CCET - TCC - Ciência da Computação

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    An algorithmic approach for the quadratic travelling salesman problem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Aquino, João Victor Malheiros Farias de; Maia, Sílvia Maria Monteiro Diniz; Menezes, Matheus da Silva; Coelho, Roberta de Souza; Marques, Thiago Soares
    Esta monografia explora a aplicação de algoritmos exatos e metaheurísticos para resolver o Problema do Caixeiro Viajante Quadrático (PCVQ). O PCVQ é uma variante do Problema do Caixeiro Viajante em que a função de custo é quadrática, dependendo de cada sequência de 3 cidades visitadas. Essa variante surgiu como um modelo de um problema real em bioinformática, mas também tem algumas aplicações em robótica. Implementamos um algoritmo de Busca Tabu para lidar com o PCVQ. Adicionalmente, a heurística de inserção mais barata também foi implementada. Um experimento computacional foi projetado para avaliar e comparar o desempenho das abordagens propostas em relação à qualidade da solução e ao tempo de execução. A comparação dos algoritmos (meta)heurísticos apresentados com algoritmos genético e memético da literatura é relatada. Outro experimento, envolvendo algoritmos exatos como força bruta, branch and bound e programação dinâmica, todos utilizando as mesmas ideias empregadas no PCV, também é reportado. Os resultados fornecem informações sobre os pontos fortes e fracos de cada algoritmo, auxiliando pesquisadores e profissionais na escolha de métodos adequados para resolver o PCVQ.
  • TCC
    Development of a system for creation, computer-aided alignment, and search in parallel corpora of low-resource languages
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Silva, Társila Samille Santos da Silveira; Prolo, Carlos Augusto; Carvalho, Bruno M.; Aranha, Eduardo
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema web para alinhamento, gerenciamento e busca em corpora paralelos, com foco em aplicações de tradução automática e estudos linguísticos. O sistema permite que os usuários façam upload de textos em diferentes idiomas, realizem o alinhamento automático ou manual de sentenças correspondentes e compartilhem publicamente seus corpora para fins de pesquisa. A criação de corpora paralelos de alta qualidade é essencial para aplicações de Processamento de Linguagem Natural (PLN), mas as línguas com poucos recursos enfrentam desafios significativos devido à escassez de dados e à diversidade linguística. Ao combinar a expertise humana com a eficiência computacional, este sistema preenche a lacuna entre escalabilidade e precisão na criação de corpora. É particularmente adequado para línguas sub-representadas, nas quais métodos totalmente automatizados apresentam dificuldades. A arquitetura modular do sistema permite a integração com pipelines existentes de PLN, fomentando aplicações em tradução automática, preservação linguística e inclusão digital.
  • TCC
    Software educativo de visualização de ponteiros
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Souza, Arturo Fonseca de; Campos, André Maurício Cunha; http://lattes.cnpq.br/7154508093406987; http://lattes.cnpq.br/5551328254314426; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4440595486888973; Nunes, Isabel Dillmann; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; Santos, Selan Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/4022950700003347
    Na área da computação, ponteiros é um tópico conhecido pela sua dificuldade de compreensão por estudantes. Um dos fortes motivos para isso é a necessidade de, construir na mente do estudante, um modelo mental robusto do computador que descreva a memória e sua relação com as dinâmicas de execução de um programa. Para guiar a construção desses modelos, docentes utilizam, de maneira explícita ou não, modelos abstratos consistentes do computador, os chamados notional machines. Este trabalho visa propor uma visualização interativa para essas notional machines na forma de um serviço de software fundamentado na Teoria de Aprendizagem Experiencial de Kolb. Usos de caráter exploratório feitos com a ferramenta proposta em turmas ingressantes no curso de Ciência da Computação da UFRN resultaram em impressões majoritariamente positivas por estudantes e evidenciaram pontos de melhoria tanto em aspectos de software como de estratégias pedagógicas.
  • TCC
    Análise da autopercepção de vivências negativas em grupos sub-representados na área de ciências exatas no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Oliveira, Raquel Lopes de; Pereira, Monica Magalhães; http://lattes.cnpq.br/5777010848661813; http://lattes.cnpq.br/5861811823770340; Maia, Sílvia Maria Diniz Monteiro; http://lattes.cnpq.br/1498104590221901; Silva, Lyrene Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/6082948468501249
    As desigualdades de gênero, raça e orientação sexual continuam sendo um desafio significativo para alcançar a equidade, particularmente na área de ciências exatas, onde esses grupos permanecem sub-representados. Este estudo investiga se as desigualdades influenciam a autopercepção de vivências negativas entre indivíduos de diferentes grupos, por meio de uma abordagem quantitativa baseada em análise de dados. O objetivo foi examinar se a pertença a grupos sub-representados na área de ciências exatas está associada a uma maior percepção de vivências discriminatórias. Para isso, dados foram coletados entre agosto e setembro de 2021, envolvendo 359 participantes que responderam a um questionário online. Esse questionário avaliou a percepção dos participantes sobre experiências vivenciadas no ambiente de trabalho e/ou estudo no estado do Rio Grande do Norte na área de ciências exatas. Os resultados indicaram que, em relação ao gênero, mulheres cisgênero relataram vivências de teor mais negativo quando comparadas a homens cisgênero; que indivíduos pertencentes ao grupo LGBTQIA+ também reportaram vivências de teor mais negativo quando comparado a indivíduos não LGBTQIA+; e que, em termos de raça, brancos e não brancos apresentaram percepções semelhantes sobre suas vivências. De maneira geral, nossos resultados apontam que ser parte de um grupo sub-representado pode aumentar a percepção de negatividade vivenciada no ambiente de trabalho e estudo na área de ciências exatas. Esses achados ressaltam a importância de estratégias inclusivas e de combate à discriminação, visando promover ambientes mais equitativos e acolhedores, especialmente em áreas marcadas por sub-representação.
  • TCC
    Teoria homotópica dos tipos e fundamentos da matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Holanda, João Pedro; Tsouanas, Thanos; https://orcid.org/0009-0009-6110-0535; http://lattes.cnpq.br/4558478016666396; Santana, Fagner Lemos de; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Teixeira, José Victor Gomes; http://lattes.cnpq.br/9368785489596803; Costa, Valdigleis da Silva; http://lattes.cnpq.br/2633660012976715
    A teoria homotópica dos tipos é uma extensão à teoria de tipos dependentes que surge como uma alternativa inovadora para os fundamentos da matemática. Através de uma interpretação de tipos como espaços, a HoTT torna possível utilizar intuições geométricas no raciocínio lógico e matemático, e simultaneamente possibilita uma representação computacional de conceitos geométricos e topológicos. A HoTT também fornece identificações entre objetos que, apesar de aceitas informalmente por matemáticos, não são compatíveis com a formalização usual por meio da teoria dos conjuntos. Exemplificando esses conceitos, definimos grupos e círculos por meio da HoTT, e demonstramos alguns teoremas sobre eles.
  • TCC
    Avaliação de técnicas de pré-processamento e classificação de imagens hiperespectrais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Mendonça, João Vítor Fonseca de; Kreutz, Márcio Eduardo; Maia, Silvia Maria Diniz Monteiro; Pereira, Mônica Magalhães
    Este trabalho investiga o impacto do pré-processamento e a eficácia de modelos de apren- dizado de máquina e profundo na classificação de imagens hiperespectrais, utilizando conjuntos de dados como Indian Pines, Salinas e Pavia. Foram avaliados algoritmos tradi- cionais, como Random Forest (RF), k-NN, e redes neurais convolucionais (CNN), com pré- processamento envolvendo normalização MinMaxScaler e segmentação SLIC para integrar informações espectrais e espaciais. Os resultados demonstram que técnicas de aprendizado de máquina mais simples, como o RF, alcançaram desempenho comparável ao das CNNs em diversos cenários, destacando seu custo-benefício e eficiência computacional. Enquanto as CNNs se mostraram robustas e precisas, o RF emergiu como uma alternativa viável, especialmente em contextos com limitações de recursos ou dados. O estudo reforça a importância de considerar o equilíbrio entre complexidade e desempenho na escolha de técnicas para classificação de imagens hiperespectrais.
  • TCC
    Comparação de desempenho das implementações do algoritmo Deep Q-Network em Rust e Python no ambiente Cart Pole
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Coelho, João Vítor Venceslau; Madeira, Charles Andryê Galvão; Souza, Samuel Xavier de; https://orcid.org/0000-0001-8747-4580; http://lattes.cnpq.br/9892239670106361; https://orcid.org/0000-0002-4460-2877; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; https://orcid.org/0000-0003-1844-3435; http://lattes.cnpq.br/7132952687145871; Maia, Ranniery da Silva Maia; http://lattes.cnpq.br/7607725638613830; Araujo, Daniel Sabino Amorim de; https://orcid.org/0000-0001-5572-0505; http://lattes.cnpq.br/4744754780165354
    O aprendizado por reforço profundo ganhou destaque devido ao seu sucesso na resolução de problemas complexos, mas seus altos tempos de execução aumentam os custos, muitas vezes necessitando de hardware poderoso e caro. Este estudo visa reduzir esses custos aumentando a eficiência de algoritmos de aprendizagem por reforço profundo utilizando a linguagem Rust, conhecida por sua geração eficiente de código e gerenciamento seguro de memória sem coletor de lixo. Comparamos uma implementação Rust do algoritmo Deep Q-Network (DQN) com a implementação Python da biblioteca Stable Baselines3 no ambiente Cart Pole. Os resultados mostram que a implementação do Rust é mais rápida, mesmo com bindings para Python, alcançando uma menor proporção de tempo por passo.
  • TCC
    Avaliação de modelos de comunicação em aplicações distribuídas: um estudo de caso no contexto de segurança pública
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-17) Colao, Daniel Sehn; Cacho, Nélio Alessandro Azevedo; http://lattes.cnpq.br/4635320220484649; 0009-0002-8214-4034; http://lattes.cnpq.br/0916732940520271; Lopes, Frederico Araújo da Silva; http://lattes.cnpq.br/9177823996895375; Batista, Thais Vasconcelos; 0000-0003-3558-1450; http://lattes.cnpq.br/5521922960404236
    Com o avanço das tecnologias de rede e a crescente demanda por sistemas distribuídos, é fundamental entender as características e o desempenho dos diferentes modelos de comunicação. Este trabalho apresenta uma análise comparativa dos modelos de comunicação síncrona e assíncrona em aplicações distribuídas, com uma avaliação em uma solução real no contexto de segurança publica. Os experimentos foram divididos em dois cenários: a primeira com uma quantidade significativa de dados, utilizando exclusivamente os protocolos REST/HTTP e gRPC; e a segunda com uma menor quantidade de dados, abrangendo ambos os protocolos mencionados anteriormente, além do AMQP. Observouse que o gRPC demonstrou superioridade em eficiência sobre o HTTP em cenários de alta carga de dados, devido à sua capacidade de lidar com listagens extensas de forma mais eficaz. Em contraste, em cenários com menor volume de informações, o HTTP e o gRPC apresentaram desempenhos similares. No entanto, o AMQP destacou-se pela eficiência superior, embora sua implementação exija mudanças significativas na arquitetura, incluindo a adoção de um Message Broker. Os resultados indicam que não existe um modelo superior em todos os aspectos, mas sim que a escolha do modelo adequado depende das necessidades específicas da aplicação.
  • TCC
    Sistema preditivo de detecção de intrusão em redes definidas por software por múltiplas técnicas de aprendizado de máquina
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-20) Cabral, Jhonattan Carlos Barbosa; Venancio Neto, Augusto Jose; Fontes, Ramon dos Reis; http://lattes.cnpq.br/0295503822342359; http://lattes.cnpq.br/1467664612924239; http://lattes.cnpq.br/5614754085757893; Pinheiro, Marcos Cesar Madruga Alves; http://lattes.cnpq.br/1682925222063297
    Com evolução da área de Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) e com a realidade atual do padrão de quinta geração das redes móveis (5G) é esperada a tendência de uma forte demanda por um grande volume de dados. Além disso, com o intuito de obter maior flexibilidade de controle na rede, estudos focados na área de Redes Definidas por Software (SDN, do inglês Software-Defined Networking) têm alcançado cada vez mais evidência. Com a SDN, o plano de controle da rede é implementado de forma centralizada e unificada nas premissas de um controlador. Com o avanço das redes 5G, e por conseguinte o surgimento de aplicações altamente inovadoras, espera-se que uma alta densidade de informações sensíveis sejam trafegadas pela rede e, assim, tornando-se imprescindível a adoção de mecanismos de segurança capazes de aprovisionar canais mais seguros sobre as SDNs e promover garantias na integridade dos dados de ponta-a-ponta. Apesar de aprimorar a rede por meio da visibilidade global do estado, isso abre desafios de segurança, pois o controlador pode tornar-se um único ponto de falha, propagar o caos e comprometer toda a infraestrutura. Este trabalho propõe implantar um Sistema de Detecção de Intrusão (IDS, do inglês Intrusion Detection System) em contexto de SDN e que será baseado em técnicas de Aprendizado de Máquina (ML, do inglês Machine Learning). Ao final, é esperado que o trabalho promova maior segurança dos canais de comunicação.
  • TCC
    Princípio da inclusão-exclusão aplicado em problemas de programação competitiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Medeiros, Paulo Augusto; Gomes, Rafael Beserra; 0000-0001-6489-2202; Medeiros, Sérgio Queiroz de; Oliveira, Roberto Teodoro Gurgel de
    O Princípio da Inclusão-Exclusão é uma técnica avançada de contagem que estabelece uma relação entre o tamanho das interseções de conjuntos e o tamanho de sua união. Na programação competitiva, esse tema é de baixa ou média frequência, podendo surgir em questões de média ou alta dificuldade, muitas vezes associado a subproblemas que envolvem grafos, programação dinâmica, modelagem de recorrências, entre outros. Este trabalho tem como objetivo apresentar um novo material à comunidade de programação competitiva brasileira, que carece de recursos específicos sobre inclusão-exclusão. Além de abordar o tema de maneira didática, serão apresentados e detalhadamente solucio- nados 10 problemas reais de programação competitiva, abrangendo diferentes níveis de complexidade.
  • TCC
    Algoritmo de Aho-Corasick aplicado à programação competitiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Skeete, André Winston Arruda; Gomes, Rafael Beserra; http://lattes.cnpq.br/5849107545126304; Santos, Selan Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/4022950700003347; Medeiros, Sérgio Queiroz de; http://lattes.cnpq.br/0310395336626784
    O algoritmo Aho-Corasick é um algoritmo de busca de string que é usado para encontrar todas as ocorrências de um conjunto de padrões em um determinado texto. Foi desenvolvido por Alfred Aho e Margaret Corasick em 1975 e é utilizado para aplicações de processamento de padrões em um texto. Uma vez que há poucos materiais para o algoritmo em português, este trabalho tem como finalidade apresentar o algoritmo de forma didática e uma análise da sua complexidade de tempo. Além disso, são apresentadas aplicações do algoritmo na resolução de problemas de programação competitiva.
  • TCC
    Problema do caixeiro viajante: uma abordagem para o caso quadrático
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Silva, Ítalo Epifânio de Lima e; Maia, Sílvia Maria Diniz Monteiro; http://lattes.cnpq.br/1498104590221901; http://lattes.cnpq.br/5184113230581099; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; http://lattes.cnpq.br/2888641121265608; Diniz, Thatiana Cunha Navarro; http://lattes.cnpq.br/0745915626851539
    O problema do caixeiro viajante (PCV) é um dos problemas de otimização mais estudados da literatura, com diversas aplicações e variações. Uma dessas variações, o problema do caixeiro viajante quadrático (PCVQ), foi inicialmente introduzido na área de bioinformática, focada em encontrar sítios de ligações de forma ótima. Assim como o PCV, a variação PCVQ também é NP-difícil, não sendo conhecidas ainda soluções exatas em tempo polinomial para instâncias de tamanho relevante. O presente estudo visa investigar o estado da arte do PCVQ, empregando métodos exploratórios e experimentais. Avaliou-se tanto soluções exatas quanto heurísticas, além de introduzir duas novas abordagens meta-heurísticas: uma baseada em algoritmos genéticos e outra em algoritmos meméticos. A meta-heurística genética e a memética são comparadas em termos de eficácia e eficiência para diferentes tamanhos de instâncias do PCVQ. Os resultados obtidos indicam que o algoritmo memético se mostrou a melhor solução para instâncias maiores do problema, enquanto o algoritmo genético não demonstrou bons resultados, sendo por vezes pior que as heurísticas. Nas instâncias menores o algoritmo da inserção mais barata obteve melhores resultados. Concluímos que algoritmos meméticos podem ser uma solução promissora para resolver o PCVQ, oferecendo novas perspectivas para abordagens futuras.
  • TCC
    Desenvolvimento de um aplicativo móvel para incentivo e facilitação de doações de sangue
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-24) Souza, Camila Duarte de; Barroca Filho, Itamir de Morais; http://lattes.cnpq.br/1093675040121205; http://lattes.cnpq.br/2447346954643056; Lima, Jean Mário Moreira de; http://lattes.cnpq.br/7467476735834560; Gurgel, Andre Morais; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; Leite, Jair Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/8133660776746187
    As tecnologias móveis, sobretudo tablets e smartphones, estão cada vez mais presentes nas atividades cotidianas. De acordo com os dados mais recentes da GSMA Intelligence, existem 5,34 bilhões de usuários únicos de smartphones em todo o mundo, um número que cresceu em 93 milhões nos últimos 12 meses (DATA REPORTAL, 2022). Como consequência do aumento nas vendas desses dispositivos, e da possibilidade de acesso à informação através de hardwares cada vez menores e com cada vez mais recursos, há um rápido crescimento na demanda por novas aplicações. Desse modo, o uso de aplicativos para a criação de uma rede de doação de sangue é uma ideia prática, considerando o extenso acesso aos smartphones na atualidade, o que possibilita um alcance muito maior de pessoas. De acordo com dados do Ministério da Saúde (OMS), apenas 16 a cada mil habitantes no Brasil são doadores de sangue, um número correspondente a apenas 1,6% da população no país. No entanto, como apresentado no website Laboratório Oswaldo Cruz (2021), a OMS recomenda que haja um percentual de 3% a 5% de doadores de sangue em relação à população total de um país, o que, infelizmente, não é a realidade no Brasil. Como mencionado em recente caso de estudo de Ramlan (2022), embora existam vários aplicativos relacionados à doação de sangue, eles ainda não conseguiram obter um bom alcance no que se refere a atividades voluntárias na área. Através da pesquisa, conclui-se que a baixa abrangência da população se deve, provavelmente, a contextos de usabilidade e de funcionalidades pouco flexíveis para customização do usuário. Além de que, possivelmente, os consumidores desses aplicativos não têm percebido utilidade nessas aplicações, não se sentindo engajados o suficiente para usufruí-las, já que os programas não têm proporcionado uma sensação de pertinência ao usuário, segundo a pesquisa. Um outro estudo (OUHBI et al., 2015) realizado em 169 aplicativos gratuitos de doação de sangue também chegou à conclusão de que são necessários melhores aplicativos de doação para que haja o aumento no número de doadores voluntários. Muitos complicadores foram identificados, sendo os principais deles o desenvolvimento apenas para a plataforma Android, a falta de utilização de algum tipo de autenticação, apenas 35% possuem características de geolocalização, um número considerável não possibilita o compartilhamento de informações via redes sociais, e grande parte não provê recomendações para as doações de sangue. Como contribuição, este trabalho irá desenvolver uma aplicação mobile denominada BlooD, que tem como proposta a criação de uma rede de doação possibilitando: um acesso mais fácil às unidades físicas com o uso de geolocalização; informações para agendamento; a visualização de estoque de sangue; a criação de um sistema de incentivo por meio de um feed de doações com opções de filtragem e favoritos; o compartilhamento de informações via redes sociais; a facilitação do acesso a informações básicas como: requisitos mínimos para doação, recomendações do pós-doação, etc., procurando preencher as lacunas observadas nos aplicativos de doação de sangue já existentes no mercado para que, assim, possa haver um aumento significante no número de doações.
  • TCC
    Um editor de mapas em ladrilhos para um jogo 2D
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-21) Valente, Victor Santiago; Campos, André Maurício Cunha; http://lattes.cnpq.br/7154508093406987; 0009-0003-9807-6264; http://lattes.cnpq.br/3395830138055179; Santos, Selan Rodrigues dos; 0000-0002-8056-1101; http://lattes.cnpq.br/4022950700003347; Madeira, Charles Andryê Galvão; 0000-0002-4460-2877; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327
    Muitos jogos 2D, desde a década de 80, utilizam mapas baseados em conjuntos de ladrilhos (tilesets) para otimizar a eficiência e o uso da memória do sistema. Porém, projetar um tileset coeso, de forma a criar ambientes interessantes e diversificados, leva tempo. Para facilitar essa tarefa, vários editores de mapas foram desenvolvidos e algumas engines incorporaram essa funcionalidade. Porém, cada jogo tem suas particularidades e nem sempre as ferramentas de uso genérico atendem as necessidades individuais. É nesse contexto que o presente trabalho se encontra. Ele faz parte do desenvolvimento de um fã-game, cujas tecnologias adotadas e características desejadas não eram atendidas pelos editores de mapas atuais. Desta forma, um editor de mapa integrado ao jogo foi projetado e implementado. Este documento apresenta o processo de criação da ferramenta. Ela foi produzida em função do feedback da equipe interna de colaboradores, procurando minimizar a curva de aprendizado, reduzir a quantidade de trabalho manual necessária e aprimorar a experiência do desenvolvedor (DX).
  • TCC
    Investigação sobre meta-heurísticas híbridas para o problema de otimização associado ao Gas Lift
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Leite, Gabriel Lucas de Medeiros; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; Maia, Silvia Maria Diniz Monteiro; http://lattes.cnpq.br/1498104590221901; http://lattes.cnpq.br/2888641121265608; http://lattes.cnpq.br/6707442317393082; Cezario, Sidemar Fideles; 0000-0001-9786-7134; http://lattes.cnpq.br/8487580946899407; Marques, Thiago Soares
    Gas lift é uma técnica que usa uma fonte externa para suplementar a formação de gás para elevar fluidos em poços de petróleo. A quantidade de gás injetada não pode ser excessiva, sob pena de diminuir a produção. Um dos objetivos neste contexto é a otimização da alocação de gás a fim de maximizar a produção de óleo. Alguns algoritmos apresentados para este problema baseiam-se em meta-heurísticas. Cada técnica tem potencialidades e pontos fracos. A hibridização de meta-heurísticas tem por objetivo extrair o melhor da potencialidade de cada técnica e minimizar pontos fracos. Esta monografia de graduação apresenta algoritmos meméticos baseados na hibridização entre o algoritmo genético e os algoritmos Simulated Annealing e Multi-start.
  • TCC
    GeoMoV: um framework para georreferenciamento de objetos em movimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Dantas, Abraão Vitor Lopes; Cacho, Nélio Alessandro Azevedo; Lopes, Frederico Araújo Da Silva; http://lattes.cnpq.br/9177823996895375; http://lattes.cnpq.br/4635320220484649; http://lattes.cnpq.br/0832251893442489; Aquino Junior, Gibeon Soares De; 0000-0001-6950-8169; http://lattes.cnpq.br/1254338144161360
    Com o a expansão das cidades inteligentes e o crescimento do uso da Internet das coisas, um dos temas que surgem é o rastreio de objetos em movimento, que traz consigo diversos desafios. É sobre essa temática que esse trabalho foca: definir e implementar um framework que permita coletar, organizar, salvar e recuperar informações geográficas em tempo real de objetos em movimento. O framework proposto tem o nome de GeoMoV e deve lidar com dados dinâmicos, ter uma estrutura extensível e ser compatível com os padrões de mercado. Lidar com dados dinâmicos significa que os desenvolvedores do sistema deverão conseguir manipular campos e valores que compõem a aplicação enquanto esta se encontra em funcionamento, sem a necessidade portanto de lançar uma nova versão ou implementar novas entidades toda vez que for necessário alguma alteração no formato dos dados. Além disso, foi implementado um serviço chamado de Tracking Service que utiliza o GeoMoV, seguindo uma arquitetura de microsserviços. O trabalho também inclui a avaliação do Tracking Service em comparação com outra aplicação desenvolvida a partir do framework, o GeoTrack. A estrutura do trabalho é composta por capítulos que abordam a fundamentação teórica, a implementação do framework, do serviço e por fim com a discussão dos resultados obtidos.
  • TCC
    Um Sistema para Acompanhamento de Consumo e Qualidade de Energia em IoSGT
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-03) Silva, Graco Babeuf Vieira; Neto, Augusto José Venâncio; Cabrini, Fábio Henrique; https://orcid.org/0000-0002-4316-9418; http://lattes.cnpq.br/3044213933175294; https://orcid.org/0000-0002-9936-3770; http://lattes.cnpq.br/1467664612924239; http://lattes.cnpq.br/2399173044512404; Cunha, Eduardo Nogueira; http://lattes.cnpq.br/7628513373242513
    Diante dos desafios enfrentados pelo sistema de energia elétrica tradicional, o paradigma Smart Grid foi proposto a fim de reduzir os danos ambientais, aumentar a confiabilidade e eficiência do produto entregue, estar a par de tudo o que acontece com a rede de energia elétrica através de uma comunicação em duas vias e aumentar a segurança desse sistema. Unido às tecnologias IoT, esse acompanhamento é imprescindível para a saúde constante do sistema. Com isso, o desenvolvimento de uma dashboard para acompanhamento de toda uma infraestrutura de plataforma IoT voltada ao universo Smart Grid, formando o conceito de Internet das Coisas para Smart Grid (IoSGT), foi implementada para apoiar as operações do projeto “Sistema IoT-Cloud de Medição Centralizada de Energia Voltado a Rede CEA”. Para o feedback dos consumidores, dados brutos ou técnicos são de quase nenhuma relevância, exigindo a apresentação de medições qualitativas que promovam o controle eficiente da saúde do sistema, como por exemplo a Qualidade de Energia Elétrica (QEE).
  • TCC
    Um metaprocesso para migração de aplicações para microsserviços
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-13) Medeiros, Henrique David de; Batista, Thais Vasconcelos; Cavalcante, Everton Ranielly de Sousa; 0000-0002-2475-5075; http://lattes.cnpq.br/5065548216266121; 0000-0003-3558-1450; http://lattes.cnpq.br/5521922960404236; http://lattes.cnpq.br/5136480770028616; Lopes, Frederico Araújo da Silva; http://lattes.cnpq.br/9177823996895375
    Microsserviços são um tipo de arquitetura orientada a serviços, auto suficiente, que não necessita de outros para ser escalonado ou corrigido, e responsável por apenas uma única capacidade de negócio de maneira que sua adoção beneficia atributos como disponibilidade, escalabilidade e manutenibilidade. O processo de migração de aplicações para microsserviços não é trivial, principalmente quando deve ser realizado de forma a manter as regras de negócio originais e manter a disponibilidade para uso do usuário final durante todo o processo de migração. Na literatura são apresentadas algumas propostas focando em (i) contextos muito específicos; e (ii) apresentar alguns exemplos do processo de migração, realizando comparações entre a aplicação original e a com microsserviços; Dessa forma, faz-se necessário a definição de um metaprocesso a ser seguido para a elaboração desses processos, servindo assim como base para um padrão de processos de migração. Portanto, esse trabalho propõe um metaprocesso de processos de migração de aplicações para microsserviços que define um conjunto de atividades suficientemente genéricas que possam ser aplicadas em processos específicos de migração, auxiliando desenvolvedores e arquitetos de software.
  • TCC
    Cibersegurança na Computação Quântica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-09) Augusto, Acsa Laiane Arcanjo; Costa, Umberto Souza da; 0000-0001-9291-2995; http://lattes.cnpq.br/9526809466920084; 0000-0002-3110-5150; https://lattes.cnpq.br/9943002548187457; Carvalho, Bruno Motta de; 0000-0002-9122-0257; http://lattes.cnpq.br/0330924133337698; Correa, Edgard de Faria; http://lattes.cnpq.br/1929225348911990
    Com a evolução tecnológica, é evidente a incansável busca pela melhora do desempenho dos computadores, seja com técnicas de paralelização, concorrência, ou aprimorando diretamente as configurações físicas, como processadores e memória. Como alternativa à configuração clássica dos computadores, houve o surgimento das técnicas que possibilitaram o advento da computação utilizando os mais diversos sistemas quânticos, como polarização de fótons. A Computação Quântica se depara com os mesmos critérios de cibersegurança, contudo, os mecanismos de defesa atuais, desenvolvidos com base na segurança matemática que os computadores atuais não são capazes de resolver, mostram-se insuficientes em sistemas quânticos. Desta forma, a maioria dos algoritmos de criptografia utilizados hoje seriam facilmente quebrados. Para garantir essa proteção dos dados na Computação Quântica, é necessário novos meios capazes de realizar a defesa cibernética. Sendo assim, investigamos os métodos de ataques à segurança em sistemas de computação quântica e os algoritmos criptográficos desenvolvidos, com o objetivo de realizarmos um estudo expondo o estado da arte da cibersegurança no âmbito da computação quântica.
  • TCC
    A Comparative Study of Image-to-Image Translation Techniques for Virtual Object Illumination in Augmented Images
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-14) Curinga, Artur Maricato; Santos, Selan Rodrigues dos; Thomé, Antônio Carlos Gay; http://lattes.cnpq.br/9282046098909851; https://orcid.org/ 0000-0002-8056-1101; http://lattes.cnpq.br/4022950700003347; http://lattes.cnpq.br/6740272956017842; Santos, Selan Rodrigues dos; https://orcid.org/0000-0002-8056-1101; http://lattes.cnpq.br/4022950700003347; Thomé, Antônio Carlos Gay; http://lattes.cnpq.br/9282046098909851; Carvalho, Bruno Motta de; https://orcid.org/0000-0002-9122-0257; http://lattes.cnpq.br/0330924133337698; Campos, André Maurício Cunha; http://lattes.cnpq.br/7154508093406987
    This work is a comparison study between two Deep Neural Network (DNN) models in the augmented reality context, aiming to produce visually coherent augmented indoor images with a virtual object inserted. We trained DNN models to generate coherent shadows and illumination for an unlit object given a computer generated photorealistic indoor environment as a reference. The goal is to add the artificially lit object to the reference scene and make it blend in nicely when seen by an human viewer unaware of the interference. We develop a dataset Indoor Shadows with 4826 set of images from the 3D-Front scene dataset, in order to use it as our benchmark. The Pix2Pix and ShadowGAN were trained using the SGD, and Adam, and compared regarding the generated images with a ground truth. We used the L1, L2, and MSSIM metrics to evaluate the results of the trained models. We found that the ShadowGAN trained with Adam had the best results regarding the MSSIM metric and the Pix2Pix trained with SGD and the best results with L1, and L2. We concluded that both techniques are very limited, and the generated images are easily distinguishable from the ground truth.