CE - TCC - Pedagogia (presencial)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33128
Navegar
Submissões Recentes
TCC Entre o doméstico e a indústria: a educação profissional feminina no Brasil (1930-1950)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Silva, Ana Maiara Fernandes da; Stamatto, Maria Inês Sucupira; https://lattes.cnpq.br/1262713212031834; Rodrigues, Marta Bezerra; Araújo, Rodrigo Wantuir Alves deA presente monografia tem por objetivo reconhecer as trajetórias de formação femininas relacionadas ao ensino profissional e industrial no Brasil educação profissional feminina no Brasil entre as décadas de 1930 e 1950, considerando as transformações políticas, econômicas e sociais do período e o papel do Estado na consolidação de políticas educacionais voltadas à modernização do país. Enfatiza-se a atuação do governo de Getúlio Vargas e, especialmente, do ministro da Educação Gustavo Capanema, cuja gestão foi marcada pela centralização administrativa e pela valorização do ensino técnico como instrumento de desenvolvimento nacional. A partir da análise do documento “Do Ensino Technico Profissional” (1936), observa-se que a profissionalização feminina foi orientada por uma lógica patriarcal, que associava a formação das mulheres às funções domésticas e de cuidado. As escolas industriais femininas proporcionaram acesso à educação e ao trabalho, porém associados aos valores do doméstico e da moralidade, restringindo a atuação das mulheres às esferas consideradas socialmente apropriadas. Ainda assim, tais instituições representaram um espaço inicial de inserção feminina no campo profissional. A pesquisa evidencia, portanto, a dualidade no ensino profissional feminino que preparava a mulher para o mundo profissional e para o papel que era esperado dela na sociedade da época.TCC Entre o trabalho e o caderno: a alfabetização de trabalhadores terceirizados no Projeto REAJAI-UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Souza, Luciene Ferreira; Freitas, Rita Diana de; https://lattes.cnpq.br/2745493894317383; http://lattes.cnpq.br/9083501873526070; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/2481333551162411; Ribeiro, Wagner Leite; http://lattes.cnpq.br/2622014367423112Este trabalho constitui um artigo de pesquisa baseado em um estudo de caso com quatro educandos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), pertencentes à turma de trabalhadores terceirizados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculada ao projeto: Rede de Educação e Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (REAJAI). Trata-se de um projeto de extensão da UFRN, cuja proposta inicial é promover a inclusão educacional e social, por meio da articulação entre as demandas da comunidade e as ações da universidade. O objetivo desta pesquisa é analisar as práticas educativas e as vivências no processo de alfabetização dos educandos, investigando as causas que levaram à interrupção de suas trajetórias escolares, bem como as novas perspectivas construídas a partir de sua participação no projeto REAJAI. A turma caracteriza-se por apresentar níveis distintos de alfabetização, que variam desde o nível pré-silábico, em que os educandos ainda não dominam os processos de codificação e decodificação, até o nível alfabético, no qual já há compreensão da escrita e domínio da leitura. A proposta pedagógica da formação ancora-se no método de Paulo Freire, que utiliza o processo de alfabetização e letramento a partir de temas geradores. Como ponto de partida da pesquisa, a escolha dos educandos selecionados deu-se com base na análise dos níveis de alfabetização da turma. Os participantes aderiram de forma espontânea e colaborativa. Os instrumentos utilizados foram: análise das produções escritas das atividades, entrevistas semiestruturadas acompanhadas de formulário de caracterização socioeconômica e cultural, entrevistas gravadas em áudio e formulários de observação estruturados com base nos conceitos da Psicogênese da Língua Escrita. Apoiandose em teóricos como Paulo Freire, Magda Soares e Emília Ferreiro, o estudo evidencia a relevância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na reconstrução da cidadania, quando fundamentada na escuta, no diálogo e na valorização das vivências dos sujeitos. Ou seja, a educação pode representar um caminho real para a inclusão social. Concluímos, com esta pesquisa, que a alfabetização, nesse contexto, se apresenta como elemento central na garantia de direitos historicamente negados, como o de aprender a ler e escrever. Assim, evidenciamos a relevância do projeto de extensão REAJAI como um espaço potente de inclusão, aprendizado e transformação social.TCC A inclusão de crianças autistas na escola regular: desafios para a prática pedagógica e o olhar do profissional de apoio escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Farias, Talita Maria de; Peixoto, Sara Maria Pinheiro; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Ferreira, Maria José CamposA trajetória histórica das pessoas com deficiência foi marcada, por séculos, por práticas excludentes e segregacionistas. Somente após a Segunda Guerra Mundial surgiram movimentos em defesa dos direitos desse grupo, culminando, nas últimas décadas do século XX, com o fortalecimento do modelo social da deficiência, que propõe a superação das barreiras sociais e a inclusão no sistema educacional regular. No século XXI, políticas públicas como a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006) e a Lei Brasileira de Inclusão (2015) consolidaram princípios de acessibilidade, cidadania e equidade. Este trabalho insere-se nesse contexto histórico e legal por meio de um Relato de Práticas Educativas vivenciadas entre 2022 e 2024, tendo como objetivo analisar os principais desafios enfrentados na inclusão de criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola regular, com ênfase nas implicações para a prática pedagógica e nas percepções do profissional de apoio escolar no município de Parnamirim/RN. A experiência se concentra na trajetória de um estudante com TEA, cuja permanência em tempo integral na escola evidenciou a relevância de práticas pedagógicas individualizadas e colaborativas. O relato revela que a atuação do apoio escolar vai além das funções assistenciais previstas em lei, exigindo escuta ativa, sensibilidade e compromisso ético. Destaca-se a importância do trabalho conjunto entre professores, equipe pedagógica e família na construção de um ambiente verdadeiramente inclusivo. A falta de estratégias pedagógicas estruturadas ainda é um desafio, revelando a distância entre o discurso legal e a prática cotidiana nas escolas. Portanto, a inclusão escolar é um processo contínuo, que requer investimento em formação docente, reorganização curricular e valorização da diversidade como elemento essencial ao processo educativo.TCC A educação em direitos humanos no enfrentamento à violência escolar: estratégias e possibilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Azevedo, Maria Ingridy Dantas; Silva, Bruno Leonardo Bezerra da; Silva, Bruno Leonardo Bezerra da; Lima, Juliana de Melo; Freitas, Bruna Shimabukuro deO presente artigo parte da necessidade de discutirmos acerca da violência nas escolas. Este trabalho tem como objetivo principal analisar as possibilidades e estratégias educativas fundamentadas nos princípios da Educação em Direitos Humanos, que podem ser implementadas no espaço escolar, com o propósito de prevenir, enfrentar e mitigar os fenômenos de violência, promovendo a cultura de paz e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, com foco na compreensão aprofundada das estratégias educativas e institucionais voltadas ao enfrentamento da violência escolar, bem como pesquisas documentais e bibliográficas, tendo como aporte teórico os seguintes autores: Candau (2008); Charlot (2002); Abramovay (2003, 2021); Libâneo (2004); Lück (2008), e outros. Além disso, algumas legislações e documentos curriculares, como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como as Diretrizes Curriculares Gerais Nacionais da Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular, entre outros. Nesse sentido, as discussões ensejadas neste artigo mostram que, apesar da presença dos diversos tipos de violências identificados e existentes no ambiente escolar, é possível realizar ações de prevenção e enfrentamento, fundamentadas na cultura de paz e direitos humanos, de forma articulada com a rede de cuidado e proteção de crianças e adolescentes.TCC Ver chover: a Importância do estágio na educação infantil para a minha formação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Melo, Marla Dantas Escóssia de.; Boleiz Júnior, Flávio; https://orcid.org/0000-0002-7991-6470; http://lattes.cnpq.br/1725795784961836; http://lattes.cnpq.br/0287711019485623; Brandão, Lucila Carvalho Leite; https://orcid.org/0000-0001-9644-480X; http://lattes.cnpq.br/8965665566635291; Queiroz, Daniel de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-7182-5734; http://lattes.cnpq.br/7066221518100494Este trabalho refere-se à experiência vivenciada durante o estágio curricular obrigatório na Educação Infantil e tem como objetivo discutir as experiências e aprendizagens adquiridas, pela autora, durante esse período. O campo de ação foi em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Natal, localizado próximo à UFRN. Estão destacadas questões de extrema relevância para a formação inicial em Pedagogia, bem como reflexões sobre os impactos desse estágio para a prática docente. Busca-se analisar a aplicação das metodologias durante a regência, como a aprendizagem baseada em projetos e um breve recorte dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), além de refletir sobre os desafios e estratégias adotados no cotidiano escolar. Trata-se de um Relato de Prática Educativa, fundamentado em pesquisa bibliográfica, com base em teóricos como Delizoicov e Angotti, Paulo Freire e Libâneo, e documental, como os relatórios e o planejamento feito para a regência, ou seja, a concretização da aula. Para a intervenção, foi utilizada a observação participante, registros em diário de campo, fotografias e a aplicação de atividades lúdico-investigativas, como a experiência “Nuvens no Pote”, que explorou o ciclo da água a partir dos interesses das crianças e da experimentação científica. O estágio permitiu a articulação entre teoria e prática, evidenciando a importância do planejamento flexível, da escuta ativa e da adaptação às necessidades das crianças. A metodologia dos Três Momentos Pedagógicos mostrou-se eficaz na promoção do Ensino de Ciências Naturais (ECN) para crianças pequenas, enquanto o uso da experiência e as discussões coletivas favoreceram a participação e o engajamento das crianças. Destaca-se, ainda, a aprendizagem da importância de trabalhar técnicas de autorregulação emocional, como a respiração diafragmática, para o manejo da turma. A experiência reforçou o estágio como espaço essencial para a construção da identidade docente, evidenciando a necessidade de uma prática pedagógica crítica, criativa e sensível ao contexto das crianças. Os desafios estruturais não impediram a realização de um trabalho significativo, reafirmando o papel do pedagogo como mediador de conhecimentos e transformador da realidade educacional.TCC O processo de ensino e aprendizagem da educação infantil no ensino remoto: uma análise a partir do estágio supervisionado no curso de pedagogia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-18) Freire, Lília Ferreira da Silva; Ribeiro, Wagner Leite; Ribeiro, Wagner Leite; Costa, Gilberto Ferreira; Costa, Ademárcia Lopes de OliveiraEste trabalho de conclusão de curso refere-se às experiências compartilhadas durante o estágio em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo geral deste trabalho é analisar a prática pedagógica no ensino remoto da Educação Infantil na turma II do Núcleo de Educação da Infância da UFRN, com foco no planejamento, no tema de pesquisa coelhos, na atuação docente e nas possibilidades e desafios vivenciados no Estágio Supervisionado. Como metodologia, foi adotada uma pesquisa qualitativa e, em relação aos seus objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva, a partir de um relato de práticas educativas realizado na turma II (vespertino) do Núcleo de Educação da Infância - NEI - CAp/UFRN, na qual foi executado um projeto de ensino com contribuições voltadas ao tema de pesquisa “Coelhos”, articulando-o às demais áreas do conhecimento. Para a construção deste trabalho, identifiquei como principais interlocutores os seguintes autores: Freire (2004); Leontiev (1978) e Charlot (2009). Por fim, ao término deste trabalho, foi possível concluir que nesse formato de ensino a prática docente precisou ser ressignificada, novas estratégias pedagógicas precisaram ser desenvolvidas como o uso de telas para que o processo de ensino e aprendizagem acontecesse de forma satisfatória. Constatou-se, ainda, que, embora a prática docente tenha sido remodelada durante o período da pandemia, foi possível criar possibilidades para trabalhar o tema de pesquisa com as crianças e também concluir o ano letivo que estava em andamento.TCC A leitura literária e suas contribuições para alfabetização e letramento em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-18) Nascimento, Poliana Silva do; Ribeiro, Wagner Leite; Costa, Gilberto Ferreira; Costa, Ademárcia Lopes de OliveiraO presente trabalho apresenta uma discussão que tem como objetivo compreender as contribuições da Leitura Literária para o processo de Alfabetização e Letramento em turmas de 1° e 3° ano do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza básica, descritiva, realizada por meio de um relato de experiência advindo do Estágio Supervisionado em uma turma de 1° ano dos Anos Iniciais de uma escola da rede Municipal de Parnamirim/RN. Para coleta de dados foi utilizado um questionário com a participação de duas professoras regentes de turmas de 1° e 3° ano dos Anos Iniciais dessa mesma escola campo de Estágio Supervisionado. Para esse estudo foram feitas pesquisas utilizando como base os referenciais teóricos de autores como Soares (2003 e 2020), Zilberman (2003), Freire (2003), Cosson (2012), Amarilha (1997), entre outros. Esse estudo demonstra que a leitura literária é um campo a ser privilegiado pela escola por sua rica contribuição para o processo educativo, pois é possível utilizá-la como uma importante ferramenta pedagógica no processo de Alfabetização e Letramento no cotidiano escolar. Além disso, a prática da Leitura Literária não apenas enriquece o processo de aprendizagem a partir de estratégias aplicadas diariamente, mas também estimula o estudante a questionar valores sociais e a desenvolver uma visão crítica, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Assim, é possível perceber uma ampliação cognitiva ao estudante/leitor que tem contato com a Leitura Literária, o que justifica e demanda a presença dessa prática em sala de aula.TCC A atuação do aluno de pedagogia no estágio remunerado na educação infantil como apoio escolar de crianças com necessidades educacionais específicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-20) Silva, Ana Karoline Duarte da; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Erika Soares de OliveiraO ambiente escolar teve necessidade de remodelação para que se tornasse apto a incluir alunos com necessidades educacionais específicas, que, na maioria das vezes, eram segregados. A partir disso surgiram novas demandas para este espaço escolar, dentre elas, a necessidade de sujeitos para facilitar a inclusão dessas crianças, momento em que entram em ação os estagiários remunerados. Deste modo, este trabalho busca elucidar como ocorre a atuação dos estudantes do Curso de Pedagogia, no âmbito do estágio remunerado em Educação Infantil, junto de crianças com necessidades educacionais específicas (NEE) nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) do município de Natal/RN, e quais são os desafios enfrentados por eles. A pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem metodológica qualitativa, na qual foram aplicados questionários com sete (7) estagiários que atuam nos CMEI do município de Natal/RN e uma revisão documental no site da Secretaria Municipal de Educação de Natal, a fim de analisar como ocorre a prática do estágio junto das crianças com NEE. A partir dos resultados, pode ser visualizado como essa prática ocorre de fato, quais as atribuições desses estagiários dentro dos CMEI e quais as dificuldades enfrentadas, bem como refletir acerca do aporte oferecido por esses estagiários, que mesmo ainda em processo de formação inicial, e não possuindo uma formação especializada na área da Educação Especial, colaboram com a inclusão e desenvolvimento das crianças com NEE.TCC Práticas colaborativas no ensino médio: estudo de caso de um aluno com Hipomelanose de Ito(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Araújo, Gabriela de Brito Uchôa; Nunes, Débora Regina de Paula; http://lattes.cnpq.br/3493478232067585; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Morais, Renata Lima dePesquisas têm evidenciado os desafios enfrentados por estudantes com deficiência intelectual durante o processo de escolarização no Ensino Médio. Nesse contexto, práticas colaborativas têm se destacado como estratégias importantes para mitigar tais dificuldades. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo identificar as demandas educacionais de um estudante diagnosticado com Hipomelanose de Ito — condição neurocutânea frequentemente associada à deficiência intelectual — e descrever seu contexto educacional e social, com vistas à proposição de estratégias pedagógicas que favoreçam sua participação na comunidade escolar. A investigação foi conduzida por meio da metodologia de estudo de caso, coordenada por uma equipe de pesquisadores. Os dados foram coletados por meio de registros observacionais e entrevistas com o aluno e seus familiares, permitindo uma análise aprofundada de sua trajetória escolar, interesses e necessidades específicas. Os resultados revelaram a carência de adaptações curriculares no processo de ensino, bem como dificuldades de socialização enfrentadas pelo estudante no ambiente escolar. Com base nas demandas identificadas, a equipe de pesquisa propôs estratégias pedagógicas voltadas a favorecer a participação do educando no contexto escolar, promovendo sua inclusão e valorizando suas potencialidades.TCC A cultura tiktoker que conforma identidades infantis escolares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-15) Santos, Maria Clara de Medeiros Queiroz; Momo, Mariangela; https://orcid.org/0000-0001-9014-657X; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; https://orcid.org/0009-0005-8863-5696; https://lattes.cnpq.br/7384451437655642; Ignácio, Patrícia; https://orcid.org/0000-0003-2145-2957; http://lattes.cnpq.br/3042180832996423; Silva, Silvana Medeiros da; https://orcid.org/0000-0002-6343-4346; http://lattes.cnpq.br/9991311558393794; Felipe, Marcos Aurélio; https://orcid.org/0000-0002-5529-0100; http://lattes.cnpq.br/3225644273484860Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar como a rede social TikTok participa da constituição das identidades infantis escolares pós-modernas na contemporaneidade. A abordagem teórica acionada foi do campo dos Estudos Culturais em Educação tendo como principais conceitos: como Steinberg e Kincheloe (2001) com as pedagogias culturais, Momo (2014, 2021, 2025) com o conceito das infâncias pós-modernas escolares; Sibilia (2012) e a relação escola-tecnologia; Hall (2006) com a identidade cultural pós-moderna; Murray (2022) trazendo a aproximação dos Estudos Culturais com as práticas digitalizadas; Costa, Silveira, Sommer (2003) sobre Estudos Culturais e pedagogia; Também trouxe estudos sobre Santaella (2025) com o conceito de cultura das mídias; Silva (2023, 2025) que analisa a infância escolar atravessada pelas telas; Silveira (2021) que interpreta o TikTok como ferramenta de marketing e propaganda; Felix e Santirso (2021, 2020, 2022) que contribuem diretamente para a compreensão do TikTok como fenômeno cultural contemporâneo; dentre outros. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando inspirações dos conceitos da pesquisa netnografica para observar comunidades virtuais formadas por crianças que usam o TikTok e pesquisa de campo em uma instituição de Educação Infantil localizada em Natal/RN, no segundo semestre de 2022. Foram analisadas as falas das crianças, suas interações com o aplicativo e a forma como os conteúdos midiáticos circulam e são ressignificados no contexto escolar. Nas análises, considerou-se as interações entre as crianças e o TikTok, para compreender os modos como essa rede social atua como uma pedagogia cultural, configurando o que neste trabalho se denomina “cultura TikToker”. Os resultados apontaram para três principais aspectos: (1) as crianças constroem identidades híbridas, em uma sobreposição de culturas, entre o “ser crianças escolares” e o “ser TikToker”; (2) o consumo midiático constitui parte das identidades infantis e é trazido para o espaço escolar, por meio de danças, músicas e objetos; e (3) o TikTok opera como uma pedagogia cultural que ensina modos de ser e estar no mundo, moldando práticas, discursos e subjetividades infantis com a contribuição das próprias crianças. A análise revelou que os discursos veiculados no TikTok se infiltram no cotidiano escolar, interferindo nos modos de agir, comunicar e aprender das crianças, constituindo uma cultura TikToker que opera nas linguagens das crianças. Conclui- se que a plataforma digital influencia significativamente as formas de constituição das identidades infantis escolares, evidenciando a urgência de pensar os atravessamentos midiáticos na escola do tempo presente. A cultura TikToker emerge como um campo de disputas simbólicas e de significados que extrapola o ambiente virtual, atravessa o espaço escolar e exige novas compreensões pedagógicas e culturais no campo da educação.TCC Relato de práticas educativas no contexto de estágio na educação infantil: um olhar sobre a aprendizagem inicial da língua escrita(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Silva, Anne Karoline Marques Paiva; Lima, Juliana de Melo; http://lattes.cnpq.br/6338434855229996; http://lattes.cnpq.br/0359231224497502; Lima, Juliana de Melo; http://lattes.cnpq.br/6338434855229996; Sartori, Gabriela Dias; http://lattes.cnpq.br/6107856518768666; Marcelino, Zilana Teixeira; http://lattes.cnpq.br/3732739585010946Este relato de práticas educativas apresenta um recorte da experiência formativa vivenciada durante o estágio curricular obrigatório na Educação Infantil, durante o mês de Novembro de 2022, na turma do nível III-B, em um Centro Municipal de Educação Infantil, em Goianinha/RN. O relato é de abordagem qualitativa e de natureza crítico-reflexiva, baseado nas memórias, registros em diário de campo, observações e experiências vivenciadas durante este estágio, com aporte teórico e reflexão sobre a ação. Assim, este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as práticas pedagógicas no estágio da Educação Infantil referentes à aprendizagem inicial da língua escrita. O aporte teórico deste estudo inclui Brandão e Girão (2021), Paiva (2023), Soares (2004; 2003), que pesquisam sobre a aprendizagem da língua escrita na Educação Infantil a partir de ações pedagógicas intencionais, significativas e centradas nas crianças e nas suas especificidades; além de Arteman e Vargas (2021), Melo e Corrêa (2013), Morais (2015; 2012), que abordam a consciência fonológica como habilidade fundamental para a aprendizagem inicial da língua escrita. Os autores mencionados contribuem para as discussões acerca da aprendizagem da língua escrita, desde a Educação Infantil, a partir de vivências com brincadeiras e atividades que enfatizem a dimensão lúdica e a interação e reflexão sobre o objeto de conhecimento e com os pares. Autores como Ghedin (2009), Pimenta (1997) e Zabalza (2015), concebem o estágio como um espaço de formação pessoal-profissional e campo de conhecimento pedagógico sobre a realidade do processo educativo, através da pesquisa e reflexão crítica, que articula saberes teóricos e experimentais. Este relato aborda discussões sobre a importância do desenvolvimento da consciência fonológica para a aprendizagem da língua escrita pelas crianças da Educação Infantil através de práticas pedagógicas que fomentem a sua participação ativa, crítica e reflexiva e que considerem-na de maneira integral, para uma aprendizagem efetiva e com significado. Outrossim, constitui-se subsídio para o aperfeiçoamento dos professores, especialmente por se tratar de uma experiência teórico-prática em campo. Ademais, as experiências do estágio aqui relatadas contribuíram para a minha formação pessoal e profissional por permitir uma ação-reflexão sobre a minha prática.TCC Brincadeiras tradicionais orais na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Oliveira, Karydja Mafra; Lima, Juliana de Melo; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Sousa, Elaine Tayse deEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta vivências durante minha participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Alfabetização, em uma instituição de Educação Infantil, no formato de Relato de Práticas Educativas, que decorreu da pergunta: Nas instituições de Educação Infantil, as brincadeiras de tradição oral são priorizadas nas práticas pedagógicas? O objetivo deste relato é relatar e refletir sobre a importância das brincadeiras orais tradicionais no desenvolvimento infantil, a partir da minha experiência no PIBID - Alfabetização. A vivência ocorreu em uma turma IV, composta por crianças entre 5 e 6 anos de idade. A proposta é compartilhar estratégias para o resgate dessas práticas, fortalecendo a identidade cultural das crianças e estimulando a linguagem, a criatividade e a imaginação, que são aspectos essenciais para seu desenvolvimento integral. O trabalho fundamenta-se em autoras como Corsino (2012) e Araujo (2011, 2016, 2023, 2024), destacando o brincar como linguagem, expressão da cultura lúdica e como um direito das crianças a uma Educação Infantil de qualidade e com significado. Este relato foi organizado com base na observação, no planejamento e na realização de atividades de intervenção, como forma de contribuir para o resgate das brincadeiras tradicionais orais em um contexto no qual o tempo da infância tem sido cada vez mais ocupado pelo uso de telas. Reconhecer o brincar como um direito da criança e compreendê-lo como atividade essencial ao seu desenvolvimento integral, envolvendo a imaginação, a oralidade, a escuta, o corpo e as múltiplas linguagens, é um compromisso que deve nortear a prática na Educação Infantil.TCC “Tuiupé e o maracá mágico” e “Chuva, gente!”: texto, imagens e possibilidades pedagógicas no ensino da leitura de literatura para crianças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-18) Gomes, Samilly Surama da Silva; Freitas, Alessandra Cardozo de; Freitas, Alessandra Cardozo de; Lima, Juliana de Melo; Pranto, Aliny Dayany Pereira de MedeirosEste artigo tem como objetivo analisar livros de literatura infantil com temática indígena, observando seus aspectos textuais, temáticos, gráficos e possibilidades pedagógicas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de vivências no curso presencial de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com destaque para o componente curricular “Teoria e Prática da Literatura I” e estágios realizados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I em escolas públicas do município de Canguaretama/RN. A partir de uma seleção de quinze obras, foram escolhidas duas para análise detalhada: “Tuiupé e o maracá mágico”, de Auritha Tabajara e Paola Tôrres, e “Chuva, gente!”, de Cristino Wapichana. Ambas apresentam qualidade literária e relevância estética e cultural, com potencial para o trabalho com crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com a pesquisa, percebeu-se que a literatura infantil com temática indígena pode ampliar o repertório cultural e linguístico dos leitores, favorecer a construção de sentidos a partir de experiências leitoras prazerosas e promover práticas pedagógicas antirracistas, diversificadas e alinhadas à Lei nº 11.645/2008. Conclui-se que tais obras ampliam o repertório cultural e linguístico das crianças, despertam a imaginação e favorecem uma mediação significativa e envolvente.TCC Leitura, livro ilustrado e crianças com TDAH: uma janela a partir de Ernesto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Silva, Gisely do Amaral; Freitas, Alessandra Cardozo de; Freitas, Alessandra Cardozo de; Souza, Danielle Medeiros de; Cenci, AdrianeEste trabalho de conclusão de curso aborda a relação leitura e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O interesse em desenvolvê-lo parte de experiências pessoais e profissionais com crianças que possuem transtornos globais do desenvolvimento. Tem como objetivo principal analisar o livro ilustrado Ernesto (Blandina e Lollo, 2016), de modo a evidenciar as possibilidades de identificação da criança com TDAH com a sua leitura. De modo específico, pretende-se: a) estudar o personagem principal do livro Ernesto (Franco e Lollo, 2016), considerando a narrativa verbal e visual e b) refletir sobre a qualidade temática, textual e gráfica do livro . Adota uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e analítica. Para embasar a análise, o estudo recorre às reflexões teóricas e metodológicas de autores renomados, como Amarilha (2000), Cândido (1995), Colomer (2007), Zilberman (2005), Bajard (2007), Coelho (2000), Souza (2011) e Cavalcante (2018) dentre outros. A análise do livro Ernesto evidenciou como a leitura de narrativas ficcionais e ilustradas pode suscitar a identificação estética por meio do texto verbal e das ilustrações, permitindo que a criança com TDAH reconheça o livro como janelas, portas de correr e espelho. Sua temática e o modo como o enredo se desenvolve são cuidadosamente construídos para estimular a reflexão sobre as diferenças.TCC Saberes que perpassam a formação docente na prática da leitura de literatura na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Massud, Maria Vitória de Araújo; Freitas, Alessandra Cardozo de; Freias, Daniela Amaral; Lima, Juliana de MeloEste estudo tem como objetivo basilar investigar os saberes que fundamentam as práticas de leitura literária desenvolvidas por professores da Educação Infantil, analisando como esses saberes se relacionam com sua formação docente. Fundamentado em autores como Candido (2023), Abramovich (1989), Graves e Graves (1995), Tardif (2014), entre outros, o estudo originou-se a partir de aspectos observados no contexto escolar de uma instituição privada de ensino, localizada no município de Parnamirim/RN. As inquietações que emergiram no cotidiano, impulsionaram a realização de uma formação com a equipe pedagógica que teve como propósito compreender como as professoras selecionam e mediam as obras literárias. A partir dessas observações iniciais, este estudo buscou aprofundar a reflexão sobre os conhecimentos que orientam tais práticas, considerando o papel da formação inicial na construção dos saberes docentes voltados à leitura literária. A pesquisa, de natureza qualitativa, contou com entrevistas semiestruturadas realizadas com seis professoras que compõem a equipe pedagógica da instituição em questão. A análise das falas das participantes evidenciou fragilidades na formação inicial das docentes no que se refere à literatura infantil, bem como a ausência de referenciais teóricos que embasem suas práticas. Nesse contexto, a pesquisa reforça a necessidade de uma formação docente contínua e intencional, que valorize a literatura como arte e reconheça seu papel fundamental no desenvolvimento infantil.TCC Experiência no estágio curricular obrigatório da educação infantil: em busca da articulação entre ludicidade, prática docente e materiais didáticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Silva, Janaina Bernardo da; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/9970348114561714; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Brandão, Lucila Carvalho Leite; Almeida, Lucielton Tavares deO estágio constitui parte obrigatória do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), proporcionando uma vivência prática da atuação docente com crianças pequenas. O presente relato tem como objetivo refletir sobre os materiais didáticos lúdicos e sua importância no contexto da sala de referência na educação infantil, sobretudo no que se refere à realização das propostas de regência. O estudo tem uma abordagem qualitativa e utilizou a revisão bibliográfica como aporte para reflexão da experiência. Foi possível refletir sobre o processo vivenciado, de modo a estabelecer, por meio da teoria e da prática, uma compreensão sobre os materiais didáticos lúdicos e suas contribuições para o desenvolvimento e a aprendizagem na educação infantil, bem como sobre a forma de utilizá-los em sala. A reflexão sobre a prática possibilitou compreender que a vivência no estágio precisa ser planejada e desenvolvida com base nas orientações curriculares da área, como a BNCC, respeitando a função da educação infantil e os modos das crianças ser e estar no mundo. Acredita-se que a ludicidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento, na autonomia e no aprendizado das crianças, e que jogos e brincadeiras são essenciais nesse processo, com isso, foram desenvolvidas atividades com a utilização de materiais didáticos lúdicos, pensados e produzidos com o objetivo de suprir as necessidades da turma e promover o máximo de participação das crianças.TCC A dança como linguagem ativa para o desenvolvimento da criança na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Ferreira, Maria Eduarda dos Santos; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Thome, Renata Viana de Barros; Silva, Silvana de Medeiros daEste trabalho tem como objetivo compreender o papel da dança no desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil, com ênfase nos aspectos motor, cognitivo e socioemocional. A pesquisa foi desenvolvida por meio de análise documental e revisão bibliográfica, utilizando produções acadêmicas das áreas de Pedagogia e Licenciatura em Dança. Foram utilizados autores como Wagner (2023), Albuquerque (2024), Araújo (2025) e Drago e Rossi (2022). Os resultados apontam que a dança é uma linguagem, que contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, da consciência corporal, da criatividade, da socialização e da expressão emocional infantil. No entanto, sua implementação nas práticas pedagógicas ainda enfrenta desafios como a falta de formação dos professores, escassez de recursos e resistência institucional. Além disso, muitos educadores ainda desconhecem a real importância da dança no processo educativo e a enxergam apenas como uma prática técnica e coreografada, desconsiderando seu potencial expressivo e formativo, possuindo uma visão limitada em torno desta arte. Conclui-se que a valorização da dança como linguagem expressiva e recurso educacional é essencial para a promoção de um ambiente escolar mais lúdico, inclusivo e estimulante ao desenvolvimento pleno das crianças.TCC Metodologias ativas e tecnologias na educação infantil: reflexões sobre desafios e possibilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Pereira, Maria Fernanda Lira; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; Reis, Mônica Karina Santos; http://lattes.cnpq.br/2905658839080702; Silva, Josélia Praxedes da; http://lattes.cnpq.br/2812150317717793O presente artigo tem como objetivo identificar concepções, desafios, potencialidades e contribuições teóricas que fundamentam e orientam a aplicação das metodologias ativas mediadas pelas tecnologias digitais na Educação Infantil. A pesquisa se justifica pela crescente presença das tecnologias no cotidiano das crianças e pelo fortalecimento das metodologias ativas como estratégia para promover a autonomia, o protagonismo e a aprendizagem significativa desde os primeiros anos escolares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza teórica, desenvolvida por meio de uma revisão da literatura do tipo narrativa. Para fundamentar as discussões foram tecidos diálogos com autores como: Oliveira (2012), Jenkins (2015), Moran (2017), Freire (1996), entre outros. O levantamento bibliográfico foi realizado ao longo do curso de Pedagogia, com posterior refinamento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), priorizando publicações em português, de acesso gratuito e disponíveis na íntegra. Foram selecionadas dissertações com recorte temporal entre 2022 e 2025, além de defendidos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os resultados indicam que, embora haja real potencial nas práticas ativas mediadas por tecnologia, ainda persistem obstáculos ligados à formação docente, à infraestrutura escolar e à adaptação das estratégias às especificidades da primeira infância.TCC Caminhos de uma educadora antirracista: trajetória de vida e formação docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Santos, Cristiane Ferreira Silva Freire; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/2481333551162411; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Fernandes, Aline de Medeiros; Medeiros, Laís Paula deEste memorial apresenta reflexões sobre a trajetória de uma educadora comprometida com a prática antirracista, abordando desde sua história de vida até sua formação docente. Reúne experiências pessoais, pesquisas bibliográficas e ações pedagógicas voltadas à promoção da equidade racial. A escolha do tema decorre da urgência em promover a conscientização acerca da Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatória a inclusão do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena no currículo escolar. Diante da necessidade de as instituições de ensino revisitarem suas práticas pedagógicas, torna-se essencial incluir, desde a Educação Infantil, discussões que abordem as relações étnico-raciais, como forma de contribuir para a superação do preconceito e da discriminação racial no ambiente escolar. A base teórica do trabalho apoia-se nas reflexões e contribuições dos desses principais autores, tais como: Djamila Ribeiro (2019), Cida Bento (2012), Paulo Freire (1996), Bell Hooks (2013), Louise Silva (2023), Kabengele Munanga (2006), Barbara Carine Pinheiro (2023), Cristiane Morais (2011) e Nilma Gomes (2007), entre outros.TCC A defasagem escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na educação básica pública: análise do abandono institucional e suas consequências para o processo educativo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Mota, Sthefany Silva; Oliveira, Adryelle Ferreira de; Sartori, Gabriela Dias; Pessoa, Caroline Estevam de CarvalhoEste Relato de Práticas Educativas apresenta uma análise crítica das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados obrigatórios em Gestão e Coordenação Pedagógica e no Ensino Fundamental I da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizados na Escola Municipal Djalma Maranhão, situada no bairro de Felipe Camarão, em Natal/RN. No primeiro estágio, acompanhei a atuação da coordenadora pedagógica da modalidade EJA, enquanto no segundo observei e participei da prática docente em uma turma de Nível I, sob a supervisão de uma professora pedagoga. O objetivo geral deste trabalho é identificar os impactos do abandono institucional e como esses contribuem para a defasagem escolar e, consequentemente, para a exclusão social dos estudantes da EJA. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (1) analisar as experiências vivenciadas nos estágios; (2) discutir as consequências da ausência de recursos pedagógicos, da formação continuada e do apoio governamental na degradação escolar; e (3) identificar políticas públicas que garantam o direito à educação para jovens e adultos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia da pesquisa participante, com o uso de observações diretas, registros em diário de campo, análise documental e desenvolvimento de dois projetos pedagógicos: um sobre educação sexual e planejamento familiar e outro sobre sustentabilidade. O referencial teórico dialoga especialmente com Paulo Freire (1978; 2000), que propõe uma pedagogia crítica, dialógica e emancipadora, e Carlos Rodrigues Brandão (2006), que compreende a educação popular como processo político-cultural transformador. Os resultados evidenciaram que, mesmo diante do abandono institucional — expresso na ausência de políticas públicas eficazes, infraestrutura precária e invisibilidade da EJA —, a atuação gestora comprometida e as práticas pedagógicas contextualizadas fortalecem o vínculo dos estudantes com a escola, favorecem sua permanência e promovem aprendizagens significativas. Conclui-se que é urgente a efetivação de políticas públicas específicas e continuadas para a EJA, bem como a formação crítica e permanente dos educadores, a fim de assegurar o direito à educação a sujeitos historicamente marginalizados. Este trabalho reforça a EJA como espaço de resistência e possibilidade transformadora.