PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12019
Navegar
Submissões Recentes
Dissertação A representatividade feminina na cultura repentista no FEMI - Festival de Mulheres do Improviso em Campina Grande, PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-25) Oliveira, Oma Roxana Cordeiro de; Nobre, Itamar de Morais; https://orcid.org/0000-0002-5726-8257; http://lattes.cnpq.br/8592622988364534; http://lattes.cnpq.br/0505553256332741; Carvalho, Breno da Silva; Carvalho, Bruna Franco Castelo BrancoEste estudo analisa o conteúdo das letras apresentadas por repentistas nas 2ª e 3ª edições do Festival de Mulheres do Improviso (FEMI) em Campina Grande (transmitido pelo YouTube), investigando a representatividade feminina na cultura do improviso. Catalogamos as composições para discutir o papel político-cultural das repentistas, suas temáticas e a ocupação de um espaço tradicionalmente masculino como ato decolonial. A pesquisa parte do reconhecimento do repente como patrimônio cultural pelo Iphan (2021), destacando que, mesmo com esse status, as mulheres frequentemente aparecem como tema nos versos, não como protagonistas. Objetiva-se ampliar a visibilidade das repentistas, promovendo sua inclusão acadêmica e valorizando a pluralidade do FEMI. Metodologicamente, combinamos análise de conteúdo (Bardin, 2016) com netnografia (Kozinets, 2014) para examinar as produções artísticas. A fundamentação teórica articula folkcomunicação, midiatização, gênero, feminismo, decolonialidade e hegemonia, explorando as interseções político-culturais do fenômeno comunicacional. As conclusões revelam a poesia das repentistas como comunicação midiática e a viola como instrumento de informação e empoderamento, reafirmando o FEMI como espaço de resistência e voz feminina.Dissertação O metajornalismo como estratégia imersiva no podcast A Mulher da Casa Abandonada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Silva, Taiane Cristina de Medeiros; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-0753-7340; http://lattes.cnpq.br/8600703674458800; http://lattes.cnpq.br/1324987547151409; Pereira, Livia Cirne de Azevedo; Lopez, Débora CristinaA partir do potencial essencialmente sensorial do áudio, os podcasts têm explorado estratégias narrativas de imersão para a conquista da atenção do ouvinte. No campo do jornalismo narrativo, tanto a prática jornalística quanto o jornalista se tornam personagens presentes no enredo, evidenciando os bastidores da reportagem e envolvendo o espectador com uma perspectiva mais aprofundada em relação à apuração das informações relatadas, abordagem reconhecida no campo do metajornalismo (Oliveira, 2010). Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo compreender quais as marcas expressivas da prática metajornalística, como estratégia imersiva, estão presentes no podcast “A mulher da casa abandonada” produzido pelo jornalista Chico Felitti, vinculado ao conglomerado Folha de S. Paulo. Em um primeiro momento, será apresentado o podcasting como linguagem (Kischinhevsky, 2012; Luiz, 2014; Lopez, 2011), seus modelos propostos (Bontempo, 2020; Bufarah, 2021; Viana e Chagas, 2021), além da sua presença no gênero true crime (Punnett, 2018; Yardley; Kelly; RobinsonEdwards, 2019; Jáuregui; Viana, 2022). Posteriormente, será realizado um panorama sobre o radiojornalismo narrativo, para então, discutirmos as estratégias imersivas e o metajornalismo em podcasting (Oliveira, 2010; Carlson, 2016; Kischinhevsky, 2017; Viana, 2022). Para análise, considerando a natureza sonora do nosso objeto, é realizada uma abordagem metodológica híbrida ao combinarmos o conceito de ponto de escuta apresentado por Chion (2011) incorporado na Análise do Potencial Imersivo de Santos, P. (2022) com a Análise Crítica do Jornalismo Narrativo em Podcast desenvolvida por Viana (2023) em que teremos como foco o metajornalismo presente no plano metanarrativo. Sistematizamos o corpus desta pesquisa percorrendo os sete episódios da série, observando representações de memória, bastidores e repercussão jornalística evidenciadas pelo discurso em primeira pessoa do jornalista. Como resultado, identificamos como o ouvinte pode ter sua experiência de imersão no podcast guiada ao obter detalhes da apuração atravessados pela subjetividade, autorreferencialidade e transparência jornalística.Dissertação Vai na Fé: um estudo sobre o aumento das relações inter-raciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Silva, Francisco Ewerton Aleixo da; Pavan, Maria Ângela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; https://orcid.org/0000-0003-0885-4775; http://lattes.cnpq.br/9261522702630245; Andrade, Alice Oliveira de; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; Rodrigues, Denise Carvalho dos SantosA telenovela brasileira é um dos produtos audiovisuais de maior importância ao Brasil. Através das suas narrativas e tramas, a teledramaturgia nacional é vista por milhões de pessoas. Contudo, sabe-se que poucas oportunidades foram dadas à classe artística negra para que eles conseguissem posições de destaque nessas obras. A situação se torna ainda mais delicada quando se é interpelado onde estão os romances desses personagens. Eles têm direito ao amor? Dito isso, o objetivo deste trabalho é analisar os casais inter-raciais da telenovela Vai na Fé, novela de Rosane Svartman, exibida em 2023 pela Rede Globo, às 19h. O intuito desta pesquisa é destacar a quantidade expressiva desses pares românticos ao longo da sua exibição, que foi um total de onze. O tom popularesco da trama trouxe ao centro do protagonismo personagens negros que muitas vezes foram marginalizados e invisibilizados em outras obras. Ainda assim, a maior parte do elenco negro de Vai na Fé pertencia ao núcleo pobre da telenovela, o que reforça o estereótipo já bastante visto. A hipótese levantada por esse estudo é que o aumento da construção das relações inter-raciais em Vai na Fé tentou romper com a invisibilidade da classe artística negra na teledramaturgia brasileira, ainda que tenha reverberdo a estereotipagem do preto pobre. Para a compressão do tema abordado nesse trabalho, utilizaremos Lopes (2003, 2009, 2019) e Hamburger (2005, 2011) que trazem estudos acerca da história da telenovela brasileira. Para entender o negro na telenovela, abordaremos Araújo (2000, 2019, 2006, 2008) e Sodré (1999). Para compreendermos as invisibilidades, representação, interseccionalidade, a violência vivido pelo povo preto e racismo estrutural traremos Nascimento (1978), Gonzalez (2020), Almeida (2019), Hall (2016) e Akotirene (2019). Traçamos como metodologia a análise crítica da narrativa de Luiz Gonzaga Motta (2013) e a análise de imagem em movimento de Diana Rose (2002), do modo qualitativo.Dissertação O áudio em uma perspectiva midiática de informação feminista no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo do Podcast Feminismo e Marxismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-15) Soares, Fernanda Lourena Pereira; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; https://orcid.org/0000-0001-5522-6961; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; https://orcid.org/0009-0008-1263-9537; http://lattes.cnpq.br/8962879455316090; Gomes, Marcelo Bolshaw; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; Silva, Telma Gurgel daEsta dissertação analisou, sob uma perspectiva feminista e classista (Toledo, 2017), o podcast como um novo processo midiático na Internet, utilizando os conceitos de rádio expandido (Kischinhevsky, 2012; 2016; 2017), buscou-se compreender como essa ferramenta tem contribuído para que as mulheres se apropriem dessa mídia, na tentativa de construir outros posicionamentos na sociedade. Nesse sentido, analisou-se o podcast Feminismo e Marxismo produzido por mulheres com o recorte de gênero no contexto da pandemia da covid-19, em de 2021. De forma a observar as possibilidades de resistência dessas sujeitas na busca por emancipação e erradicação das desigualdades de gênero. Desse modo, esta dissertação se propõe a identificar o protagonismo das mulheres no podcast e como essa mídia representa, fortalece e amplia a consciência sobre pautas feministas. Nesse sentido a pesquisa opta por uma abordagem metodológica qualitativa utilizando o estudo de caso (Yin, 2001), tendo como elementos de pesquisa a coleta de dados e análise de produção do podcast citado acima.Dissertação Mulheres no cinema, racismos e sexismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-19) Nascimento, Renata Pyrrho; Lemos, Daniel Dantas; Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2776869268430888; http://lattes.cnpq.br/4946927828587692; Pavan, Maria Ângela; Ledo, Amanda Cavalcante de OliveiraEsta dissertação parte da análise das desigualdades evidenciadas pelo último censo do IBGE (2018), destacando a quase completa exclusão das mulheres negras - o maior grupo identitário do Brasil - tanto na academia quanto nas telas de cinema. Argumenta-se que os racismos latino-americano e brasileiro têm raízes na colonização europeia, cujo objetivo era legitimar a escravização de pessoas negras e indígenas (Dijk, 2008b). A pesquisa ressalta o apagamento e o silenciamento que subalternizam milhares de pessoas (Spivak, 2010; Ribeiro, 2017; Davis, 2016; Kilomba, 2019; hooks, 2013 e 2019; Collins, 2000), fenômenos diretamente relacionados com a perpetuação da violência e morte de pessoas racializadas (Ribeiro, 2017; Mbembe, 2018). Utilizando a Análise Crítica do Discurso e as teorias do Mulherismo Africana, a dissertação oferece uma leitura crítica dos filmes Histórias Cruzadas (2011) e Vênus Negra (2010), revelando ainda a participação paradoxal e ativa das mulheres brancas na construção do cinema hollywoodiano. Na parte final, a autora reflete sobre a urgência de reconstruirmos nossas próprias imagens e narrativas, sugerindo que o cinema pode ser uma ferramenta fundamental para a compreensão e transformação da sociedade em que vivemos.Dissertação Intertextualidade e heterogeneidade discursiva: análise das crônicas pandêmicas do Saiba Mais em 2020(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-26) Costa, Glynner Freire Brandão; Cruz, Adriano Charles da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2085-302X; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; https://orcid.org/0009-0004-8368-9225; http://lattes.cnpq.br/2334874156339790; Dias, Cristiane Pereira Costa; Hanke, Michael Manfred; Santos, Valnecy Oliveira CorrêaConsiderada pela ONU a pior crise global desde a Segunda Guerra Mundial, a pandemia da covid-19 causou 700 mil mortes no Brasil e estabeleceu novos hábitos de etiqueta social, como o uso de máscaras e o confinamento domiciliar. O impacto da crise sanitária, nos eixos público e privado da vida em sociedade, foi pauta nos veículos de comunicação do Rio Grande do Norte. Em busca dos efeitos de sentido e da discursivização da pandemia, esta pesquisa qualitativa analisa o discurso em 11 crônicas jornalísticas sobre a pandemia, com veiculação no site da Agência Saiba Mais, no primeiro semestre de 2020. Recortou-se o conceito de crônica jornalística proposto por Rey (2007). Nas análises, os textos são posicionados na fronteira entre os gêneros opinativo e informativo (Melo, 1994; Beltrão, 1980; Chaparro, 2008) e na interseção entre jornalismo e literatura (Pena, 2006; Sá, 2005; Moisés, 1986), dada a fruição do gênero. A “de-superficialização” da materialidade textual e da representação da realidade pelo sujeito-cronista assenta-se na interface entre jornalismo, literatura, Análise do Discurso (AD) de linha franco-brasileira (Orlandi, 2012, 1987) e Linguística Textual (LT), o que aponta para a perspectiva interdisciplinar da pesquisa. Investigou-se a construção social da realidade pelos jornalistas a partir do que comparece nos textos (ditos e não ditos), do lugar social de quem fala, das “condições de produção” e da correlação entre crônica e outros dizeres, sob a lente da interdiscursividade (Pêcheux, 1971, 1990, 1995, 2015), da intertextualidade (Kristeva, 1968, 1969, 2005; Koch, Bentes & Cavalcante, 2008) e da heterogeneidade enunciativa (Authier-Revuz, 1990, 1998, 2004, 2008, 2011). No que concerne ao consórcio interdiscursividade/intertextualidade, ficou provado que a “memória discursiva” viabilizou a simbolização da pandemia pelos jornalistas, o que se deu por discursos/intertextos musical, comportamental, literário, político-econômico, jurídico, científico/sanitário, jornalístico, religioso, histórico, comunista, mitológico e militar. No que tange à intertextualidade, em específico, as análises focalizaram as modalidades explícita, implícita e temática. Sobre a heterogeneidade enunciativa, predominaram os estereótipos, metáforas, ironias, reminiscências, ressignificação de palavras, alusões e falares regionais. Foi possível concluir que os efeitos de sentido derivam da rede sêmica instalada, nas crônicas jornalísticas, por interdiscursividade, heterogeneidade enunciativa e intertextualidade. São estratégias que permitiram ao profissional da imprensa estruturar seu dizer, informar, opinar e ampliar a rede de referências junto ao leitorado, com vistas ao endereçamento da mensagem e à emancipação/adesão do leitor, em um contexto de agudização da vida em comunidade.Dissertação O impacto da comunicação institucional: uma análise propositiva da comunicação digital do Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-21) Cunha, Yasmim Helleen; Lacerda, Juciano de Sousa; Gallego, Almudena Muñoz; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; https://orcid.org/0000-0001-5121-7312; http://lattes.cnpq.br/6978211641299706; Torre, Alberto Efendy Maldonado Gomez de La; Muneiro, Lilian Carla; Foletto, RafaelEste estudo tem como objetivo examinar a importância da comunicação institucional no campo da saúde pública, a partir da abordagem do Campus Virtual de Saúde Pública da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Inicialmente, este trabalho apresenta os fundamentos teóricos da comunicação pública e institucional e destaca sua relevância para a difusão da informação e a construção do conhecimento. O texto explora o papel do Campus Virtual como ferramenta essencial de educação em saúde, destacando sua estrutura e o uso das redes sociais para promover a comunicação institucional. Além disso, este trabalho visa discutir os diferentes desafios e estratégias para legitimar a comunicação nas organizações de mídia, com ênfase na visibilidade midiática e na lógica de funcionamento do Campus Virtual da OPAS. Para deduzir os resultados utilizou-se uma abordagem metodológica que envolve um estudo de caso e análise do impacto da comunicação institucional, identificando dificuldades e propondo soluções para otimizar a sua eficácia. Por fim, foram apresentadas as conclusões finais, destacando a importância da comunicação institucional na promoção da saúde pública e sugerindo direções para futuras linhas de pesquisa. O estudo baseia-se numa revisão bibliográfica com estudos sobre midiatização (Almeida, 2021; Alencar e Hjarvad, 2022; Véron, 2004; Sodré, 2012; 2022) e Comunicação em Saúde (Soares, 2020), Comunicação Organizacional (Matos, 2010; Kunsch, 2003), bem como anexos relevantes para complementar a execução da análise.Dissertação A cena LGBTQIAPN+ natalense na web: o pioneirismo da websérie Septo e as respostas de sua audiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-28) Liberato, Ruston Gabriel Fernandes; Pereira, Lívia Cirne de Azevedo; https://orcid.org/0000-0002-2904-7182; http://lattes.cnpq.br/5512139880539951; http://lattes.cnpq.br/0644267504076353; Bezerra, Josenildo Soares; Leite, Rafaela Bernardazzi TorrensA cultura da convergência se caracteriza pela distribuição complementar para diferentes mídias, com exploração das ferramentas de participação e o uso e a apropriação das dinâmicas de produção descentralizada, sustentadas pelos fenômenos da inteligência coletiva. As webséries são um exemplo de um formato midiático que se enquadra nessa cultura, pois são narrativas audiovisuais serializadas que circulam nos ambientes da web ou dos aplicativos e permitem a interação dos espectadores com o conteúdo oferecido, podendo ser produzidas com orçamento independente ou não. Neste contexto, surge SEPTO (2016-2020), a primeira websérie produzida no nordeste brasileiro e com locações em Natal (RN). Distribuída em três temporadas, que somam 17 episódios, a websérie premiada internacionalmente tem como trama principal um romance LGBTQIAPN+, vivido por duas mulheres, inserindo a representatividade como temática nas produções ficcionais. A partir disso, esta pesquisa desenvolve uma análise dessa produção sob as lentes da metodologia do Estudo de Caso dos 6 episódios mais vistos no YouTube visando revisitar a maneira como os personagens se relacionam com a cidade, suas interações, termos e papéis sociais. Em associação a isso, lançaremos mão também de ferramentas da Análise de Redes Sociais em associação com Análise de Sentimentos para analisar os dados que versam sobre a reação e relação da audiência com a websérie através da análise dos principais comentários dentre os 570 realizados pelos seguidores no primeiro e último episódio da produção.Dissertação A imagem do Papa Francisco nas revistas semanais: análise da cobertura da Jornada Mundial da Juventude no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-11) Cabral Júnior, Rossano José Batista; Cruz, Adriano Charles da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2085-302X; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; http://lattes.cnpq.br/8433976075155337; Lemos, Daniel Dantas; Veloso, Maria do Socorro Furtado; Accioly, Sheila MendesEste trabalho analisa a imagem do Papa Francisco construída pelas revistas semanais Carta Capital, Veja e Época durante a Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio de Janeiro, em 2013. Esse também foi o ano da renúncia do pontífice antecessor, Bento XVI, e a eleição de Francisco ao papado, em meio a um contexto histórico de casos de corrupção no Vaticano, casos de pedofilia, crises diplomáticas interreligiosas. Essas marcas na história trouxeram instabilidade na estrutura ideológica da Igreja Católica que, por essa razão, passou a ser alvo de críticas por parte da mídia e de fiéis que discordavam das posturas conservadoras do então Papa. Imersa nessa realidade, a edição brasileira do evento foi liderada pela nova gestão eclesial e recebeu intensa cobertura midiática, que construiu uma imagem de simplicidade do Papa para todo o globo. A partir de uma perspectiva discursiva, analisamos como as revistas construíram o ethos do Papa Francisco. Desse modo, realiza-se uma análise discursiva baseada nos estudos de linha franco-brasileira, com Pêcheux (1997), Orlandi (2007), Courtine (2008, 2009, 2011, 2013) e Maingueneau (2004, 2015). Mobilizamos os conceitos de Formação Discursiva, de Intericonicidade, de Memória Discursiva / Interdiscurso, de Condições de Produção e de ethos. Com isso, identificamos que o discurso midiático construiu uma narrativa de renovação da Igreja e o líder religioso foi discursivizado como uma figura carismática, humilde, renovadora, que luta pelos os menos favorecidos.Dissertação Transubjetividade e autoficção no documentário autoral contemporâneo: uma análise de Olmo e a Gaivota(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-27) Guedes Júnior, Silvio César; Lemos, Daniel Dantas; http://lattes.cnpq.br/2776869268430888; https://orcid.org/0000-0002-1411-0134; http://lattes.cnpq.br/5496312854669479; Pavan, Maria Ângela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Dantas, Daiany FerreiraA pesquisa propõe uma análise da enunciação no documentário Olmo e a Gaivota (2014), codirigido pelas diretoras Petra Costa e Lea Glob, em sua dimensão ética, em seu vínculo com o espectador, e na relação entre direção e personagens, no investimento subjetivo das duas partes no todo do enunciado fílmico. Com a finalidade de determinar em qual contexto ético/estético o filme se situa, lançamos o olhar para a história do documentário, abordando diferentes modos de enunciação e encenação e suas transformações desde o documentário clássico até o contemporâneo, visando, especialmente, sentidos que emergem a partir da década de 1960, com o surgimento de estéticas que apresentam rupturas em relação às tradições de uma estrutura linguística até então dominante. Abordamos, ainda, as noções de auto-mise-en-scène e de risco do real por Comolli (2008); a relação direção/personagem (Santos Segundo, 2016); e os valores éticos que orientam o contato do cineasta com o espectador. Observando que o filme em questão mobiliza conceitos relativos ao documentário contemporâneo, abordamos os conceitos de virtualização e transubjetividade em Rezende (2013). No que concerne ao modo de enunciar e a dimensão ética do documentário, buscamos nos aprofundar na compreensão do documentário performativo ou em primeira pessoa, no qual o documentário em questão se enquadra. O conceito de autoficção, que nos servirá à análise das relações que se estabelecem entre a direção e as personagens e entre a obra e o espectador, suscita questões relacionadas ao problema da autoria no documentário contemporâneo fundamentais para o pensamento acerca do gênero. Aplicando os conceitos apreendidos à análise, observamos a maneira a qual Olmo e a Gaivota se posiciona de maneira modesta e reflexiva em seu diálogo com o espectador.Dissertação Corpus simulacrum: cinema de terror, motores de dobra e semiótica alien(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-15) Silva, José Laerton Santos da; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; https://orcid.org/0000-0002-4658-5556; http://lattes.cnpq.br/9921846039591174; http://lattes.cnpq.br/5409112935330601; Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos; Assunção, Diego Paleólogo; Lacerda, Juciano de Sousa; Pavan, Maria Ângela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753E se, na subjetividade global, a racialidade for apre(e)ndida como uma fenda no espaço-tempo? As imagens poderiam então revelar uma trama simbólica onde a racialidade descreveria linhas espaço-temporais alternativas para leitura da contemporaneidade global. Partindo dessa premissa, a presente pesquisa teve o objetivo de analisar a representação da negritude em filmes de terror, a partir das conceituações da filósofa e artista visual Denise Ferreira da Silva, para pensar sobre a racialidade contemporânea. A pergunta de pesquisa esteve em torno do que as narrativas de terror podem revelar quando lidas, sentidas e experimentadas através da ótica da racialidade? Foram selecionados 4 filmes de terror de acordo com critérios estabelecidos em pesquisa. Os filmes foram analisados e suas narrativas foram exploradas em termos de linguagem, conceitos e imagens para a composição de um ensaio que aborda uma multiplicidade de questões, apoiadas em teorias e estudos da comunicação, filosofia, psicologia, física quântica, teorias da conspiração e cultura pop. Os quatro filmes brasileiros utilizados como narrativas principais foram: As Boas Maneiras (2018), O Rastro (2017), O Nó do Diabo (2018) e O Clube dos Canibais (2018). Além destes filmes principais, foram utilizados filmes secundários: Panic Room ( 2002), Population 436 (2006), Under The Shadow (2016), Trabalhar Cansa (BR, 2011), Alien Nation (1988), Nope (2022) e Fresh (2022). A metodologia de investigação foi norteada pelas propostas de Roldán e Viadel (2012), segundo as quais a reflexão sobre estrutura narrativa e argumentativa em discursos visuais para pesquisas em artes visuais encontra algumas possibilidades de exploração na montagem cinematográfica. Os referenciais teóricos importantes para a construção do ensaio incluem o pensamento das filósofas Audre Lord (2019), Patricia Hill Collins (2019), bell hooks (2019), e Angela Davis (2016). A pesquisa também foi fortemente inspirada nas teorizações da pesquisadora e cineasta afroamericana Drª Robin R. Means Coleman (2019), Horror Noire, sobre o cinema negro de terror nos Estados Unidos. O conceito de guerra híbrida comumente usado no militarismo/política também foi importante. Outras referências igualmente importantes compõem o ensaio. Como resultado, a análise mostrou as múltiplas possibilidades conceituais que tramas narrativas de terror podem apontar quando consideradas em seu plano simbólico para pensar questões ligadas à racialidade e ao colonialismo.Dissertação A violência como discurso político: uma análise sobre Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e Carla Zambelli no Twitter(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-12) Costa, Ederson Levi Rodrigues da; Aires, Janaine Sibelle Freires; https://orcid.org/0000-0002-6551-5297; http://lattes.cnpq.br/4051151886203077; https://orcid.org/0000-0002-5488-7220; http://lattes.cnpq.br/0536491224945237; Carvalho, Breno da Silva; https://orcid.org/0000-0003-3196-2328; http://lattes.cnpq.br/9606206855814927; Câmara, Clara BezerrilA violência no Brasil teve aumentos consideráveis após a eleição de Jair Bolsonaro em 2018, especialmente no que diz respeito à violência política. Por isso, o presente trabalho se propõe a avaliar se o discurso bolsonarista nas redes sociais influenciou de alguma maneira essa ascensão na violência política. Para isso, utilizaremos o recorte de análise dos três perfis mais engajados no espectro político da direita no Brasil: Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e Carla Zambelli, analisando especificamente postagens realizadas no X, durante o ano de 2022. Visto que esses são os perfis com maior engajamento na direita, é possível inferir que são também aqueles que têm a maior métrica de alcance em suas postagens, o que faz com que seus discursos atinjam mais pessoas e, consequentemente, influenciem mais o seu público. Nossa fundamentação teórica é composta por autores como Orlandi (1998) e suas contribuições acerca do discurso, Althusser (1980) e seus aportes teóricos acerca da ideologia, Bourdieu (1986, 1998) e seu debate sobre representação política e as formas de capital social, além de Alves (2019) e Barbosa (2022) com suas contribuições no debate sobre o bolsonarismo. O método foi a Análise de Discurso da escola francesa, que aborda o materialismo histórico e o estruturalismo, analisando cada um dos tweets que apresentam alguma forma de violência política. A partir dessa análise foi possível aferir que o discurso bolsonarista contribui com a violência política ao passo que atribui à esquerda como um inimigo a ser combatido na sociedade, além disso foi possível identificar algumas estratégias utilizadas para tal.Dissertação Violência policial e racismo: reflexos do pacto da branquitude na produção jornalística do Jornal Nacional e do Repórter Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-15) Madruga, Beatriz Pires; Aires, Janaine Sibelle Freires; https://orcid.org/0000-0002-6551-5297; http://lattes.cnpq.br/4051151886203077; https://orcid.org/0000-0002-0106-0430; http://lattes.cnpq.br/3338113582778913; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; https://orcid.org/0000-0002-4658-5556; http://lattes.cnpq.br/9921846039591174; Santos, Suzy dosEsta dissertação foi desenvolvida com a proposta de analisar de que forma a branquitude se manifesta na cobertura noticiosa dos casos de violência policial contra pessoas negras ocorridos no Brasil. A hipótese que guia o estudo, entende que há uma isenção negligente por parte da produção jornalística dominada por profissionais brancos, que não assume, em sua cobertura, o racismo como um dos motivadores da atuação violenta da polícia, o que implica na negação do problema e impede o debate sobre a segurança pública em sua complexidade. Utilizando a Análise Televisual (Becker, 2005, 2012) como metodologia, analisamos os programas Jornal Nacional, da Rede Globo e Repórter Brasil, da TV Brasil, buscando diagnosticar a incidência do uso da palavra “racismo” na amostra de notícias levantadas em ambos os jornais, entre os anos de 2022 e 2023. Os resultados encontrados apontam para uma cobertura sem aprofundamento e, acima de tudo, omissa, uma das fortes características do pacto da branquitude. O que almejamos com a concretização deste estudo é levantar reflexões a respeito dos possíveis impactos da ausência do debate de raça na cobertura jornalística sobre violência policial para a manutenção da lógica que criminaliza a população negra e normaliza o seu sofrimento e a sua morte.Dissertação A masculinidade no discurso político de extrema-direita: uma análise do slogan "Deus, Pátria e Família" utilizado por Jair Bolsonaro na campanha para a presidência de 2022(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-28) Forner, Oscar Milton Cowley; Bezerra, Josenildo Soares; https://orcid.org/0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; https://orcid.org/0000-0002-7363-048X; http://lattes.cnpq.br/6115055605352101; Dantas, Daiany Ferreira; Pereira, Livia Cirne de Azevedo; https://orcid.org/0000-0002-2904-7182; http://lattes.cnpq.br/5512139880539951Com o aumento dos movimentos de extrema-direita no mundo, torna-se necessário analisar as estratégias discursivas que possibilitam a aceitação desse tipo de ideologia por parte da população. Diante da adaptação que esse discurso sofreu com o passar dos anos, novas perspectivas também devem ser adotadas em seus estudos. Desse modo, em consonância com o crescimento dos debates acerca da masculinidade tóxica e hegemônica em nossa sociedade, a dissertação busca compreender a importância do ideal masculino para a sustentação dos principais pilares desses governos. A partir do exposto, neste trabalho realiza-se uma análise do discurso baseada nos estudos de linha francesa, com Michel Pêcheux (1995) e Eni Orlandi (2003), tendo como corpus da análise o slogan “Deus, Pátria e Família” utilizado por Jair Messias Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2022. Além disso, a pesquisa apresenta o contexto em que essas falas reverberam na sociedade, potencializando comportamentos agressivos e perigosos diante da naturalização proporcionada por esses discursos ao serem reproduzidos por líderes influentes, como é o caso do então presidente do Brasil.Dissertação Performatividades ritualísticas das ialodês nos videoclipes da música negra brasileira contemporânea(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-19) Costa, Luane Fernandes; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; Queiroz, Tobias Arruda; https://orcid.org/0000-0002-4658-5556; http://lattes.cnpq.br/9921846039591174; https://orcid.org/0000-0002-4371-4834; http://lattes.cnpq.br/6117466933228729; Carvalho, Breno da Silva; https://orcid.org/0000-0003-3196-2328; http://lattes.cnpq.br/9606206855814927; Oliveira, Luciana Xavier deA partir de conceitos da teoria racial negra, como a transcodificação (Hall, 2016), imagens de controle (Collins, 2019) e o atlântico negro (Gilroy, 2001) investigou-se a obra de três interlocutoras: MC Tha, Luedji Luna e Bixarte, artistas afro-brasileiras que trazem em sua sonoridade e performance aspectos de religiosidade negra, como ritos, rituais e a presença das Ialodês - as orixás femininas, como Iansã, Nanã, Oxum e Iemanjá. Por meio de indicadores metodológicos de análise aplicados às suas obras, e de uma metodologia própria intitulada Gira Midiática, examinou-se três eixos: as visualidades, as sonoridades e as textualidades. Durante as investigações, discutiu-se de que forma simbólica se manifesta a presença das religiões de matriz africana em seus videoclipes, como a performance das orixás e os indicadores de análise ancestrais e afro-diaspóricos previamente delimitados, como a água, os ritos, as cores, as guias, as folhas e os alimentos. Considerando os autores citados, pensou-se na indissociabilidade da música produzida na diáspora negra e nas religiões de matriz africana, bem como no confronto das imagens propostas com o regime de representação racializado. Evocamos conceitos como as imagens transcodificadoras (Hall, 2016), para compreender como essas imagens deslocam os estereótipos no imaginário social brasileiro sobre as religiões de matriz africana, submersas a uma ideia de precário, em um país predominantemente cristão e racista religioso. As imagens de liberdade (Guilherme, 2022) foram utilizadas para pensar em como as interlocutoras falam a partir de si, não mais sob um viés subordinado ao olhar branco colonizador, além de confrontar as imagens de controle que aprisionam corpos negros, corpos de terreiro e corpos desobedientes de gênero (Mombaça, 2021). Portanto, definiu-se nesta dissertação que as imagens dos videoclipes das cantoras negras brasileiras analisadas em Oxum (A Nova Era, Parte I) (2021), Banho de Folhas (2017) e Rito de Passá (2019), são transgressoras e emancipadoras, pois utilizam de um produto cultural como um espaço em que mulheres racializadas, cis ou trans, umbandistas ou candomblecistas, podem usar de seu repertório e presença para sentir-se empoderadas, reafirmando sua existência e a dos grupos que representam em um processo de resistência. As artistas foram escolhidas por trazerem o enfrentamento político em suas obras, além de partirem de lugares racializados, das periferias brasileiras e por incorporarem os aspectos de sua religiosidade em sua performance. Dessa forma, os esforços em trazer imagens opositoras (hooks, 2019), com elementos de valorização, calmaria e serenidade por meio dos rituais religiosos de matriz africana, desafiam as imagens que controlam a população de terreiro.Dissertação O documentário e as narrativas sobre o impeachment de Dilma Rousseff(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-16) Aquino, Mirella Lopes de; Gomes, Marcelo Bolshaw; Veloso, Maria do Socorro Furtado; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; https://orcid.org/0000-0001-9419-0842; http://lattes.cnpq.br/0156271773457751; Lima, Maria Erica de Oliveira; Kneipp, Valquiria Aparecida PassosO período em torno do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) foi de intensa agitação política e social no Brasil. O movimento articulado para sua retirada representou toda uma mudança de plataforma de governo com cortes do investimento público em educação, saúde e políticas sociais, além da redução de direitos trabalhistas, fragilizando a população mais carente. Um processo que transcorreu com participação ativa da imprensa corporativa, também chamada de grande imprensa por seu elevado poder econômico, além de diferentes setores econômicos, como indústria e instituições financeiras. Para além do que foi registrado pelos grandes jornais, sejam eles impressos, televisionados, transmitidos via rádio ou internet, o momento chamou a atenção de uma série de documentaristas que, por sua vez, mobilizaram-se para registrar esse período histórico ainda recente e em desdobramento. Assim, nesta dissertação, vamos fazer a análise narrativa e fílmica dos documentários O Processo (2018); O Muro (2018), Excelentíssimos (2018); Democracia em Vertigem (2019) e A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha (2019), de maneira a situar essas produções quanto a suas estratégias narrativas na mobilização afetiva do público espectador já que, enquanto expressão artística e também documental, o documentário carrega em si as questões de seu tempo, como apontam os pesquisadores Piero Sbragia, Bill Nichols e Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété.Dissertação Narrando a ciência: um estudo das estratégias discursivas nos podcasts de jornalismo científico "37 Graus" e "A Terra é Redonda"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-05) Bezerra, Anathalia Maia da Silva; Costa, Luciana Miranda; https://orcid.org/0000-0003-3843-4499; http://lattes.cnpq.br/1310961057480638; https://orcid.org/0000-0001-9002-9437; http://lattes.cnpq.br/3704977475939251; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Lopes, Suzana CunhaO presente estudo faz uma análise discursiva de um total de 17 episódios dos podcasts A Terra é Redonda e 37 Graus. Busca-se identificar e compreender as estratégias discursivas adotadas por novos formatos narrativos de mídia sonora, analisando assim como operam na divulgação científica através de recursos como storytelling e jornalismo literário. Para tanto, utiliza-se como alicerce teórico principal, a Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough (2001, 2003), além do Estudo de Caso (GIL, 2007) e das contribuições de autores que trabalham com a comunicação da ciência e jornalismo científico. A metodologia adotada tem os episódios do podcast 37 Graus e A Terra é Redonda como objeto empírico, no período de fevereiro a julho de 2020, durante a pandemia. Assim, a análise buscou contribuir com as reflexões sobre a comunicação da ciência para o desenvolvimento de novas possibilidades de divulgação científica. O estudo concluiu que a partir do uso das estratégias de storytelling e recursos do jornalismo literário, os podcasts proporcionam uma comunicação da ciência de forma interativa, através de uma linguagem informal e emotiva, dando ao ouvinte uma dimensão mais ampla do processo científico, sendo informativa e provocando sua reflexão sobre a temática.Dissertação O SUS que se vê: a atenção básica à saúde nas notícias do telejornalismo de Pernambuco(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-16) Silva, Jorge Luiz; Pereira, Livia Cirne de Azevedo; https://orcid.org/0000-0002-2904-7182; http://lattes.cnpq.br/5512139880539951; Silva, Josimey Costa da; https://orcid.org/0000-0003-2556-8180; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Lacerda, Juciano de Sousa; Pinto, Pamela AraújoA pesquisa tem o objetivo de analisar a representação da saúde pública, mais especificamente, da Atenção Básica à Saúde do município de Caruaru – PE, nas notícias divulgadas nos telejornais ABTV 1ª e 2ª Edição da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo, entre os anos de 2014 a 2016. Os objetivos específicos desse trabalho são: 1) analisar o conteúdo das notícias sobre a Atenção Básica de Caruaru a fim de verificar a representação construída pela emissora a respeito da Atenção Básica em Saúde em âmbito municipal; 2) identificar os valores-notícia adotados pela emissora sobre o tema saúde pública com o objetivo de entender o porquê das notícias sobre o SUS serem como são; e por fim, 3) comparar as representações construídas sobre a saúde pública pela TV Asa Branca com documentos oficiais que comprovem os investimentos públicos ocorridos na cidade de Caruaru entre os anos de 2014 a 2016 com o propósito de visualizar se houve descompasso ou não entre o que foi divulgado e o que ocorreu de avanços sociais no campo da saúde pública. A nossa metodologia está baseada na Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). O trabalho foi dividido em dois eixos de análise. No primeiro eixo, denominado “o SUS que se vê”, analisamos 72 notícias divulgadas pela TV Asa Branca. As principais temáticas encontradas foram: Vacinação, Boas Práticas das Unidades de Saúde da Família, Gargalos das Unidades de Saúde da Família e Melhorias na infraestrutura das Unidades de Saúde da Família. Já no segundo eixo, denominado “o SUS que NÃO se vê”, apresentamos os temas ausentes nos noticiários da emissora. Para tanto, utilizamos do arcabouço teórico de Critérios de Noticiabilidade (Traquina, 2005, 2008), (Wolf, 2005); (Silva, 2005, 2018); Mídia Regional (Pinto, 2015), (Dorelles, 2013), (Bueno, 1977, 2013), (Vasconcelos, 2010), (Boaventura, 2016); Sistema Único de Saúde - SUS (Paim, 2013), (Aguiar, 2015), (Pinto, 2019); Comunicação e Saúde (Araújo, 2014), (Cardoso, 2014), (Paim, 2008). O resultado da pesquisa constatou que houve descompasso entre os avanços que Caruaru passou a respeito da Atenção Básica à Saúde e o noticiário da emissora TV Asa Branca no período investigado.Dissertação Cabem múltiplas imagens na vastidão sertaneja: a repetição e a inovação na teledramaturgia sobre o sertão nordestino da supersérie Onde Nascem os Fortes (2018)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Martins, João Pedro Ramalho; Gomes, Marcelo Bolshaw; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; https://orcid.org/0000-0002-5953-7166; http://lattes.cnpq.br/9089138779895166; Lima, Maria Erica de Oliveira; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; https://orcid.org/0000-0001-5522-6961; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466O sertão nordestino consolidou-se como um espaço recorrente nas produções audiovisuais brasileiras, sendo frequentemente associado a elementos como a seca, a violência e a persistência da tradição (Albuquerque Júnior, 2011). E a televisão nacional, cujo principal produto ficcional é a telenovela, também seguiu essa tendência, especialmente por sua preocupação em tematizar o Brasil e criar uma narrativa da nação (Hamburger, 2005; Lopes, 2003). Esta pesquisa, assim, partiu da compreensão das matrizes que constituem a criação ficcional televisiva nacional (Balogh, 2002; Martín-Barbero, 1997; Pallottini, 2012), bem como das imagens de sertão construídas na cultura e no audiovisual brasileiros (Cristóvão, 1994; Menezes, 2018; Moreira, 2018), para investigar de que forma as práticas produtivas televisivas abordam esse espaço sob a dialética entre a repetição e a inovação (Calabrese, 1987; Rossetti, 2013). O objeto empírico escolhido foi a obra de ficção seriada Onde Nascem os Fortes (TV Globo, 2018), que ambientou sua história em um espaço apresentado como sertanejo. Objetivou-se identificar de que forma o sertão nordestino elaborado na produção reflete possíveis articulações entre as imagens tradicionais desse espaço e construções associadas à novidade, com o foco nos indicadores culturais de lugar, personagens e temas. Além disso, investigaram-se os reflexos, na construção desse mundo, das decisões produtivas relacionadas à conformação da obra enquanto uma supersérie, formato ficcional situado no cruzamento entre as telenovelas, séries e minisséries (Lopes; Orozco Gómez, 2016). O percurso investigativo adotado integrou as proposições de Calabrese (1987) e Jost (2007), preocupadas com os aspectos de produção e exibição da obra, à Análise da Materialidade do Audiovisual (Coutinho, 2016), a qual ofereceu procedimentos para o exame detalhado de seis dentre seus 53 capítulos. Ao final, foi possível reconhecer, na produção da TV Globo, a conformação de um sertão polissêmico, que abarca lugares, personagens e temáticas de características variadas, muitas delas antagônicas entre si. Esse universo foi construído a partir da repetição de elementos tradicionalmente associados a ele, herdados do arcabouço semântico compartilhado na cultura nacional, mas que foram atualizados em suas qualidades e reorganizados entre si, produzindo novos sentidos e denotando uma prática de inovação qualitativa. Vale ressaltar, por fim, que a busca por produzir Onde Nascem os Fortes como uma supersérie permitiu a elaboração de um sertão coeso, imersivo, de cenários com função dramática amplificada, personagens complexas e narrativa densa.Dissertação Imaginário, memória e mito: análise fílmica de Asas do Desejo (1987) e Undine (2020)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-25) Penha, Anne Jacqueline Julião da; Silva, Josimey Costa da; https://orcid.org/0000-0003-2556-8180; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; https://orcid.org/0000-0002-5042-216X; http://lattes.cnpq.br/7805358650805787; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Bressan Júnior, Mário AbelA presente pesquisa tem por objetivo analisar representações simbólicas nas obras fílmicas Asas do desejo (Der Himmel über Berlin), de Wim Wenders (1987) e Undine (Undine), de Christian Petzold (2020), tendo como parâmetro expressões do imaginário, da memória e do mito. Tais conceitos se entrelaçam por meio de uma base comum, que é a teoria da imagem. O ser humano constrói representações mentais do mundo a partir de suas experiências imagéticas anteriores e correntes, o que gera em seu universo mental informações sobre si mesmo e sobre o meio em que está inserido, incluindo o social, cultural e histórico. Para lidar com esse entrelaçamento, também se recorre às noções de representação e de simbólico, que permitem conferir uma expressão e um sentido compreensivo às manifestações imagéticas, imaginárias, mnésicas ou míticas. Para compreender isso, são adotados procedimentos teórico-metodológicos como a abordagem qualitativa (Minayo, 2009; Chizzotti, 2005), mediante a análise fílmica (Penafria, 2009; Vanoye, Goliot-Lété, 2012), dos elementos de expressão, seus simbolismos e os contextos sócio-históricos que envolvem as duas produções cinematográficas. A partir da análise descritiva das imagens fílmicas, concluise que as representações simbólicas de anjo, ninfa e cidade se manifestam sugestivamente nos filmes de modo a tecer sentidos, significações, ressignificações e afetos que ultrapassam o sentido literal da gramática fílmica. Os anjos, protagonistas do filme Asas do Desejo (1987) e a ninfa, protagonista do filme Undine (2020) são entes antropomorfos e míticos que fazem parte do imaginário da cultura alemã, compondo expressões e narrativas em diversas linguagens. As Elegias de Rilke são inspiração para compor os anjos, que são transcendentais, de modo a transpassar o tempo e o espaço. Asas, pássaros e estátuas representam e simbolizam os anjos, assim como as tomadas aéreas da câmera sobre a cidade de Berlim e os ângulos (plongée e contra-plongée) expressam a noção de seu voo. Esses elementos mostram a elevação, o sopro divino sobre a humanidade, a divisão entre o céu e a terra (Girard, 1997; Chevalier, Gheerbrant, 2003), a redenção após o desastre. A ninfa é um ser que se expressa por meio da água (Girard, 1997; Chevalier, Gheerbrant, 2003; Agamben, 2012), numa atualização da ninfa de Fouqué e Bachmann. O elemento água simboliza a vida e a morte, a condenação e o perdão. Em ambos os filmes, a representação da cidade de Berlim evoca fatos históricos e socioculturais, que permeiam os contextos culturais distintos dos dois filmes, evocativos da Segunda Guerra Mundial e do pós-guerra com a reconstrução e ressignificação dos espaços urbanos da cidade. Considera-se que os conceitos do imaginário, da memória e do mito expressos nas imagens permitiram uma compreensão mais aprofundada e amplificada dos elementos simbólicos que existem nesses filmes, servindo como chaves de leitura e possibilitando interpretar alguns aspectos das relações sociais e dos fenômenos e espaços urbanos representados nas narrativas fílmicas, assim como estabelecer as conexões descritas entre situações históricas e contemporâneas da sociedade alemã.