://lattes.cnpq.br/1626859396401842; Álvares, Bety Jakeliny Mendes; https://orcid.org/0009-0001-4189-216X; http://lattes.cnpq.br/9796263222671264O presente trabalho tem como objetivo investigar como os terreiros de Candomblé incorporam e vivenciam os rituais de hospitalidade. Analisando as práticas de acolhimento no contexto comunitário e religioso, sendo aqui estudado um terreiro de candomblé da região metropolitana de Natal/RN. A hospitalidade é uma prática que se manifesta em diversos contextos sociais, por meio da interação entre indivíduos, possuindo quatro tempos da prática cultural: o receber, o hospedar, o alimentar e o entreter, os quais estão ligados às religiões e desempenham papel de favorecer os vínculos entre povos e comunidades, sendo considerada também um dever religioso. O candomblé é uma religião de matriz africana com culto aos ancestrais, repleto de rituais, com destaque para as festas. Desse modo, faz-se a seguinte reflexão: De que maneira os rituais de hospitalidade são incorporados e vivenciados nos terreiros de Candomblé? Utilizando-se de uma pesquisa de campo exploratório descritivo com uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas com membros do terreiro de candomblé estudado, bem como de observação participante e posterior análise, é possível perceber que os rituais de hospitalidade são os mais diversos, com foco maior na alimentação, e que fortalecem vínculos sociais e espirituais entre os membros da comunidade, visitantes e orixás.TCC Benchmarking em programas sociais para idosos imserso (instituto de mayores y servicios sociales) de turismo na Espanha: análises e aplicabilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Nascimento, Jaercio Mendes do; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Cavalcante, Islaine Cristiane; Oliveira, Mauro Lemuel deO turismo é uma das atividades econômicas mais lucrativas e que movimentam recursos em todo o mundo. Neste sentido, a utilização dos elementos da administração que auxiliam uma gestão eficiente, com previsão, organização, comando, coordenação e controle, sintetizados na sigla POCC, e somados a um instrumento como o Benchmarking geram vantagens competitivas. Assim sendo, o objetivo da pesquisa foi aplicar o Benchmarking como ferramenta de auxílio para fortalecer um turismo inclusivo para o público sênior através das boas práticas do programa IMSERSO da Espanha. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental com foco no programa IMSERSO, Instituto dos Idosos e Serviços Sociais, um programa de Seguridade Social do Governo Espanhol. Foi possível comparar desempenhos e práticas inovadoras do programa. Sua aplicação estratégica nas organizações turísticas é de suma importância, seja para enfrentar crises ou contribuir para um bom desempenho do mercado turístico, seja para proporcionar qualidade de vida ao público da melhor idade. Os resultados indicam que o programa fortalece o destino através da inserção do público sênior e oferecem suporte eficaz aos meios de hospedagens reduzindo a sazonalidade do turismo, uma vez que a satisfação das pessoas idosas a uma vida com mais dinamismo, valorização e inclusão social é a base motora do programa.TCC Carnatal como elemento cultural: da popularização a privatização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Felix, Amanda de Lima; Lanzarini, Ricardo; Lima, Catiane Lopes de; Ferreira, Lissa Valéria FernandesEsta pesquisa analisa a transição do Carnatal, de um evento popular para um modelo privatizado, investigando seus impactos sociais, econômicos e culturais, bem como a evolução da percepção dos foliões referente ao evento. O objetivo é entender como essas mudanças influenciam as dinâmicas da comunidade local e examinar a relação entre eventos e turismo, observando como essas áreas se interligam. A metodologia utilizada é um estudo de caso de caráter descritivo exploratório, com uma abordagem qualitativa por meio da aplicação de entrevista, pesquisa com vídeos e imagens, observação direta, pesquisa online/redes sociais e pesquisa documental. Como principais resultados, têm-se a consolidação do Carnatal como uma atividade cultural de relevância turística em Natal/RN, com impacto direto em aspectos econômicos, culturais e no fortalecimento do turismo local. Apesar de enfrentar alguns desafios organizacionais, a gestão apresenta, ao longo dos anos, uma capacidade de adaptação e gerenciamento de crises. Desse modo, o Carnatal destaca-se como um evento que está enraizado na cultura local e que desperta um sentimento de pertencimento na comunidade.TCC A desmistificação dos estereótipos do turismo na esfera acadêmica: um estudo a partir da percepção dos alunos da universidade federal do Rio Grande do Norte(UFRN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Santos, Geovana Flávia dos; Brito, Jessica Vivianne da Cunha Silva de; Lima, Catiane Lopes de; Araújo, Fernanda Santos Gentil; Alves, Josemery AraujoO presente estudo aborda os estereótipos na esfera acadêmica e tem como principal objetivo analisar os estereótipos criados sobre o curso superior de Turismo, a partir da percepção dos alunos de graduação em Turismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apontando como esses estereótipos influenciam sua formação. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de um questionário on-line pelo Google forms, com perguntas abertas, totalizando 37 respondentes. Para a análise de dados utilizou-se de um processo de codificação, que culminou em cinco códigos principais, que resumem os estereótipos relacionados ao curso: associação com viagens; associação com hotelaria; associação com guia de turismo; percepção de desvalorização do mercado de trabalho na área; e percepção de que o curso não é relevante. Os principais resultados obtidos durante a pesquisa evidenciam que, na maioria das vezes, os alunos sentem a influência dos estereótipos durante sua formação acadêmica, e que esses exercem um impacto negativo, gerando desânimo tanto em relação ao curso quanto à continuidade na área.TCC Turismo inclusivo: acessibilidade e sua importância para o turismo em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Souza, Natalie Lima Ferreira de; Araujo, Regina Ferreira de; Dantas, Andrea virginia sousa; Martins, Leylane MenesesEste trabalho objetiva analisar de que forma é definida a acessibilidade turística na cidade de Natal/RN, com foco na inclusão de pessoas com deficiência (PcD). A pesquisa parte do princípio de que a acessibilidade é um direito garantido através de leis nacionais, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de extrema importância para democratizar o turismo. A metodologia do trabalho utiliza uma análise bibliográfica sobre acessibilidade e inclusão na zona turística, com a aplicação de um questionário online, através do google forms, dirigido a pessoas com deficiência ou até mesmo aos que convivem diretamente com elas, família ou amigos. Foram coletadas 11 respostas durante o período que o questionário ficou disponível. Os dados obtidos neste artigo mostram que, apesar da cidade apresentar iniciativas isoladas em alguns meios de hospedagem, como reformas estruturais direcionadas, atualmente ainda é possível identificar uma série de desafios presentes no desenvolvimento do comércio turístico da cidade de Natal/RN. Já nos problemas apontados pelos usuários, segundo a pesquisa realizada, estão a ausência de rampas de acesso, elevadores adaptados e outros itens que acabam se tornando essenciais a estadia, somado ao descaso com o preparo e a capacitação dos profissionais que atuam no segmento turístico. O feedback obtido através do questionário online, apresentou decepção com a falta de suporte para que haja um planejamento para a viagem e durante a estadia, além da insuficiência de transportes acessíveis e barreiras na comunicação e no atendimento. Apesar de ser um destino turístico muito conhecido, diante dos resultados obtidos, os entrevistados, apontam que a cidade necessita de uma evolução e melhorias significativas em relação à acessibilidade, tanto no setor público quanto no privado. Portanto, o turismo inclusivo é mais do que uma obrigação legal e ética, trata-se igualmente de um potencial econômico e social que se apresenta como resposta rápida às necessidades das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, adotando práticas positivas relacionadas a um turismo inclusivo, como a criação de roteiros acessíveis, capacitação profissional para colaboradores, melhorias na infraestrutura e acessos. Ações como essas, possibilitam um turismo democrático e inclusivo, causando uma maior promoção turística para a cidade e assim gerando mais emprego e renda.TCC Storytelling como estratégia de branding em hotéis através da rede social Instagram: a narrativa da consolidação da marca do SERHS Natal Grand Hotel e Resort(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Brito, Judson César da Silva; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Cavalcante, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da SilvaEsta pesquisa tem como objetivo avaliar a efetividade dos conteúdos de storytelling dispostos por meio do Instagram do hotel SERHS Natal Grand Hotel e Resort, sendo ele de um grupo de origem Catalã e que está em atividade desde 2006, localizado na cidade de Natal no Rio Grande do Norte. Outros objetivos propostos no estudo são o de apresentar o conceito e relação de storytelling com a marca, o tipo de informação divulgada na rede social escolhida e por último evidenciar os possíveis problemas existentes e sugestões de resolução. Toda a pesquisa sendo sustentada por um grande aporte teórico de autores que trazem desde conceitos antigos e consolidados no meio do marketing e hotelaria, quanto autores mais novos e inovadores, com perspectivas brilhantes e de bastante solidez. Para coleta de dados de análise, foi feita uma entrevista online estruturada com dois funcionários do hotel que são crucias para o atual posicionamento da marca SERHS Natal no mercado hoteleiro, e que com suas respostas elencaram muitos pontos importantes para a pesquisa, como relatos de experiências, perspectivas próprias de conhecimento, e aspectos a serem resolvidos. Ao final, foi possível obter um vislumbre geral do que foi feito e descoberto no estudo e concluir a pesquisa refletindo sua importância e sugerindo a aplicação do storytelling em outras marcas como estratégia de marketing e desenvolvimento, principalmente na cidade de Natal, o que contribui para a constante evolução dela no cenário turístico.TCC Desenvolvimento turístico e expansão da energia: um estudo de caso na região do Mato Grande/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Oliveira, Francisco Wille Ferreira; Rezende Filho, Mozart Fazito; https://orcid.org/0000-0002-7528-6619; 1500119299281914; https://lattes.cnpq.br/4271779115065405; Álvares, Bety Jakeliny Mendes; http://lattes.cnpq.br/9796263222671264; Campos, Járvis; http://lattes.cnpq.br/9521949677900552O tema do estudo é o impacto da expansão do setor eólico na região do Mato Grande, com ênfase nas suas implicações para o desenvolvimento do turismo e a qualidade de vida da população local. O problema abordado são os desafios da expansão e sua relação com o desenvolvimento do turismo de um lugar. O objetivo geral da pesquisa é avaliar como os impactos decorrentes da expansão do setor eólico afetam o desenvolvimento da atividade turística na região do Mato Grande, no estado do Rio Grande do Norte - RN. A metodologia utilizada combina as abordagens qualitativa e quantitativa, apurando dados e os quantificando. A ferramenta de multimétodo usada para a eliminação das incertezas é a triangulação, passando por etapas de manipulação dos dados. A pesquisa é qualificada como estudo de caso, proporcionando a utilização do conteúdo em outros estudos com características semelhantes. Os resultados apontam que, mesmo trazendo benefícios energéticos, o setor apresenta desafios consideráveis não só para o turismo, mas também para o patrimônio natural e o modo de vida da região. É destacada a necessidade de políticas que garantam o equilíbrio entre o setor e esses interesses econômicos e sociais, atenuando os efeitos adversos mitigáveis que ele venha a causar.TCC A influência da gastronomia nas memórias afetivas e identitárias do povo seridoense(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Azevedo, Kaline Soares de; Lima, Catiane Lopes de; Oliveira, Almir Felix de; Santana, Carla Stefânia Cabral Medeiros; Silva, Jessyca Rodrigues Henrique daEste trabalho apresenta um estudo sobre a gastronomia na Região Seridó-RN e teve como objetivo investigar de que maneira as memórias afetivas e identitárias do povo seridoense influenciam a gastronomia, o sentimento de pertencimento e a cultura local. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza descritiva-exploratória, utilizou entrevistas narrativas como instrumento de coleta de dados, aplicadas a empreendedores do setor gastronômico das cidades de Caicó e Jardim do Seridó, que incorporam tradições familiares em suas receitas e produtos. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que as memórias afetivas gastronômicas são fundamentais para a continuidade das tradições culinárias e contribuem significativamente para a formação da rica gastronomia do Seridó. Apesar dos desafios e transformações ao longo do tempo, a gastronomia da região preserva sua autenticidade, mantendo sua essência com poucas modificações. A pesquisa também destaca o papel cultural da gastronomia seridoense, que reflete as peculiaridades e a história de seu povo por meio de seus pratos e ingredientes.TCC A influência dos cenários de jogos eletrônicos nas escolhas de viagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Santos, Lucas Haggy Farias dos; Lima, Catiane Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9804120087119769; Silva, Jessyca Rodrigues Henrique da; Bridi, Guilherme; http://lattes.cnpq.br/1626859396401842Este estudo examina as conexões entre jogos eletrônicos e turismo, investigando de que forma os cenários virtuais podem influenciar as escolhas de viagem dos jogadores. Este estudo adota uma abordagem de natureza quantitativa, empregando métodos estatísticos e análise numérica para investigar o fenômeno em questão, onde foi aplicado um questionário online a participantes brasileiros, abordando percepções, perfis e decisões de viagem relacionadas a jogos. A análise trouxe a estatística descritiva para compreender como o interesse por locais inspirados em jogos se manifesta e quais destinos despertam maior curiosidade. O estudo revela que diferentes teorias de comportamento do consumidor, como a racionalidade econômica, a comportamental, a psicanalítica, a social e antropológica, e a cognitivista, explicam as motivações dos turistas influenciados por jogos eletrônicos. A pesquisa abre caminho para reflexões sobre o potencial dos jogos como motivadores de viagens e revela tendências que podem enriquecer o diálogo entre cultura digital e turismo, apontando possibilidades para estudos futuros.TCC Destinos turísticos verdes: uma análise das práticas sustentáveis adotadas em São Miguel do Gostoso - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Rodrigues, Mayra Barbosa; Lima, Catiane Lopes de; Araújo, Regina Ferreira de; Soares, Eric Mateus DiasEste trabalho tem como objetivo analisar as práticas sustentáveis adotadas no destino turístico de São Miguel do Gostoso-RN e identificar as ações que levaram à obtenção da certificação verde concedida pela Green Destinations, uma organização que incentiva lugares e empresas a adotarem boas práticas de preservação em prol do turismo. A pesquisa foi exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando levantamento teórico sobre temas como sustentabilidade no turismo e certificação de destinos verdes, baseados nos critérios de reconhecimento internacional, como: gestão de destinos, natureza e paisagem, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem-estar da comunidade, e negócios e hospitalidade. Os resultados destacaram avanços significativos, como parcerias estratégicas, capacitação da comunidade local e a promoção de práticas ambientais. Embora existam restrições, como o conhecimento limitado da comunidade sobre a certificação, o estudo reforça a importância da integração entre sustentabilidade, cultura e bem-estar social no planejamento turístico, além de fornecer subsídios para gestores, empresários e comunidades locais.TCC Formação técnica de guias de turismo no Rio Grande do Norte: desafios e perspectivas para o desenvolvimento de competências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Albuquerque, Gerliane Milena Silva de; Cavalcante, Erica Dayane Chaves; Silva, Jessyca Rodrigues Henrique da; Araújo, Regina Ferreira deEste estudo investigou a formação técnica de guias de turismo no Rio Grande do Norte, concentrando-se nos cursos oferecidos pelo IFRN e SENAC. A investigação discute as noções de competências e suas diversas dimensões (conhecimentos, habilidades e atitudes), reconhecendo progressos e falhas na formação dessas capacidades. Utilizando uma abordagem mista, a pesquisa abrangeu uma breve análise dos programas de formação das duas instituições, revisão da literatura e um questionário dirigido aos guias de turismo. Os achados ressaltaram a importância da formação técnica, mas evidenciaram a necessidade de uma melhor articulação entre a teoria e a prática, além da necessidade de inclusão de conteúdos atualizados que respondam às exigências do mercado turístico. Ao final, foram propostas ações para aprimorar a capacitação técnica e fortalecer a atuação dos guias.TCC O famtour como estratégia de marketing nas agências de viagens e turismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Santos, Thaila Maria dos; Brito, Jessica Vivianne da Cunha Silva de; Lima, Catiane Lopes de; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; Araujo, Regina Ferreira deO famtour também conhecido como famtrip são viagens de familiarização onde os agentes de viagens têm a oportunidade de adquirir conhecimento sobre os produtos e serviços de empreendimentos e destinos, permitindo que o profissional consiga oferecer aos seus clientes opções com mais propriedade e segurança. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é compreender como a participação do agente de viagens em um famtour contribui com a promoção dos produtos e serviços turísticos das agências de viagens. O presente estudo é uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu por meio de entrevistas qualitativas semiestruturadas com agentes de viagens que participaram de famtours e a análise foi realizada por meio de análise de conteúdo. O estudo permitiu observar a importância do famtour para o mercado das agências de viagens e para o turismo como um todo, proporcionando aos profissionais a oportunidade de promover e divulgar de forma eficiente os produtos que comercializam nas agências de viagens. Além disso, também se identificou que os famtours permitem aos profissionais atender aos desejos de seus clientes de forma eficaz, evidenciando a relevância das agências no mercado e as diferenciando das Online Travel Agencies (OTAs) agências de viagens online.TCC Educação patrimonial através das redes sociais, um estudo de caso: "O que é que Natal tem?"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Luis Eduardo Gomes; Oliveira, Almir Félix Batista de; Dutra, José Enéas Montenegro; Aquino, Mirella Lopes deDiante da realidade vivenciada pela população da cidade do Natal de retratar uma certa ausência de identidade ou desconhecimento do seu patrimônio, o presente artigo busca trazer uma abordagem concernente a educação patrimonial de forma virtual realizada pela página "O que é que Natal tem?" (@oqueequenataltem) na rede social "Instagram", detalhando interações e alcances através do primeiro ano dessa abordagem através de imagens e vídeos. Para a elaboração do artigo, foram realizadas a coleta e análise de dados disponibilizados pela plataforma Mlabs — plataforma de gerenciamento de redes sociais —, contribuindo para a análise do perfil dos seguidores da página e do nível de alcance atingido ao longo da produção de conteúdo. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de retratar conceitos relacionados à educação patrimonial, para melhor embasamento e introdução ao cenário apresentado na cidade de atuação do perfil, mostrando a funcionalidade da comunicação atingida por meio do mundo virtual. Tal realização propõe uma nova perspectiva para a abordagem da educação patrimonial, que, pelo resultado do trabalho, teve retorno positivo.TCC Imagem, imaginário e turismo religioso: um estudo com atores e entidades locais (Santa Cruz/RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Campos, Júlia Felipe; Oliveira, Almir Félix Batista de; Bridi, Guilherme; Alexandre, Mauro Lemuel de OliveiraA imagem e o imaginário são dois conceitos importantes para a compreensão do turismo religioso. A imagem é uma representação visual de um lugar ou evento, enquanto o imaginário é um conjunto de representações subjetivas que as pessoas constroem sobre o mundo. No turismo religioso, as imagens e o imaginário desempenham um papel ainda mais importante. Isso porque os destinos religiosos são frequentemente associados a crenças, valores e tradições que estão enraizados no imaginário coletivo. Na cidade de Santa Cruz, estado do Rio Grande do Norte, há o Santuário de Santa Rita de Cássia que a partir do ano de 2010 convive com um atrativo turístico, a estátua de Santa Rita de Cássia, atraindo diversos turistas. A relação entre imagem, imaginário e turismo religioso pode ser explorada de diversas formas. Uma abordagem possível é analisar a forma como as imagens religiosas são utilizadas para promover o turismo religioso. Outra abordagem é investigar como o imaginário religioso influencia a experiência turística das pessoas. Uma terceira abordagem é analisar o impacto do turismo religioso sobre as comunidades locais. Neste trabalho, a forma de abordagem foi através da pesquisa do tipo exploratória descritiva com enfoque qualitativo que envolveu pesquisa documental e um breve roteiro de perguntas. A análise revelou que a estátua de Santa Rita de Cássia se tornou um poderoso símbolo de fé e devoção, atraindo peregrinos de diferentes partes do país e até do mundo. O imaginário criado em torno dela desempenham um papel essencial tanto na atração de turistas quanto no estímulo ao desenvolvimento econômico local.TCC Análise da qualidade do serviço de prestadores de transporte receptivo do Aeroporto Aluízio Alves, São Gonçalo do Amarante/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Nathalia Martins da; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; Alexandre, Mauro Lemuel De Oliveira; Cavalcante, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da SilvaEsta pesquisa trata-se de um estudo sobre a percepção sobre a qualidade do serviço de prestadores de serviços receptivos particulares do Aeroporto Aluízio Alves, São Gonçalo do Amarante, Rio Grande do Norte. A pesquisa foi aplicada utilizando a metodologia de observação participativa e entrevista com os trabalhadores, além de uma análise bibliográfica e é considerada de caráter qualitativo. Foram 12 entrevistados, sendo eles 6 taxistas e 6 motoristas de aplicativo. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, é perceptível que os meios de transporte desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do turismo local e a qualidade do serviço prestado aos turistas está diretamente relacionada à capacidade que o prestador de serviço apresenta de recebê-los de forma profissional. Por fim, a pesquisa constatou que o público-alvo entende como itens importantes para um serviço de qualidade fatores mais empíricos, que são notados e praticados em seu dia a dia. Para estudos posteriores indica-se o estudo de uma ferramenta de avaliação para taxistas, ajudando-os a ter um maior recebimento de feedback após suas corridas. Para pesquisas futuras seria interessante o estudo de fatores externos que afetam os serviços de transporte de passageiros no entorno do terminal aeroviário como condições de infraestrutura, sinalização e segurança.TCC Protocolos de atendimento e segurança ao público infanto-juvenil nos meios de hospedagem de Natal - Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Pereira, Bianca Emily Medeiros; Cavalcante, Erica Dayane Chaves; http://lattes.cnpq.br/2902600033356292; Lima, Catiane Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9804120087119769; Araujo, Regina Ferreira deAo longo dos anos, observa-se mudanças significativas nos meios de hospedagem, onde antes a atenção estava voltada para o ambiente físico disponível, hoje a preocupação se direciona para a capacitação dos colaboradores, visando um atendimento de excelência para o público. Entretanto, muitas vezes há pouco treinamento específico para a hospedagem de determinados grupos, como crianças e adolescentes, que constituem um público vulnerável. A mídia tem coberto casos de abusos, sequestros e alienação de crianças e adolescentes, como exemplos. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa é analisar os protocolos de atendimento e segurança voltados ao público infanto-juvenil que são adotados nos meios de hospedagem de Natal/RN. Buscou-se ainda identificar a existência desses protocolos de atendimento e segurança nos meios de hospedagem e relacionar a suas tipologias identificadas. Esta pesquisa foi realizada em três fases: a primeira consistiu em uma pesquisa e levantamento bibliográfico sobre o tema; a segunda envolveu a coleta de dados por meio de questionários aplicados aos recepcionistas dos meios de hospedagem e, na terceira fase, realizou-se o cruzamento dos dados para obtenção dos resultados. Com base nos elementos analisados, observou-se preocupações importantes para garantir que esse público vulnerável não seja negligenciado e que esteja se hospedando devidamente acompanhado por pais ou responsáveis, visando prevenir a ocorrência de crimes hediondos.TCC Em busca da reintermediação: a importância das agências de viagens na contemporaneidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Silva, Rafael Fonseca da; Bridi, Guilherme; Silva, Michel Vieira da; Silva, Deise Cristina Gomes daO presente trabalho busca analisar o nível de importância das agências de viagens a partir da ótica dos viajantes, além de compreender como tem sido as decisões com relação ao planejamento das viagens e experiências dos viajantes na contemporaneidade; identificar os serviços que são mais atrativos aos consumidores; apresentar as vantagens e benefícios de viajar assessorado por uma agência de viagem. A base para o referencial teórico utilizado foram temas associados a turismo, pandemia, advento da internet e programas de milhagem, assim como os conceitos de cada um. Foi realizado um estudo quantitativo para obtenção dos resultados, onde foi feita uma entrevista a fim de investigar as experiências dos usuários, além de analisar suas opiniões pessoais a partir de suas vivências. Após todo o levantamento e análise dos dados, foi possível perceber que os viajantes continuam considerando os serviços prestados pelas agências de viagem, de suma importância mesmo com as novas formas de se planejar viagens, com ferramentas encontradas na internet, porém, a busca por uma experiência completa, tranquila e a tentativa de diminuir as chances de se deparar com imprevistos que possam comprometer a realização de sua viagem, centralizar o trabalho burocrático a uma agência, segue sendo uma opção muito bem vista e que minimiza contratempos.